DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Discos SSD X Lightroom

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

allsoares
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 1:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gente tenho uma máquina que esta longe de ser fraca e todas as dicas que já vi em sites a respeito de Acelerar o Lightroom já utilizei mesmo assim achei o desempenho muito a quem do esperado. Alguém já testou o uso de Discos SSD nesta situação? Resolveu?

Pedrão_RJ
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas37

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 4:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tem uma dica meio boba pro LR mas que pode servir. quando vc fizer ao carregar as fotos, ou modificações em grandes lotes, vá na guia de apresentação de slides, clique visualizar (ou reproduzir) e deixe ele carregar as imagens na memória. Não é nessário assistir à apresentação, basta rodar a barra de processamento. Depois volte para os módulos de biblioteca ou develop e vai ver que o LR fica mais esperto.

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2012 10:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

allsoares, um SSD Sata 3 com o Sistema Operacional instalado e o Lightroom também, iria acelarar o seu fluxo de trabalho.

Mas, sua placa-mãe deve ter a interface Sata 3.

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2012 9:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

allsoares, revivendo o tópico posso dizer a minha experiência com SSD.

Eu tinha um PC i5 3.0gh (8mb) + 8GB DD3 1333mhz + MB Intel c/ SataII + 3x HDD c/ 500GB (sistema), 2000GB (fotos), 1000GB (cache). O desempenho era bom com os arquivos de 12~15mb da D300/700 mas com a D600 e D800 o tamanho do arquivo subiu muito, atingindo 30~60mb, com isso o processamento ficou lento, parecendo uma carroça.

Cogitei trocar MB+PROC+MEM mas li muito e com a dica de um colega da sala Nikon resolvi investir em um SSD 240GB sata3, e posso dizer que o desempenho do Sistema Operecional geral mudou drasticamente.

Mantive tudo igual, só troquei a HD 500GB do sistema pela SDD 240GB e tive uma melhora de 35% no desempenho, porém, os arquivos continuam na HDD de 2000GB que é SATA3 mas roda em sata2 na MB, o que gera um gargalo.

A minha idéia pra melhorar o desempenho aindam ais é colocar uma SSD maior para as fotos quando o valor baixar, trocar a MB para uma com SATA3 e colocar 16GB ram... com essas alterações acredito ter um ganho de 50% no desempenho atual do meu PC.

SSD faz toda diferença, principalmente se você tiver uma MB com SATA3 e colocar as fotos também num SSD ao invés de fazer como estou fazendo por hora, mantendo os arquivos em um HD.

Abraços.
Tiago R.

Pedrão_RJ, hoje to com tempo e após 14 dias vou responder seu email... correria aqui esta "cruel"... yeah yeah yeah

MarcioRS
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2012 2:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou com um SSD: W8+CS6.....que velocidade....SSD não posso viver sem ele!

MarcioRSRS´s

Canon EOS 70D + Canon 10-22mm + Tamron 17-50mm + Canon 50mm + Canon EF 100mm f/2.8L
Canon 18-135mm + Canon 55-250mm + Yongnuo YN-565ex + Lente macro Raynox DCR 250.

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2012 2:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Os SSDs já é o presente e não o futuro nas mídias de armazenamento.

Só basta os preços cairem para os SSDs dominarem o mercado.

jparra
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2012 12:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilmar da Silva Melo,

Concordo plenamente com você!

j.parra´s

Administrador de Redes de Computador | Fotógrafo Freelancer
| Nikon D7000 | Sigma 18-35 1.8 DC HSM ART| NIKKOR 50MM 1.8G AF-S | filtros UV Hoya | SB700 | Iluminador LED YN300 II

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2012 12:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Windows 8 + SSD 120GB aqui, rendimento do outro mundo, mesmo em Sata II.

Boot em 4 segundos... suite CS6 abrindo instantâneamente, upgrade obrigatório nos dias de hoje.

Utilizo um HD de 1.5TB só para armazenamento e o SSD para o SO e programas, uma bala! yeah

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

Muramatsu
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2012 2:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu trabalho com T.I (basicamente banco de dados) e tenho uma forte atuação com Storages.
Para que entendam um pouco e tenham um comparativo.
IOPS = Input/Output Per Seconds.

HD comum (SATA III) em média atinge 300 IOPS
SSD (SATA III) tratei de casos com 3800 IOPS

De fato a diferença é monstruosa, mas considerem que as vezes o gargalo pode não estar somente no HD/SSD mas também na controladora de disco que faz a interface com o processador.

Algumas dicas interessantes para identificar o gargalo do seu equip. de T.I:
-Use o Performance Monitor do Windows
Neste caso os contadores interessantes são:

>>Processador>>%Tempo de Processador (Todas instâncias)
**Aqui o ideal é que você consiga trabalhar em carga máxima de 80%. Percentual acima disto pode ser falta de memória, que gera maior leitura/gravação em disco (principalmente se estiver fazendo cache).

>>Phisical Disk>>Comprimento Médio da Fila de Gravação
**Aqui a recomendação é não trabalhar com valores acima de 4. (Neste caso algumas soluções podem te ajudar, veja mais detalhes em Performance de Disco mais abaixo)
>>Phisical Disk>>Comprimento Médio da Fila de Leitura
**Aqui a recomendação é não trabalhar com valores acima de 4. (Neste caso algumas soluções podem te ajudar, veja mais detalhes em Performance de Disco mais abaixo)
>>Phisical Disk>>Comprimento Médio da Fila de Disco

Avalie também se o arquivo de paginação não está sendo usado constantemente, significa que você tem pouca memória.

Performance de Disco
1-Soluções de Raid em discos SATA
É possível melhorar a performance e principalmente a segurança dos discos usando RAID com discos SATA, no geral as placas mãe de Desktops não suporte RAID 1+0, mas é sem dúvida o mais rápido e seguro dos modos de Raid.
Possivelmente sua placa mãe suporta RAID 1 ou RAID 0, o RAID 1 melhora consideravelmente a segurança de dados (é um espelhamento) mas você perderá performance, o RAID 0 vai melhorar consideravelmente a performance, mas coloca em risco seus dados, pois, a falha em um disco significa a perda de dados também do outro disco e não recomendo esta solução.
O Raid 1 + 0 é na verdade uma junção dos dois e pode ser montado com no mínimo 4 discos rígidos. Em uma solução com 8 discos é possível chegar até uns 1000 IOPS, e normalmente custa caro.

2-Soluções de Raid em discos SAS
Mesma função do tópico anterior, mas normalmente são usados em servidores, em Desktops eu nunca vi o uso de Disco SAS que são mais rápidos por trabalharem em RPM's mais altos até 15mil RPMs contra os 7200RMP's dos discos SATA.
Para efeitos de comparação eu cheguei em 1300 IOPS com 8 discos em RAID 1 + 0. Custa bem mais caro também.

3-Soluções com SSD
As opções de RAID também se aplicam para este tipo de disco, com duas diferenças básicas, preço (muito caro) e performance (muito superior).
Uma solução que julgo interessante é usar apenas 1 disco desses (pelo custo). E claro o espaço também será muito menor.

Em qualquer solução RAID 1 há perda de espaço (em prol da segurança).
Em RAID 0 a performance é maior, mas o risco é exponencial.
Em RAID 1+0 a performance é muito boa e a segurança também.

A execução de backups rotineiros deve ser constante em qualquer uma das soluções. Lembre-se RAID não é o mesmo que backup !!!

E claro você pode partir para uma solução camicaze e comprar uma Storage EMC/IBM/HP por exemplo a uns míseros meio milhão e ter uma performance e segurança surpreendentemente elevados. Ainda assim, faça backups !!!

Como dizemos (é só uma piada heim)...Só Jesus salva, DBA faz backup.

adam-es
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas5

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2012 3:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu uso 4 SSDs em RAID 0 (613 mb/s de leitura) e estou bastante satisfeito com o desempenho do meu PC no Lightroom.

Muramatsu
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2012 7:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

adam-es,
RAID 0? Hehe, faça backups sempre, você tem 400% de chance a mais de perder seus dados. A falha em um único disco desses acarretará a perda dos dados dos demais discos.
Faça um Raid 1+0 que é seguro (mas vai reduzir o espaço disponível pela metade).
Não recomendo o uso de RAID 0 em nenhuma cinrcunstância.

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2012 4:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muramatsu escreveu:
adam-es,
RAID 0? Hehe, faça backups sempre, você tem 400% de chance a mais de perder seus dados. A falha em um único disco desses acarretará a perda dos dados dos demais discos.
Faça um Raid 1+0 que é seguro (mas vai reduzir o espaço disponível pela metade).
Não recomendo o uso de RAID 0 em nenhuma cinrcunstância.

Com quatro HDs creio que RAID 5 seja mais recomendável, perde menos espaço e é tão seguro quanto... Mas lembrando: RAID 1 e RAID 5 não isentam de fazer backup.... Casos que o RAID não resolve:

- A fonte pifou e levou tudo que está no gabinete pro brejo...
- Alguém roubou a máquina (por isso costumo guardar o backup bem isolado, e coisas mais importantes, tem um outro backup em localidade diferente)
- Erro de usuário (apagar acidentalmente um arquivo, editar e fazer caca e salvar, etc...)
- Vírus

Entre outros....

Muramatsu
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2012 9:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, O RAID 5 é muito bom, mas é mais lento durante a gravação em função da paridade que no caso de 4 discos é distribuído entre eles.
Um RAID 5 com 4 discos SSD de 256Gb lhe dará 715Gb de espaço (você "perde" 256Gb em função da paridade), mas é muito seguro.
No link abaixo tem uma calculadora que uso no meu dia-a-dia:
http://www.ibeast.com/content/tools/RaidCalc/RaidCalc.asp

mac_
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 3:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Galera, estou querendo montar um pc para uso do Lightroom.

Além do SSD, a placa de vídeo tb não influencia na velocidade de carregamento/processamento das fotos no Lightroom? Qual seria uma boa placa de vídeo recomendada para trabalhar tranquilamento com o Lightroom??

Abs
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior