DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 A fotografa americana Sally Davies

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Carlos CazUsa
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2021 9:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sally Davies é uma fotógrafa americana cujos trabalhos estão na coleção permanente do Museum of the City of New York e do NYC 9/11 Memorial Museum. É autora do livro "New Yorkers" e do aclamado projeto McDonalds Happy Meal (3,5 milhões de acessos online).

Matéria (entrevista) e fotos autorizadas pela fotografa Sally Davies e tambem pela entrevistadora Jill Waterman para serem publicadas no DigiForum.
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS AOS AUTORES - REPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AS DEVIDAS AUTORIZACOES.

Tradução da entrevista em Ingles para o Português por Carlos CazUsa.

Conteúdo original da matéria exibida no Portal Explora blog e poderá também ser localizado neste link abaixo:
. Nossos agradecimentos a Jill Waterman B&H Creative Content Writer pela materia e suporte.

www.bhphotovideo.com/explora

Visite também a loja de nossa parceira comercial, a Loja B&H on line:

https://www.bhphotovideo.com ou clicando em um dos banners da B&H em nosso Forum e Portal.

"Fotografias © Sally Davies"
Image

Seu arquivo agora faz parte da Downtown Collection of Fales Library da NYU. Suas fotografias foram publicadas no New York Times, no UK Daily Mail, no PDN online, no Huffington Post, na Photolife Magazine, no The Guardian e no The New York Post. Em 2014, as "Fotografias do Lower East Side" de Sally foram exibidas na Bernarducci Meisel Gallery em Nova York, com uma segunda exposição individual "New York at Night" que se seguiu em 4 de junho de 2015. Em 2014, Sally recebeu uma citação da cidade de Nova York por seu compromisso contínuo de fotografar o Lower East Side.

Ela ficou com o antigo apartamento de Allen Ginsberg quando se mudou do Canadá para Nova York em 1983, e ainda mora no East Village com seu cachorro Bun.

Suas fotos foram apresentadas em:

"New Yorkers" Ammonite Press Reino Unido
"Masters of Street Photography" Ammonite Press, Reino Unido
"A Democracia das Fotos" Scalo Press
"Everyone Comes to Elaine's" A.E.Hotchner, Editora Harper Collins
CD de Jim Cuddy, "A luz que o guia para casa", Warner Music
CD "Skyscraper Soul" de Jim Cuddy, Warner Music
"Undiscovered" Debra Winger, Simon & Schuster

Nos últimos 35 anos, Sally Davies fotografou as ruas da cidade de Nova York com uma mistura de resistência antropológica e alto estilo. Mas, apesar de sua visão enciclopédica da face exterior da cidade, Davies ficou preocupado com o pensamento de que as gerações futuras não saberiam nada sobre as pessoas que viviam dentro de todos os edifícios que ela havia retratado. Sua busca resultante para fotografar e entrevistar residentes de Nova York nos espaços que eles chamam de lar "tinha asas desde o primeiro dia", como ela descreve - com pessoas de diferentes raças, sexos, rendas e idades convidando-a para seus domínios individuais, como um vibrante jogo de telefone.

No Q&A abaixo, Davies compartilha um punhado de retratos e anedotas sobre seu livro recém-publicado, New Yorkers, um projeto que ganhou um novo significado durante o último ano de pandemia. Como ela menciona em sua introdução do livro, “Os dias de convidar pessoas para nossas casas acabaram e, em um piscar de olhos, essas imagens se tornaram lembranças de outra época”.

Fotografias © Sally Davies

Image

Sally Davies foi entrevistada pela também fotografa Jill Waterman.

Vamos a entrevista:

Jill Waterman: Quando você começou a fotografar os nova-iorquinos em seus apartamentos, e o que a inspirou a fazer isso?

Sally Davies: Comecei a fotografar essas pessoas no início da primavera de 2019. Eu queria mudar as coisas e mergulhar em algo totalmente diferente do que sou conhecida. Já fiz retratos no passado e sempre adorei fazer esse tipo de trabalho. Achei que seria um bom próximo passo para acrescentar a todas as histórias exteriores que tenho contado sobre a cidade. A ideia de casa é uma grande parte de nossa psique. Felizmente, é onde nos sentimos seguros e confortáveis. Como diz o velho ditado: “Casa é onde estão as nossas coisas”.

Fotografias © Sally Davies

Image

Jill Waterman: Você é geralmente conhecida por suas fotos de rua de Nova York, geralmente tiradas à noite, em vez de retratos de ambientes internos. Este assunto foi um exagero para você inicialmente, seja tecnicamente ou esteticamente?

Sally Davies: Fotografar retratos não é novidade para mim, meus retratos simplesmente não são tão conhecidos no mundo da arte quanto meu trabalho de rua - eles são em sua maioria de aluguel - capas de álbuns, capas de livros etc. Esta é a primeira vez para meu próprio projeto.

Jill Waterman: Que câmera e lente você usou para esses retratos ambientais e o que você fez para iluminar?

Sally Davies: Usei uma lente Sony a7R III e uma lente ZEISS Batis 18mm f / 2.8. Eu trouxe algumas luzes do Alien Bees comigo para o apartamento da primeira pessoa, e eu soube rapidamente que isso não iria funcionar. A pessoa ficou desconfortável ao me ver acender as luzes, e talvez eu também. Parecia intrusivo e as pessoas se sentiam impotentes, o que era exatamente o oposto do que eu queria capturar nas fotos. A segunda pessoa que fotografei com luz natural, e por mais bonita que a imagem acabou sendo, eu sabia que não poderia contar com isso no futuro, então comprei um flash Godox VING V860IIS, e isso resolveu o problema. Não filmei com um tripé pelos mesmos motivos. Eu queria usar o equipamento mínimo absoluto, então era mais apenas uma troca pessoal.

Jill Waterman: Considerando que muitos nova-iorquinos vivem em espaços pequenos, quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao compor e fotografar os interiores?

Sally Davies: Comprei uma lente super grande angular de 18 mm e isso resolveu o problema espacial. A composição nunca foi um problema, pois não há muitas opções em espaços minúsculos. Na verdade, o espaço enorme ocasional era muito mais difícil de trabalhar. Ao tentar me aproximar o suficiente do assunto para chamá-lo de retrato, eu perderia a enormidade de seu espaço, e aquele gigantesco espaço habitacional fazia parte de sua história.

Image

Jill Waterman: Que tipo de parâmetros você usou para selecionar seus assuntos e como você os encontrou? Quantos eram assuntos que você conhecia versus referências de outros?

Sally Davies: Era uma mistura de estranhos e algumas pessoas que eu conhecia. Eu disse sim para cada pessoa e editei mais tarde. Eu queria ter uma verdadeira mistura de pessoas que moram aqui e não têm uma agenda pessoal. Queria que os nova-iorquinos contassem sua própria história. Achei que a aleatoriedade realmente representava a vida na cidade de Nova York.

Jill Waterman: Você achou que há muita diferença entre a vibração das pessoas e os espaços que você fotografou em diferentes bairros?

Sally Davies: Não, na verdade não. A renda das pessoas se refletia em seus espaços e no que elas podiam coletar, mas a conexão emocional com suas coisas parecia a mesma, não importa onde estivessem.

Jill Waterman: Você escolheu o ambiente interno onde fez esses retratos ou pediu que o sujeito escolhesse o ambiente e fizesse uma pose?

Sally Davies: Posso sugerir um lugar para eles se sentarem ou ficarem de pé na área de sua preferência. Ocasionalmente, alguém mencionava um item ou uma situação em suas perguntas e respostas e, se houvesse algo em seu apartamento que se relacionasse com essa história, eu manteria esse item na foto. Normalmente, eu sabia em 15 segundos onde estaria a melhor foto.

Image

Jill Waterman: Quanto e que tipo de direção você deu aos objetos dessas fotos?

Sally Davies: Não muito mesmo. Meu único pedido era que não sorrissem. Eu rapidamente entendi como o livro seria ridículo com 75 pessoas sorridentes. Não é fácil fazer as pessoas pararem de sorrir. Eles ouviram durante toda a vida para sorrir para uma foto. Geralmente resulta em um retrato falso e eu estava atrás de algo mais profundo e revelador do que isso. Sorrisos escondem muito.

Jill Waterman: Você já estilizou os objetos, seu guarda-roupa ou ambiente antes de fazer as fotos ou o sujeito foi o único responsável por isso?

Sally Davies: Eu não estilizei nada. Algumas pessoas se embonecaram e outras atenderam a porta de pijama. A ideia dessa coleção era revelar as pessoas em suas casas, como elas realmente vivem. Algumas pessoas pensavam mais em suas roupas do que outras, e isso estava bom para mim. Tenha em mente que, principalmente, eu não conhecia essas pessoas, nem fazia uma visita a suas casas com antecedência. Eu chegava sem ser visto com minha câmera, flash e meu cachorro em uma bolsa e era isso. Normalmente, eu entrava e saía em meia hora ou menos. Minha foto de Gerald DeCock no Chelsea Hotel levou cinco minutos. A magia estava lá, esperando por mim, tudo que eu tinha que fazer era clicar na veneziana e seguir meu caminho.

Image

Jill Waterman: Que abertura você usou nesses retratos para uma profundidade de campo preferida, e você manteve isso consistente ao longo da série? E qual foi a sua configuração de ISO? Você manteve isso consistente também?

Sally Davies: A maioria das fotos estava neste intervalo: 1/60 segundo, f / 7.1, ISO 320. As configurações são muito fáceis de manter as mesmas ao fotografar com o flash da câmera. Sempre tento manter o ISO o mais baixo possível. Se o seu ISO estiver muito alto, tudo ainda parece ótimo na tela da câmera, mas pode desmoronar quando você faz cópias grandes.

Jill Waterman: O que, se houver, trabalho de edição ou pós-produção você precisou fazer para esses retratos?

Sally Davies: O maior problema era a correção de cores dos tons de pele no Adobe Photoshop, algo com que nunca preciso me preocupar quando estou filmando trabalho de rua ao ar livre. Tentei todos os tipos de dicas e tutoriais online e descobri no final, mas foi um desafio estressante. Tive o prazer de conhecer centenas de fotógrafos de retratos adoráveis e estressados. Muitos haviam decidido desde o início ficar em preto e branco e evitar o problema do tom de pele. De acordo com grupos online, a Sony é famosa por tons de pele magenta direto da câmera.

Jill Waterman: Além das fotografias, você pediu a cada sujeito que respondesse a perguntas sobre sua formação familiar e vida em Nova York para uso no livro. As informações fornecidas pelas pessoas influenciaram as fotos que você tirou?

Sally Davies: Fiquei surpresa ao ver como as pessoas ficavam tão felizes por ter suas fotos tiradas e como ficavam nervosas para me contar sobre si mesmas. No início, tirei a foto primeiro, mas depois me vi perseguindo pessoas para obter as informações biográficas. Eventualmente, comecei a tirar essa parte do caminho antes de chegar à casa deles. Tive que avançar rapidamente com este projeto e não queria continuar voltando para as pessoas e importunando-as por informações.

Image

Jill Waterman: Os textos resultantes acompanham cada retrato no livro e são apresentados em duas partes, uma visão geral biográfica em terceira pessoa e uma pequena citação do assunto. Esse estilo de apresentação com dois textos separados foi pensado desde o início ou foi feito por meio de um processo evolutivo?

Sally Davies: Foi o plano desde o início. Escrevi a história sobre eles a partir de informações que forneceram em uma sessão de perguntas e respostas, de telefonemas, mensagens de texto e conversas gravadas por voz. Queria que eles tivessem a chance de dizer o que queriam sobre sua vida. Foi mais difícil do que parece. Tive que pegar cada história e reduzi-la a uma sinopse muito, muito breve de toda a sua vida, enquanto tentava reter a essência da pessoa. O objetivo era compor um instantâneo escrito para acompanhar um instantâneo de foto.

Jill Waterman: Houve uma única pessoa que editou os textos biográficos e os sujeitos tiveram algum envolvimento no processo de edição ou aprovaram a cópia final?

Sally Davies: Escrevi todo o texto com minha própria voz e certifiquei-me de que ninguém mudasse isso. As pessoas falam a verdade logo de cara, mas depois ficam nervosas e querem mudar as coisas. Os sujeitos não leram nada até o livro ser publicado. Foi tão difícil conseguir as informações deles, que eu sabia que, se os envolvesse no processo de escrita, nunca teria terminado o livro. Ninguém nunca está satisfeito com sua própria história de vida.
“A cidade de Nova York me permitiu fazer o trabalho que estou fazendo. É uma verdadeira casa. Viver e trabalhar aqui me permitiu conhecer todas essas pessoas incríveis: os mafiosos, as estrelas de cinema, os juízes, os advogados, os médicos, as freiras, os padres ... Eu corri toda a gama. Eu nunca teria sido capaz de fazer isso se tivesse ficado em Buffalo. ” - Frank Andrews

Image

Jill Waterman: Embora todas as fotografias para este projeto tenham sido feitas antes da pandemia, a produção do livro foi interrompida devido ao COVID. Qual, se houver, impacto isso teve no produto final?

Sally Davies: Que este livro realmente tenha sido feito e esteja à venda no mundo continua um milagre. Tive muito pouco tempo para fotografar todos, escrever tudo e entregar, porque a editora (Ammonite Press UK) queria que fosse lançado na primeira possível temporada de liquidações de fim de ano. Entreguei as finais e, cerca de uma semana depois, o COVID desceu à cidade de Nova York. O livro foi imediatamente colocado em espera até que todos soubessem o que aconteceria com o COVID. Todas as feiras de livros estavam fechadas e o varejo muito silencioso. Honestamente, naquele ponto eu tive que deixar para lá e seguir em frente. Então, em agosto passado, a editora decidiu tirar o pó e terminar o livro! Então, todos nós ficamos muito ocupados. Foi lançado em abril e esgotou em poucos dias. Talvez um álbum de fotos de pessoas em casa fosse atraente para todos, porque todos nós estávamos trancados em nossas casas por muito tempo.

Jill Waterman: Fale sobre o processo de seleção das imagens que fizeram o corte final. As considerações incluíram o equilíbrio de idade, gênero, bem como os tipos de quartos em que os sujeitos foram mostrados. Elementos como paleta de cores ou se um ambiente estava ocupado ou rígido também contribuíram para o processo de seleção?

Sally Davies: Fotografei cerca de 125 pessoas e o editor decidiu que eles iriam usar apenas 72. Todo mundo foi incrível, e foi muito difícil cortar pessoas. Foi pessoal - todas aquelas pessoas me deixaram entrar em suas casas e confiaram em mim o suficiente para contar sua história. Em última análise, as escolhas foram feitas com base nas fotos; muitas pessoas na cozinha, muitos casais, muitos sofás amarelos, muitas pessoas de uma certa idade, etc. Era um livro de fotos e tinha que funcionar visualmente.

Image

Jill Waterman: Embora todas as fotografias para este projeto tenham sido feitas antes da pandemia, a produção do livro foi interrompida devido ao COVID. Qual, se houver, impacto isso teve no produto final?

Sally Davies: Que este livro realmente tenha sido feito e esteja à venda no mundo continua um milagre. Tive muito pouco tempo para fotografar todos, escrever tudo e entregar, porque a editora (Ammonite Press UK) queria que fosse lançado na primeira possível temporada de liquidações de fim de ano. Entreguei as finais e, cerca de uma semana depois, o COVID desceu à cidade de Nova York. O livro foi imediatamente colocado em espera até que todos soubessem o que aconteceria com o COVID. Todas as feiras de livros estavam fechadas e o varejo muito silencioso. Honestamente, naquele ponto eu tive que deixar para lá e seguir em frente. Então, em agosto passado, a editora decidiu tirar o pó e terminar o livro! Então, todos nós ficamos muito ocupados. Foi lançado em abril e esgotou em poucos dias. Talvez um álbum de fotos de pessoas em casa fosse atraente para todos, porque todos nós estávamos trancados em nossas casas por muito tempo.

Jill Waterman: Os textos escritos ou a notoriedade do assunto também influenciam?

Sally Davies: Não, na verdade não. Existem alguns nova-iorquinos mais conhecidos na mistura, mas esse nunca foi meu objetivo. Eu apenas disse sim para todos que disseram que fariam isso. A edição se resumia às fotos - elas eram envolventes e nos contaram uma história sobre a pessoa? Pessoas famosas também podem ser chatas.

Jill Waterman: Em última análise, até que ponto você se envolveu nessa tomada de decisão?

Sally Davies: Eu tinha a palavra final sobre as escolhas de edição, e não muito sobre a foto da capa. A editora tem que vender livros e trabalhar com o pessoal de marketing, então eles têm coisas diferentes a considerar para a capa do que eu teria.

Jill Waterman: Você tem um retrato favorito no livro? Se sim, o que o torna especial para você?

Sally Davies: Não, eu não tenho um favorito. São tantas imagens e tirar cada uma delas foi muito emocionante para mim.

Jill Waterman: Todos os retratos do livro foram feitos em 2019, exceto o retrato de Charlie Romanofsky, feito em 2015, dois dias antes de seu falecimento. Por que foi importante incluir esta imagem e você encontrou alguma resistência do editor, uma vez que é um pouco diferente visualmente e não está acompanhada por uma citação?

Sally Davies: Charlie era meu vizinho e amigo, e um nova-iorquino excêntrico por excelência - nascido e criado nos projetos de Coney Island. Ele tirou a própria vida dois dias depois que tirei aquela foto. Eu passo por seu prédio todos os dias e gostaria que ele ainda estivesse aqui. Embora a foto seja diferente das outras e seja tirada com luz natural, não havia como eu ter feito este livro sem ele nele. Charlie não gostou de ter sua foto tirada, e como eu consegui essa foto, sem nenhuma ideia do que estava por vir, permanecerá um mistério para mim para sempre. Dizem que não somos esquecidos, desde que alguém diga o nosso nome.

Image

Jill Waterman: Então, como você se encontrou no banheiro masculino do restaurante Odeon em 1985, quando recebeu este conselho de Andy Warhol: “Decida o que você quer fazer e simplesmente faça isso. Não ligue para o que o mundo da arte está falando. Basta ficar muito, muito bom no que você está fazendo e quando eles decidirem o que você faz, você será o melhor nisso. ” Como foi conhecê-lo?

Sally Davies: Não era incomum naquela época ver Andy aqui e ali. Éramos todos muito sociáveis naquela época e os locais de diversão de todos eram bem conhecidos. Todos nós trabalhamos em restaurantes e bares - meu colega de quarto Billy Berman trabalhava no Odeon, e todos nós nos encontrávamos lá tarde da noite depois que nossos vários turnos terminassem. Acho que a maior questão seria: o que eu estava fazendo no banheiro masculino às 3 da manhã?

Jill Waterman: Em 2018, você providenciou para que seu arquivo fosse alojado na Biblioteca Fales da Universidade de Nova York como parte da Coleção Downtown. Conte-nos mais sobre como essa aquisição aconteceu e o processo envolvido na preparação do trabalho para apresentação lá.

Sally Davies: Fiz 60 anos e, como a maioria dos artistas, comecei a me preocupar com meu arquivo. O que será do meu trabalho quando eu morrer é o dilema de todo artista. Entrei em contato com alguns museus e mesmo os interessados queriam saber se haveria dinheiro para sustentar a coleção. Não tendo, tive que seguir em frente. Alguns negociantes de arte sugeriram que eu contatasse a Biblioteca Fales da NYU - que talvez eles queiram me incluir na Coleção Downtown. Liguei e tudo aconteceu muito rápido e sem problemas, ao contrário da maioria das coisas no mundo da arte. O diretor da coleção já conhecia meu trabalho e fez questão de me adicionar à coleção. Em alguns dias, ele veio ver meus discos rígidos e meus arquivos, e então disse sim, ótimo, vamos lá. Eu já havia editado todo o meu arquivo de fotos alguns anos atrás para uma galeria que me contratou. Fales me deu a chance de editar mais uma vez, antes de ser registrado permanentemente para sempre. Aconselho a todos que façam isso algumas vezes na vida. É um projeto avassalador, mas vale a pena cada palavrão e dor no computador. Isso nos dá algum controle sobre nossa história final, aquela que as pessoas verão nos próximos anos, muito depois de partirmos.

Dois dos mais novos retratos de Sally Davies buscam contar a história real da Califórnia por meio da diversidade de seus temas e suas respectivas histórias. “Quando eu estava em Palm Springs, tive a sorte de conhecer algumas pessoas locais, principalmente com histórias incríveis de como vieram do México para os EUA”, explica Davies. “Estou muito emocionada com suas histórias - o quanto as pessoas querem viver em nosso país e as distâncias perigosas que farão para chegar aqui e fazer funcionar."

Image

Jill Waterman: Recentemente, você passou um tempo em Los Angeles, onde fotografou pessoas em seus ambientes de maneira semelhante ao livro dos nova-iorquinos para uma possível publicação subsequente. Quanto tempo você passou no oeste e quantas pessoas você fotografou? Explique quaisquer diferenças (ou semelhanças) que você encontrou entre os residentes de Nova York e Los Angeles.

Sally Davies: LA tem uma vibração um pouco diferente de Nova York. Sempre existe o elemento de ser descoberto por aí, por falta de palavra melhor. Os californianos são mais experientes em mídia do que as pessoas normais em outros lugares, vivendo constantemente na sombra cultural da fama. Meu desafio será cortar tudo isso e tentar fotografar a essência da pessoa real. Esperançosamente, o mundo estará tão interessado em Alguns californianos quanto em nova-iorquinos.

Acabei de voltar da Califórnia, onde estive filmando por cerca de seis semanas. Voltei para casa com 15 fotos de grandes pessoas e suas histórias. Não conhecendo muitas pessoas por aí, pensei que seria difícil encontrar o que procurava, mas me enganei. Como tentei fazer com os nova-iorquinos, quero contar a história real da Califórnia, e não apenas atirar em atores e executivos do mundo do entretenimento. Por exemplo, quando eu estava em Palm Springs, tive a sorte de conhecer algumas pessoas locais, principalmente com histórias incríveis de como vieram do México para os EUA. Estou muito emocionado com suas histórias - o quanto as pessoas querem viver em nosso país e as distâncias perigosas que farão para chegar aqui e fazer funcionar. Acho que os americanos às vezes não dão valor ao seu país. Mesmo com nossos problemas e lutas políticas internas, ainda é um lugar de enormes oportunidades, se você estiver disposto a trabalhar duro pelo que deseja.

Jill Waterman: Por fim, você faz retratos por encomenda e, em caso afirmativo, como as pessoas podem entrar em contato com você?

Sally Davies: Sim. Posso ser contatada pelo meu site.

https://www.sallydaviesphoto.com

Editado pela última vez por Carlos CazUsa em Qua Out 20, 2021 6:48 pm, num total de 6 vezes

Carlos CazUsa

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2021 8:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostaria, em nome da Comunidade DigiForum, agradecer imensamente a fotografa Sally Davies por nos conceder a autorização para a publicação dos seus trabalhos fotográficos em nosso Fórum, e a entrevistadora, e também fotografa, Jill Waterman, pela gentileza de autorizar a publicacao desta entrevista.

Sally and Jill Waterman, nosso Muito Obrigado e sucesso, sempre, em suas caminhadas. yeah

EM TEMPO: Se alguém tiver alguma pergunta a fazer a Sally Davies por favor postar a mesma nos comentários abaixo que encaminharemos a autora e retornaremos com a resposta o quanto antes.

Abraços a todos.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior