DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Workflow com softwares Nikon, Parte 1 - Importação e Backup

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6877
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2010 11:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Workflow para usuários de câmeras e programas Nikon
Workflow, ou fluxo de trabalho, é o processo utilizado pelo fotografo para capturar, avaliar, classificar, editar, imprimir e armazenar suas imagens digitais. É muito importante entender que isso é uma questão pessoal e o que é considerado por alguém como um fluxo perfeito pode ser totalmente inapropriado para outro. O que apresento aqui é o fluxo que utilizo baseado em minha própria experiência e em leitura de livros/revistas/artigos sobre o assunto.

O fluxo que proponho é totalmente baseado em equipamentos e softwares da Nikon, claro que a teoria aqui envolvida pode ser útil a usuários de outros equipamentos e softwares, mas o foco é nos produtos citados.

O fluxo apresentado também parte do pressuposto que você fotografa em NEF, mais uma vez, varias partes podem ser uteis a quem não usa o RAW.

Os softwares que serão abordados são os seguintes:

    - Importação e backup dos arquivos: Nikon Transfer (free)
    - Avaliação e classificação: Nikon ViewNX (free)
    - Edição e impressão: Nikon Capture NX 2


Parte I

Importação e Backup dos arquivos
A fase de captura envolve o click em si (que não discutiremos aqui) e a importação dos arquivos para o computador. Um processo bem definido durante a importação pode facilitar bastante a catalogação, armazenamento e posterior localização das fotos.

A importação para o computador pode ser feito conectando sua câmera diretamente a uma das portas USB ou ainda através de um leitor de cartões, consulte o manual da sua câmera para saber como fazer a conexão.

Nikon Transfer
Usaremos agora o software Nikon Transfer para importação dos arquivos, esse software vem no CD que acompanha sua câmera, para a versão mais atual consulte a pagina da Nikon: http://support.nikontech.com/app/answers/detail/a_id/61. A versão usada neste artigo é a 1.4.0.

Nessa fase do processo eu sugiro seguir as etapas abaixo:

    - Criar uma estrutura de pastas para seus arquivos
    - Efetuar um backup de seus arquivos originais
    - Adicionar palavras chave de alto nível (tags) e metadados relevantes aos arquivos originais
    - Renomear os arquivos com nomes descritivos


O ideal é que antes de começar o processo de copia para seu HD você já tenha definida uma estrutura de pastas organizada de forma coerente e que facilite a localização posterior dos arquivos. Claro que você sempre poderá utilizar as tags para localizar fotos posteriormente, mas eu acho que uma estrutura de pastas bem definida é sempre o melhor modo de manter minhas imagens no HD.

E como é uma estrutura de pastas coerente e bem definida? Bem, não há apenas uma resposta aqui, existem varias opções de acordo com preferências e ate mesmo com o tipo de trabalho que o fotografo realiza com maior freqüência, eu, por exemplo, costumo criar uma hierarquia de pastas dentro da pasta Pictures (Imagens) com a seguinte estrutura: Nome da câmera – Nome do evento – Data do evento, ex: D700\Fernando de Noronha\20091231. Um fotógrafo de eventos sociais poderia definir uma estrutura do tipo Ano – Tipo de evento – Nome do cliente, ex: 2009\Casamentos\Alan e Priscila. Você precisa encontrar a melhor estrutura para suas necessidades, pense como você irá procurar por uma serie de fotos daqui a dois anos, quais seriam as palavras chave e a estrutura de pastas que facilitaria essa localização?

Outra coisa muito importante a se fazer nessa fase é a adição de palavras chave (tags). Como essas tags serão aplicadas a todo o lote de fotos importadas, elas devem ser de alto nível, ou seja, palavras chave que façam sentido a todas as fotos do lote, as palavras chave especificas de cada foto serão adicionadas na fase seguinte do fluxo. As informações básicas como modelo da câmera, abertura utilizada, disparo ou não do flash, etc. já são adicionadas pela própria câmera, sugestões de tags que podem ser adicionadas nesse momento são: informações de copyrigth, informações do fotografo, informações do evento (casamento, batizado, “15 anos”), local (caso não use geotags), site do fotógrafo, etc.

Podemos aproveitar o software de importação para já neste momento realizar uma copia de backup dos arquivos originais, já que, em geral, precisaremos liberar o espaço no cartão de memória para nova utilização. É muito importante ter em mente que cópias mantidas em um mesmo dispositivo NÃO podem ser consideradas como backup, não adianta manter varias copias dos arquivos no mesmo HD, por exemplo, se ele queimar ou for roubado.

Outra coisa que pode ser feita neste momento é a renomeação dos arquivos. Pessoalmente não costumo renomear minhas fotos, deixo para renomeá-las quando faço o upload para publicação em sites como Flickr, Olhares, etc., mas se você costuma enviar suas fotos para vários locais, esse é certamente o momento de renomeá-las em lote.

Mãos à obra! Vejamos como utilizar o Nikon Transfer para realizar todo esse trabalho por nós.

Configurando as preferências no Transfer
Vamos começar pela aba Preferences:




Image

Embora as opções sejam auto-explicativas vejamos um breve descritivo:

(1) Launch automatically when device is attached: Selecione essa opção para que o Nikon Transfer seja iniciado automaticamente quando uma câmera for conectada ao computador ou quando um cartão de memória for inserido.

(2) Disconnect automatically after transfer: Selecione essa opção para que o dispositivo seja desconectado do sistema após a transferência ser concluída.

(3) Shut down computer automatically after transfer: Selecione essa opção para que o computador seja desligado após a transferência ser concluída.

(4) Quit Nikon Transfer automatically after transfer: Selecione essa opção para que o Nikon Transfer seja encerrado após a transferência ser concluída.

(5) Synchronize camera date and time to computer when camera is connected (supported cameras only): Selecione essa opção para que a data e hora da câmera seja sincronizada com a data e hora do computador quando a câmera for conectada, obviamente só funciona com câmeras que suportam essa funcionalidade.

(6) Transfer new photos only: Esta opção diz ao Nikon Transfer para transferir somente fotos que não hajam sido tranferidas anteriormente para o computador.

(7) Delete original files after transfer: Selecione essa opção para que as fotos sejam apagadas do cartão após a transferência ser concluída. (somente recomendo o uso dessa opção caso faça simultâneamente a cópia de segurança dos arquivos).

(8) Open destination folder with other application after transfer: Selecione essa opção para que o Nikon Transfer abra o seu programa visualizador de fotos após a transferência ser concluída. (configure o programa a ser aberto na caixa de seleção logo abaixo).

Selecionando a fonte onde se encontram os arquivos
Depois de configuradas as preferências, selecione a aba Source para informar ao Transfer em quais fontes ele deve procurar arquivos para transferir. Existem duas opções possíveis: Câmeras e Discos Removíveis, se você utiliza exclusivamente um dos dois dispositivos selecione somente o que deseja, caso contrário, deixe as duas alternativas selecionadas.




Image

Por padrão a tela se apresenta com as partes Thumbnails e Transfer queue contraídas, expanda essas partes (clicando na seta) para ver miniaturas das fotos e selecionar as que devem ou não ser transferidas:




Image

Embutindo informações adicionais nos arquivos
Vamos agora à aba Embedded Info para adicionar tags genéricas e metadados às nossas fotos:




Image

A caixa XMP/IPTC Preset permite selecionar um preset existente para aplicar ao lote, existem os presets genéricos já configurados, você pode apenas editar um deles ou criar um novo, para isso, clique no botão “Edit”:




Image

(1) Lista de presets: Lista os presets já existentes, selecione um para editar as configurações.

(2) New: Cria um novo XMP/IPTC preset.

(3) Duplicate: Cria um novo preset baseado no atualmente selecionado.

(4) Delete: Exclui o preset selecionado.

(5) Check all: Seleciona/deseleciona todas as opções de campos do preset.

(6) XMP/IPTC field area: Área para editar/visualizar as informações.

(7) OK: Salva as alterações e sai da tela.

(8) Cancel: Sai da tela sem salvar as mudanças.

Em geral adiciono informações básicas de copyright e tags genéricas:




Image

Apontando o destino primário para onde os arquivos serão transferidos, configurando a criação de subpastas e renomeando arquivos
Vamos agora a parte principal, a aba Primary Destination. Aqui é onde você define a pasta onde o Transfer irá colocar as imagens em seu computador:




Image

Existem muitos detalhes aqui, cobriremos os mais relevantes.




Image

(1) Primary destination folder: Esta caixa contém uma lista das 10 últimas pastas utilizadas para transferência, para selecionar uma pasta que não está na lista clique na opção Browse.

(2) Subfolder options: Caso deseje criar novas pastas dentro da pasta escolhida na opção anterior use uma destas opções.

(3) Rename photos during transfer: Selecione essa opção caso deseje renomear automáticamente seus arquivos durante a transferência.

(4) Edit: Permite configurar o esquema utilizado para renomear os arquivos.

Detalhes:

Em Primary destination folder você escolhe a pasta raiz. (por exemplo: C:\Fotos\2009).

A opção Subfolder options pode ser ignorada se você costuma criar sua estrutura de pastas antes de iniciar a transferência dos arquivos, nesse caso, selecione a Don’t use subfolder, pois a pasta correta já está sendo apontada em Primary destination. Caso deseje que o Transfer crie as subpastas para você escolha uma das outras opções.

Create subfolder for each transfer: O Transfer criará uma nova pasta a cada transferência de acordo com as opções configuradas, para alterar as configurações clique no botão “Edit”, por padrão são criadas pastas tendo como nome um número sequencial:




Image

O nome é composto de cinco elementos:

    - Prefixo
    - Separador
    - Elemento diferenciador
    - Separador
    - Sufixo


Suponha que nossa pasta base é C:\Fotos\2009\Casamentos\Alan-Priscila e desejamos transferir as fotos do casamento de Alan e Priscila, foram feitas fotos durante a cerimônia e durante a festa, sempre com dois fotógrafos: Barbieri e Paula, veja uma sugestão para esse cenário:




Image

Obviamente nessa etapa selecionaríamos para transferência apenas as fotos da cerimônia feitas pelo Barbieri, observe que caso não costume descarregar as fotos imediatamente após a realização do evento, ter vários cartões ajudaria muito na organização, pois utilizaríamos um cartão diferente para cada evento do dia.

Choose subfolder under Primary Destination path: Essa opção mostrará uma caixa de texto que permitirá a digitação do nome para a subpasta a ser criada:




Image

Copy folder names from camera: Essa opção diz ao Transfer para copiar exatamente o nome das pastas contidas no cartão, use essa opção se você tem o habito de criar pastas apropriadas no cartão de memória.

A próxima etapa é renomear os arquivos que estão sendo transferidos. Confesso que pessoalmente não costumo renomear arquivos, acho essa etapa muito importante para quem não monta uma estrutura de pastas coerentes, se você escolheu seguir as dicas anteriores também não vai se importar muito com isso, pois conseguirá localizar seus arquivos facilmente a qualquer momento, mas também é possível não seguir as dicas anteriores e colocar bons nomes em seus arquivos. Outra indicação de uso seria para pessoas que costumam copiar apenas alguns arquivos para outros locais, pois ao remover o arquivo de dentro da estrutura de pastas o mesmo não carregaria essa informação.

Para criar o padrão de nomeação a ser usado clique no botão “Edit”, as opções são bastante similares às da tela de renomeação de pastas, apenas com a adição de algumas opções:




Image

Siga aqui a mesma lógica dos cinco elementos, o que há de novo é a possibilidade de misturar novas informações com o nome original do arquivo. Abaixo uma sugestão que carrega aproximadamente as mesmas informações que usamos para configurar os nomes das pastas:




Image

Efetuando uma copia de segurança dos arquivos
A última, porem não menos importante, etapa a ser vista é opção de fazer uma copia de segurança (backup) dos arquivos já no ato da transferência. Gostaria de ressaltar a enorme importância dessa etapa, especialmente se você configurou o Transfer para apagar os arquivos do cartão após a transferência.

Mantenha sempre uma cópia de segurança de seus arquivos, eu pessoalmente faço a copia no ato da transferência, e posteriormente, na medida em que vou editando minhas imagens, sempre atualizo a(s) copia(s) e mais uma vez gostaria de lembrar que o ideal é que sempre devemos ter uma copia em um meio físico diferente de onde se encontram os arquivos originais, de preferência em locações distintas, ou seja, mantenha uma copia em sua casa e outra em seu escritório por exemplo.

Em meu fluxo de trabalho sempre faço uma copia no HD local da maquina em que vou editar as fotos e uma copia em um HD externo USB, lembre-se sempre de ter as fotos no HD local na hora da edição, pois editar fotos em um HD externo ou em rede atrasa bastante o processo.

Vale ressaltar que o fato de efetuarmos o backup em paralelo nesse momento também irá atrasar a transferência dos arquivos, portanto, se você tem urgência em liberar o cartão ou o computador onde isto esta sendo feito, deixe essa etapa para depois, avalie o que é mais importante no momento, segurança ou tempo.

Decidida a estratégia a ser adotada selecione a aba “Backup Destination”:




Image

As opções são bastante simples, caso deseje efetuar o backup em paralelo selecione essa opção e selecione a o caminho, obviamente você já deverá tê-lo incluído em sua estrutura de pastas ou configurado a criação de subpastas na etapa anterior, nesse caso é só marcar a opção “Use same settings as Primary Destination”, caso não deseje usar a mesma configuração, crie uma nova clicando no botão “Edit”.

Utilizando o serviço my Picturetown
Uma nova etapa opcional esta disponível nessa versão que é a transferência direta de seus arquivos para sua conta no http://www.mypicturetown.com, o My Picturetown é um serviço gratuito de hospedagem de fotos da Nikon que oferece 2GB de espaço online, você não ira querer usar esse recurso nesse momento a menos que fotografe em JPG e que considere que suas fotos já saem prontas para distribuição da câmera, ou ainda, se você utiliza o serviço apenas como um drive virtual online, nesse caso, selecione as opções desejadas, informe seu nome de usuário e sua senha e siga em frente, tenha em mente que seu PC deverá estar conectado à internet e que isso atrasará muito o fim do processo:




Image

Na figura abaixo uma visão do site:




Image

Realizando a transferência
Após todas as configurações concluídas só resta clicar no botão “Start Transfer” e aguardar a conclusão do processo.


Parte II
Avaliação e classificação das imagens
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=77397


Editado pela última vez por Ricardo Barbieri em Sex Jul 23, 2010 11:33 am, num total de 1 vez

rafael.hall
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2009
Mensagens: 125
Localização: Niterói - RJ

 


MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2010 2:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caro ric, muito bom esse Workflow, principalmente para pessoas como eu que estão começando no ramo da fotografia, bela iniciativa parabéns.

Abraço a todos.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18057
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2010 10:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom. Um dos melhores tutos dos 3 nikons softs que eu já vi.

Amaro da Franca
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sábado, 28 de Abril de 2007
Mensagens: 6854
Localização: Belo Horizonte - MG

 


MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 12:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio escreveu:
Muito bom. Um dos melhores tutos dos 3 nikons softs que eu já vi.


Bah Tchê!!! Shocked

Concordo Smile

yeah

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6877
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 1:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rafael.hall, Celso Rogerio, Amaro da Franca, muito obrigado amigos.

breve postarei a segunda parte falando do ViewNX.

grande abraco... yeah

Luiz Motta
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

 


MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 12:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom!
Fico no aguardo da parte 2!
Dancing

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6877
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 2:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz Motta, muito obrigado... yeah

segunda parte publicada:
Workflow com softwares Nikon, Parte 2 - Avaliar/Classificar

Régis da Silva Presser
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas24

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1




Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Mai de 2005
Mensagens: 1824
Localização: Sapucaia do sul - RS

 


MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 3:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou precisando mesmo aprender a usar este roteiro yeah

Luiz Motta
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

 


MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 7:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ric escreveu:
Luiz Motta, muito obrigado... yeah

segunda parte publicada:
Workflow com softwares Nikon, Parte 2 - Avaliar/Classificar


Estou indo lá conferir! Drool

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6877
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 9:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Régis da Silva Presser, pois é, questao de nos impormos uma disciplina, na empolgacao de vermos nossas fotos editadas e publicadas acabamos passando por cima de etapas importantes e somente bem depois que perceberemos as consequencias...

Luiz Motta, valeu camarada... yeah

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 27 de Março de 2007
Mensagens: 3226
Localização: China / São Paulo

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2010 11:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bacana! bem explicado!

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6877
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 4:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams, obrigado... yeah

andremubarac
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Março de 2012
Mensagens: 68
Localização: Fortaleza - CE

 


MensagemEnviada: Sex Mai 18, 2012 10:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom, vou adotar esse processo.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher