DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Workflow com softwares Nikon, Parte 2 - Avaliar/Classificar

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6887
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 2:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Workflow com softwares Nikon, Parte II
Avaliação e classificação das imagens

Veja a primeira parte:
Workflow com softwares Nikon, Parte 1 - Importação e Backup

Agora que você já transferiu seus arquivos de imagens para o computador é hora de avaliar e classificar as imagens, sei de fotógrafos que executam essa fase com as imagens ainda no cartão de memória, eu recomendo enfaticamente que você trabalhe com as fotos já no HD de seu computador, pois o tempo de leitura/escrita dos arquivos a partir do cartão de memória é muito maior que do HD, mesmo o uso de um HD externo via USB poderá se tornar inconveniente dependendo da quantidade das fotos e do tamanho dos arquivos.

Esta fase é muito importante, pois evitará que você gaste tempo editando fotos que não serão aproveitadas ou até mesmo que perca o foco na hora da edição quando terá que avaliar cada foto antes de editá-la.

Nesta fase iremos analisar cada foto avaliando suas qualidades artísticas e técnicas para descartar as que não apresentam interesse ou aquelas que o trabalho para corrigir eventuais erros técnicos não compensaria. Ou seja, precisamos verificar quais fotos são boas o suficiente para serem editadas.

Neste momento precisaremos de um programa que permita visualizarmos nossas imagens com zoom de 100% para avaliarmos sua nitidez e detalhes, se pudermos visualizar com as configurações feitas na câmera melhor ainda, já que assim nos remeterá o mais próximo possível da idealização da imagem na hora de sua concepção. Se esse programa permitir ajustes básicos poderá nos dar uma idéia do grau de dificuldade que teremos para corrigir eventuais erros, ou até mesmo, já deixá-los corrigidos nessa fase, outro recurso fundamental será o histograma da imagem.

Outra boa opção será poder inserir em cada arquivo individualmente informações pertinentes a cada foto (tags).

A boa noticia é que o software que usaremos nessa fase, o View NX fornecido gratuitamente pela Nikon, possui todos os recursos necessários à realização dessas tarefas com muita elegância e eficiência e ainda vários outros recursos/ facilidades.

O processo de avaliação e analise pode ser feito de varias formas, inclusive, há fotógrafos que misturam essa fase com a fase de edição (que, em tese, deveria ser a fase seguinte), eles analisam e escolhem uma foto e já trabalham na edição, eu prefiro selecionar todas as fotos antes de começar a edição.

Bem, agora listarei as etapas que sigo em meu workflow nessa fase, posteriormente veremos detalhadamente como utilizar o View NX para implementar esse fluxo.

    - Observo a miniatura no View NX
    - Quando a composição e o assunto da foto me agradam abro a visualização em 100% para conferir detalhes técnicos como nitidez, contraste, sombras perdidas ou estouros, etc.
    - Confirmando as qualidades da foto atribuo uma classificação e/ou um rótulo
    - Comparo a foto com outras muito similares para escolher apenas a melhor entre elas
    - Quando conveniente insiro as tags individuais e outros metadados pertinentes


Gostaria de ressaltar mais uma vez que meu fluxo é baseado em raw, fotógrafos que utilizam JPG como seu formato inicial deverão adotar critérios diferentes na seleção de suas imagens, por exemplo, eu não me preocupo nem um pouco com o White balance de minhas fotos, já que poderei modificá-lo à vontade, porem, para quem só possui o JPG uma escolha errada de WB praticamente condena a foto à lixeira.

Nesse processo vocês me verão deletando arquivos originais, porem, na primeira fase eu já fiz backup de todos os arquivos, então, a qualquer momento que eu deseje recuperar esses arquivos eles estarão em algum lugar bem catalogado de meu HD ou de um DVD, não recomendo a quem não possui backup apagar arquivos, a não ser que eles sejam incontestavelmente imprestáveis mesmo.

Bem, mãos a obra, vamos colocar o fluxo em prática com o Nikon View NX, a versão utilizada aqui é a 1.3.0, algumas funcionalidades podem ser diferentes em outras versões.

Escolhendo a pasta com as imagens

A primeira coisa a fazer no View NX é escolher a pasta onde estão os arquivos em que irá trabalhar, para isso use a paleta Folders que fica no lado esquerdo da tela, clique no sinal de (+) e a janela será expandida:

Ao escolher uma pasta aqui as imagens serão automaticamente exibidas na interface do View NX.




Image

Manipulando pastas

Clicando-se sobre uma pasta com o botão direito teremos varias opções tradicionais de manipulação de pastas como Renomear, Recortar, Colar, Criar nova pasta, etc.

Adicionando uma pasta como favorita

Uma das funcionalidades pouco conhecidas e mais úteis é que você pode arrastar uma pasta para a área superior dessa janela (Drag favorites folders here:) quando então será criado um atalho para essa pasta, a partir de agora você terá acesso rápido a essa pasta diretamente por esse atalho, sem precisar navegar pela arvore de diretórios.




Image

Os atalhos padrão do View NX

Na parte de cima dessa janela pode-se observar alguns itens como:

    - Capture NX Watched Folder (aparece se você possui o software Capture NX instalado e uma pasta configurada em Batch -> Watched Folder)
    - Camera Control Pro (aparece se você possui o software Camera Control Pro instalado e uma pasta de download configurada)
    - Recent Transfer
    - Primary Destination
    - Backup Destination (estas três ultimas opções aparecem caso você possua o Nikon Transfer instalado com estas pastas devidamente configuradas)


Estes atalhos são fixos, não podem ser editados ou removidos.

Excluindo um atalho dos favoritos

Para remover qualquer outro atalho clique sobre ele com o botão direito e a opção “Delete” aparecerá.

Escolhendo um modo de visualização

Após escolher a pasta clique no ícone com o sinal (-) acima da palavra Folders para contrair essa janela e sobrar mais espaço para visualização das fotos.

Estando no modo de visualização (browse) você terá as seguintes opções:

    - Thumbnail View
    - Image Viewer
    - Full Screen





Image

Vale observar que algumas funções só estarão disponíveis no modo image viewer, como por exemplo, verificar shadows ou highlights “perdidos”.

Para selecionar o modo de visualização use o menu View ou o Atalho na barra de tarefas:




Image

Uma função pela qual sou absolutamente apaixonado e pouco conhecida do programa é que ele oferece a oportunidade de trabalhar com mais de um monitor, então, se ele detectar que você tem múltiplos monitores conectados ao seu computador ele mostrará mais uma opção:




Image

Thumbnails and Full Screen, com essa opção selecionada ele exibirá a foto selecionada em thumbnails em full screen no segundo monitor, uma mão na roda...




Image

Ajustes no modo de exibição

As opções demonstradas abaixo servem com algumas variantes para a maioria dos modos de visualização, obviamente, algumas não se aplicam ao modo Full Screen:




Image


    1 - Essa opção permite modificar o tamanho da miniatura sendo exibida
    2 - Essa opção permite alternar a exibição das miniaturas entre grid (lado a lado sem detalhes) e lista (uma lista com detalhes do arquivo alem da miniatura)
    3 - Exibe/oculta a janela 3a com informações do exif
    4 - Exibe/oculta a janela 4a com o histograma
    5 - Permite alterar o tamanho da imagem exibida na parte de baixo


Sempre poderemos observar uma imagem em tela cheia (full screen) dando um duplo clique sobre uma miniatura ou pressionando a tecla F.

Para ver em que (quais) ponto da foto foi feito o foco clique no atalho Focus Point que se encontra na barra de tarefas ou use o menu Images -> Show Focus Point.

Uma boa forma de escolher imagens é trabalhar sempre em full screen e ir navegando nas imagens pelas setas de navegação na parte de baixo da tela, porem, há dois inconvenientes nisso, primeiro a maior demora do programa em renderizar as imagens em tela cheia e segundo que você perde a noção de conjunto de fotos semelhantes, acaba gastando tempo classificando uma imagem para a qual existe uma similar bem melhor logo à frente.

Detalhes sobre o histograma

O histograma é sem duvida nosso maior aliado para obter informações sobre a correta exposição da foto, se quiser ser minucioso e descobrir qual canal de cor teve problemas de exposição selecione a opção R/G/B no menu:




Image

Slide show

Uma forma bastante agradável de visualizar suas fotos (tanto antes quanto após a edição) é utilizar a função slide show do View NX, esta função pode ser acionada pelo atalho na barra de ferramentas ou no menu File -> Slideshow, e apresenta as seguintes configurações de execução:




Image

Durante a apresentação do slideshow você poderá aplicar rótulos e classificar as imagens.

Apagando arquivos

Para apagar imagens a qualquer momento basta selecioná-la(s) e clicar no ícone de lixeira que fica na parte inferior direita da barra de status, vale observar que esse comando não é para remover a foto da visualização, mas sim para eliminá-la do HD, portanto, use com muito cuidado.

Classificando as fotos

Agora que já vimos o básico sobre como navegar nas fotos usando o View NX veremos como aplicar rótulos e classificação às nossas fotos.

O View NX possui dois recursos para classificar fotos, os rótulos (Labels) e a classificação através de estrelas (Rating).

Estrelas (Rating)

O uso de estrelas para classificar algo já é bastante conhecido e provavelmente já está “no sangue” da maioria, em geral atribuímos poucas estrelas a coisas ruins e muitas estrelas a coisas boas, o View NX não faz nenhum tipo de assunção sobre como você usa suas estrelas, ele apenas as usará para aplicar filtros quando solicitado (não apenas o View NX, mas a maioria dos softwares de imagens conseguirá ler essa informação e exibi-la, inclusive o Capture NX que usaremos na próxima fase de nosso workflow). Você tem um total de 5 (cinco) estrelas disponíveis para classificar uma foto, em geral, usa-se uma estrela para fotos ruins, três para fotos regulares (ou, na média) e cinco para fotos excelentes, claro que isso é uma questão de escolha pessoal, alguns usarão os cinco níveis para classificar suas fotos, para outros bastariam dois que diriam se uma foto será ou não aproveitada, se você ainda não pensou muito sobre o assunto eu recomendo seguir este critério:

    1 - Foto ruim, dificilmente será aproveitada
    2 - Foto ruim com boa chance de ser aproveitada, após algum tratamento por exemplo, (pense numa foto com boa composição e assunto, mas com problemas técnicos sérios e que não possui nenhuma similar)
    3 - Foto padrão, boa para ser aproveitada, mas sem nenhum atrativo especial, nessa classificação estará, provavelmente, a maioria de suas fotos
    4 - Foto muito boa, aquela que não pode ficar de fora de uma exposição ou do seu portfólio
    5 - Fotos com fator “wow”, aquela que faz a diferença e não pode ficar de fora em nenhuma hipótese, aquela que você olha e diz: parla... (aquela que receberia uma classificação 1 ou 2 do Ken Rockwell...rs)


Se não consegue/quer fazer distinção entre esses cinco níveis use apenas três, o 1, 3 e 5, dessa forma você fica com um bom lastro para retornar e fazer um ajuste mais fino posteriormente.

Somente as estrelas já resolvem o problema da classificação de fotos na maioria absoluta dos casos, porem, existem casos em que você precisa de um segundo recurso, ou ainda, precisa/quer um pouco mais de granularidade, quer mais do que os cinco níveis de classificação oferecidos pelas estrelas, para esses casos use os rótulos, eles são muito mais sofisticados que as estrelas.

Rótulos (Labels)

Existem 10 rótulos disponíveis, de 0 (zero) a 9 (nove), na verdade, o 0 (zero) seria equivalente a ausência de classificação, já que esse é o rótulo padrão para fotos que nunca receberam um rótulo. A cada rótulo corresponde uma cor, um número e um nome. Por padrão o nome dos rótulos é o nome da cor, mas os nomes podem ser alterados em Edit -> Options -> XMP/IPTC Information, para alterar desmarque a opção Use default values:




Image

Aqui você fica livre para criar categorias bem significativas e que tenham ligação com a realidade do seu trabalho, do seu dia a dia, coisas como: diurnas internas, diurnas externas, diurnas no carro, noturnas na piscina, etc., ou ainda: precisa muito tratamento, precisa pouco tratamento, dispensa tratamento, etc., ou mais: escolhidas do noivo, escolhidas da noiva, escolhidas dos padrinhos do noivo, etc., ou qualquer coisa que sua criatividade permitir ou sua necessidade determinar.

Bem, quando falei das estrelas eu disse o seguinte: “Somente as estrelas já resolvem o problema da classificação de fotos na maioria absoluta dos casos”, bem, se as estrelas que são apenas cinco e não podem ser personalizadas já resolvem a maioria dos casos, agora então com os labels nós não precisamos de mais nada... Esse raciocínio é valido novamente para a maioria absoluta dos casos, em geral, você usará estrelas ou rótulos, mas existem situações em que você usará ambos, por exemplo, quando faço fotos para um cliente que me autoriza a publicar suas fotos em meu portfólio pessoal eu preciso de uma forma de colocar a minha avaliação das fotos e mais a avaliação do cliente nas fotos que ele deseja, nesse caso, costumo usar as estrelas para a minha avaliação e deixo os rótulos para o(s) cliente(s).

Novamente, o programa utiliza os rótulos apenas para filtrar as fotos quando solicitado, ele não atribuirá nenhum significado a eles.

Como aplicar estrelas (Ratings)

Em qualquer modo de exibição que esteja você verá estrelas na parte superior e na parte inferior da tela, para aplicar uma classificação você sempre usará as estrelas da parte inferior da tela, as estrelas da parte superior são para aplicação do filtro.

    - Selecione a(s) foto(s) que deseja aplicar estrelas
    - Clique na estrela correspondente ao nível que deseja na parte de baixo da tela (clique na terceira estrela para aplicar três estrelas por exemplo) OU
    - Use o menu Image -> Apply Ratings -> (quantidade desejada) OU
    - Use a tecla Ctrl + o numero correspondente (Ctrl + 3)





Image





Image

Para modificar uma classificação basta seguir os mesmos passos anteriores e escolher a quantidade de estrelas desejada, a substituição é imediata.

Como aplicar rótulos (labels)

O procedimento é o mesmo citado para as estrelas.

Em qualquer modo de exibição que esteja você verá rótulos na parte superior e na parte inferior da tela, para aplicar um rótulo você sempre usará os rótulos da parte inferior da tela, os rótulos da parte superior são para aplicação do filtro.

    - Selecione a(s) foto(s) que deseja aplicar o rótulo
    - Clique no rótulo desejado na parte inferior da tela OU
    - Menu Edit -> Apply Labels -> (número desejado) OU
    - Pressione diretamente no teclado a tecla numérica correspondente ao rótulo desejado




Image




Image

Para modificar um rótulo basta seguir os passos anteriores e selecionar o novo rótulo a ser aplicado.

Revisitando a visualização de fotos

Agora que já sabemos como aplicar ratings e labels às nossas fotos vejamos como tirar proveito deles ainda nessa fase.

É claro que o uso de ratings e labels mostrará sua real utilidade na próxima fase do workflow (edição), mas ele também nos é útil agora mesmo nessa fase em algumas situações em que se deseje filtrar as fotos exibidas de acordo com uma determinada classificação ou rótulo recebido.

Sempre vale lembrar que o uso do View NX não está restrito a visualização e classificação de imagens, você pode usar o View NX para imprimir suas fotos, enviá-las por e-mail ou ainda para o Picturetown (abordado na primeira parte), em todas essas situações os labels e ratings serão úteis.

Filtrando com Labels

Vamos então entender como funcionam os filtros de visualização no View NX, observe a figura abaixo, observe as miniaturas, atente para os labels e ratings:




Image

Observe a barra de tarefas acima das miniaturas, lá estão os labels e ratings, veja que antes deles existe a palavra Filter, ao clicar em um label aqui você estará dizendo ao View NX para mostrar a você somente as imagens rotuladas com aquele label, veja a mesma imagem com o label 7 aplicado:




Image

Você não está restrito a exibir imagens com um único label, basta clicar em outro label e eles serão cumulativos, veja novamente a mesma imagem com os labels 7 e 9 aplicados:




Image

Para remover um label do filtro basta clicar sobre ele novamente, para remover todos os labels do filtro de uma única vez clique no sinal de tick (v) que aparece antes dos labels.

Filtrando com Ratings

O funcionamento do filtro de rating é muito parecido com o dos labels, a única diferença é que você não pode escolher ratings não contíguos, ao clicar na segunda e na quarta estrela a terceira será incluída na faixa automaticamente, vejamos a figura abaixo onde o filtro está aplicado e exibindo fotos com o rating 4:




Image

Observe os dois triângulos limitando a faixa à quarta estrela e veja que todas as miniaturas exibidas são de fotos com esse rating, vejamos agora o filtro com 3 a 5 estrelas:




Image

Agora vemos miniaturas de fotos com 3, 4 e 5 estrelas.

Para “limpar” o filtro de rating basta clicar no símbolo de tick (v) ao lado dos ratings.

Filtrando com Labels e Ratings cumulativamente

Outra coisa interessante é que você pode aplicar filtros combinando labels e ratings, no exemplo abaixo exibiremos fotos que receberam um label 7 ou 9 e um rating de 4 a 5 estrelas:





Image

Filtrando pelo tipo de arquivo

Ainda há mais uma opção de filtro no View NX que é o filtro por tipo de arquivo, nele você determina os tipos de arquivo que deseja ou não que sejam exibidos:




Image

Efeito dos filtros

Vale lembrar que a aplicação de filtro não atua somente na visualização, mas também em todas as outras funcionalidades do View NX, ou seja, ao imprimir, enviar por e-mail, enviar ao Picturetown só serão utilizados os arquivos que atendam ao filtro.

Ordenando suas fotos

O View NX permite que você ordene a exibição de suas fotos por vários critérios como nome, data do clique, data de modificação, tamanho do arquivo, tipo do arquivo, label ou rating e tudo isso ordenado ascendente ou descendentemente, para isso use a opção Sort na barra de tarefas:




Image

Visualizando sombras ou estouros “perdidos” (lost shadows and highlights)

Um dos critérios para quem fotografa em JPG que pode condenar uma foto a ir para a lixeira é o fato dela conter estouros ou sombras irrecuperáveis, o View NX pode nos mostrar se isso aconteceu e com um nível de detalhes que chega a impressionar. Para habilitar essa opção coloque o modo de visualização em image viewer e selecione uma foto, depois vá ao menu Image e escolha uma das opções Show Lost Highlights (atalho letra H) ou Show Lost Shadows (atalho letra S):




Image

Nesta imagem vemos uma foto super exposta com seus highlights “perdidos”, como a foto foi feita em raw a chance de recuperá-la é bem grande, em JPG estaria condenada pela perda de detalhes.

Observe a mesma imagem com uma correção de -1 na exposição e um Highlight protection de 10 na sessão Quick Adjustment do View NX, isso já é o suficiente para que eu possa apreciar a imagem e verificar suas outras qualidades:




Image

Interpretando as cores do Lost Highlights

Como pode ser observado na figura acima os LH são mostrados em cores diferentes, vejamos como interpretar essa informação para usá-la a nosso favor.

Pense grosseiramente que a captação de luz vai de 0 a 255 onde zero é a ausência de luz e 255 uma quantidade tão grande de luz que esse ponto fica totalmente sem detalhes. Então, o View NX não se importa com valores iguais ou menores que 254, todos os pontos demonstrados nessa imagem possuem um valor de 255 em pelo menos uma das cores, quais as cores estouraram (255) é exatamente o que essas cores na imagem significam, mas não é uma tradução direta, veja como funciona:




Image

Interpretando as cores do Lost Shadows

O raciocínio inverso é válido para os LS, 0 nesse caso significa ausência de luz captada naquele ponto o que significa perda de detalhes.




Image

Adicionando informações aos seus arquivos (metadados)

Sua câmera já adiciona muita informação aos arquivos por ela gerados, consulte a aba Metadata – File & Camera Information para visualizar informações como data do clique, câmera e lente utilizadas, dados da exposição, flash, GPS, etc. abaixo uma amostra dessas informações inseridas pela D700:




Image

Caso queira inserir informações personalizadas você tem na aba Metadata a caixa XMP/IPTC Information, é aqui que você coloca tudo e mais um pouco sobre você, seu trabalho e sua foto, vejamos as opções existentes:




Image

Após preencher as informações desejadas clique em Apply e feche a aba para salvar as novas informações no arquivo.

Mas Barbieri, eu terei que preencher essas informações novamente para todas as fotos? Claro que não, alternativa 1) selecione várias fotos ao mesmo tempo e digite as informações para todas de uma vez, alternativa 2) selecione a foto com as informações preenchidas, vá ao menu Edit -> Copy IPTC Information, selecione a foto de destino, vá ao menu Edit -> Paste IPTC Information e as informações serão copiadas de uma foto para a outra, alternativa 3) crie um (ou vários) modelos (presets) com as informações que deseja incluir nas fotos e depois edite ou adicione o que desejar, veja a seguir como fazer isso.

Criando modelos de IPTC

Para aquelas informações que deseja inserir em praticamente todas as suas fotos como seu nome, e-mail, website, etc. o ideal é criar um preset já com essas informações e apenas carregá-lo nas fotos.

Vejamos então como criar/editar um preset. Vá ao menu Edit -> Options e selecione a opção XMP/IPTC Preset:





Image

Nesta janela você pode ver três presets já definidos: Copyright Only, Exhibition e Wedding, todos possuem os mesmos campos para preenchimento, a diferença está em quais serão ou não utilizados.

Aqui você poderá criar um novo preset em branco clicando no botão New, criar um novo preset tomando outro como base e duplicando suas informações clicando no botão Duplicate ou excluir um preset que não deseja mais utilizar clicando no botão Delete.

Observe que você não é obrigado a preencher todas as informações e mesmo que as preencha não é obrigado a embuti-las no arquivo, para embutir/não embutir uma sessão inteira use a caixa que fica no topo da sessão (Tags, Description e Contact no caso da imagem acima).

Aplicando modelos IPTC

Para carregar um modelo IPTC nas fotos selecione a(s) foto(s) na(s) qual(is) deseja aplicar o modelo e vá até o menu Edit -> Load XMP/IPTC Information e escolha o modelo desejado:




Image

Fazendo ajustes rápidos em suas fotos

Embora esta não seja a função principal do View NX ele permite que você faça alguns ajustes fundamentais em suas imagens, talvez ele tenha ganhado essa funcionalidade já que ele pode ser usado para imprimir suas fotos e a Nikon achou que não deveria obrigar seus usuários a comprar um programa de edição como o Capture NX ou o Adobe Photoshop para poder ter um produto final (foto impressa) em mãos.

Embora não o utilize com essa finalidade algumas vezes tiro proveito dessa edição rápida para fazer correções que me impossibilitam de avaliar a foto, correções de exposição e White balance, por exemplo, passando por modelos de cor diferentes no Picture Control consigo visualizar a foto com vários padrões de cor para ver se algum deles pode tornar uma foto pouco interessante em uma que valha a pena editar.

Os ajustes são simples e bastante intuitivos, basta abrir a aba Quick Adjustment e se divertir, uma cobertura das funcionalidades aqui encontradas está fora do escopo desse texto.

Vale lembrar que alguns ajustes somente estarão habilitados para arquivos NEF e que ainda não hajam sido editados no Capture NX.

Os ajustes encontrados nessa sessão são:

    - Exposure Compensation (RAW images only)
    - White Balance (RAW images only)
    - Picture Controls (RAW images only)
    - Sharpen Image Outlines
    - Adjust Contrast
    - Adjust Brightness
    - Adjust Highlights and Shadows
    - Correct Gradations (D-Lighting HS)
    - Adjust Saturation (Color Booster)
    - Correct Axial Color Aberration


Picture Control Utility

Vários modelos de câmeras Nikon suportam o Picture Control, este é um recurso que permite manipular vários ajustes finais na imagem de uma única vez, todos os ajustes que você consegue fazer sobre um arquivo NEF podem ser gravados como um Picture Control e usado nas câmeras com suporte a esse recurso e em outros softwares como o Capture NX.

No próximo passo do nosso workflow mostrarei como criar seus próprios modelos, nessa fase veremos apenas como aplicar os modelos existentes.

Para mudar todo um conjunto de ajustes de uma única vez aplicando um Picture Control selecione uma imagem e vá ao menu File -> Launch Picture Control Utility, o aplicativo será aberto separado e permitirá que você visualize sua foto com outros Picture Controls instalados.

Outras funções interessantes do View NX

A esta altura já vimos o que há de mais importante no View NX para esta parte do nosso workflow, mas para não passar em branco vejamos algumas funções interessantes.

Exibindo o ponto de foco da foto

Você encontrará tanto na barra de atalhos quanto no menu Image a opção Show Focus Point, esta função faz exatamente o que seu nome sugere, exibe em cada imagem uma marca onde estava o foco na hora da foto:




Image

Enviando fotos por email

O View NX permite que você envie uma ou mais fotos por email, esse processo já incluirá a conversão do formato do arquivo e seu redimensionamento, para isso, vá ao menu File -> Email:




Image




Image

Enviando fotos ao my PictureTown

O envio de fotos ao my PictureTown já foi discutido na primeira parte desse tutorial e é praticamente igual. Use o menu File -> my PictureTown.

Rotacionando imagens

Muitas câmeras adicionam informação sobre a orientação da foto (retrato ou paisagem), o View NX esta apto a reconhecer essa informação automaticamente e girar suas fotos de acordo, porem, se isso não ocorrer use uma das opções Rotate no menu Image.

Coloque sua foto no mapa

Você poderá ligar um GPS à sua câmera (modelos suportados) e ela mesma se encarregará de embutir essa informação nos metadados de suas fotos, caso você não possua esse equipamento, ainda assim poderá inserir essa informação em suas fotos através do View NX, para isso selecione as fotos desejadas e vá ao menu Image -> Geo Tags:




Image

Na janela que se abre selecione uma ou mais fotos, digite o local na caixa de pesquisa e clique em Search Maps, se necessário, amplie o mapa até ter certeza de que pode clicar no local correto. Selecione a função Add/Edit GPS Data (o ícone de um globo) e clique no mapa no local em que a foto foi tirada. Após repetir esse processo para todas as fotos clique em Exit e todas as fotos terão agora a informação de localização.

Concluímos assim a segunda parte de nosso workflow.

Luiz Motta
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

 


MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 8:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito legal, estava precisando disso.
Vou chegar em casa e colocar na prática!
Obrigado Ric!

Luiz Motta
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

 


MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 8:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito legal, estava precisando disso.
Vou chegar em casa e colocar na prática!
Obrigado Ric!

Luiz Motta
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

 


MensagemEnviada: Ter Jul 20, 2010 12:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não é possível fazer "crop" no View Nx?

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6887
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 7:49 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz Motta escreveu:
Não é possível fazer "crop" no View Nx?


Luiz Motta, obrigado pelos comentários... yeah

o View NX não faz crop, o maximo que voce conseguirá é redimensionar suas fotos na conversão do formato.

o software de edição da Nikon (que permitte o crop) é o Capture NX 2, seria o 3o no workflow.

abcs

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 27 de Março de 2007
Mensagens: 3227
Localização: China / São Paulo

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2010 11:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bacana Ric! tudo bem explicado!

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6887
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 4:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams, muito obrigado amigo... yeah

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 27 de Março de 2007
Mensagens: 3227
Localização: China / São Paulo

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 11:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Instalei o ViewNX 2 e vi que a opção de email não existe mais.

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6887
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 4:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams escreveu:
Instalei o ViewNX 2 e vi que a opção de email não existe mais.


é verdade, desapareceu...

jrmsricardo
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Sábado, 19 de Setembro de 2009
Mensagens: 18
Localização: Betim

 


MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 12:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ricardo Barbieri escreveu:
ricardsonwilliams escreveu:
Instalei o ViewNX 2 e vi que a opção de email não existe mais.


é verdade, desapareceu...


ola.
desculpe pela pá de ouro, mas teve a terceira parte?

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Julho de 2005
Mensagens: 6887
Localização: Nova Friburgo, RJ
Vendedor 1 Estrela

 

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 3:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jrmsricardo escreveu:
Ricardo Barbieri escreveu:
ricardsonwilliams escreveu:
Instalei o ViewNX 2 e vi que a opção de email não existe mais.


é verdade, desapareceu...


ola.
desculpe pela pá de ouro, mas teve a terceira parte?



jrmsricardo, tudo bem? não fiz devido ao baixo interesse da galera, acho que está todo mundo usando Lightroom Mr. Green

abcs

gricwb
Mod-Manager-Câmeras
Mod-Manager-Câmeras

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 2508
Localização: Curitiba/PR

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 4:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ricardo Barbieri, maravilha de tutorial hein! yeah
Mas realmente, LR domina.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher