DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 D70: Para quem não tem paciencia em usar RAW.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 8:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Phoenix, eu penso assim.... Vamos comparar, na câmera tem um processador de uns 200-300 MHz se muito, com alguns mega bytes de memória... E ela cria um JPEG em menos de 1 segundo.... O RAW, que é o mesmo dado que a câmera transformar em JPEG, no PC com mais de 2 GHz (10 vezes mais rápido) com 512MB ou 1GB de memória, leva mais de um, quando não leva uns 3 segundos... Isso pra mim é uma indicação clara que o JPEG das câmeras é digamos, aceitável, mas a qualidade não é a melhor. Tava comentando com o pessoal no encontro de Sampa desse final de semana, teve uma matéria muito boa na Fotografe Melhor que confirmou essa suspeita minha e demonstram claramente como se "ganha" detalhes nas fotos com RAW.... É um saco? Até é... Mas se eu tivesse uma câmera com RAW com certeza só iria usar ele e ter uns cartões bem grandinhos para poder usar a vontade o RAW e sempre tirar a maior qualidade, pois a gente nunca sabe quando aquela foto única vai aparecer e temos que estar sempre preparados para que a próxima foto seja tirada da melhor forma possível, pelo menos é o que eu penso. yeah

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 8:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, com certeza quando se faz a conversão na camera a qualidade deve ser inferior, mas o que mais enche a paciencia é o trampo da conversão. Como tenho a fotografia como hobby não queria passar horas ajustando foto por foto cada vez que eu quiser me divertir fotografando. Na verdade não estou querendo que ninguem deixe de usar RAW ou afirmando que essa seja a melhor maneira de converter. Só estou deixando a dica de como estou deixando meus ajustes.
Mas esse assunto merecia umas fotos de teste pra melhor comparação.
Um abraço.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 9:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Phoenix eu também nao costumava usar o raw, mas depois que li a materia que o hinotiri falou, passei a usar o RAW coo padrão, e olha que foto pra mim é hobby também. Depois que vc acostuma não gasta mais do que 2 minutos em cada foto. Bom claro 200 fotos - 400 minutos - aprox. 6 horas. Mas...

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 9:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mas vc ajusta uma por uma... usa o Nikon Capture ou PS? Bem que alguem poderia publicar um tutorial. Sempre acho que a camera faz um trabalhor melhor dq o meu quando se trata de ediçao... RollEyes RollEyes RollEyes

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 10:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa ideia Phoenix, vou tentar providenciar esse tutorial. Eu estou usando o Capture, gostei mais de trabalhar com ele, além de poder colocar as curvas direto nele. Tipo usa a de Médio contraste para dar uma exposição melhor na camera e a velvia para dar mais constrate no Capture.

São alguns ajustes simples que eu faço, como: Curvas, Sharpness, WB (tento fazer o balanço com um ponto de cinza, deixa as cores mais próximas do real) e algumas vezes diminuo o ruído.

Sim quanto a ajustar uma por uma, eu ajusto apenas as que vou aproveitar no momento, como para publicação na WEB ou para imprimir, as que não vou aproveitar deixo para quando for necessário.

A grande vantagem é a correção de exposição. Isso para mim é a grande e maior vantagem do Raw. Você pode subexpor 2 pontos ou superexpor 1 ponto que é totalmente corrigivel no RAW. Muito bom mesmo. Depois vou postar um exemplo mas em outro tópico. Aliás, entra lá no clube dos Nikonzeiros. Clica aí em baixo no meu link.
yeah

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 11:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Posta uns exemplos ai! Ta quase me convencendo...

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 11:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Seguindo a indicação da matéria da revista eu estou acostumando a interpolar o raw, a perda é mínima se comparada à interpolação por dentro do PS.

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 12:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Qual workflow vcs usam? Qual a sequencia de ajustes? Da umas dicas de uso do NC.

Fly Angler
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 2:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O meu workflow é o seguinte:

1) fotografo em RAW e Adobe RGB. Sharpening em Low, Hue 0, curva customizada 0.3 EV, saturation normal.

2) abro a foto que sei que vou usar no NC e lá eu normalmente ajusto, se necessário, curvas, levels e redução de ruído. Só.

3) em todas fotos eu ajusto o WB pela função color balance (sempre há espaço pra um ajuste, mesmo que muito pequeno) e passo o ruído pra monocromático usando a função Moire Reduction - Low.

4) salvo a foto como TIFF 8 bits numa pasta chamada Negativos

5) abro o TIFF no Photoshop 7.0 e se necessário "dou um tapa" nas cores pelo selective color. Aqui também faço outras correções se necessário, como limpeza da foto e crop. Ou seja, deixo a foto pronta. Salvo o TIFF, mantendo o Adobe RGB.

6) quando quero usar a foto pra internet eu abro o TIFF, mando converter pra sRGB, diminuo pro tamanho que quero em pixels, a 72 dpi, e aplico unsharp mask. Salvo como JPEG no ImageReady 7.0.

7) quando quero imprimir a foto eu abro o TIFF, inicialmente mantenho Adobe RGB, mudo pro tamanho físico que quero, a 300 dpi, aplico unsharp mask (um pouco menos do ideal na tela) e faço o soft proof do perfil de cor de onde vou imprimir. Vejo qual método funciona melhor e converto pro perfil escolhido (não pode assinalar, só converter). Salvo como JPEG máxima qualidade, no Photoshop mesmo.

abs

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 10:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fly Angler, vc ta maluco!!! Mr. Green Mr. Green Mr. Green Não da pra fazer isso foto por foto e chamar isso de hobby!rs
Brincadeira, mas infelizmente andei brincando com uns NEF e não saiu mito melhor dq oq a camera faz, so achei o ajuste de EV uma boa, o resto fica muito dificil manipular foto, por foto.... sei la, a vantagem é tão grande assim se eu tirar uma foto com exposição perfeita em JPG?

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 11:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acho mais prático abrir tudo no PS e fazer todos os ajustes lá mesmo. Ainda tem a opção de salvar os ajustes pra fazer mais rápido depois.

Phoenix, claro... se tirar a foto perfeita em JPG é grande vantagem sim.

o bom do Raw não está só nas cores e contrastes, vc conserta erros de exposição facilmente e aplica unsharp sem estragar a foto. Mexe nas opções de W/B como se estivesse no local tirando a foto ainda...

Acho questão de prática, sei lá. Talvez por já estar usando bastante me acostumei.

Fly Angler
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2005 9:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Phoenix_Rev escreveu:
Fly Angler, vc ta maluco!!! Mr. Green Mr. Green Mr. Green Não da pra fazer isso foto por foto e chamar isso de hobby!rs
Brincadeira, mas infelizmente andei brincando com uns NEF e não saiu mito melhor dq oq a camera faz, so achei o ajuste de EV uma boa, o resto fica muito dificil manipular foto, por foto.... sei la, a vantagem é tão grande assim se eu tirar uma foto com exposição perfeita em JPG?

Não, se vc não pretende editar a foto o JPEG Fine é igual o Raw... já fiz esse teste e muita gente diz que não é, mas é sim... essa é a verdade.

abs

Lucas Eduardo

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2005 1:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

vou apitar aqui hehe...vou me basear nas minhas fotos...quando saio pra fotografar, de 80 fotos, 30 saem boas, 20+- e 30 imprestaveis...se eu fosse editar, editaria só as que eu fosse postar na net, ou revelar...tu tem a foto ali, sabe a beleza que ela tem, e sabe que a edição pode dar O jeito...eu, quando comprar minha Dslr, irei fotografar só em raw, e ajustar apenas as fotos que achar interessante...outras eu guardo, e quando precisar usar, edito...

Citação:

Hinotori
e sempre tirar a maior qualidade, pois a gente nunca sabe quando aquela foto única vai aparecer e temos que estar sempre preparados para que a próxima foto seja tirada da melhor forma possível

camundongo
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 3:42 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Lucas Eduardo escreveu:
eu, quando comprar minha Dslr, irei fotografar só em raw

eu, quando comprar minha Dslr, irei fotografar só em jpg Mr. Green

Porque será que a Fuji S3 Pro vende tanto apesar de custar 3 vezes mais que a concorrência (Nikon D70, Rebel XT)? Ela tira fotos ótimas em jpg e isso é importante. Time is money dizem os fotógrafos profissionais que usam a Fuji S3.

Acho que o formato RAW é pra quem tem muito tempo. Shocked
Imagine alguém tirando 1000 fotos em RAW numa festa de casamento.
E os clientes querem as fotos logo (dois dias depois da festa). Você vai ficar dois dias sem dormir, ajustando as fotos RAW Brick wall

Fly Angler
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 8:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

camundongo escreveu:
eu, quando comprar minha Dslr, irei fotografar só em jpg Mr. Green

Porque será que a Fuji S3 Pro vende tanto apesar de custar 3 vezes mais que a concorrência (Nikon D70, Rebel XT)? Ela tira fotos ótimas em jpg e isso é importante. Time is money dizem os fotógrafos profissionais que usam a Fuji S3.

Acho que o formato RAW é pra quem tem muito tempo. Shocked
Imagine alguém tirando 1000 fotos em RAW numa festa de casamento.
E os clientes querem as fotos logo (dois dias depois da festa). Você vai ficar dois dias sem dormir, ajustando as fotos RAW Brick wall

Fotojornalistas ou fotografos de casamento e tal... tem que fotografar em JPEG mesmo... pois eles tem um prazo curto pra entregar as fotos, que não são poucas. E também não são exatamente fotos "artísticas"...

Agora no caso de fotografar paisagens, animais, cenas e tal... aí compensa usar RAW, porque vc pode se dar ao luxo de usar só as poucas que realmente se destacam... e como são fotos mais artísticas vc vai querer extrair o máximo de qualidade delas. E na fotografia digital isso só é possível editando a foto mais tarde... e pra isso o RAW é realmente melhor.

O que não pode é ser radical, eu mesmo já fui e vejo que é besteira... ambos os formatos tem seus pros e contras.

abs!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior