DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografando Espetaculos - Com Emidio Luisi

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Carlos Cazuza
Editor DigiForum, Admin Geral
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 5 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5066
Localização: Massachusetts, Estados Unidos - USA
Vendedor 2 Estrelas

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2014 5:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Emidio Luisi ensina o posicionamento certo de um fotógrafo na hora de clicar um espetáculo.




Image
Foto por Emidio Luisi

Um fator muito importante é o posicionamento do fotógrafo durante o espetáculo. Sempre respeite a plateia e os artistas e de forma alguma interfira ou atrapalhe a visão dos espectadores ou a concentração dos artistas. Por essas razões é que o prévio conhecimento do espetáculo e das características do local onde ele se realizará é de extrema importância no momento de encontrar um bom lugar para o posicionamento do tripé e acomodação dos equipamentos que serão utilizados. Para isso, o fotógrafo deverá obter com a produção uma autorização formal com antecedência. De posse da autorização, deverá chegar pelo menos duas horas antes do início do espetáculo, podendo assim observar ensaios preliminares ou passagens de som e luz. Assistir aos ensaios tornará familiar a coreografia, a peça de teatro ou o show.

O prévio conhecimento do espetáculo é importante para conferir sentido à interpretação artística do que se deseja fotografar. Uma foto em plano fechado (close) de uma gargalhada não será, por certo, a melhor tradução de uma tragédia, por exemplo. Por isso que, ao conhecer o desenvolvimento da trama, seus momentos de descontração e de tensão dramática, de maior ou menor intensidade luminosa, o fotógrafo estará menos ansioso, pois saberá em quais momentos lançar mão desse ou daquele equipamento, não sendo pego de surpresa, e o bom resultado de seu trabalho traduzirá isso.




Image
Foto por Emidio Luisi

Entretanto, não podemos esquecer que nem sempre esse conhecimento prévio é possível. Nesses casos, o fotógrafo deve exercitar a intuição e aguçar a sensibilidade, que são os recursos para escolher os momentos decisivos, e, sobretudo, ter total concentração para tudo o que acontece no palco. No caso dos fotógrafos que utilizam câmeras digitais, estes devem evitar a visualização constante das fotos já produzidas, pois essa atitude tira a concentração, implicando, não raramente, perda de momentos cênicos importantes, isso porque, mesmo conhecendo o espetáculo previamente, jamais um será igual ao outro. Além disso, a luz emitida pela janela digital da câmera incomoda a plateia que está no escuro.

Não raramente os produtores contratam fotógrafos para documentar o ensaio geral, fotos essas que serão utilizadas na divulgação do espetáculo. É possível obter boas fotos nesses ensaios, mesmo porque a ausência de plateia oferece a liberdade e mobilidade que o espetáculo limita. A diferença entre fotografar ensaios e o espetáculo é a emoção que reverbera do palco para a plateia e vice e versa. Uma boa foto de cena é, principalmente, aquela que consegue captar esse momento único de vibração emocional.Existe no futebol a máxima que diz que “treino é treino, jogo é jogo”; o mesmo se pode dizer do palco: “Ensaio é ensaio, espetáculo é espetáculo”. O fotógrafo de cena tem sempre que se preocupar, em primeiro lugar, com o conforto do público que for assistir ao espetáculo. Vale a pena reafirmar que, embora presente e documentando, o fotógrafo deve ser “invisível”.

Emidio Luisi (o autor):
começou a fotografar na década de 70, especializando-se em fotojornalismo. Trabalhou na revista Veja/SP e Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro e dança, na área de Etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior e recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo e o Prêmio ABERJE. Vem desenvolvendo a fotografia de palco há mais de 30 anos. Publicou vários livros, entre os quais “O palco de Antunes – 50 Anos de Teatro” e “Ballet Stagium – 35 anos” e também do bailarino japonês de butô, Kazuo Ohno pela editora Cosac Naify. Fotografou no Brasil e no exterior vários festivais de dança, teatro e música, como o Free Jazz Festival, Carlton Dance Festival, Bienal Internacional de Dança de Lyon , Festival de Teatro de Avignon, na França, entre outros.

Saiba mais sobre o assunto, conferindo o livro “Fotografia de Espetáculo”, escrito por Emidio Luisi e lançado pela Editora Photos

Por: Portal Photos yeah

gricwb
Mod-Manager-Câmeras
Mod-Manager-Câmeras

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 2503
Localização: Curitiba/PR

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2014 8:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bacana as dicas!! yeah yeah

osteiner
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 30 de Mai de 2010
Mensagens: 780
Localização: São Paulo, SP, Brasil

 


MensagemEnviada: Ter Dez 16, 2014 11:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostei muito das dicas, parabéns pelo trabalho! yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher