DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 IMPORTANTE: O que é pirataria? O que pode ou não aqui.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2004
Mensagens: 11276
Localização: São Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Ter Dez 05, 2006 11:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros amigos de Digiforum,

Atualmente temos verificado com mais afinco e tolerado cada vez menos posts relativos a pirataria.

Devido à falta de compreensão dos usuários sobre essa parte da regra e o constante descumprimento da mesma, estamos com zero de tolerância a respeito disso. Posts serão editados, usuários advertidos e caso sejam reincidentes, punidos com suspensão ou até mesmo banimento.

Portanto, com intuito de auxiliar a todos os usuários, lá vem um longo post que recomendo a TODOS a leitura integral. Aos preguiçosos, a primeira parte contém o essencial, o que pode fazer ou não por aqui, o que é considerado pirataria ou não. Porém, as demais partes vão explicar a razão de termos uma postura tão rigída, e principalmente, os riscos que os usuários correm ao se exporem com relação a esse assunto.

PIRATARIA - O que é? O que não é? O que não é aceito no Digifórum?

Primeiro, por definição, PIRATARIA no nosso entendimento é:

- Cópia não autorizada de imagem, vídeo (sejam seriados, programas diversos de TV, filmes ou outros), aúdio, programas (inclusos utilitários, sistemas operacionais, jogos), livros (e-books inclusos) e tudo que tenha direitos de cópia ou direitos de reprodução reservados.

- Legendas são consideradas pirataria por fazerem uso de propriedade intelectual para basear uma nova obra. Esse assunto é controverso, porém, existem precedentes abertos como o caso do site LostBrasil que APENAS fornecia legendas e foi ameaçado de processo pela ADEPI (Associação de Defesa de da Propriedade Intelectual), conforme pode ser verificado clicando aqui.

- Por cópia, se entende tanto cópia para uso pessoal, como para distribuição e/ou venda.

- Por cópia, se entende também baixar esses conteúdos na internet.

- Por cópia, se entende o usuário divulgar de forma direta ou indireta que tem esse conteúdo de forma ilegal... Em geral, declarar que tem o conteúdo pois baixou no I-ASNO é um claro exemplo de cópia não autorizada.

- Por distribuição, entendemos que além de oferecer diretamente o conteúdo, está incluído também oferecer indiretamente o conteúdo através do fórum (eu tenho, me mande MP.... quem quiser, fale comigo... olha aqui, tá rodando na minha máquina, quem quiser mais informações me fala... ), requisitar direta ou indiretamente esse conteúdo através do fórum (tenho interesse na versão alternativa... como pegar o crack? qual o número de série?, etc...)

- Por oferecer de modo indireto, entendemos também que os diversos "disfarces" (o motoboy tá trazendo a XX KB, tem no "nome do programa ou site", olha no "nome do programa ou site", use "nome do programa ou site", etc..) não são toleráveis.

- Abandonware (software ou conteúdo que não é mais distribuido por determinado tempo) NÃO EXISTE e continua sendo considerado pirataria.

- Dizer que se pode ter o conteúdo por 24 horas para decidir se quer comprar e que é legal desde que apague em até 24 horas também NÃO EXISTE e é ilegal.

(sobre os dois últimos items, a quem interessar: http://www.siia.net/piracy/pubs/statement_24hour.pdf#search=%22download%20is%20legal%20if%20deleted%20after%2024%20hours%22 )

E também definimos o que NÃO É pirataria no nosso entendimento:

- Cópia e distribuição GRATUITA de programas Freeware.
- Cópia e distribuição GRATUITA de programas Shareware desde que seja a versão Shareware e não a versão completa.
- Cópia e distribuição GRATUITA de software sob os termos da licensa GPL, desde que observados os termos da mesma.

Note que eventualmente um fato novo pode vir à tona e isso poderá mudar, nesse caso, será amplamente divulgado nesse tópico.

Porque temos uma postura tão rígida a respeito de pirataria no Digifórum?

O Digiforum é um espaço dedicado principalmente à fotografia digital, à fotografia em geral e trocas de informação nesse sentido. Além disso, fornecemos salas de tópicos diversos (Sala Escura, Hardware, Software, etc...) para aumentar a integração e amizade entre os membros do Digiforum. Porém, nada que possa ameaçar o Digiforum dentro da sua proposta principal ou que possa ameaçar o funcionamento do mesmo é tolerado (daí as regras bem restritas com relação a pirataria, pornografia, nú, etc...).

No passado, grandes fórums e grandes sites foram processados justamente por permitir que esse tipo de informação fosse trocada, sendo que alguns ficaram fechados por algum tempo, outros nem voltaram à ativa.

O maior exemplo recente que podemos citar, o site LEGENDAZ que não está funcionando mais. O dono foi preso por no fórum do site fornecer justamente esse tipo de indicação e/ou comercialização... Confiram:

http://www.dpf.gov.br/DCS/noticias/2006/Outubro/161020066_opRS.htm

Citação:
O outro mandado foi cumprido no bairro do Rosarinho, onde reside o estudante universitário R.C.M., de 20 anos, que matinha o site www.legendaz.com.br.
O objetivo era baixar em seus arquivos produtos tais como filmes e séries estrangeiros que ainda não eram exibidos no Brasil, jogos, músicas, software aplicativos, reproduzindo conseqüentemente em CDs e DVDs onde eram comercializados por meio dos usuários da rede mundial de internet.


Além disso, também devemos notar que TODO O CONTEÚDO DO FÓRUM é analisado pelo google, que armazena em cachê as páginas, além de outros sites como o Internet Wayback Machine. É um arquivo vivo de provas contra o usuário que se expõe, e não se enganem achando que nada acontece... Portanto, também é uma forma de proteger vocês. Mais detalhes na seção abaixo.

Que riscos correm os usuários que estão se expondo com relação a pirataria?

Muita gente acredita que na Internet se pode tudo, que nada ocorrerá, que sempre sairá impune... Alguns, por se esconderem por trás de pseudônimos, outros por simplesmente acreditarem que nada pode ser feito. A realidade é bem distinta... Por mandado judicial, por exemplo, pode ser requisitado que o Digiforum forneça as informações do usuário, como por exemplo o endereço IP (endereço único que cada conexão na Internet tem) de quem colocou determinada mensagem. Com o endereço IP e um mandado, pode ser requisitado ao provedor, dono daquele endereço IP, que forneça a informação de quem estava utilizando aquele endereço em determinada data/hora...

Sei que muitos pensam: tá, e daí? nada acontece... Novamente, é um engano. Apesar das ocorrências serem poucas, existem sim casos de pessoas que foram processadas baseado justamente nisso, em pirataria, fornecimento de conteúdo pirata, etc... Vale notar que existem entidades responsáveis pelo monitoramento desse tipo de infração que são pagas pelas empresas lesadas, que colhem todo tipo de informação e processam as pessoas.

Vejam trechos da seguinte matéria do site G1, da Globo (clique no título para abrir a matéria original):

BRASILEIROS SÃO PROCESSADOS POR OFERECER MÚSICAS NA INTERNET

Pela primeira vez, 20 internautas do Brasil terão de responder na Justiça por disponibilizar músicas em redes de troca de arquivo
[...]
Por enquanto, os usuários que baixam arquivos ainda estão fora da mira das gravadoras: o alvo são os "uploaders", ou aqueles que disponibilizam conteúdo na internet sem o pagamento de direitos autorais a seus detentores.
[...]

Notem que hoje, os principais meios de se conseguir conteúdo pirata, contam que o usuário irá ajudar a distribuir para outros usuários, seja o conteúdo em questão ou todo o conteúdo do computador do usuário...

Além disso, lembrem-se: Por enquanto o alvo são aqueles que distribuem (e por isso, o Digiforum não pode permitir que se comece a distribuir links, informações de como baixar conteúdo ilegal, etc.... para não se tornar um alvo em potencial)... Mas no futuro os usuários também podem ser alvo de processo, e daí a importância de não se expor. Não existe consenso a respeito de se o usuário deve ser punido ou não, portanto, deve-se tomar extremo cuidado com relação a isso.

Espero que todos compreendam, colaborem e tomem os devidos cuidados para também não se expor de forma desnecessária. yeah

Diogo Sacramento
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas61

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 19 de Julho de 2005
Mensagens: 3252
Localização: São Paulo - Capital - ZN

 


MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2008 11:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori,

Parbéns pela iniciativa, o tópico não tá longo não, inclusive, tá bem interessante de se ler.

Abs,

Diogo yeah

LariDiva
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Mai de 2008
Mensagens: 3
Localização: Campinas/SP

 


MensagemEnviada: Qua Mai 14, 2008 10:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá,

Também gostei bastante da iniciativa.

Gostaria de saber como faço para registrar minhas fotos, para que, caso ocorra algum problema, eu tenha como provar que as fotos são minhas.

Obrigada,
Larissa Lisboa

peclat
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 1

 


MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2008 12:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também gostaria de saber o que a Larissa perguntou!

Grato,
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher