DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 tutorial para mudança de fundo - photoshop

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Fernando Menna Barreto
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004
Mensagens: 2059
Localização: São Paulo

 


MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 5:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom pessoal, postei essa dica lá na sala do clube Nikon, mas esse é um foruym democrático. Então, resolvi abrir o tópico, para que todos possam ter acesso e, claro, opinar a respeito.

Trata-se de um passo-a-passo que explica aos iniciantes como fazer para sobrepor imagens, usando photoshop, de uma forma bem suave e natural. Montei a liçãozinha a partir de uma série de dicas que fui pegando na internet e em livros, e fiz algumas adaptações que achei interessantes. No final, postarei uma foto, para exemplificar o trabalho.

Todas as críticas e correções serão bem vindas. Vamos lá:


Citação:
Tutorial de montagem básica em Photoshop (cs2), para mudança de fundo de imagem (são vários passos, mas depois que a gente faz duas ou três vezes começa a ficar mais fácil):

1.- Abra a imagem da qual pretende extrair o fundo. Vá para o menu filter e selecione extract.

2.- Ao abrir a caixa de diálogo extract, selecione a ferramenta edge highlighter (é a primeira na barra de ferramentas, parecida com um marca-texto), utilizando-a para contornar o objeto que pretende remover. O traço em volta da seleção aparece verde, e deve ficar metade para dentro da figura e metade para fora. Aqui, uma dica: nas áreas muito irregulares (cabelo, penas, pelos, etc.) utilize uma ponta mais grossa, e naquelas com contornos mais definidos marque com ponta fina (nessa aí da arara, eu usei ponta 20 no bico, e 30 nas penas arrepiadas). Você pode mudar a espessura da ponta enquanto trabalha, pressionando as teclas de colchete: esquerdo dimunui, direito aumenta. Para esse tipo de contorno ou trabalhos mais delicados, amplio a imagem, para perceber melhor as irregularidades, e utilizo uma mesa digitalizadora wacon, mas dá pra fazer com o mouse.

3.- Depois que a aresta estiver feita, com a imagem inteira contornada (não podem haver falhas no traço, e não precisa contornar nas margens da fotografia), selecione a ferramenta fill (um baldinho de tinta, logo abaixo da caneta que vc está usando), e clique dentro da área contornada. Ela deve ficar toda azulada, e serve pra indicar ao photoshop qual parte da imagem será aproveitada. Se o azul "vazar" para fora do seu contorno, significa que existe alguma área de escape. Pressione então control Z para desfazer, selecione a edge highlighter novamente e corrija a parte do contorno que está falha. Use novamente a ferramenta de preenchimento fill. Se agora deu certo, você pode pressionar o botão preview na janela extract, para pré-visualizar seu trabalho.

4.- Você vai notar que em alguns pontos o contorno não parece definido, havendo áreas de falha, regiões pontilhadas, e pedaços da imagem "comidos". Se tais defeitos forem muito grandes, volte ao passo de contornar a figura, e corrija o traço naqueles pontos com as ferramentas edge e borracha. Se tais falhas forem pequenas, não muito exageradas, pode prosseguir, porque iremos corrigí-las lá na frente, de uma forma muito simples.

5.- Terminado o trabalho, pressione enter, e seu recorte aparecerá na tela principal do photoshop. Aqueles defeitos que eventualmente aparecem (dropouts, áreas falhas na imagem, etc.), podem ser corrigidos ou pelo menos bastante minimizados duplicando-se a camada. Pressione control J para duplicar uma vez, e veja que os contronos melhoram significativamente. Em seguida, pressione control E para mesclar as camadas. Se ainda persistirem muitos defeitos no contorno, vc pode fazer o controlJ + controlE mais uma vez.

6.- Eventualmente, ainda restarão alguns dropouts e pontos falhos, que serão corrigidos da seguinte forma: selecione a ferramenta history brush, e aplique nas partes que deseja corrigir. Verá que, como esta é uma ferramenta de desfazer, ela vai restaurando os contornos originais. Em áreas de baixa definição (pontos do contorno sem foco, por exemplo, ou de cores que se confundem com o fundo antigo) eu costumo selecionar o contorno inteiro, naquele pedaço, e deixo uma sobra do fundo antigo, para perceber melhor onde estão os limites entre imagem principal x fundo indesejável. Depois, é só apagar as sobras com a ferramenta borracha. Mais uma vez ressalto que a mesa digitalizadora facilita muito esse trabalho, mas já tentei com o mouse e dá certinho.

7.- Terminado esse trabalho, é hora de aperfeiçoar os contornos da imagem, para que ela se ajuste sem aberrações ao novo fundo. Normalmente, os recortes ficam muito evidentes porque o contorno é bruto, repentino, e faz com que a imagem se destaque muito do todo, após a montagem. O que eu faço: com muito cuidado, usando uma transparência bastante elevada, seleciono a ferramenta blur e passo sobre toda a borda da imagem, dando um leve desfoque às arestas duras do contorno feito. Isso ajuda a suavizar a inserção do objeto no fundo novo, ajustando-se mais naturalmente.

8.- Agora, é hora de abrir a foto que se deseja usar como segundo plano. Dê a ela o tratamento que desejar, retire aquilo que não interessa, e depois arraste-a para cima do seu contorno. Com isso, você poderá continuar trabalhando com a history brush e a borracha sobre seu contorno, agora com o fundo definitivo, onde poderão aparecer defeitos que seriam impossíveis de enxergar, sem o fundo. Ao fazer essa operação, a imagem nova esconderá a outra. Corrija essa posição na paleta layers (canto inferior direito da tela principal do ps), clicando e arrastando as camadas para posicioná-las na ordem certa (recorte por cima, imagem de segundo plano por baixo).

9.- Note que seu recorte aparece sobre a outra foto, e você poderá posicioná-lo da melhor forma, simplesmente arrastando pra lá e pra cá. Pode ser que aqui, com as cores do novo fundo, apareçam defeitos que antes não eram visíveis em seu recorte. Basta usar history brush e borrecha para acertar o problema.

10.- Para evitar problemas de dimensão, procuro sempre acertar o tamanho das imagens a serem utilizadas antes de qualquer coisa, porque se forem de tamanhos diferentes haverá desproporção entre os dois planos. Mas, se você usou tamanhos distintos, ou acha que estão desproporcionais, você pode acertar isso usando a ferramenta crop na imagem de segundo plano. Selecione-a na paleta layers e faça o recorte necessário, deixando tudo proporcional.

11.- Nesse ponto, pode surgir um novo percalço: descompasso entre as cores do fundo e aquelas constantes no objeto recortado. Essa diferença acontece por n fatores envolvendo as fotografias, dentre eles o tipo diferente de luz utilizada no momento da captação das imagens. Para deixar tudo uniforme - e portanto realista - utilize os filtros embutidos no photoshop. Observe que lá embaixo da paleta layers existem diversos ícones. Após ativar a camada do objeto recortado, selecione o menu pop up adjustment layer ( é o quarto ícone, representado por um círculo metade pintado e metade vazio). No menu pop up que aparece, selecione photo filter, e brinque com os filtros que o ps oferece para reproduzir os efeitos dos filtros reais, que eram largamente utilizados nos tempos do filme. Com isso, você vai achar algum que aproxime as tonalidades de ambas as imagens, tornando-as gêmeas.

12.- Aqui, seu trabalho está praticamente pronto. A esta altura, você deverá salvá-lo como imagem do photoshop, caso queira preservar as camadas para edição futura. Salve o arquivo dessa forma, feche-o e abra novamente. Esse procedimento é necessário porque precisamos de uma cópia em jpeg dele, com a fusão total entre as imagens utilizadas. Após abrí-lo novamente, slecione salvar como, dê um nome diferente e marque imagem em jpeg, para salvar a cópia.

13.- Isto feito, abra a cópia em jpeg. Observe que na paleta layers já não aparecem as duas camadas, indicando que houve a completa mistura das imagens. Agora, ampliando a área de contorno do objeto sobreposto, examine cuidadosamente à procura de defeitos, que podem ser na forma de duplicidade de contorno, pequenas sobras do fundo antigo, serrilhado digital, etc. Conserte esses detalhes com a ferramenta clone stamp, usada de forma moderada e com bom senso.

Pronto, trabalho efetuado!
Observo que esse passo-a-passo não é invenção minha, mas sim uma coletânea de diversas informações que fui colhendo internet a fora, e também em livros. Fiz a descrição de forma bastante minuciosa e simplificada de propósito (me desculpem os especialistas), para que todo mundo consiga fazer, mesmo quem não tenha experiência em photoshop.

Espero que tenha ajudado, e aguardo aqui os resultados das experiências.



Exemplo de um trabalho feito empregando a técnica:

Antes:




Image


Depois:




Image

evandrocaldeira
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Março de 2007
Mensagens: 687
Localização: Belo Horizonte

 


MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 9:46 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fiz isso uma vez mas acho que pelo seu tutorial o resultado seria melhor. Vou testar isso depois! yeah

vmbm
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas5

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Março de 2008
Mensagens: 673
Localização: SP,SãoPaulo

 


MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 11:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fernando Menna Barreto, Caramba gostei dessa técnica vou começar a usar nas minhas fotos
valeu pelas dicas =D>

Fernando Menna Barreto
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2004
Mensagens: 2059
Localização: São Paulo

 


MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 1:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

evandrocaldeira, vmbm, postem aqui depois, pra gente ver.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18056
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Mar 06, 2008 2:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Show! yeah

Muito bom pra fusão de modelos, o recorte de cabelo é muito complicado.

Rostev
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 31 de Julho de 2006
Mensagens: 5147
Localização: Cruzeiro/SP Vale Foto Clube

 


MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 10:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse tutorial ficou ótimo.
Existem recortes que se não forem feitos de uma maneira mais trabalhada ficam uma verdadeira porcaria, jogando todo o tempo de trabalho no lixo.

Ajudou muito Fernando!!! yeah

_________________


aeroramon
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 1771
Localização: São Vicente - SP

 


MensagemEnviada: Qui Mai 31, 2012 4:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boooooo!!!! belo trabalho.

vilela
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 11 de Julho de 2007
Mensagens: 6187
Localização: Plano piloto End: Capital da invasão Cidade: Brasília - D F _______________________ posso ajudar ???
Vendedor 1 Estrela

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qui Mai 31, 2012 11:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aeroramon escreveu:
Muito boooooo!!!! belo trabalho.


essa voce tirou do fundo do baú hem, afffffff.

haoheng
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020
Mensagens: 1

 


MensagemEnviada: Seg Fev 24, 2020 6:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E para quem trabalha com manipulação e edição de imagens, a mesa digitalizadora agiliza e dá mais naturalidade às edições de máscaras, seleções, retoques e pintura.

Eu trabalho sobretudo em edição de fotografia (photoshop - como hobbie, nada profissional) e alguma edição de imagens em movimento (premiere e after effects).

Eu tenho uma mesa digitalizadora XP-Pen Star G640 e tenho gostado bastante.

A ergonomia é excelente, visto que é como usar uma caneta. Também não cansa muito o braço, porque é pequena, logo não precisas mexer muito a mão. A fluidez dos movimentos também é muito melhor que com o rato, visto que não andas a arrastar um "bloco" pela mesa.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher