DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Qualidade da Imagem vs Densidade do sensor MP/cm²

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

heltonamaral
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 8:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal...

Já li alguns tópicos e artigos sobre os sensores das câmeras digitais e entendi que: quanto maior o sensor, menor a densidade MP/cm² e conseqüentemente melhor a qualidade da imagem gerada.
Tenho uma sony H9 com sensor de 32MP/cm² e acho qua as imagens geradas por ela são boas, principalmente as feitas com luz natural. Outro dia, uma amiga me pediu pra fazer as fotos do seu casamento. Fiz as fotos no interior da igreja com ISO 400 e as externas com ISO 100, estava um dia nublado e usei o flash incorporado da câmera em todas as fotos. Depois montei um fotolivro e o resultado foi muito bom, pelo menos muitos que viram o resultado impresso no fotolivro elogiaram as imagens.
Surgiu a oportunidade de adquirir uma SLR. Comecei a estudar as que se encontravam dentro de minhas condições e fiquei entre duas: Sony Alpha 200 com lente 18-70mm e a Nikon D40 com lente 18-55mm. Como a quantidade de megapixel está diretamente relacionada ao tamanho das impressões, e não pretendo imprimir outdoors, pergunto:

- A qualidade da imagem, nas mesmas condições, que vou obter com a Sony de 10MP e densidade de 2.7MP/cm² é inferior à Nikon de 6MP e densidade de 1.6MP/cm²? Nessa mudança, vou perceber sensívelmente a melhora na qualidade em relação à minha atual H9, tanto faz com uma o outra?

Agradeço desde já as opiniões a respeito.

figueira
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 8:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A densidade afeta fortemente quando você precisar aumentar o iso, mas densidade não é o único fator determinante na qualidade das fotos. Entre as duas, eu ficaria com a Nikon basicamente pelo conjunto e a possibilidade de lentes...

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2008 6:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não gostei de nenhuma compacta que peguei nas mãos até agora, pois sempre tem alguém que compra e quer uma ajuda para aprender a usar, mas sinceramente, todas são horríveis e a única que ainda acho rasoável com ISO 200 é a Finepix 6100, pois tem uma excelente nitidez, suas cores são ótimas, principalmente os tons de pele, os pontos negativos são que os controles não são rápidos, a nitidez em tele máxima é ruim e o ruído é hororozo.
Não dá pra comparar, vou te adiantar, não percam tempo fazendo esse tipo de comparação, pois Eu já duvidei da qualidade das Full Frame de um amigo do orkut e dancei, o cara tinha 3 Câmeras de 10MP, uma 1D MARK III, outra XTi e uma Nikon D80, Ele fez 3 fotos iguais com luz fluorescente, uma com cada câmera, mostrando o exif e depois fez um crop igual nas 3 e simplesmente não tem comparação, a 1D MARK III ganhou disparado. Se você ver as fotos tiradas por ele na igreja, sem flash, com uma lente 85/1.2L com abertura f1.9 você vai ficar de boca aberta. É isso aí, o cara me deixou DESB...DADO, matou a cobra e mostrou o ferrolho.
Se houver perda com relação a densidade, a rente trazemu no fotoshoping, he he. yeah

heltonamaral
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2008 8:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É pessoal, minha dúvida ainda continua...

A questão é saber se mudando para uma SLR como a Nikon D40 ou a Sony Alpha 200 vou obter um ganho considerável na qualidade das imagens em relação à minha Sony H9.

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 10:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

heltonamaral,
Embora as câmeras Nikon utilizem sensores fabricados pela Sony, as Nikon's são muito melhores que as Sony's, a Sony degrada a imagem e tem maior pixelização, mesmo tendo muitas vezes mais MP e quando se compara a uma compacta, nem se fala, pra ser sincero, aí dá de 1000 a 0, mas tudo depende do que se quer fazer. yeah

JAOS
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 2:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

heltonamaral,
Tenho uma H9 com teleconverter (grande angular e tele, que diga-se de passagem quero vender) e uma Nikon D80 com lente do Kit e uma 18-200 mm VR. Cara, não tem comparação, mesmo para alguém iniciante em fotografia (como eu), é perceptível a evolução. Além dos recursos limitados da H9, existe a questão das lentes.
Não tenha dúvida. Vá de SRL, mesmo que D40. yeah

heltonamaral
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 7:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ok, já decidi. Depois da confirmação de vocês não tenho mais dúvida, vou de Nikon, e como disse JAOS, mesmo sendo a D40.
Obrigado pelos comentários.
Abs.

heltonamaral
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 8:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ah! já ia esquecendo, tem mais uma pergunta.

A Nikon D40 tem ISO iniciando em 200. Isso não é um ponto negativo? Pois quanto menor o ISO mais limpa é a imagem...

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 9:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

heltonamaral,
ISO 200 é mais do que suficiente, Eu costumo bater fotos de casamento com ISO 800, 1600 e faço também algumas com ISO 400, mas ISO 200 e 100, nem pensar, pois perco no alcance do flash, na captação da luz ambiente e consequente fundo escuro, etc... O ruído não aparece se o foco e a luz for boa e se aparecer, vem no PS em 100%, mas não vem no papél. yeah

lfedersoni
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 12:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

heltonamaral,

O fato da Nikon D40 ter o ISO200 como inicial não quer dizer que seja pior, pelo contrário, mas um ISO100 pode fazer falta dependendo da situação.

Entre a Sony A200 e a Nikon D40 a Sony é mais máquina, por ter algumas features que a Nikon não tem como a opção "RAW+JPG Fine" que acho bastante importante pro meu uso, além do IS no próprio corpo e a possibilidade de uso de todas as lentes Sony e Minolta, coisa que na Nikon D40 somente as lentes com motor interno podem ser utilizadas para manter AF.

Por outro lado escolhendo a Nikon D40 vc terá uma qualidade de imagem superior, justamente pela menor densidade dos pixels e terá um sistema mais difundido no Brasil e com melhores chances de revender numa eventual necessidade.

Valeu
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior