DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: GUSTAVO MAZZAROLLO

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 11:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bruno lins escreveu:
as suas fotos tem algum fim lucrativo ou é pra todos que quiserem usar.
eu vejo que vc não ponhe nome nem marca nada.

Eu não forneço as fotos de graça (as poucas excessões são aquelas que estão na wikipedia), procuro limitar o tamanho das fotos na internet a aprox 1000 pixels. Existem vários problemas no fornecimento de imagens em alta resolução gratuitamente. Uma razão importante é que as publicações normalmente não dão o destaque merecido para as imagens que ganharam de graça, o que já justifica fazer um preço. Já vi discutido, inclusive aqui no digiforum pessoas que forneceram imagens de graça ou foram fotografar eventos gratuitamente e depois não conseguiam mais se livrar dos pedidos de imagens ou serviços gratuitos, começaram a dar uma boa fração do tempo a gerar imagens gratuitas para os outros, não disponho desse tempo. Existe também uma pressão por parte de fotografos de natureza para que não se participe de concursos que venham a se apoderar das imagens.

Normalmente o que acontece é o seguinte, revista escreve dizendo que gostaria de incluir as fotos em um artigo sobre natureza na próxima edição (quase sempre publicações de paises europeus). No entanto raramente solicitam uma determinada foto, querem que eu escolha e submeta para eles.

Se eu precisarei ficar na frente do computador selecionando uma foto que será a melhor para eles já estou trabalhando para eles.

Respondo encaminhando para aquelas que estão para licensa na Getty Images, ou se a imagem que desejam não está na Getty poderão tratar diretamente comigo, quase sempre é o suficiente para que não voltem a escrever.

bruno lins escreveu:

as suas fotos é um belo trabalho de registro, gostaria de saber se vc já foi atraz dos nomes essa coisas. vc tem alguma foto rara, de inseto.
abraços...

Volta e meia o pessoal que comenta as minhas fotos descobre as espécies, tem biologos e entusiastas nos fóruns e no Flickr. Um episódio quase comico foi quando essa mantid fly, bem rara, entrou no quarto de um apartamento onde morava. Fotografei por ser diferente, e depois descobri que tem gente a vida inteira procurando por fotografar uma dessas Smile

ImageMantis fly by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

ImageMantis fly by

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 11:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gmazza, Excelente dicas sobre precificação. Parabéns pela raridade. Deve dar uma satisfação enorme saber que v. conseguiu uma foto dessas.

Como funciona o Getty Images?

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 5:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares escreveu:

Como funciona o Getty Images?

Oi Silvia,

No caso das minhas fotos elas estão na Getty através da "Flickr Collection", alguns usuarios do Flickr tem algumas imagens selecionadas, normalmente através da postagem nesse grupo aqui:

http://www.flickr.com/groups/callforartists/

Eu apenas havia me inscrito mas não postado fotos e recebi o convite para adicionar 25 delas na coleção, o que mostra que eles podem visitar a galeria dos membros independente de ter postado ou não fotos no grupo, dessas 25 acho que 22 foram para a coleção, essas imagens aqui:

http://www.gettyimages.com/Search/Search.aspx?assettype=image&artist=Gustavo_Mazzarollo

com 22 imagens apenas gerou somente uma venda em 3 meses Smile, essa aqui foi licenciada para um jornal inglês:

Image

Não gerou muito dinheiro, mas também não tive incomodação, quem licenciou a imagem pegou, pagou e usou, eu também não tive que respoder e-mails ou fazer contratos etc... eles fazem tudo e eu posso continuar somente tirando as fotos, a gente fica com 30% do valor da venda quando adicionada na Flickr collection (fotografos cadastrados diretamente com a Getty a comissão fica em 50%, mas cadastro direto está cada vez mais dificil).

De uma forma geral se você fotografa por prazer e deseja que as suas fotos cheguem mais longe, sejam publicadas, esse sistema da coleção Flickr funciona muito bem. Para maximizar ganhos acho que não é o melhor sistema, daí tem que licenciar diretamente as suas fotos e ficar com 100%, no entanto isso demanda um bom trabalho, entendimento da legislação e algumas frustações com pagamentos ou uso da image diferente do tratado, coisas que volta e meia vem a tona nos fóruns.

KOOJU
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 5:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Gustavo, gosto muito do seu trabalho e tenho três perguntas a fazer. A primeira delas diz respeito a tripé. Praticamente a unanimidade de tutorias de macro recomendam veementemente a utlização deles para se ter uma imagem nítida, mas pelo setup que vc utiliza tudo indica que vc faz mesmo é na mão (devem ser uma rocha!).. abre o jogo ae....

A segunda pergunta é sobre a aproximação dos insetos, como você faz para não assusta-los? Vc. vem camuflado? chega bem devagar se arrastando no chão (hi!)?
Eu passei uma experiencia super interessante com uma aranha gigantesca no Espirito Santo que procurava se esconder atrás de uma tora, cada vez que eu ia para um lado ela corria pro outro, fiquei nessa um tempo até que chamei um amigo pra ver também. Ele se aproximou pelo outro lado, então percebi que a aranha ficou bem desorientada e desistiu da brincadeira, foi pra uma ponta se esconder, ficou bem óbvio pra mim a capacidade de visão e auto preservação desses bixos. Essa não daria pra se aproximar nem a pau, super arisca! Já passou por isso? Como resolveu?

A terceira questão é sobre estudio e capturar os insetos para fotografar. Dá pra falar um pouco sobre isso? Como capturar, transportar e depois adestrar para ficarem bem parados equanto v fotografa? Você hospeda elas na geladeira por um perído, dá um poquinho de éter pra embriagar ou vc leva um papo ameaçador com eles tipo olha se vc num colaborar mando suspender a bebida..... conta tudo!
Super abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente...

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 10:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

KOOJU escreveu:
Praticamente a unanimidade de tutorias de macro recomendam veementemente a utlização deles para se ter uma imagem nítida, mas pelo setup que vc utiliza tudo indica que vc faz mesmo é na mão (devem ser uma rocha!).. abre o jogo ae....

Oh não, vou ter que abrir o jogo, o combinado com o Marcos é que não precisaria abrir o jogo Mr. Green

Image

O suporte é exatamente assim, e no momento dessa foto estava fazendo pontaria em uma mosca de St Mark na vegetação, a mão esquerda suporta a lente com o punho e os dedos movem a vegetação para encontrar o inseto e fazer o foco, a mão direita suporta metade do peso do equipamento.

O tripe é bom para aumentos menores, distancia de trabalho maior ou objetos estáticos, como fotografia de flores por exemplo.

Não tenho nada contra o uso de tripé, tenho dois aqui em casa, um leve e um pesado e uso eles bastante, mas para esse tipo de fotografia o tempo de montar o tripé é um custo muito alto.

KOOJU escreveu:

A segunda pergunta é sobre a aproximação dos insetos, como você faz para não assusta-los? Vc. vem camuflado? chega bem devagar se arrastando no chão (hi!)?

Evito usar roupas muito coloridas, e evito fazer sombra que por muitos deles é interpretada como movimentos e pode fazer com que saiam voando.

KOOJU escreveu:

Eu passei uma experiencia super interessante com uma aranha gigantesca no Espirito Santo que procurava se esconder atrás de uma tora, cada vez que eu ia para um lado ela corria pro outro, fiquei nessa um tempo até que chamei um amigo pra ver também. Ele se aproximou pelo outro lado, então percebi que a aranha ficou bem desorientada e desistiu da brincadeira, foi pra uma ponta se esconder, ficou bem óbvio pra mim a capacidade de visão e auto preservação desses bixos. Essa não daria pra se aproximar nem a pau, super arisca! Já passou por isso? Como resolveu?

Em uma situação como essa quase sempre desisto da foto e procuro alguém mais disposto a ser fotografado....

KOOJU escreveu:

A terceira questão é sobre estudio e capturar os insetos para fotografar. Dá pra falar um pouco sobre isso? Como capturar, transportar e depois adestrar para ficarem bem parados equanto v fotografa? Você hospeda elas na geladeira por um perído, dá um poquinho de éter pra embriagar ou vc leva um papo ameaçador com eles tipo olha se vc num colaborar mando suspender a bebida..... conta tudo!
Super abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente...

Eu faço muito pouca fotografia de insetos em casa, e de fato existe gente que coloca no refrigerador para diminuir o movimento, mas não faço isso, deixa eles poucos naturais e não termina em fotos boas. A maioria de fotos dentro de casa é de pequenas flores e que são adequadas por naturalmente serem paradas, nesse caso uso tripé, live view, focus stack e tudo mais.

KOOJU
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 3:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo, super obrigado pelos esclarecimentos. É por nada não, mas eu ja desconfiava que vc quase não usava tripé, é mesmo um trambolho pra montar e pior ainda pra posicionar e enquadrar.. foco então... legal a dica da mão esquerda no galho acertando a distancia.. essa é mesmo impagável.
No mais qualquer hora bato aí na sua porta pra ver de perto como vc trabalha. Um super abração, muito obrigado ao pessoal do Digiforum que nos proporcionou essa oportunidade e a você também Gustavo, pela sua disposição e boa vontade, TKS a todos!

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Gustavo.

Sou realmente fã de suas macros!

Você acha que com a Raynox 250 na frente da 100mm já vou conseguir boa melhora nas fotos?

Abraços.

Godoy.

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gmazza:
Citação:
o combinado com o Marcos é que não precisaria abrir o jogo Mr. Green

Nada disso!!! Tem que contar tudo Mr. Green
Só que se revalar mais uns três segredinhos desses vai levar os fabricantes de trequeiras à falência.

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 6:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cecgodoy escreveu:
Você acha que com a Raynox 250 na frente da 100mm já vou conseguir boa melhora nas fotos?

Oi Carlos,

A Raynox 250 na frente da 100mm macro torna possivel chegar a um aumento de 2:1 aproximadamente, passa uma barreira importante de aumentos, vai conseguir mais detalhes em animais menores mas vai ter o compromisso de DOF mais curto devido a magnificação e foco mais dificil.

As vantagens é que ela é leve, fácil de adaptar e funciona com pouca perda de luz, pelo menos 3 das fotos da entrevista inicial são com a raynox 250 na frente da 100mm macro, e tirando um bom proveito do flash funciona.

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 8:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Gustavo,

Muito obrigado!

Admiro suas fotos e espero chegar um pouco mais perto de seus resultados com o tempo.

Ainda não consigo fotos legais de insetos!

Aliás, penso que a Raynox vai ajudar bastante também nas flores.

Parabéns.

Abraços.

Godoy.

gabrielvelloso
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 9:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

De fato,
cada imagem é digna do NATGeo, discorvery, dentre outras.

Admiro a coragem, pois, se fosse eu, jamais chegaria perto de um... =x

Parabens pelo trabalho, Gustavo!

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2011 1:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Gustavo.

Boa tarde!

Nessa frase você está dizendo que invertendo uma 50mm na frente da 100mm eu terei resultado semelhante ao da sua Raynox DCR-250?

Faço a pergunta pois tenho uma 50mm aqui... e ainda não fiz essa combinação.

Abs.

Godoy.

gmazza escreveu:
Quanto a Raynox DCR-250, é um adaptador de 3 elementos que vai na frente da lente, funciona como uma lente invertida, mas é mais leve e fácil de realizar a adaptação. Na frente de uma lente longa ajuda bastante, e é equivalente a uma lente de aprox 50mm invertida na frente da outra. Se não tem lente para inverter é uma boa opção de compra, se já tem a lente, é só comprar um anel inversor e começar a treinar.

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2011 10:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gabrielvelloso, muito obrigado yeah

cecgodoy escreveu:
Oi Gustavo.

Boa tarde!

Nessa frase você está dizendo que invertendo uma 50mm na frente da 100mm eu terei resultado semelhante ao da sua Raynox DCR-250?

Faço a pergunta pois tenho uma 50mm aqui... e ainda não fiz essa combinação.

Oi Carlos,

Estava enganado nas medidas, depois da sua pergunta fiz alguns testes:

Raynox DCR-250 na frente da Canon 100mm macro (com a 100mm em 1:1)

Image

É possivel calcular o aumento dividindo o tamanho do sensor pelo campo fotografado, como o sensor da T1i é de 22,3mm

22,3/10,3=2,16

Testei a Helios 58mm invertida na frente da mesma 100mm

Image

22,3/8=2,78

Nesse caso a lente de 58mm invertida na frente da 100mm macro alçancou mais aumentos, e acredito que o aumento seja ainda maior com uma 50mm invertida na frente (quanto menor a distancia focal da lente a ser invertida maior o aumento alcançado).

As fotos estão em tamanho original no meu Flickr, existem outros fatores a considerar como cromatismos e desempanho nas bordas então deixei as imagens lá assim para que seja possivel decidir por si mesmo quanto a qualidade alcançada.

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2011 7:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Gmazza.

Muito obrigado!!!

Abs.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade