DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 A quarentena, os fóruns e como o mundo mudou em 15 anos

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

imfernandes
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Mai 11, 2020 9:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Era 2006.
Eu tinha um ano de formado em psicologia e seguia, desde 2001 buscando conhecimentos em fotografia. Já havia perambulado por outros cantos, mas foi o Digiforum quem me "formou". Aconteceu aqui, e em outros fóruns também, para não ser injusto, uma reunião de fotógrafos que vinham do filme com a galera que nascia no digital. Um ajudava o outro. A internet era mais romântica e parecia haver mais tempo para leituras. Era bem comum encontrar o pessoal lendo páginas e mais páginas para se atualizar com o assunto que estava sendo debatido lá na última.

Nunca tive a pretensão de ser fotógrafo profissional. De imediato ao término da graduação já emendei na pós. Queria lecionar para graduandos e tal.

As redes sociais eram algo que não resolvia muito o problema do fotógrafo e o Flickr era o que havia de melhor e mais moderno para nós expormos a arte.

Passados exatos 14 anos, vez por outra venho aqui como quem visita a antiga cidade onde cresceu. Já não há mais os velhos conhecidos, a cidade parece mesmo fantasma. Mas venho para dar aquela olhada e, claro, cultivar a esperança de que a vida ressurge.

Mas fora toda a poética da coisa, o formato de fórum não combina mais com o mundo rápido que se formou após essa época. As coisas tem que ter identificação imediata, clickbait e suas "manchetes" na maioria das vezes melhores que o conteúdo, vídeos até 60 segundos... Quem nessa velocidade se interessaria pela paciência que um fórum exige?

Mas aí um vírus força a parada (como sou carioca, parada aqui tem duplo significado).

O COVID-19, querendo ou não, nos deixou mais tempo em casa. Se não totalmente para alguns, certamente mais horas.

Pipocaram centenas de vídeos de ideias criativas para fotografar na quarentena. Hashtags (na época nem usávamos esses termos) e novos perfis de, ora veja, Instagram nos convocavam a não largar a câmera.
Lives diárias de pessoas que se tornaram referência na fotografia, e que também estudavam e ensinavam aqui! Os encontros passaram a ser iminentemente virtuais.

Fiquei de repente curioso. Não seria um momento ímpar de voltar aqui. Debater por aqui, reativar nossa velha "cidade" da foto?

O Facebook ficou intransponível, o Instagram não tem dinâmica de conversas, redes como o 500px, belíssima por sinal, tão pouco.

Não temos, pelo menos pelo período pandêmico, um pouco mais de tempo para ler mais?

Eu me tornei no meio disso, fotógrafo e professor de fotografia, vejam só!
Como muitos aqui, portanto, tenho trabalhado virtualmente talvez até mais que presencialmente. Mas há, a gente sabe que há algum tempo.

A pergunta é, há nesse momento uma brecha no espaço/tempo para uma volta ao modelo de fórum?

Grande abraço a todos!!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior