DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Modo Manual da Nex-6 estranho. Normal ou defeito?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

fabio_2013_rj
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Fev 23, 2014 7:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Adoro minha Nex-6 porem nunca entendi esse modo Manual dela. Fico na dúvida se é o normal das Nex ou se está havendo algum problema com minha máquina.
Nas minhas antigas Canon, o modo Manual me dava a total liberdade de eu ajustar a Abertura e o Tempo de Exposicao livremente, e a máquina mostrava no live view toda a variaçao da exposicao, do preto total( quando escolhia aberturas pequenas e/ou tempo de exposicao pequenos) ao branco total( quando escolhia aberturas maiores e/ou tempo de exposicao maiores). Assim aprendi a entender que, no modo Manual, a máquina obedece ao que quero, mesmo que não seja o melhor para a fotografia em questão. Dito isso, vou explicar o que acontece com minha Sony Nex-6. Mesmo quando eu mantenho uma abertura fixa e vou aumentando o tempo de exposicao, de 1/30 para 20', por exemplo, a máquina não acompanha toda a mudança na exposiçao quando observamos a imagem na tela ou no ViewFinder. O que acontece é que ela vai gradativamente aumentando a exposiçao ate um detemrinado valor de Tempo de Exposiçao, como, por exemplo, 6', mas depois disso, mesmo eu aumentando o Tempo de 6'para 20', não há mais mudanca na exposicao da imagem observada na Tela. Como se a máquina me informasse que após isso não seria recomendado. Porém se eu tiro a foto mesmo assim, na imagem final, no arquivo gerado em Raw ou Jpeg, a exposiçao aumentou sim.
Tentei ser claro. Não sei se conseguiram captar o que está acontecendo aqui.
Esse é um comprtamento normal das Nex no Modo Manual ou a minha veio com defeito? Já estou até pensando em pegar uma Nikon D5300 por causa dessa questão.
Abs,
Fabio.

paulorocha
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 24, 2014 8:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sim Fábio, isto é o normal em todas as NEXs. A tela delas possui compensação de exposição para permitir enquadramento mesmo em condições muito adversas de iluminação.
Na minha humilde opinião é uma vantagem ao invés de um problema.

Paulo Perci Rocha´s

Sony NEX-5
Lentes: SEL 1855 | Yashica Lens ML 50mm f1.7 | Polar Automatic MC 28mm f2.8 | Albinar Auto Zoom Macro 80-200mm f4.5-5.6 | teleconverter 2x

craveiro
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 24, 2014 9:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulorocha, posso estar enganado pois não tenho mais a minha C3, mas nessa o LV escurecia ou clareava de acordo com as definições do usuario.
Pesquisando descobri que isso poderia ser alterado na F3 mas não na C3.
fabio_2013_rj, Da uma procurada no menu em alguma configuração do LV pra ver se acha algo como o da f3.
MENU -> [Configuração] -> [Visualização Live View]

paulorocha
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 24, 2014 12:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

craveiro, acabei de verificar na minha NEX-5 e realmente não tem como configurar diferente. A tela clareia ou escurece (de acordo com a situação) só até determinado ponto.
No caso de pouca luz (velocidade alta e diafragma fechado) a tela chega a ficar extremamente granulada, mas ainda com a cena visível, mesmo que a foto saia praticamente preta.
Na situação inversa, velocidade baixa e diafragma aberto (normalmente após os 6 ~ 10 segundos), a tela para de clarear e mantém a imagem definida o suficiente para enquadra e focar, mesmo a luz estourando completamente na foto final.

Paulo Perci Rocha´s

Sony NEX-5
Lentes: SEL 1855 | Yashica Lens ML 50mm f1.7 | Polar Automatic MC 28mm f2.8 | Albinar Auto Zoom Macro 80-200mm f4.5-5.6 | teleconverter 2x

JNelson
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 24, 2014 2:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vejam se isso ajuda.

MENU [Configuração] [Visualização Live View] definição
desejada.

Efeito Definição
Lig.
Mostra as imagens com efeitos aplicados.
Ef. Definição Desl. Não mostra as imagens com efeitos aplicados.
Esta definição permite-lhe concentrar-se na composição do
motivo, dado que o motivo aparece no ecrã como está.
As imagens são sempre apresentadas com a luminosidade
adequada no modo [Exposição manual].

fabio_2013_rj
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Fev 25, 2014 10:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valeu, pessoal. Ja estava achando que minha nex estava com algum defeito.
Abs.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior