Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 19
Enviada:
Ter Abr 07, 2015 12:44 pm
Vivian Maier, (1 Fevereiro de 1926 / 21 Abril de 2009) uma das maiores fotografas de rua, que veio a ser conhecida por acaso, registrou com sucesso a interação entre o individuo e a cidade, lugares como New York e Chicago, nos anos 50 e 70. Foi uma pessoa reservada que praticamente não compartilhava suas fotos com outras pessoas. Ela deixou para trás, apos sua morte em 2009, centenas de rolos de filmes, quase todos feitos com uma câmera de filme Rolleiflex, que so recentemente foram descobertos.
Vivian Maier
Ainda é pouco conhecido sobre sua vida, o que se sabe é que ela nasceu em New York em 1926 e trabalhou como babá para uma familia na costa norte de Chicago durante a década de 1950 e 60. Nao teve filhos e os que cuidaram dela ate o dia de sua morte foram as crianças que ela ajudou a criar quando era a babá.
A descoberta das fotos feitas por Vivian ressoou através do mundo da fotografia, sites e blogs dedicados ao seu trabalho tem atraído considerável atenção e comentários ( e o DigiForum nao poderia ficar sem homenagear esta grande fotografa).
Mostras bem sucedidas tem sido ainda montadas em toda a Europa e os Estados Unidos. Saíram matérias sobre seus trabalhos no New York Times, NPR, Republica La, Revista Time, The Wall street journal, The Independent, The Guardian, da CBS News, do Smithsonian, entre outros varios. Teve destaque em dois livros, "Vivian Maier, fotografia de rua", lançado em Novembro de 2011, e "Vivian Maier: Out of the shadows", lançado em Setembro de 2012. tambem teve um documentário longa metragem sobre sua vida e a descoberta de suas obras intitulado "Finding Vivian Maier".
Tudo começou quando John Maloof, arrematou, num leilão, um armário que continha em seu interior centenas de rolos de filmes negativos que nao tinham sidos revelados ate então. Quando abriu as caixas se deparou com aqueles rolos de filmes, algumas maquinas fotográficas alem de poucos pertences pessoais, como chapéus, poucas roupas e sapatos.
Viviam tinha um sotaque francês. De acordo com uma certidão de nascimento, encontrada por Maloof entre as coisas pessoais dela, Vivian Dorothea Maier nasceu em New York em 1 de Janeiro de 1926, filha de Maria Jaussaud Maier, uma francesa, e Charles Maier, um austríaco. Durante sua vida tirou mais de 150.000 fotos, principalmente de pessoas e tambem de arquiteturas de NY, Chicago e Los Angeles, assim como tambem diversos lugares ao redor do mundo.
Vivian Maier faleceu em 21 de Abril, 2009 (aos 83 anos) em
Chicago, Illinois, U.S, deixando um vasto arquivo fotográfico para motivar as novas gerações, amantes da fotografia.
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Março de 2016
Mensagens: 1
Enviada:
Sex Out 14, 2016 4:34 pm
Me intriga o fato dos filmes ficarem sem revelar porque todo fotógrafo quer ver as fotos que fez.
Admiro demais os registros que ela fez, com muita sensibilidade e fugindo totalmente do óbvio.
Sou ã incondicional.
Registrado em: Domingo, 5 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5154
Localização: Estados Unidos - USA
Staff DigiForum
Enviada:
Seg Out 17, 2016 3:23 pm
fatimafuscafotos, Capotyra, Realmente as fotos de Vivian Maier sao fontes de inspiraçao para muitos fotografos, inclusive para mim.
Suas imagens falam por si proprio contando uma historia a cada registro.