Registrado em: Quarta-Feira, 26 de Julho de 2006
Mensagens: 4207
Localização: São Paulo
Enviada:
Qua Nov 24, 2010 9:45 am
1. DigiFórum: Camila N Bibas, você poderia, por favor, apresentar-se mencionando breves informações, como: biografia, profissão, currículo, formação, site/portfólio...
Camila N Bibas: Graduada em Design industrial e pós-graduanda em Marketing, mas a profissão é fotógrafa.
Foi em 2005, durante a faculdade de Design que me encantei com a fotografia. O que era antes somente paixão, tornou-se profissão. Além da fotografia, amo viajar, explorando o mundo, e trazer muita bagagem cultural registrada em imagens... recentemente fiz uma viagem de seis meses de navio, cruzando a Europa, África e as Américas fotografando.
Hoje, fotógrafa, designer, empreendedora, tenho meu estúdio em Balneário Camboriú onde atendo a clientes principalmente na área de moda, books e publicidade.
2. Qual a função da fotografia e o que ela representa para você?
A função da fotografia pode ir desde o informativo e documental até uma manifestação artística, passando ainda pelo lado comercial.
Para mim, hoje em dia, a fotografia é, além de um ofício, é a melhor maneira que encontrei de demonstrar o meu olhar, sensibilidade e criatividade.
3. Qual seu equipamento fotográfico? Como seu equipamento influencia na sua fotografia?
Canon 50D, lentes 24-70mm 2.8, 18-200 3.5-5.6 e 50mm 1.8
A influência do equipamento na fotografia, acredito que não seja tanto o equipamento que você tem, mas como você se utiliza dele. As pessoas ainda acreditam no mito que uma câmera boa faz uma boa foto, claro que quanto melhor o equipamento, as chances de uma boa foto aumenta, mas mais importante é sempre o olho que está por trás do equipamento, e a bagagem cultural do fotógrafo.
4. Você possui fotografias bem variadas, tanto de casamento, book, moda até paisagem. Qual o ramo fotográfico que você se identifica e trabalha? E qual a técnica que você utiliza?
Me identifico mais com fotografia de pessoas, em especial de moda. Fotografo tanto em estúdio ou locação, ensaios conceituais, lookbooks, editoriais...
5. Quem contempla seu portfólio nota que fotografar pessoas é uma de suas especialidades. O que é mais importante para você em um retrato?
É conseguir mostrar um pouco mais do que pode-se ver "a olho nu", mais ou menos no conceito de conseguir "captar a alma" da pessoa, mas sendo um pouco mais prática, conseguir captar além das características físicas da pessoa, e também um tanto da personalidade dela.
6. Em sua fotografia a técnica, criatividade e sensibilidade artística caminham juntas. Como é o processo de composição de suas imagens?
Não tenho um processo de composição a qual recorro sempre, mas digamos que cada caso é um caso. Em alguns trabalhos, fotografo já baseada em cima de um layout das fotos, e em outros casos eu crio a composição das fotos na hora mesmo, aproveitando os recursos disponíveis do local e produção, e então transformando aquilo no meu olhar.
7. O processamento digital de edição de fotografias no computador faz parte de seu trabalho? Como se dá este processo?
Sim, eu mesma edito e me responsabilizo por todo o fluxo digital das minhas fotos. Utilizo o Lightroom, onde gosto de catalogar as fotos, acho a melhor opção para organizar e selecionar as fotos, além de já aplicar uma edição básica no LR mesmo, e depois passo para o Photoshop CS5 para as edições finais.
8. Recentemente você fez uma viagem de cruzeiro a trabalho fotográfico. Poderia compartilhar as impressões que você considera importantes sobre esta experiência?
Claro, foi uma experiência maravilhosa que recomendo para todos que gostam de viajar e estão dispostos e flexíveis a uma vida de bastante trabalho e pouca rotina. Basicamente é um jeito de conhecer o mundo sem despesas com transporte e hospedagem, fazendo o que se gosta (no meu caso, fotografia) e ainda ser paga por isso. Mas claro que existem os pontos negativos também, e precisa-se estar muito bem preparado para viajar sozinho, porque é um tempo que você passa um tanto isolado da sua vida em casa.
9. Quais são, em sua opinião, as três principais fotografias de seu trabalho? Por que?
http://www.flickr.com/photos/cabibas/566545779/
Meu primeiro trabalho de moda, e na época me impressionei com a foto, teve sua participação no processo evolutivo da minha carreira…foi feita com o mínimo de recursos (eu nem tinha uma câmera reflex na época)
http://www.flickr.com/photos/cabibas/4370095519/
Gosto muito da composição e produção dessa foto. Consegui captar exatamente o que eu tinha em mente em questão de iluminação, composição e direção de modelo.
10. Quais são, para você, as três mais belas fotografias já feitas por fotógrafos/fotógrafas? Por que?
Essa foto transmite direitinho o conceito de trabalho do Cartier-Bresson, que era o de transformar a realidade em arte. Ele costumava afirmar que um bom fotógrafo deve captar o "instante decisivo" - o momento exato de bater a foto, quando se alinham "cabeça, olho e coração".
Todos já viram essa foto da menina afegã fotografada por Steve McCurry, e ao mesmo tempo que transmite simplicidade e realidade, ela encanta por sua beleza.
Adoro não especialmente essa foto do David LaChapelle, mas sim o conceito muito característico das suas fotos, de uma irreverente interpretação de personalidade feita pelo fotógrafo, com direito a muita criatividade e cores!
11. Quem é seu/sua fotógrafo/a favorito/a? Por que?
Henri Cartier-Bresson por ser simplesmente genial, como um artista genuíno, e pessoa brilhante!
12. Quais seus futuros projetos e planos fotográfico?
Continuar com meu estúdio mas com planos de ampliá-lo já no começo do ano que vem e desenvolver alguns projectos dos quais ainda não posso falar muito...
13. Além da fotografia, quais outras atividades que fazem parte de sua vida que merecem destaque?
Acho importante que os fotógrafos não se limitem a apenas ver fotos de outros fotógrafos que admirem, mas lembrem-se sempre de alimentar sua inspiração com vários livros, filmes, música, enfim, coisas que despertem sua criatividade e que façam você se sentir bem!
Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Janeiro de 2005
Mensagens: 4039
Localização: São Paulo / SP
Enviada:
Qua Nov 24, 2010 8:27 pm
Oi Camila.
Boa noite!
Parabéns pela carreira, escolhas, caminho...
Também sou apaixonado por fotografia, mas essa não é minha carreira. Sou professor de Ciências.
Viajei muito quando trabalhei com ecoturismo, mas ainda não fotografava...
Fiquei muito curioso em saber mais de sua viagem fotográfica de 6 meses "quase ao redor do mundo"! Conte um pouco mais sobre ela.
Como foi a tomada de decisão de "por a câmera na mochila e rodar o mundo"?
Quais foram os maiores desafios durante a viagem?
O que você fez com as fotos tiradas? Imagino que deve ter acumulado alguns milhares de imagens!
Um grande abraço.
Godoy.
Citação:
Foi em 2005, durante a faculdade de Design que me encantei com a fotografia. O que era antes somente paixão, tornou-se profissão. Além da fotografia, amo viajar, explorando o mundo, e trazer muita bagagem cultural registrada em imagens... recentemente fiz uma viagem de seis meses de navio, cruzando a Europa, África e as Américas fotografando.
Hoje, fotógrafa, designer, empreendedora, tenho meu estúdio em Balneário Camboriú onde atendo a clientes principalmente na área de moda, books e publicidade.
Registrado em: Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2008
Mensagens: 10
Localização: Indaial - SC
Enviada:
Qua Jan 05, 2011 6:38 pm
Sou fã da Camila. Acompanho ela no twitter e a evolução dela na fotografia neste último ano foi "algo".
Ela amadureceu muito...sabe compor uma imagem com muito bom gosto.
Registrado em: Quinta-Feira, 29 de Março de 2007
Mensagens: 155
Enviada:
Qui Jun 02, 2011 2:01 pm
cecgodoy,
A decisão de "por a câmera na mochila e rodar o mundo" foi sem pensar muito mesmo, eu adoro viajar e não penso duas vezes antes de ir, eu sou muito desprendida nesse sentido. A primeira vez que fiz uma viagem longa e distante foi quando eu tinha 15 anos, passei 1 ano morando fora, mesmo sendo muito nova, e acredito que essa experiência me fez crescer muito nesse sentido; hoje em dia viajar é sempre algo somente positivo, não tenho medo, só expectativas boas...
Nessa viagem de navio, os maiores desafios foram relacionados a rotina do navio, pois o estilo de vida é completamente diferente de viver "em terra"...acordar cada dia em uma cidade ou país diferente, é realmente uma vida bem diferente da que estamos acostumados, é bastante informação nova ao mesmo tempo, em um curto período de tempo...são pessoas do mundo todo, costumes diferentes, comida diferente, e por aí vai...mas com certeza no final é uma experiência positiva.
O que você fez com as fotos tiradas? Quando voltei fiz uma exposição em um shopping em Florianópolis, e tenho algumas no meu site, mas confesso que ainda quero repassar essas fotos e selecionar mais algumas....