DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 É proibido tirar fotos dentro de shopping?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 11:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mas será que não é obrigatório por uma placa?

adrbini
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 6:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

verdade.
será que nao é obrigação colocar uma placa alertando tal proibição?

se eles avisam, com plaquinhas, até que nao se pode pisar na grama, qual o problema de alertar a proibição da foto também?
pouparia-nos de situações desconfortáveis!

té mais.
=]

Katinha
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 7:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nossa, aqui em Salvador isso acontece direto. Já fui barrada três vezes, em locais diferentes. Uma vez eu tentei fotografar um prédio da polícia, ou do exército, não sei exatamente o que era, mas era um prédio muito bonito. Aí chegou um cara todo fardado, armado, mal humorado e disse que era proibido tirar fotos do local.

Será que eu tenho cara de terrorrista, ou de espiã??? Think

Outra vez foi na marina, onde tem muitos barcos, etc. Aí me perguntaram por que eu queria tirar fotos. Eu disse com a maior naturalidade "por hobbie, ué". E o cara me olhou como se eu fosse um ser extraterrestre. Parecia que ele nunca tinha ouvido falar que fotografia é também um hobbie.

henriquesp
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 9:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem, eu vejo como situações bem diferentes, tirar fotos de fachadas (de shoppings, predios militares, etc) ou tirar fotos do interior dos predios. Como jah falaram, os prédios sao privados e portanto, acho q eles tem direito de fazer o q querem mesmo. E não acho q seja obrigação deles colocar placa de nada, afinal ninguém pode alegar falta de conhecimento sobre uma lei qdo é flagrado descumprindo-a.

Agora, proibir de tirar fotos de fachadas, estando a pessoa em local publico, sendo q a fachada é uma imagem publica (se é fachada, é passível de visualizacao por quaisquer pessoas) é de lascar. E mesmo o pessoal administrativo que proibe tirar fotos em museus e praças publicas. Brick wall Brick wall Os lugares sao mantidos por impostos e o povo nao pode nem tirar fotos nao invasivas (sem flash). O f*&% é querer bater boca com segurança de 2x2 metros q vao logo te botando pra fora "educadamente".

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 10:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu ainda tenho esperança que um advogado apareça aqui e cite leis. rs

Abraços

SYD BARRET
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 11:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

olha, como vc me pediu, estou tentando dar uma brevíssima explicação sobre esse assunto. é um assunto cabeludo que dá para escrever uma obra de vários volumes. para ser sintético, os bens públicos estão elencados no artigo 99 do Código Civil. esses lá descritos seriam públicos. mesmos esses não têm acesso irrestrito, porque podem ser de uma repartição pública e a administração dela pode restringir o acesso a alguns locais. em regra, os shoppings, por exclusão, são propriedades particulares. as pessoas têm acesso porque o(s) seu(s) proprietário(s) permite(m). nada impede que eles cobrem taxa para entrar, por exemplo, pois são donos de uma propriedade privada, tal como num clube, por ex.. o direito de propriedade também está expresso na constituição federal (incisos, XXIV, XXII, XXV, XXVI do artigo 5º) tal como o direito de ir e vir e outros direitos e garantias individuais expressos no mencionado artigo 5º da carta magna e outros espalhados por elas. pode o shopping, por ex, cobrar tarifa do seu estacionamento ou não. fica a critério deles. o que eles não podem é franquear a entrada para o público em geral (como é inerente aos estabelecimentos comerciais) e proibir alguém de entrar por motivos de raça, cor, sexo, religião, etc.. no caso vc foi proibido de fotografar, só que não foi dado o motivo. mas de modo geral, respeitando os direitos do cidadão (já que o lugar está aberto ao público, mas é particular) eles podem, a meu ver, fazer certas restrições ao acesso com máquinas fotograficas, de filmar, etc, alegando, por ex, questões de segurança. isso tudo, desde que não contrarie a Constituição ou outra lei específica que por acaso exista e eu desconheça. mas olha, direito não é ciência exata. se em uma ação for alegado direito constitucional, quem dará a última palavra é o STF. muitos casos são decididos por um voto: 6X5 (isso parece futebol, mas não tem decisão em pênaltis) e a composição do órgão supremo tem mudado muito, alterando sobremodo o panorama jurídico do país em certos assuntos. espero que tenha dado uma luz. tentei resumir sem complicar, mas muito pode ser falado sobre o assunto. milhares de pontos pode ser alegados, direitos, teses. os juízes muitas vezes baseiam os seus julgamentos em princípios do direito, pois não há lei prevendo todas as situações que possam aparecer. os princípios, no direito, não raro, são mais importantes que as leis. espero ter melhorado algo... abração...

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 06, 2006 12:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

SYD BARRET, melhorou muito para mim. Todas as minhas dúvidas desapareceram! Muito obrigado por explicar pra gente aqui!

Só vou explicar porque eu queria que você falasse isso aqui e não por MP: para todo mundo saber o que acontece, talvez as minhas dúvidas também fossem as dúvidas de outra pessoa.

Valeu aí Sid, brigadão mesmo, Deus lhe pague e um abraço

caronte
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Jul 06, 2006 1:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tem-se que se levar em consideração uma coisa...
Qualquer espaço comercial é um espaço privado, porém aberto para que o publico o frequente, mesmo assim ele não deixa de ser um espaço privado.

Todo o comercio tem sua identidade visual - estou falando da marca, estrutura da loja, localização, essas coisas..., como o dono da loja nunca sabe onde o fotografo vai vincular a imagem ou o que ele fará com ela (caso venda a foto) a loja corre o risco de ter sua marca exposta indevidamente, o que normalmente prejudicaria a sua imagem.

Em shoppings, normalmente, é liberado fotos nos pontos considerados turisticos, tipo a praça do shopping, ou no periodo denatal tirar fotos com os anoes, mas isto não está em lei, é o shopping quem ldá essa liberdade para seus clientes.

Qualquer estabelecimento comercial, deve ser encarado como um modelo, ou seja, tu nao vais vincular a imagem de um modelo sem antes ter a autorização por escrito descrevendo o local onde a imagem irá circular e a propaganda a qual ela fará parte.

se pensarmos bem, qualquer coisa que leve uma marca ou imagem de um produto que tu queria e precisa tirar fotos, você deve ter permissão.
Ex.: Uma loja de informatica precisa tirar fotos de seus produtos para fazer um encarte, o ideal seria a loja enviar um pedido para a fabricante liberando o uso da imagem do produto, deste modo a loja teria a permissão para o uso das imagens em propagandas publicitárias, a mesma coisa com supermercados e assim por diante já que o uso dessas imagens não autorizadas podem acarretar processos perante a justiça brasileira, mas claro, nada disso é obedecido.

mas a questão das lojas é essa, não se pode tirar fotos sem a permissão do dono:
1º para ele nao ter a imagem usada de modo incorreto (caso o fotografo venda para meios de divulgação)
2º para não ter o esquema de segurança mapeado, caso seja um bandido tirando as fotos do estabelecimento, somente para ter o esquema de segurança e assim poder fazer o assalto.

bem, espero que tenha tirado algumas de tuas duvidas...

t+

Porpetones
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 7:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

é eu também faço direito e como shopping é um estabelecimento privado aberto ao público cabe ao dono do sopping incorporar suas regras para dentro deste, sendo assim se não é permitido, realmente não é permitido hehe
abraços

Marcos Correa Rabbi
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 11:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Além de fazer propaganda gratúita para as lojas e Shoppings nestes tipos de fotos. Ainda podemos ser sancionados!!!!!!

Esse BRASIL aunda vai para a frente!!!!!!!! lol lol lol

=D> =D> =D> =D>

tiovinter
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 25, 2006 4:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

seymor escreveu:
Nunca tive problemas pra fotografar no Iguatemi, ou no Galleria, em Campinas...

E sempre vi gente fotografando no Parque D. Pedro, mas com câmera compacta, alguém no primeiro plano e o shopping ao fundo, ou de peças em exposição pública, nunca de vitrines e fachadas.

Como já disseram, shopping é propriedade privada de acesso público, portanto vale o seu direito à privacidade.

Você é de Campinas?
Eu tenho várias fotos do Shopping D. Pedro (nada interessantes, estava indo comprar um celular e acabei fotografando alguns objetos), Iguatemi também e até hoje nunca tive sequer, nenhum problema também.

Porém, eu não fotografo lojas, produtos, em si a estrutura.
Um abraço!

hillbilycat
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 6:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ta bem explicado pelos nossos advogados foristas. yeah
eu sempre peço em todos os lugares e para as pessoas que fotografo.
Liguei essa semana pra marcar de tirar fotos de cima da torre da tv bandeirantes (São Paulo).
Com educação se resolve quase tudo.

;]

JOAGOSTINI
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Jul 28, 2006 2:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Correa Rabbi escreveu:
Além de fazer propaganda gratúita para as lojas e Shoppings nestes tipos de fotos. Ainda podemos ser sancionados!!!!!!

Esse BRASIL aunda vai para a frente!!!!!!!! lol lol lol

=D> =D> =D> =D>

Olha, isso tá mais para preconceito do que para a verdade... Shame on you Mr. Green . No mundo inteiro é assim. Hoje, como tudo é comércio, é necessário pedir autorização para quase tudo. Dependo do motivo do por quê se está tirando a foto, você não só tem que pedir autorização, mas pagar para usar a foto, mesmo de lugares públicos, desde que envolva algo além do equipamento social que lá está. Exemplo, se eu fotografar um mendingo sob uma árvore em uma praça qualquer, e se a foto for para ilustrar um artigo ou capítulo de um livro didático que será vendido, eu sou obrigado a pegar uma declaração de autorização do mendingo e, se ele exigir, terei que pagá-lo, desde que eu concorde com o preço. Mesmo que a foto dele seja uma entre 500 ou 600 (quantidade normal de imagens de um livro didático). Como vês, a questão vai longe, muito longe.[/b]
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.