DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Sobre uso de imagem e logomarca

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

fabibi
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 12:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Contratei uma fotografa (leia: sem contrato algum) 'amiga da familia' (por facebook mesmo, pois era no dia seguinte), para fotografar um almoço de aniversario (de 1 aninho da minha neta) aqui em casa. Não me perguntou sobre o andamento da festa (se teria parabens ou não, decor ou não... etc) e disse que faria X valor por 1:30 de serviço. Ficou por 2 horas e 40 minutos. Neste tempo, não fotografou meu filho (foto de familia, respondendo, depois, que "eu não pedi"). Me entregou 60 fotos (das quais 18 da decoração) em baixa resolução, sem logo e mais uma copia com logo. Pedi a ela, as fotos em alta resolução, pois quero imprimir em formato maior para guardar, fazer um album. Me disse que, se eu quisesse, já que ela ficou tanto tempo a mais no aniversário, que pagasse pelo evento todo, mas me disponibilizaria 10 destas gratuitamente. Concordei. Me enviou, então, estas com um logo maior que tudo, inclusive, sobre o rosto das pessoas que estavam no canto das fotos. Pedi, novamente, sem logo. Respondeu que "as fotos redimensionadas são com logo pois sao somente para publicação nas redes sociais e quando na rede, que toma extremo cuidado com o uso indevido e roubo da imagem DELA. Por segurança e também por divulgação de seu trabalho."

Minha questão é: qual o meu direito, neste caso? Paguei pelas fotos, quero elas, mas sem logo. Mas não houve assinatura de contrato algum, isso não foi questionado em nenhum momento (da quantidade e tamanho).
Imaginei que ela me entregaria em alta resolução (não todas, claro) e sem logo.
Por outro lado, ela não chegou em mim, em nenhum momento, para falar do tempo decorrido a mais. Mas vejo que, se tivesse pago, viriam com logo do mesmo jeito que estão estas.

Judicialmente, gostaria de uma resposta no fórum, já que se trata de uso de imagem e direitos autorais. Qual tenho eu e qual tem ela?

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 12:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabibi, seja bem vindo ao forum yeah

Olha, sem contrato tudo fica muito complicado.

Sugiro que você procure um advogado.

fabibi

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 1:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ricardo Barbieri escreveu:
fabibi, seja bem vindo ao forum yeah

Olha, sem contrato tudo fica muito complicado.

Sugiro que você procure um advogado.

Sabe, acho que vou deixar assim mesmo. A pessoa já nasceu encrenqueira, entao achou que "me fez um favor ainda" ... mas sou bem conhecida na area de eventos, vao me pedir informações ainda, simplesmente mostrarei as fotos... agiu como principiante, tera opiniao como ela mesmo se autodefiniu...
sei que ganharia na justiça mas nem quero me indispor.

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 1:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabibi, pois é... por isso eu não fecho nenhum trabalho sem contrato.
Com um contrato bem detalhado e meticuloso ambos sabem o que esperar um do outro.

Chato que isso tenha acontecido, espero que resolva de forma satisfatória yeah

lemendes
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 4:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabibi, tenho um irmão advogado e mesmo não tendo feito contrato a "Apertadora de Botão" que vc contratou está agindo contra o código de defesa do consumidor.

Vc contrato um serviço e está pagando por ele, logo as fotos devem ser entregues na resolução máxima e sem logotipo. Afinal vc PAGOU. Caso ela queira cobrar outro valor pelas fotos em Alta ai ela está indo novamente contra o código, isso se chama cobrar em duplicidade.

O seu erro foi não ter feito contrato. E mesmo se tivesse feito e o contrato estivesse do jeito que ela especificou. Ela ainda estaria indo contra o código de defesa.
Contratos devem ser escritos com ajuda de advogados, não com base no achismo do fotógrafo.

Sugiro que vc procure um advogado e peça pra ele dar "um dedo de prosa" com essa fotógrafa que muito provavelmente ela ficará com medo de ser processada e te passará as fotos.

sorocab
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 6:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Realmente lamentável isso. Na realidade por se tratar de um serviço prestado ele deve seguir o Código de Defesa do Consumidor. Com isso, entendo que a falta de contrato é prejudicial para ela, pois no Código de Defesa prevê a inversão da prova, passando de você para ela. Portanto, ela que deverá comprovar e não você. Pesquise em sua cidade pois em faculdades existe escritório jurídico no qual poderá entrar com a causa -caso não tenha condições de pagar um advogado. Outra alternativa é vocês propiria procurar pelo juizado de pequenas causas e formular uma reclamação (abrir o processo) mas não recomendo isso pois você não conhece da técnica e lá na frente pode ter que acabar contratando um advogado.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.