DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Tutoriais de GIMP!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 5:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Lúzio, sinceramente, tô com preguiça de verificar isso pra te responder, mas já fiz isso várias vezes, quase certeza que é exatamente do mesmo jeito que você falou.

Cara, o programa é de graça, é natural que seja pior que um programa que custa US$100. Pelo menos enquanto eu não ganhar dinheiro com fotografia, me recuso a pagar por algo que posso ter de graça, mesmo que de modo mais limitado.

Abraços

Lúzio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 9:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS escreveu:
Shift-C, clica sobre a foto, no quadro seleciona a unidade de medida, coloca o tamanho, arrasta a seleção por cima da foto para selecionar a área, depois basta teclar enter e pronto. yeah Na realidade, praticamente idêntico ao PS.

A resolução em DPI eu já coloco quando converto o RAW, então não me preocupo com isso.

Me desculpe, mas não é igual nem aqui nem na china e muito menos algo fácil ou intuitivo. E muito menos fácil como vc descreve muito mal.
No Gimp tem um MONTE de campos indecifráveis em relação ao corte, onde não parece ter o menor sentido/logica o q vc faz. Não é esta simplicidade q vc descreve equivocadamente.
Dizer q põe a resolução na conversão do RAW também não faz sentido e não é nada prático.
No PS vc simplesmente seleciona a ferramenta Crop e tem 3 campos a serem preenchidos: Um com a altura e outro com a largura e mais um onde vc específica a resilução q o crop deverá ficar. No caso de ampliação em minilab 300dpi. Somente isso. Arrasta por cima a moldura na foto selecionando a área q será cropada e q ficará automaticamente com as medidas especificadas bem como a resolução. Pode ser qualquer área selecionada bem como o tamnho da seleção em relação a foto q ao final o crop vai ficar com o tamanho e a resolução especificada.....
Se vc quiser pode vir aqui em casa q a gente pões os dois programas lado a lado e te mostro o absurdo desta ferramenta do Gimp e duvido q vc consiga fazer esta operação corriqueira para ampliação em Mini lab com a enorme facilidade do PS.

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 10:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nossa, a cordialidade passa longe, né? Por acaso você é endorser da Adobe? Bom, quando decidir conversar de forma mais amigável eu volto a me interessar pelo tópico.

Lúzio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 10:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Desculpe se fui muito enfático e até meio grosseiro. Sinceramente não foi a minha intenção. Se eu estivesse conversando pessoalmente com vc "ao vivo", certamente não passaria esta impressão. Escrever é f*&% e se não tiver muito cuidado acaba-se por ficar grosseiro.
É q realmente o Gimp é muito complicado para fazer isso q falei e não funciona com a objetividade e praticidade do PS. Aliás, acho q ele nem faz o q o PS faz nesta questão específica.
Tenho os dois instalados aqui e nunca encontrei um jeito de fazer a mesma coisa q faço no PS no Gimp. E isso considero um absurdo, pois trata-se de uma operação corriqueira para quem trabalha com fotografia e dá saída em Mini Lab. No Gimp isso ou é impossível ou exige uma enorme perda de tempo e cabeça de nerd da informática. kkkkkk
Citei isso como um exemplo em particular, mas no geral ele deixa muito a desejar para quem trabalha com fotografia. O PS está muito a frente e é totalmente justificável pagar a merreca q pedem pelo PS básico.

schuno
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 12:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

excelente atitude.......

pedrobic
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 8:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Realmente o Gimp deixa a desejar em alguns quesitos. É difícil abandonar o PS...
Mas parabéns ao colega Lúzio que se retratou mesmo não tendo intenção.

Marcelo
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2012 10:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

opa,

apenas minha opinião, ok?

Software LIVRE, esquecendo a história do $preço$ que se paga (ou deixa de pagar) pela licença de uso é fundamentalmente uma opção. LIBERDADE é isso, uma opção, não há como impor....

Eu escolhí, e sempre escolho (por opção) o software livre, e consigo fazer tudo o que eu preciso no meu computador, e escuto sempre por aí as pessoas dizendo "ah, mas Linux é complicado, o Gimp é estranho, não gosto da interface grafica,..." e esse tipo de opinião que pra mim é super válido, desde que a pessoa perceba de verdade a consequencia da sua opção, e se conseguir enxergar que existe opção à isso, pra mim está excelente.

Usem Windows, usem software proprietário, (pirata ou não), mas observem que há opções viáveis e livres disponíveis. Sejamos conscientes e livres, esta minha opinião.

valeu!

ps: a frase "É difícil abandonar o PS..." me faz lembrar os tabagistas em seu conhecido discurso "É tão difícil abandonar o vício...", lembrando que entraram nessa por opção... Wink

Fabiojpl
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qua Set 18, 2013 6:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Colegas

Estou iniciando com o GIMP e gostaria de fazer um curso basico , podendo ser via internet , ou mesmo em Ingles .

Voce recomendariam algum ?

No momento dando uma mexida e usando tutorias que encontro aqui e na internet .

Tenho uso amador e , no dia a dia uso basicamente o Capture NX2 da Nikon para tratamento no Raw

Abraços
Fábio José

paulorocha
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Set 18, 2013 10:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Fábio

Eu uso o GIMP direto, e para uso amador ele é plenamente adequado. Por incrível que pareça acho ele mais fácil de usar que o Photoshop.

Recomendo o site GimpBrasil: http://www.gimpbrasil.org

Grande abraço!

Paulo Perci Rocha´s

Sony NEX-5
Lentes: SEL 1855 | Yashica Lens ML 50mm f1.7 | Polar Automatic MC 28mm f2.8 | Albinar Auto Zoom Macro 80-200mm f4.5-5.6 | teleconverter 2x

Fabiojpl

MensagemEnviada: Qui Set 19, 2013 11:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulorocha escreveu:
Olá Fábio

Eu uso o GIMP direto, e para uso amador ele é plenamente adequado. Por incrível que pareça acho ele mais fácil de usar que o Photoshop.

Recomendo o site GimpBrasil: http://www.gimpbrasil.org

Grande abraço!

Paulo

obrigadão e abraços
Fábio José

edurocha

MensagemEnviada: Sex Set 20, 2013 5:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oba! Que bom que os usuários do GIMP ainda estão por aí! Concordo com os últimos posts, software livre é uma opção, nem sempre uma postura de contestar por contestar. E seguir uma escolha só pelo que os outros já usam pode ser cômodo, mas nem sempre a melhor escolha... Acho o GIMP mais fácil e rápido que o PS, e me vejo usando mais ele que o outro... Cada um tem suas vantagens em alguns pontos, e reconheço que o PS tem recursos a mais que o GIMP, mas nem todos estes recursos são necessários o tempo todo (nem por todos os usuários) e isto não deixa de ser natural sendo um software pago.

Também não concordo com posturas inflexíveis e radicais (me soam coisa de fanboy), nem considero que por escrito podemos nos dar ao luxo de ser menos cuidadosos com o que colocamos. É até o inverso: se vc está escrevendo, tem até mais oportunidade de pensar antes de publicar. Coisa que, verbalmente, entendo ser mais difícil.

Não conhecia ainda o GimpBrasil, mas vou checar. Obrigado ao colega pela dica. O material de referência é tão mais farto em inglês que acabou mantendo a interface do meu neste idioma.

Acrescento que há quem use o software livre (GIMP e InkScape) para uso profissional sim, inclusive de produção gráfica, com recursos de CMYK que nem conhecia no GIMP até o ano passado. Tem uma gráfica em BH que dá até suporte ao assunto...

Abraços aos confrades yeah

paulorocha
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Set 20, 2013 6:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu amigo! Precisando estou às ordens.

Na minha vida profissional me obriguei a usar plataforma Windows para tudo. Agora que estou aposentado só uso o que gosto. E isto significa LINUX.
Só uso Windows para jogar poker, pelo menos por enquanto. A hora que o PokerStars ou o FullTilt lançarem um frontend para LINUX eu dou uma bicuda no traseiro do Bill Gates... Mr. Green Mr. Green Mr. Green

Paulo Perci Rocha´s

Sony NEX-5
Lentes: SEL 1855 | Yashica Lens ML 50mm f1.7 | Polar Automatic MC 28mm f2.8 | Albinar Auto Zoom Macro 80-200mm f4.5-5.6 | teleconverter 2x

Pictus
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2015 6:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não sei se já postaram, mas prefiro o GIMP do http://www.partha.com/
e os melhores tutoriais estão no http://blog.patdavid.net/p/getting-around-in-gimp.html

Para evitar dor de cabeça, recomendo a leitura
http://ninedegreesbelow.com/photography/users-guide-to-high-bit-depth-gimp.html

Pictus Invictus´s

Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico