DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotógrafos de eventos, help-me!!!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

andresylva
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Ago 31, 2013 6:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigos,
Estou fazendo um curso de fotografia e pretendo futuramente trabalhar em eventos (casamentos, aniversários etc.), porém tenho algumas dúvidas que talvez pessoas com experiência no ramo possam me ajudar:

1 – Durante um evento, um aniversário de criança, por exemplo, estando a câmera no modo manual (“M”), o fotógrafo trabalha sempre alterando os três elementos da exposição (sensibilidade (ISO), abertura e obturador)? Ou ele define inicialmente o ISO e este, em princípio, será o ISO utilizado durante todo o evento, e então ele se preocupará apenas com os outros dois? Ou ele define inicialmente dois e fica alterando apenas um durante o evento? Como é essa dinâmica durante um evento? Creio que não dá para ficar pedindo aos convidados que aguardem preciosos segundos enquanto o fotógrafo regula diversos itens na câmera, estou certo?

2 – O fotógrafo de eventos costuma se preocupar com outras regulagens durante um evento (balanço de brancos etc.)?

3 – Mesmo nas reflex de entrada, o fotógrafo de eventos consegue alterar as configurações necessárias para uma boa exposição olhando exclusivamente pelo pequeno visor da câmera?

4 – Ainda tenho muita coisa a aprender, mas o básico já estou conhecendo. Já consigo brincar com o “trio” da exposição: diafragma, obturador e ISO. Minha pequena Canon G11 agora só fica cravada no modo “M”. Logo, logo pretendo comprar uma reflex. O que vai ficar me faltando é prática. Como um iniciante costuma pegar experiência com eventos? Pretendo tentar acompanhar algum fotógrafo em eventos, funcionando como uma segunda câmera e, em troca, darei todas as fotos que tirar para que ele passe para o cliente. Vai que algumas possam ser aproveitadas? Seria essa uma boa estratégia para adquirir experiência? Quais alternativas?

5 – Estou focado em pegar experiência para trabalhar com eventos, porém não tenho a pretensão de tornar a fotografia minha principal fonte de renda. Tenho emprego fixo e a fotografia servirá como uma segunda fonte de renda. Se no futuro o lucro com a fotografia for suficiente para cobrir os gastos com a educação das minhas filhas, estarei satisfeito. Em quanto tempo em média consegue-se recuperar o valor investido com equipamentos, acessórios e outros itens (seguro etc.)? Diante a minha modesta pretensão, é possível trabalhar apenas com eventos de finais de semana?

Saudações.

MaNoMaNiA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Set 01, 2013 3:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

andresylva, assim como vc, tenho emprego fixo, e a fotografia na minha vida era um hobby, que esta virando um complemento de renda.... o pessoal mais experiente que trabalha na area ha mais tempo vai saber te explicar melhor, mas vou falar do meu ponto de vista

1-Sim, pelo menos no meu caso, o dial fica travado no "M", e vou fazendo pequenas alterações no ISO, exposição e abertura de acordo com a situação. Parece complexo e confuso, e é no começo, mas depois vc se acostuma e isso se torna algo quase automático. Ontem cobri uma festa de debutante (postei as fotos aqui na sala, depois da uma olhada), qdo eu usava tele (zoom), em que minha lente tende a escurecer, eu compensava aumentando o ISO. Na hora da boate no final, como o pessoal se mexe muito dançando, diminuí a exposição de 1/60 pra 1/120, pra "congelar" os movimentos, fazendo isso a imagem tende a escurecer outra vez por causa da exposição menor, e mais uma vez vc compensa aumentando a abertura e o ISO.

Se vc for usar mais de uma lente, vc pode deixar configurações pré-programas. As DSLRs costumam ter, alem do Manual, as opções "User 1 e User2", se durante o evento vc trocar a lente, por uma fixa com grande abertura por ex. vc pode deixar configurado o User 1 para um ISO menor, então é só mudar a posição do dial qdo trocar a lente.

2-Sim, acho q a maioria deixa o Balanço de Branco no Auto, mas a camera as vezes se mostra imprecisa na hora de se ajustar ao ambiente. Se vc esta num lugar onde só tem luz incandescente, bem amarela, vc vai ter que ajustar o balanço manualmente pois no auto vc não vai conseguir o resultado desejado. Ontem por ex no evento que eu fiz, tinham vários canhões com luzes de led apontado pra todo lado, e essas luzes mudavam de cor toda hora, deixando o balanço de branco da minha D7000 louco...

3-Vc consegue alterar os ajustes sim pelo viewfinder ("o pequeno visor da camera"), mas não é pratico. Nas Nikons existe o botão Info, que mostra todas as informações e configurações no LCD, alem de um 2º LCD na parte superior da camera, q no meu caso é onde me guio.

4-Não de um passo maior que a perna, leia, estude, visite site de fotógrafos profissionais e se inspire. Ir de segundo fotógrafo é uma boa ideia. O ideal é no começo vc se oferecer pra cobrir aniversários de filhos de conhecidos e coisas desse tipo, eventos em que os pais nem iriam contratar alguem pra fotografar. Dessa forma vc não tem muito a perder, e se conseguir um bom resultado, os pais vão gostar, e começaram a querer contratar seus serviços. Eu fiz muito isso, me ofereci pra tirar as fotos numa festa de 3 anos por ex., no ano seguinte la estava eu sendo pago prar fotografar a festa de 4 anos...

5-Como eu disse antes, vc esta entrando na mesma situação em q me encontro hj. Trabalho na area administrativa de uma empresa ha 10 anos, mas amo fotografia, e como vc deve bem saber, nesse ramo nada é barato... uma DSLR de entrada boa esta na faixa dos $2000,00, um flash bom, quase R$1000,00, qualquer lente basica, entre $800,00 e $2000,00.
Cameras Full Frames, acima de $5000,00... é complicado.
Eu comecei a investir mesmo de 1 ano e meio pra ca, na ordem comprei, uma D3100, um Flash SB-700, e uma lente 35mm 1.8, agora vendi a D3100 e comprei uma D7000. No momento estou juntando dinheiro pra comprar uma lente nova, 17-50 2.8.... é viciante isso...rs. Eu ja gastei por volta de $5000,00, e desse valor, 80% foi pago com o dinheiro dos eventos que tenho feito. Então como pode ver, meu trabalho com fotografia ainda não se paga, mas minha intenção é ir avançando, um passo de cada vez, e quem sabe um dia me dedicar apenas
a esse ramo maravilhoso...

Bom, desculpe se escrevi demais, espero que some algo de positivo a você.

abraços

Roger

andresylva

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 10:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MaNoMaNiA escreveu:
andresylva, assim como vc, tenho emprego fixo, e a fotografia na minha vida era um hobby, que esta virando um complemento de renda.... o pessoal mais experiente que trabalha na area ha mais tempo vai saber te explicar melhor, mas vou falar do meu ponto de vista

1-Sim, pelo menos no meu caso, o dial fica travado no "M", e vou fazendo pequenas alterações no ISO, exposição e abertura de acordo com a situação. Parece complexo e confuso, e é no começo, mas depois vc se acostuma e isso se torna algo quase automático. Ontem cobri uma festa de debutante (postei as fotos aqui na sala, depois da uma olhada), qdo eu usava tele (zoom), em que minha lente tende a escurecer, eu compensava aumentando o ISO. Na hora da boate no final, como o pessoal se mexe muito dançando, diminuí a exposição de 1/60 pra 1/120, pra "congelar" os movimentos, fazendo isso a imagem tende a escurecer outra vez por causa da exposição menor, e mais uma vez vc compensa aumentando a abertura e o ISO.

Se vc for usar mais de uma lente, vc pode deixar configurações pré-programas. As DSLRs costumam ter, alem do Manual, as opções "User 1 e User2", se durante o evento vc trocar a lente, por uma fixa com grande abertura por ex. vc pode deixar configurado o User 1 para um ISO menor, então é só mudar a posição do dial qdo trocar a lente.

2-Sim, acho q a maioria deixa o Balanço de Branco no Auto, mas a camera as vezes se mostra imprecisa na hora de se ajustar ao ambiente. Se vc esta num lugar onde só tem luz incandescente, bem amarela, vc vai ter que ajustar o balanço manualmente pois no auto vc não vai conseguir o resultado desejado. Ontem por ex no evento que eu fiz, tinham vários canhões com luzes de led apontado pra todo lado, e essas luzes mudavam de cor toda hora, deixando o balanço de branco da minha D7000 louco...

3-Vc consegue alterar os ajustes sim pelo viewfinder ("o pequeno visor da camera"), mas não é pratico. Nas Nikons existe o botão Info, que mostra todas as informações e configurações no LCD, alem de um 2º LCD na parte superior da camera, q no meu caso é onde me guio.

4-Não de um passo maior que a perna, leia, estude, visite site de fotógrafos profissionais e se inspire. Ir de segundo fotógrafo é uma boa ideia. O ideal é no começo vc se oferecer pra cobrir aniversários de filhos de conhecidos e coisas desse tipo, eventos em que os pais nem iriam contratar alguem pra fotografar. Dessa forma vc não tem muito a perder, e se conseguir um bom resultado, os pais vão gostar, e começaram a querer contratar seus serviços. Eu fiz muito isso, me ofereci pra tirar as fotos numa festa de 3 anos por ex., no ano seguinte la estava eu sendo pago prar fotografar a festa de 4 anos...

5-Como eu disse antes, vc esta entrando na mesma situação em q me encontro hj. Trabalho na area administrativa de uma empresa ha 10 anos, mas amo fotografia, e como vc deve bem saber, nesse ramo nada é barato... uma DSLR de entrada boa esta na faixa dos $2000,00, um flash bom, quase R$1000,00, qualquer lente basica, entre $800,00 e $2000,00.
Eu comecei a investir mesmo de 1 ano e meio pra ca, na ordem comprei, uma D3100, um Flash SB-700, e uma lente 35mm 1.8, agora vendi a D3100 e comprei uma D7000. No momento estou juntando dinheiro pra comprar uma lente nova, 17-50 2.8.... é viciante isso...rs. Eu ja gastei por volta de $5000,00, e desse valor, 80% foi pago com o dinheiro dos eventos que tenho feito. Então como pode ver, meu trabalho com fotografia ainda não se paga, mas minha intenção é ir avançando, um passo de cada vez, e quem sabe um dia me dedicar apenas

abraços

Roger

Olá, Roger! Poxa! Obrigado por todos os seus comentários.
Antes de ver sua mensagem, cheguei a pensar que ninguém responderia por eu ter feito um texto muito longo.
Com certeza, seus comentários são esclarecedores em muito aspectos. Realmente eu tenho que me conter e evitar dar um passo maior que as pernas. Toda vez que entro nos sites da Nikon e Canon, fico admirando essas belezuras de câmeras. A última que fiquei fuçando virtualmente foi a full frame D600 da Nikon.
Hoje a minha grande dificuldade tem sido decidir qual marca e modelo de DSLR adquirir pela primeira vez.

Sobre os seus comentários, você que usou a D3100 durante algum tempo, costumava ter dificuldades em regular os diversos controles dessa câmera durante os eventos?

Eu tenho um pequeno flash Canon 270EX. Comprei-o para utilizar na minha Canon G11, mas as pouquíssimas vezes que usei foram para teste. Esse flash me tenderia a comprar uma reflex canon, mas o comentário que recebi referente ao mesmo é que teria pouca utilidade, servindo mais como um flash reserva. Além disso, não sei bem por que mas tenho uma certa admiração por equipamentos Nikon, apesar de nunca ter usado uma câmera dessa marca.
Sinto que tenho que comprar logo uma reflex, pois o curso que estou fazendo está em pleno andamento e minha G11 está se mostrando bastante limitada para acompanhar o curso.

andresylva

MensagemEnviada: Qui Set 05, 2013 7:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

andresylva escreveu:
MaNoMaNiA escreveu:

abraços

Roger

Olá, Roger! Poxa! Obrigado por todos os seus comentários.
Antes de ver sua mensagem, cheguei a pensar que ninguém responderia por eu ter feito um texto muito longo.
Com certeza, seus comentários são esclarecedores em muito aspectos. Realmente eu tenho que me conter e evitar dar um passo maior que as pernas. Toda vez que entro nos sites da Nikon e Canon, fico admirando essas belezuras de câmeras. A última que fiquei fuçando virtualmente foi a full frame D600 da Nikon.
Hoje a minha grande dificuldade tem sido decidir qual marca e modelo de DSLR adquirir pela primeira vez.

Sobre os seus comentários, você que usou a D3100 durante algum tempo, costumava ter dificuldades em regular os diversos controles dessa câmera durante os eventos?

Eu tenho um pequeno flash Canon 270EX. Comprei-o para utilizar na minha Canon G11, mas as pouquíssimas vezes que usei foram para teste. Esse flash me tenderia a comprar uma reflex canon, mas o comentário que recebi referente ao mesmo é que teria pouca utilidade, servindo mais como um flash reserva. Além disso, não sei bem por que mas tenho uma certa admiração por equipamentos Nikon, apesar de nunca ter usado uma câmera dessa marca.
Sinto que tenho que comprar logo uma reflex, pois o curso que estou fazendo está em pleno andamento e minha G11 está se mostrando bastante limitada para acompanhar o curso.

Roger, acabei de ver suas fotos e ficaram muito boas, hein?! Parabéns!

MaNoMaNiA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Set 06, 2013 9:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

andresylva, fiz vários eventos com a D3100 e nunca tive dificuldades pra ajustar o controle durante as fotos. Ela não possui o pequeno LCD na parte superior da camera, mas tem um botão "info" bem localizado, próximo ao botão de disparo, então qdo vc precisa alterar alguma regulagem, vc aperta o "info" e o LCD traseiro da camera ascende com todas as informações.

Abraços. att
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior