DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Review da Panasonic GX1

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

lfgomez
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2007
Mensagens: 5
Localização: Campinas / Santos

 


MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 3:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá a todos!
Faz bastante tempo que não crio nenhum novo tópico no Fórum, mas agora tenho algo que gostaria de compartilhar com vocês. Entrei no mundo das µ4/3 faz aproximadamente um mês com uma Panasonic GX1 e acho que agora posso falar um pouco a respeito dela.

Para começar, eu não tenho experiência com DSLRs, apenas eventuais clicks em câmeras de amigos, por isso não seria capaz de compara-la com uma Canon ou Nikon de entrada. Todas as câmeras que tive anteriormente eram compactas (A95) ou bridges (Fuji S200EXR) e, em comparação a estas, uma µ4/3 se saí melhor em todos os sentidos.

Quando eu comprei a GX1, estava prestes a comprar uma 650D, mas a diferença de preço assustadora (na França) me levou para o caminho das µ43. Com o valor da 650D (com o kit mais basico 18-55mm), consegui comprar uma Panasonic GX1, uma Olympus PM1 (para meus pais), uma lente da Panasonic 14-42mm e duas lentes da Olympus: 14-42mm e 40-150mm. Uma curiosidade é que o anel de zoom da lente da Panasonic aumenta a distância focal no sentido horário enquanto nas lentes da Olympus isso ocorre no sentido anti-horário. Preciso sempre me lembrar qual lente estou usando.

Bom, dito isso, estou extremamente satisfeito com o investimento. A GX1 se comporta muito bem na mão, com todos os botões na região certa. Tem dois botões configuráveis acessíveis facilmente com a mão direita e outros 2 na tela touchscreen. A tela touch não é uma maravilha em reconhecer o toque, mas esse recurso muito mais ajuda do que atrapalha. Poder selecionar a posição e o tamanho da região a ser focalizada é algo fantástico.

Um bom exemplo uso são fotos nas quais você não teria tempo de encontrar o foco manualmente e não poderia "perder o momento" caso o foco automático resolvesse escolher outro objeto na cena.




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050075.jpg




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050667.jpg

Com uma mínima iluminação, o auto-foco é rápido e preciso. Quando a iluminação não ajuda, a câmera tem problemas em encontrar objetos distantes. Até o momento, o único momento em que o auto-foco falhou miseravelmente foi em uma foto da Lua. Nesse caso, precisei usar o foco completamente manual.

Uma coisa que apreciei muito foi a possibilidade de usar o foco manual para dar um ajuste fino na imagem com auxílio de 10x de zoom digital na região focalizada. Essa função é simplesmente fantástica, pois permite escolher com muita precisão o plano focal.




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050798.jpg




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050799.jpg

Mesmo com uma lente relativamente escura como as minhas (f/3.5), é possível criar um efeito de bokeh bastante intenso. Isso aliado com o foco manual permite criar efeitos muito bonitos.




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050790.jpg

Quando tudo mais falha, o botão iA, ao lado do botão do obturador pode fazer literalmente milagres. A proximidade com o botão do obturador, permite aperta-lo e transformar a máquina em completamente "Point-and-Shoot" em uma fração de segundo. Com ele acionado, a máquina toma todas as decisões por você e desabilita o foco manual.
Descobri que o modo automático é particularmente interessante em fotos com flash, pois a fotometria dessas é mais complicada. O flash da GX1 é pequeno e bem pouco eficiente, mas pode ser um grande "quebra-galho" em fotos dentro de ambientes pequenos. Geralmente fotos com esse flash ficam com os realces sobre-expostos e as sombras sub-expostas, provavelmente devido a pequena dimensão do flash. A parte boa é que existe a possibilidade de se usar um flash de verdade na câmera.

Com ISOs baixas, até 400, o ruído é quase inexistente, não necessitando de tratamento algum. Em ISO 800 o ruído já é visível nas sombras e exige um tratamento ainda relativamente suave. Um exemplo de foto em ISO 800 e com flash pode ser visto abaixo.




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050592.jpg

Em ISO 1600 já é necessário um tratamento mais sério da imagem, onde em um crop de 100% já se nota uma grande perda de detalhes. Esse em particular é o meu limite de ISO: evito usar qualquer ISO superior a 1600.

Com relação as lentes, a Panasonic 14-42mm é fantástica: rápida, silenciosa, estabilizada e com pouca distorção de lente (mesmo a 14mm). A Olympus 14-42mm além de rápida e silenciosa, é extremamente compacta, fazendo dela na PM1 um conjunto pouco maior que uma câmera compacta típica. Por outro lado, a distorção de lente dela se mostrou muito maior. A lente da Olympus 40-150mm se mostrou bem desafiadora quando conectada a Panasonic, pois não há estabilização de imagem. Ao contrário das câmeras da Olympus, as câmeras da Panasonic não tem estabilização no corpo e usam a estabilização na lente. Fotografar a 150mm (300mm equivalente para 35mm) se mostrou um desafio e tanto: só é possível com muita luz. Segue abaixo fotos sequenciais tiradas a 15mm, 40mm e 150mm.




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050847.jpg




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050850.jpg




Image
http://www.ifi.unicamp.br/~lfgomez/digi/P1050859.jpg

Acho que isso é tudo até o momento. Ainda estou aprendendo a utilizar a máquina e a tratar as fotos no Lighroom. Também ainda não testei lentes Canon FD nessa câmera e espero poder fazer isso em breve. Já tenho comigo uma FD 50mm f/1.8.
Também não pude testar corretamente a gravação de vídeos, pois meu cartão de memória é excessivamente lento para tal. O buffer da câmera acaba rapidamente e o vídeo é encerrado em poucos minutos.
No futuro vou tentar fazer um ensaio desses também na Olympus PM1, que embora tenha um caráter mais "Point-and-Shoot" faz fotos também incríveis com o sensor 4/3.

Abraços,
Luis Fernando.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher