DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Abrindo 50mm pentax para limpeza de fungos

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Paulor
Usuário Inativo

Avaliações Positivas21

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Abr 11, 2010 11:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou revivendo este poust a ideia é que pagar por este serviço em uma assistência técnica autorizada nem sempre é economicamente viável, daí a opção de fazer você mesmo passa a ser a única opção.
A lente que desmontei para a limpeza de fungos é uma Pentax SMC 50mm f/1.7.

Image

Esta lente tinha fungos nos elementos frontais e traseiros o que demandou a desmontagem completa da lente, este é um ponto a se observar, verifique em quais elementos sua lente tem fungos, só desmonte o que for realmente necessário.

Basicamente eu utilizei as seguintes ferramentas:
1- Jogo de chaves de fenda de relojoeiros.
2- Pinça para ajudar na retirada e colocação de parafusos.
3- Pêra de ar.
4- Papel toalha.
5- Água oxigenada (para limpeza das lentes, até hoje não encontrei nada melhor)
6- Alicate pequeno.
7- Fita autofusão ou similar.
8- Um recipiente para colocar em ordem as peças e parafusos que foram sendo retirados durante a desmontagem.
9- Um pincel pequeno para ajudar na limpeza das lentes.

A primeira coisa que fiz foi retirar o anel rosqueado do elemento frontal, já vi fotos na internet de pessoas que fizeram furos neste anel para possibilitar a retirada, meu método é mais simples, coloque dois pedaços de fita de borracha aderente um de cada lado do anel e com o fundo de um copo de vidro de diâmetro correto apoiado sobre a borracha girei no sentido anti horário, o anel se desprendeu sem maiores problemas.

Image

Image

Image

A seguir retirei o anel de suporte da tampa frontal, ele é fixado por três parafusos, assim que este anel foi retirado você vai notei mais 3 parafusos, não mexa neles, pelo que eu apurei afrouxando estes parafusos e girando o mecanismo podemos fazer uma ajuste fino na abertura das lâminas do diafragma para cada uma das indicações de abertura da objetiva, isto já vem ajustado de fabrica.

Image

A retirada da primeira lente é feita girando o anel de fixação no sentido anti horário, sei que profissionais tem uma ferramenta específica para remoção deste tipo de anel (se bem que eu nunca vi esta ferramenta a venda em nenhum lugar), eu retirei usando uma chave de relojoeiro como punção, esta é uma das operações mais críticas deste processo, cuide para que a chave esteja bem posicionada antes de bater, verifique o ângulo da chave para que o a necessidade de força na batida seja a mínima possível.

Image

Image

A retirada do segundo elemento frontal é feita da mesma forma, neste ponto você terá acesso às lâminas do diafragma, muito cuidado elas são sensíveis e podem ser danificadas facilmente, outra dica é nunca lubrificar as lâminas com micro óleo spray, com o tempo alguns produtos deste tipo volatizam e criam uma crosta que trava novamente o mecanismo e é difícil retirar estes resíduos. Se precisar lubrificar, use grafite em spray ou fluido de esqueiro.

Image

O elemento frontal pode ser desmontado para possibilitar a limpeza de cada uma das lentes, com um pouco de sorte você conseguirá fazer esta desmontagem apenas girando o anel de fixação da lente com as mãos.

Image

Para a desmontagem dos elementos traseiros da objetiva, eu comecei com a retirada do primeiro anel de fixação e da primeira lente com o mesmo processo usado para os elementos frontais.

Image

A seguir retirei o enel de borracha para ter acesso ao segundo elemento traseiro da objetiva soltando três parafusos de fixação na lateral da baioneta.

Image

Image

A retirada do ultimo elemento foi feita com o mesmo processo dos demais.

Image

Após a limpeza, a montagem é sempre mais fácil, uma boa dica é fazer isso durante o dia, a luz do sol ajuda muito a identificar pontos de sujeira nas lentes.
Eu já desmontei outras lentes Pentax, Canon o processo é mais ou menos o mesmo, e, para alguns modelos mais antigos encontramos os desenhos mecânicos na internet.
É isso, espero que ajude.

yeah

aprendendosobre
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 6:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

e ae galera
po, tentei com água oxigenada e o fungo continua lá. amonia e éter são mais difíceis de conseguir, provavelmente nao conseguirei né.. gostaria de saber algum produto mais forte talvez e que eu consiga comprar realmente.

obrigado.

Frienddch
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 1:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pois um dia desses eu abri a minha 50mm F1.8 que tava fungada, meti pinho sol, detergente, sabão em pasta, água, enxuguei com gardanapo e deixei no sol pra secar, depois foi só tirar a poeira e fechar... até hj ela tá feliz da vida...

Frienddch
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 1:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sim... o mais legal é que eu abri no Hard... aheuioiuehe

eu não sabia que abria pela frente, então eu abri ela por trás, e desmontem ela todinha (toda mesmo)....

só quando terminei rde desmontar, eu percebi que dava pra abrir pela frente...

mas tá tranquilo... consegui fecha-la xD

marcoscabralb

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2014 11:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal,

Tenho uma Asahi Pentax Spotmatic SP F. Para limpar a parte externa da lente. Vocês acham que água oxigenada e um cotonete? Ou outro produto seria melhor?

jparra
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2014 3:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

marcoscabralb,

Seja bem vindo ao fórum...

Para limpeza externa, pincelzinho seco e pano microfibra no elemento óptico.

Aproveito para deixar à você algumas dicas para quem está começando:

Identificação
Complete seu perfil com sua localização e adicione um avatar, isso facilita a interação com outros usuários e sua identificação. Colocar seu equipamento na assinatura tambem ajuda aos outros usuários na hora de responder suas dúvidas.

Pesquisa
Sempre use a pesquisa antes de abrir um novo tópico ou postar alguma pergunta. Existe uma pesquisa geral no fórum neste link bem como uma pesquisa específica em um tópico, que é acessada de dentro do tópico na caixa "Pesquisar neste tópico" no final da página, a direita.

Abertura de tópicos para resolução de dúvidas / Solução de problemas
Caso não tenha encontrado nada na pesquisa, abra seu tópico com sua dúvida sempre tomando cuidado com as seguinte regras
    - Sempre seja descritivo em seus tópicos. Nunca crie tópicos com o título de "Socorro", "Me ajudem", "Qual lente". Seja claro com o problema que vc enfrenta.
    - Não crie vários tópicos sobre o mesmo assunto em áreas diferentes do fórum. Um tópico apenas na área correta irá concentrar as informações e será mais útil para vc e para outros usuários que no futuro tenham a mesma dúvida.
    - Tenha atenção para criar seu tópico na área correta. Existem áreas específicas para cameras do tipo compacta/prosumer/ultrazoom e outra para cameras DSLR. Dentro destas áreas existem sub-áreas relativas ao fabricante da cam. Se sua dúvida envolve mais de um fabricante, poste seu tópico na raiz dos tópicos do seu tipo de camera, caso contrário poste dentro da área do fabricante.

Clubes de Cameras
Os usuários do Digiforum mantém, dentro das áreas de cameras, vários clubes que reunem usuários de um tipo ou modelo de camera. Os clubes são ótimas fontes de pesquisa e também uma forma de iteragir com outros usuários. Encontre o seu clube, leia, pesquise. E também apresente-se aos outros usuários. Os clubes são uma ótima forma de se integrar no fórum.

E não deixe de ler os tópicos de Regras e Ajuda do Digiforum

Condições de uso e regras do Digiforum
Como postar fotos no Digiforum e sugestão de Hosts
Quer vender algo ?? Consulte as regras da sala de vendas
Leia as entrevistas Digiforum
Balcão de Atendimento aos usuários

Boas fotos!!!

Equipe Moderação Digiforum

j.parra´s

Administrador de Redes de Computador | Fotógrafo Freelancer
| Nikon D7000 | Sigma 18-35 1.8 DC HSM ART| NIKKOR 50MM 1.8G AF-S | filtros UV Hoya | SB700 | Iluminador LED YN300 II

marcoscabralb

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2014 9:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Beleza, Jparra!

Dei uma completada no perfil e não lembro se havia postado algo, mas não consegui encontrar no clube essa minha máquina e encontrei poucos tópicos sobre ela, mas agradeço pela dica da limpeza!

[quote="jparra"][b]marcoscabralb[/b],

Seja bem vindo ao fórum...

Para limpeza externa, pincelzinho seco e pano microfibra no elemento óptico.

Aproveito para deixar à você algumas dicas para quem está começando:

[color=orange][b]Identificação[/b][/color]
Complete seu perfil com sua localização e adicione um avatar, isso facilita a interação com outros usuários e sua identificação. Colocar seu equipamento na assinatura tambem ajuda aos outros usuários na hora de responder suas dúvidas.

[color=orange][b]Pesquisa[/b][/color]
Sempre use a pesquisa antes de abrir um novo tópico ou postar alguma pergunta. Existe uma pesquisa geral no fórum [url=http://www.digiforum.com.br/google.php]neste link[/url] bem como uma pesquisa específica em um tópico, que é acessada de dentro do tópico na caixa "Pesquisar neste tópico" no final da página, a direita.

[color=orange][b]Abertura de tópicos para resolução de dúvidas / Solução de problemas[/b][/color]
Caso não tenha encontrado nada na pesquisa, abra seu tópico com sua dúvida sempre tomando cuidado com as seguinte regras
[list]- Sempre seja descritivo em seus tópicos. Nunca crie tópicos com o título de "Socorro", "Me ajudem", "Qual lente". Seja claro com o problema que vc enfrenta.
- Não crie vários tópicos sobre o mesmo assunto em áreas diferentes do fórum. Um tópico apenas na área correta irá concentrar as informações e será mais útil para vc e para outros usuários que no futuro tenham a mesma dúvida.
- Tenha atenção para criar seu tópico na área correta. Existem áreas específicas para cameras do tipo [url=http://www.digiforum.com.br/viewforum.php?f=151]compacta/prosumer/ultrazoom[/url] e outra para cameras [url=http://www.digiforum.com.br/viewforum.php?f=158]DSLR[/url]. Dentro destas áreas existem sub-áreas relativas ao fabricante da cam. Se sua dúvida envolve mais de um fabricante, poste seu tópico na raiz dos tópicos do seu tipo de camera, caso contrário poste dentro da área do fabricante.[/list]

[color=orange][b]Clubes de Cameras[/b][/color]
Os usuários do Digiforum mantém, dentro das áreas de cameras, vários clubes que reunem usuários de um tipo ou modelo de camera. Os clubes são ótimas fontes de pesquisa e também uma forma de iteragir com outros usuários. Encontre o seu clube, leia, pesquise. E também apresente-se aos outros usuários. Os clubes são uma ótima forma de se integrar no fórum.

E não deixe de ler os tópicos de Regras e Ajuda do Digiforum

[url=http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=167]Condições de uso e regras do Digiforum[/url]
[url=http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=80296]Como postar fotos no Digiforum e sugestão de Hosts[/url]
[url=http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=38920]Quer vender algo ?? Consulte as regras da sala de vendas[/url]
[url=http://www.digiforum.com.br/viewforum.php?f=147]Leia as entrevistas Digiforum[/url]
[url=http://www.digiforum.com.br/viewforum.php?f=10]Balcão de Atendimento aos usuários[/url]

Boas fotos!!!

Equipe Moderação Digiforum[/quote]
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem