DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [ Artigo ] descubra tudo sobre Flash

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Leonardo_Freire
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 8:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vejo muitas pessoas com duvidas sobre flash e como utilizá-lo.

Então resolvi fazer este artigo pra tentar explicar um pouco de como funciona um flash.

Primeiro gostaria de falar de uma coisa bastante importante em um flash, o NUMERO GUIA “ NG “ ele é quem indica a potencia que o flash tem, e com ele que partimos pra vários cálculos de corte de potencia “ isso mesmo o flash nunca passa da potencia do numero guia, ele sempre trabalha cortando essa potencia.

Outro tabu interessante de ser quebrado é a velocidade, o flash SEMPRE trabalha na velocidade e Sincronismo, o que significa dizer que a velocidade não influencia na potencia do flash “ vou falar mais a frente “

Flashes trabalham fazendo uma relação entre sua potencia / distancia = abertura, analisando o calculo a potencia dividida pela distancia do objeto a ser iluminado tem como resultado a mínima abertura necessária pra que o Sensor consiga captar o flash em 100%.

Obs: isso em Iso 100 ‘ aumentando o iso ganha-se 1 stop na abertura pra cada stop de iso

Vamos a um exemplo:

Tenho um flash com NG “ numero Guia “ 50
Quero fotografar uma pessoa a 10 metros
Estou usando iso 100 “ base “

Pelo calculo terei que no mínimo a abertura F/5 pra que o flash seja captado pelo meu sensor se usar qualquer abertura menor que isso o flash não será captado de forma correta pelo meu sensor, e se usar qualquer abertura maior que isso “ exemplo F2.8 “ o flash ira CORTAR sua potencia pra super expor o objeto

Pra que saber tudo isso se meu flash é TTL e faz tudo pra mim ?

Simples o flash vai ajustar o corte de potencia pra abertura ESCOLHIDA POR VC pra distancia captada pelo Sensor!!!!

Lembrando que ele sempre trabalha cortando potencia e nunca colocando. Então em um caso desse ai, vc deve saber que mesmo com TTL seu flash não seria aproveitado 100% se vc escolher uma abertura menor que f/5 “ exemplo acima “, já que ele estaria trabalhando no maximo de potencia.

Como falei antes o flash trabalha na velocidade de sincronismo, então tudo falado acima esta na velocidade máxima de sync da câmera “ cânon digitais 1/200 nikon 1/500 ‘ com isso vc ilumina de forma correta o objeto em questão. Porem dependendo da luz ambiente somente o objeto, porque ?

O flash não tem nada haver com a fotometria do ambiente, são 2 coisas diferentes, quando usamos flash temos 2 fotometrias, uma feita pelo 1º plano “ o que será iluminado pelo flash “ todo o processo que falei acima “ e temos a fotometria ambiente, então quando queremos captar o ambiente devemos fazer primeiro o 1º passo “ calcular o flash “ e depois somente com a velocidade fotometrar o segundo plano “ podemos usar a abertura também, desde que não utilizemos uma abertura menor do que a permitida no calculo acima. Senão vc capta o ambiente e não aproveita o flash no 1º plano

Quando tentamos “ fleshar “ o 1º plano e preservar o ambiente, nesse ponto o flash passa a ser chamado de flash de preenchimento.

Acho que isso é o mais importante, saber até a onde entra o flash e como usa-lo, resolvi fazer o artigo, pois vejo uma grande dificuldade das pessoas em usar o flash, muitas vezes por não saber usar corretamente, e outras vezes usando porem de forma errada.

Se alguém tiver duvidas ou quiser acrescentar algo e até mesmo corrigir algo e só falar

[]’s
Leo

celso larrossa
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 11:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só uma observação, Leo.
O flash trabalha com tempo de duração de disparo, que em alguns caso varia de 800 avos de segundo, algo como 0,00125 segundo até 50000 avos de segundo, aproximadamente 0,00002 segundo seu disparo utiliza sempre a máxima potência da luz, variando somente o tempo de duração.
Se estivermos usando um flash manual, o cálculo com o NG pela distância indicará o diafragma a ser regulado, para cada distância.
No flash automático, este efeito será melhor observado em modelos profissionais, como Sunpak, Metz e outro, podes fazer fotos em várias distâncias com o mesmo diafragma, com a mesma qualidade.
De modo geral estes flash tem escalas de exposição com regulagens como; de 0,50 m até 4,50 m f=11, de 0,50 m até 8,00 f=8, de 0,75 até 11,00 m f=5,6, situações estas calculadas para ISO 100, variando estas regulagens podemos perceber as diferentes durações dos disparos, com estas variações também se pode deixar o 2º plano mais ou menos claro.
Já deves ter observado que fotografando junto com uma equipe de vídeo, normalmente a iluminação do deles não interfere na tua foto, uma lâmpada de 1000 wats qdo aparece na foto, mais parece um vela.

Leonardo_Freire
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 12:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

celso larrossa, tentei direcionar mais o artigo pros flahs deticados que costumacons combrar atualmente " os canons EXs , SBs, sigmas "

mais valew pelo adeno

[]'s
leo

celso larrossa
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2005 12:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mas o princípio de funcionamento é o mesmo, só que estes flash se adequam melhor a deixar o 2º plano mais claro.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2005 3:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belza de artigo léo. TAva devendo né?

Eu sou fã de flash e quando alguém vem pra mim dizendo que foto com flash não presta eu digo que ele não sabe usar o flash, como vc citou acima.

O que o celso disse realmente acontece léo.

A velocidade de sincronismo não é fixa, e sim o limite, por exemplo o flash pode disparar com 1/60 mesmo que a velocidade de sincronismo seja de 1/500. Usando essa regra e uma abertura maior o 2o plano ficará melhor iluminado que 1/500 na mesma abertura.

Alguns flash's mais modernos fazem um balanço e tomam o 2o plano também, dando uma devida importância, mas lembrem-se, tudo que é automático pode ser melhorado quando for feito de forma manual.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2006 1:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Movendo para a Sala Especial
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras