Registrado em: Domingo, 5 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5114
Localização: Massachusetts, Estados Unidos - USA
Staff DigiForum
Enviada:
Ter Nov 04, 2014 5:26 pm
Emidio Luisi ensina o posicionamento certo de um fotógrafo na hora de clicar um espetáculo.
Foto por Emidio Luisi
Um fator muito importante é o posicionamento do fotógrafo durante o espetáculo. Sempre respeite a plateia e os artistas e de forma alguma interfira ou atrapalhe a visão dos espectadores ou a concentração dos artistas. Por essas razões é que o prévio conhecimento do espetáculo e das características do local onde ele se realizará é de extrema importância no momento de encontrar um bom lugar para o posicionamento do tripé e acomodação dos equipamentos que serão utilizados. Para isso, o fotógrafo deverá obter com a produção uma autorização formal com antecedência. De posse da autorização, deverá chegar pelo menos duas horas antes do início do espetáculo, podendo assim observar ensaios preliminares ou passagens de som e luz. Assistir aos ensaios tornará familiar a coreografia, a peça de teatro ou o show.
O prévio conhecimento do espetáculo é importante para conferir sentido à interpretação artística do que se deseja fotografar. Uma foto em plano fechado (close) de uma gargalhada não será, por certo, a melhor tradução de uma tragédia, por exemplo. Por isso que, ao conhecer o desenvolvimento da trama, seus momentos de descontração e de tensão dramática, de maior ou menor intensidade luminosa, o fotógrafo estará menos ansioso, pois saberá em quais momentos lançar mão desse ou daquele equipamento, não sendo pego de surpresa, e o bom resultado de seu trabalho traduzirá isso.
Foto por Emidio Luisi
Entretanto, não podemos esquecer que nem sempre esse conhecimento prévio é possível. Nesses casos, o fotógrafo deve exercitar a intuição e aguçar a sensibilidade, que são os recursos para escolher os momentos decisivos, e, sobretudo, ter total concentração para tudo o que acontece no palco. No caso dos fotógrafos que utilizam câmeras digitais, estes devem evitar a visualização constante das fotos já produzidas, pois essa atitude tira a concentração, implicando, não raramente, perda de momentos cênicos importantes, isso porque, mesmo conhecendo o espetáculo previamente, jamais um será igual ao outro. Além disso, a luz emitida pela janela digital da câmera incomoda a plateia que está no escuro.
Não raramente os produtores contratam fotógrafos para documentar o ensaio geral, fotos essas que serão utilizadas na divulgação do espetáculo. É possível obter boas fotos nesses ensaios, mesmo porque a ausência de plateia oferece a liberdade e mobilidade que o espetáculo limita. A diferença entre fotografar ensaios e o espetáculo é a emoção que reverbera do palco para a plateia e vice e versa. Uma boa foto de cena é, principalmente, aquela que consegue captar esse momento único de vibração emocional.Existe no futebol a máxima que diz que “treino é treino, jogo é jogo”; o mesmo se pode dizer do palco: “Ensaio é ensaio, espetáculo é espetáculo”. O fotógrafo de cena tem sempre que se preocupar, em primeiro lugar, com o conforto do público que for assistir ao espetáculo. Vale a pena reafirmar que, embora presente e documentando, o fotógrafo deve ser “invisível”.
Emidio Luisi (o autor): começou a fotografar na década de 70, especializando-se em fotojornalismo. Trabalhou na revista Veja/SP e Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro e dança, na área de Etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior e recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo e o Prêmio ABERJE. Vem desenvolvendo a fotografia de palco há mais de 30 anos. Publicou vários livros, entre os quais “O palco de Antunes – 50 Anos de Teatro” e “Ballet Stagium – 35 anos” e também do bailarino japonês de butô, Kazuo Ohno pela editora Cosac Naify. Fotografou no Brasil e no exterior vários festivais de dança, teatro e música, como o Free Jazz Festival, Carlton Dance Festival, Bienal Internacional de Dança de Lyon , Festival de Teatro de Avignon, na França, entre outros.
Saiba mais sobre o assunto, conferindo o livro “Fotografia de Espetáculo”, escrito por Emidio Luisi e lançado pela Editora Photos