DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografia de arquitetura

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

mizael.filho
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 9:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

também acompanhando... C_matrix depois diga o que achou dos livros. valeu!

danielalexandre
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas94

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 10:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

As lentes TC (tilt-shift) ou PC (perspective control) parecem ser bem bacanas, nunca usei.

alguns videos explicando como funciona, vantagens...

http://www.youtube.com/watch?v=y2OdESiJFaI
http://www.youtube.com/watch?v=dddo3ELxBnE

C_Matrix
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 8:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá, colegas!

Não tenho acompanhado muito o fórum, mas não deixo de passar por aqui. Como gosto de escrever, e esse assunto é pouco discutido, vou fazer um bom post para compensar minha pouca frequência.

Meu post da página anterior foi de maio. O serviço da Amazon é muito bom, mas meus livros só chegaram em agosto, graças a dupla correios/ receita federal. No fim veio tudo em ordem.

Desde então tenho me dedicado a estudá-los e já li bem dois livros completos, além de fragmentos de outros três. Nesse tempo também executei dois trabalhos bem remunerados. Depois que ler melhor mais alguns livros, ainda farei um post aqui com recomendações dos principais.

Eu que sempre tive um conhecimento amplo de fotografia, até o mês pasado nunca havia me atrevido a fazer trabalho para arquitetura e interiores, pois realmente requer um conhecimento mais específico. Entretanto, não mais desafiador que qualquer outro ramo da fotografia.

Alguns conceitos básicos, em minhas palavras:

* Fotografia de arquitetura e interiores necessita basicamente de lentes ultra grande-angulares, até teles pequenas. Em FX, algo como 16mm~85mm, e em muito poucos casos, até uns 200mm. A grande maioria das fotos virão de lentes entre 20 e 50mm. Além de tripé, não vou citar outros acessórios necessários, pois podem variar bastante e extender muito o post.

* O top da fotografia de arquitetura ainda são as câmeras de grande formato (filme de 4X5 polegadas), pois além da resolução ainda não alcançada por digitais, o sistema de fole é muito mais versátil que uma lente tilt-shift de SLR. Entretanto, a falta de praticidade e os elevados custos envolvidos inviabilizam o uso das large format na grande maioria dos trabalhos atualmente.

* Foles e lentes tilt-shift requerem técnica bastante complexa para ser explicada aqui, mas que na fotografia de arquitetura tem importância ESSENCIAL no seguinte aspecto: "Convergência de linhas verticais". Quando, no enquadramento, a câmera tem que ser apontada para cima, ou para baixo, as linhas verticais e paralelas serão representadas com convergência para cima ou para baixo, ou seja, não se manterão verticais e paralelas na foto. No ambiente nossa visão compensa isso, mas na representação bidimensional de uma foto, os prédios, casas e paredes parecem cair para frente ou para trás. As lentes TC/PC para SLRs, ou as câmeras com sistema de fole podem corrigir isso de forma ótica.

* Para evitar a convergência de verticais, o ideal é manter a câmera alinhada ao horizonte. Como em muitos casos o enquadramento não é possível, a maneira mais viável de corrigir a convergência de verticais é tirando a foto o mais alinhado possível com o horizonte, e com sobras no frame, para corrigir na pós-produção por software.

* Muitas vezes a convergência de verticais é desejável, principalmente as mais acentuadas, criando uma foto dramática, quando a representação fiel não é exigida.

* Iluminação de exteriores depende primordialmente do tempo e do céu. De um minuto para o outro, tudo pode mudar. Iluminação artificial é importante também tanto em fotos noturnas, quanto na iluminação interior que aparece pelas portas, janelas, etc...

* Já as fotos de interiores dependem mais da iluminação artificial, e muitas vezes complementada pelo fotógrafo. A iluminação vinda de fora também é muito importante e deve ter atenção redobrada para ser equilibrada com o interior tanto em cores, como em intensidade, para não sobreexpor a imagem das janelas, por exemplo.

Tentei aqui deixar alguns conceitos mais específicos do assunto. Devo ter resumido demais e até esquecido de coisas importantes. Mas acho que já dá uma boa idéia para os colegas que estão acompanhando esse tópico.

Repito aqui minha sugestão que já enviei por MP à moderação. Deixem um único subfórum para "Fotografia de Arquitetura". Essa divisão de vários subforuns, além de não representar adequadamente o tema, só está pulverizando os poucos tópicos.

AlvaroReis

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2011 8:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eae pessoal! eu nao sou nenhum expert no assunto, mas concordo com o danielalexandre quanto aos itens que devem ser seguidos.
Só adicionaria mais um detalhe:
-escolha o ângulo mais agudo da construção para que a ideia de profundidade seja melhor percebida!
assim nao tem erro! yeah

neuronio
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2012 2:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma dica legal é tentar deixar a câmera num ângulo que pareça a perspectiva de 1 ponto apenas, ou seja, tudo converge para o mesmo ponto.

Ajuda a dar mais dimensão Smile

(o mestre Julius Shulman fazia isso)

Alguns exemplos:

Image

Image

rluiz790
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2013 7:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma lente tilt-shift também é sempre bem vinda;

lemoraes

MensagemEnviada: Seg Mai 23, 2016 1:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola Pessoal !
Sou arquiteto, sempre gostei de fotografia, mas nunca me aventurei em me aprofundar no assunto. Depois de um tempo de profissão...... sempre fui muito critico com as imagens fotografadas das minhas obras....quase sempre nunca gostava dos resultados...dai então, mesmo por diversão resolvi arriscar em fotografar minhas obras... muito amadoramente... percebi que quanto mais você se informa.... mais viciante é o assunto. ( FOTOGRAFIA)... Então... peço o Help de vocês no sentido de me estruturar, com relação a informação, equipamento para um início que dê resultados satisfatórios. Hoje em dia brinco com equipamento de um amigo meu, que é uma Canon 60D e um tripe. Penso em investir pra começar em uma t5i e uma lente grande angular. Estou no caminho certo? abcos...

trolhos
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Ter Mai 24, 2016 8:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

lemoraes escreveu:
Ola Pessoal !
Sou arquiteto, sempre gostei de fotografia, mas nunca me aventurei em me aprofundar no assunto. Depois de um tempo de profissão...... sempre fui muito critico com as imagens fotografadas das minhas obras....quase sempre nunca gostava dos resultados...dai então, mesmo por diversão resolvi arriscar em fotografar minhas obras... muito amadoramente... percebi que quanto mais você se informa.... mais viciante é o assunto. ( FOTOGRAFIA)... Então... peço o Help de vocês no sentido de me estruturar, com relação a informação, equipamento para um início que dê resultados satisfatórios. Hoje em dia brinco com equipamento de um amigo meu, que é uma Canon 60D e um tripe. Penso em investir pra começar em uma t5i e uma lente grande angular. Estou no caminho certo? abcos...

Coloca algumas fotos sua pra a galera ja ir dando uma olhada .... alem de olhar fotografico voce tem olhar de arquiteto.... que valoriza o que e importante para uma obra

yeah

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Mai 24, 2016 9:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

lemoraes escreveu:
Ola Pessoal !

Pra arquitetura o ideal é uma super grande angular tilt shift e uma camera full frame.

Não sendo possível, compre a lente mais aberta que puder ou até mesmo uma fish eye e corrija depois no PS yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.