DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Gustavo Lamenha - O Fera em Edicoes de Videos.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Amaro da Franca
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2012 10:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Image

Gustavo Lamenha é professor de Química e louco por edição de vídeo.
Deu seus primeiros passos em edição no ano de 2006 quando viu um colega utilizando o Pinnacle Studio e desde então, não parou mais.
Hoje trabalha com a plataforma Adobe, tem um Canal no Youtube e Blog, onde compartilha com todos o seus conhecimentos em Edição, além disso é apaixonado por Química, Física, Astronomia e Tecnologia.

Após convite da Administração do fórum, aceitou a fazer parte no projeto Vídeo Clube Digifórum, onde tem uma sala exclusiva e aberta a todos os usuários do DF - Sala de Aula do Prof. Guga Lamenha, destinada para postagem de suas Vídeo Aulas sobre os programas de edição da Plataforma Adobe.

--------------------------------------------------------------------------------------

1) Você se interessou por edição ao ver um amigo editando, correto?, mas e o seu inicio professor? Como foi? Você é autodidata ou frequentou algum curso de edição?

Realmente, tive interesse por edição de vídeo ao ver um amigo editando suas produções. Nessa época, instalei o Pinnacle Studio 9 e fui tentando fazer minha primeiras edições. Como é de se esperar, no início, tinha muitas dúvidas e ao tentar esclarecer com outros colegas eu observava que os mesmos não queria passar o que tinham aprendido, foi aí que resolvi aprender sozinho, lendo apostilas e vendo tutoriais em inglês. Nunca frequentei uma escola de edição e me considero autodidata.

2) Alguma recomendação de livros ou cursos que possam ajudar neste início?

Existem muitas opções de livros sobre o assunto, mas os melhores estão publicados em Inglês. Uma alternativa que encontrei para economizar dinheiro foi baixar as apostilas disponibilizadas pela própria Adobe em seu site. Aprendi muita coisa com esse material. Os cursos que indico são os que possuem certificados Adobe

3) Você se especializou na Plataforma Adobe, Porque?

Como falei na primeira pergunta, comecei usando o Pinnacle Studio 9, depois mudei para o Sony Vegas 6, porém depois que descobri o Adobe Premiere Pro, vi que esse era o que melhor me atendia. Além dos softwares da Adobe serem excelentes, o que me faz continuar com essa plataforma até hoje é a interação entre seus programas. Eu posso criar um projeto no Premiere Pro, tratar o áudio desse projeto enviando-o para o Adobe Audition, direto do Premiere Pro, e em seguida posso mandar o mesmo projeto direto para o Adobe Encore para *autorar* meu DVD ou Blu-Ray. Sem falar da interação com o Adobe After Effects e Photoshop.

4) Assim como na fotografia, ocorre agora uma popularização do vídeo, com a chegada ao mercado de câmeras, filmadoras digitais e até telefones celulares, que entregam uma qualidade HD nas filmagens realizadas, e com preços atingindo todas as faixas de mercado. Podemos imaginar que este seja um cenário de oportunidades não é?

Como está hoje o mercado de trabalho para quem quer ser um profissional em edição de vídeo
?

Esse mercado tem se mostrado bastante promissor. Ferramentas digitais, como telefones celulares, smartphones, laptops e tablets, estão cada vez mais acessíveis à população e demandam mão de obra capacitada para a produção de seu conteúdo, seja de texto, imagem, animação, seja de som. O profissional deve investir em um bom equipamento e ofertar um trabalho com qualidade para os seus clientes buscando sempre uma melhor qualificação.

5) Já realizou algum trabalho profissional como editor?

Sim. Já trabalhei filmando e editando eventos sociais, mas hoje dedico meu tempo à produção de tutoriais.

6) qual o equipamento que você utiliza para gravar seus vídeos

Uso uma Canon 60D e lentes 50mm F/1.4 e EF-S 18-135mm.

7) Os softwares Pro de edição, exigem uma configuração maior para seu uso, e por isto, acabam nos "obrigando" a fazer um investimento para atender este requisito. Considerando uma menor ou maior disponibilidade financeira, você poderia nos passar uma configuração básica e outra que você acha ser ideal para edição?

A configuração mínima exigida pela Adobe é a seguinte:

- Intel® Core™2 Duo or AMD Phenom® II processor; 64-bit support required
- 64-bit operating system required: Microsoft® Windows Vista® Home Premium, Business, Ultimate, or Enterprise with Service Pack 1 or Windows® 7
- 2GB of RAM (4GB or more recommended)
- 10GB of available hard-disk space for installation; additional free space required during installation (cannot install on removable flash storage devices)
- 7200 RPM hard drive for editing compressed video formats; RAID 0 for uncompressed
- 1280×900 display with OpenGL 2.0-compatible graphics card
- Sound card compatible with ASIO protocol or Microsoft Windows Driver Model
- DVD-ROM drive compatible with dual-layer DVDs (DVD+-R burner for burning DVDs; Blu-ray burner for creating Blu-ray Disc media)
- QuickTime 7.6.2 or higher software required for QuickTime features.

Já eu sugiro a seguinte:

- Processador Core i7 2600k ou 3770k;
- No mínimo 8GB de RAM. O ideal são 16GB;
- Fonte Corsair 750w Reais;
- Placa de vídeo nVidia Quadro 600;
- 01 Hd Ssd Corsair Force 3 de 120gb para sistema e softwares de edição;
- 01 HD Seagate barracuda de 1TB para arquivos capturados;
- 01 HD Seagate barracuda de 1TB para de previews;
- Water Cooler Corsair H60 Hydro;
- Placa mãe com chipset z77;
- Gravador de Blu-Ray;
- Leitor de cartão.

8) Editar um vídeo nem sempre é uma tarefa fácil, você segue alguma metodologia? Algum cuidado em Especial? Enfim, Alguma dica para nós?

Já trabalhei filmando eventos sociais por muito tempo, então vou deixar algumas dicas que podem ser úteis para vocês que trabalham com esse mesmo tipo de evento.

1) Antes do casamento, monte um roteiro com a sequência de cenas que não podem faltar, pois isso ajuda bastante na hora da edição. Converse com os noivos e pergunte o que eles acham de mais importante na hora da cerimônia, quais convidados merecem uma maior atenção (pais, avós, amigos...) e se eles farão alguma participação especial durante a cerimônia.

2) Conheça o local da cerimônia e festa com antecedência. Vá até lá e observe o espaço, a quantidade de tomadas, a iluminação, onde ficará o altar, o melhor ângulo para gravação e pergunte sobre as regras do local.

3) Chegue ao local do evento com bastante antecedência e vá logo se organizando para quando o primeiro convidado chegar já estar tudo pronto. Não pega bem você chegar quase junto com a noiva e arrumar todo o equipamento de gravação com a maioria dos convidados já presentes.

4) Um dia antes do evento faça uma lista com todo o material que você vai utilizar no evento. Carregue todas a baterias necessárias, dê uma conferida na câmera, teste a iluminação, separe os cabos e adaptadores que vai levar e pense também em um eventual problema que pode ocorrer (pneu furar, carro quebrar, chover demais...) e como resolver o mesmo.

5) Antes de fechar contrato com o casal defina tudo em detalhes. Mostre seu estilo de gravação, converse sobre a data do evento, tempo, preço, o que é possível e o que não é e um detalhe muito importante: nunca prometa o que você não será capaz de cumprir. Se você é um cinegrafista clássico, não vá na hora do evento tentar fazer videojornalismo porque provavelmente não vai dá certo.

6) Casamento é um evento muito importante para o casal, por isso grave tudo que for possível e principalmente os pequenos detalhes (o choro dos pais, da noiva, dos amigos, de um parente...). Feche o plano no noivo na hora em que a noiva entrar na igreja, faça takes fechados nas alianças, pegue o afago nas mãos, costas dos vestidos, sapatos, flores, toalhas de mesa, menus entre vários outros detalhes e, para tanto, é indispensável o uso de duas câmeras para trabalhar com tranquilidade. Daí vale ressaltar: se uma câmera der galho a outra cobre o problema.

7) É aconselhável pegar apenas um evento por dia. Marcar dois eventos para o mesmo dia é muito arriscado porque imprevistos acontecem.

Bom, essas são algumas poucas dicas que você pode levar em consideração quando fechar um evento.

Editado pela última vez por Amaro da Franca em Sex Nov 02, 2012 5:28 pm, num total de 1 vez

Carlos Admin Geral
Editor DigiForum, Admin Geral
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2012 10:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Primeiramente gostaria de agradecer o Prof. Gustavo Lamenha pela participacao, como contribuinte desta casa, no Video Clube DigiForum, temos aprendido muito com suas aulas e se eu era apaixonado por videos antes agora sou mais ainda, pois tenho corrigido alguns erros que antes cometia nas minhas simples edicoes. yeah

Aqui nos EUA, quando um profissional realiza suas filmagens, a maioria envia seus trabalhos para serem editados por profissionais de edicoes com maior talento e maior tempo para isso. No Brasil, este campo da edicao de videos tem crescido, mudado, ou ainda segue o mesmo padrao de anos atras, o autor faz praticamente tudo, filma e edita? Think

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2012 8:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amaro da Franca, Obrigado por essa ótima entrevista com esse excelente editor...
Ainda não assisti os videos tutoriais devido a correria de ultimo semestre da faculdade, mas acompanho a sala e assim que der vou assistir todos, tenho muito interesse em edição de video, pois ando de skate e gostaria de aprender a editar meus videos com os amigos...

Você pretende passar alguma video aula sobre After Efects?

Amaro da Franca
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2012 1:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Deixo aqui meus agradecimentos em público para o Professor Guga yeah ...por me atender prontamente com suas respostas!! Smile

Valeu Professor!! yeah

Acreditamos que esta parceria feita, será muito válida para nossos usuários, esta união da fotografia e vídeo, fruto do avanço tecnológico dos equipamentos em geral, irá exigir ainda mais conhecimento daqueles que dedicam a se tornarem um profissional da área, ou até mesmo, para aqueles que ja são atuantes, e terão aqui no DF, um espaço exclusivo com um ótimo professor, para tirarem suas dúvidas, postarem seus vídeos, enfim, se iniciarem nesta nova etapa!! Smile

É dificil de se imaginar hoje em dia, um fotógrafo que não saiba sobre PS ou LR, programas de pós edição, que até bem pouco tempo atrás, ainda causavam discussões da necessidade ou não de seu uso...Smile ...quem está no mercado, ou acompanha seu desenvolvimento, ou corre o risco de se ver fora dele...uma imposição "cruel" essa...mas que caracteriza bem os tempos que vivemos!!!...se tudo está indo rápido de mais...se é saudavel, ou se é correto....bom...é uma outra discussão..para uma próxima entrevista....quem sabe!! Smile

claudiofulas, yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior