DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Tutorial: Marca D'agua Invisivel

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

MrBil
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 1:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Primeiro, abram este arquivo (clique com o botão direito e vai em salvar destino como, pois a imagem é muito pequena) no photoshop.

Utilize as teclas “ctrl” + “+” para dar o máximo de zoom. Assim vocês vão perceber do que se trata. A ordem de pintura deste quadriculado, afeta a intensidade da marca d'agua (Verificar as imagens no final do tutorial).

Vá na opção do menu > Edit > Deffine Pattern, de o nome que quiser.

Agora abra o arquivo de foto que deseja inserir a Marca D’agua.

De 2 cliques na camada “Background”, uma tela vai abrir, por default o nome da camada será “Layer 0”, mas nomeie como quiser.

Crie uma nova camada(Layer > New > Layer), e vá em menu > Fill.

Na nova janela, clique na seta da opção “Use:” e escolha “Pattern”. Logo abaixo, em “custom pattern”, escolha a nova pattern que criou e clique em OK.

Image

Image

Agora selecione a ferramente de Texto. Resete a palheta de cores apertando a tecla D. Troque o preto aumentando o valor de “brightness” em 50%.

Image

Está na hora de inverter a ordem das camadas. Basta clicar e arrastar para trocar a ordem, Elas devem ficar assim:

Image

Como vocês podem ver na imagem acima, a camada (Layer 1) preenchida com o pattern deve ter seu “blend mode” modificado para “exclusion”.

Pra finalizar, diminua a opacidade da camada com a foto, algo entre 90% e 95%, vai depender da foto.

Image

Salve no formato que quiser, mas não aplique muita compressão, eu recomendo usar jpeg com qualidade de 6 ou mais.

Pra fazer o teste, selecione com o mouse a imagem abaixo, ou tecle ctrl + A.
Malha começando com branco

Image
Malha começando com Preto

Image

É uma técnica que aprendi por ai na internet, e que estou tentando aprimorar... resolvi compartilhar com a galera. yeah

cobucci

MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 8:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belo tutorial. Movendo para sala especial yeah

André Araújo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 3:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma pergunta, ao imprimir essa imagem a marca dágua apareceria?

MrBil
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 5:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fiz o teste com um papel normal e um Glossy, ambos em tamanho A4.

No normal, ela fica quase imperceptivel, só chegando bem perto pra ver, ou então colocando o papel contra a luz.

No Glossy, acontece o mesmo, sendo que por se tratar de uma superficie mais reflexiva, ela aparece um pouco mais.

No formato 10x15, não dá pra perceber nada.

Verificando com uma lupa a qualidade da imagem impressa, Eu não aconselho imprimir uma imagem, com esse tipo de marca d'agua, em tamanho maior que 10x15 pois perde qualidade.

Por se tratar de um "efeito" que tira proveito da malha de seleção de imagem dos browsers, ele é alcançado inserindo uma malha inversa à dos browsers, ou seja, acaba se tornando ruído pra imagem. Tanto que a marca d'agua não fica 100% invisivel, dá pra perceber ela na foto, mesmo sem estar selecionada.

Abraço

André Araújo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 5:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valeu, grato pelas informações. =D>

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 10:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bom tutorial, interessantissímo para postagem na internet e para evitar roubo de imagem.

sfhsantos
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Ter Jul 04, 2006 8:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bastante util, desde ja o meu agradecimento pela partilha, mas permita-me a duvida... ja fiz tudo certo como referiu, agora depois de gravada a imagem com a marca de agua, qual a outra forma de detectar a assinatura sem ser pela malha de selecção do browser? pois ja postei fotos minhas em sites onde a malha de selecão é branca e a assinatura não fica visivel, ou então estarei a fazer algo de errado.

obrigado pela atenção

MrBil
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 9:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sfhsantos,
aquela imagem 2x2 que vc cria logo de inicio, faz um teste. muda a ordem do preto, tipo:
|Preto | trasnparente| para |transparente | Preto|.
o que acontece é que o browser gera uma malha desse tipo na seleção de imagens.
Esse truque tira proveito disso, mas a malha tem que ser inversa a do browser pra aparecer.
No caso de malhas brancas eu ainda nao testei, mas tenta mudar essa imagem 2x2 pintando com branco, já pra gerar uma malha branca na sua imagem...
Espero ter ajudado.

Abraços

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 3:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MrBil,

não entendi como funciona. Think Aqui no meu monitor,quando seleciono suas imagens não aparece nada...fiz um teste executando o passo a passo e nada tambem. Think Dá uma ajuda ae! Mr. Green

[ ]s yeah

thiago
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 4:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

No pc do trabalho tb não apareceu a marca, mas aqui em casa está aparecendo sim...

Muito interessante isso, vou começar a usar nas minhas fotos yeah

MrBil
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 6:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fala Juliano,

a marca fica bem sutil, por isso nao aparece na imagem sem estar selecionada.
o que vc pode fazer é controlar a opacidade da camada que contem a malha, no caso do tutorial a Layer 1. Tenta por um valor mais alto, 95,96...
Caso isso nao de certo pode ser coisa de formatação que varia de acordo com o site, por exemplo: se vc abrir a imagem no internet explorer puro, a malha de seleção que ele gera é negra, fica mais fácil pra ver a marca d'água. Mas tem alguns sites que ele troca pra branca, ai que mora o problema, pois acaba que tem que mudar a cor da malha "Layer 1" pra branco ou preto.
É como eu disse no Tutorial, eu infelizmente ainda nao tive tempo de fazer todos os testes, eu vi isso em algum lugar e achei muito interessante.
Resolvi postar pra ver se a galera consegue dar uma melhorada tambem...

No mais, eu to ai, se ainda nao tiver sanado todas as duvidas!
Abraços

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 6:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MrBil, obrigado por compartilhar a técnica com a gente.

Eu já tinha visto esse tipo de imagem antes, e cheguei a ver umas onde a pessoa inseria uma imagem completa em outra, e essa nova imagem só ficava visível quando a figura original fosse selecionada. Contudo, nunca descobri como fazer isso, e na verdade nunca tinha pesquisado.

Contudo, quero dizer algo que percebi: isso só funciona se o navegador, ao fazer a seleção da imagem, desenhar uma "grade" nela, alternando os pixels da imagem selecionada. Testei com o Mozilla FireFox (1.5.0.4), com o IE (6) e com o Opera (9), e apenas o IE mostrou a "marca d'água". A técnica não deixa de ser interessante por causa disso, só se deve ter em mente que, dependendo do navegador usado, pode não acontecer nada. Gostaria de saber se outros usuários do fórum confirmam o que eu disse sobre os navegadores. Os que usam mais de um navegador, por favor testem a imagem com cada um deles, e digam se estou certo, pois ainda estou curioso a respeito.

Abraço a todos.

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 8:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MrBil,

acho que o problema acaba de ser solucionado pelo nosso amigo Gilberto.GSJ:

estou usando o FireFox 1.5.0.4 e por isso não consegui ver a marca.Testei tambem com o Opera e lá tambem não é possível vizualizar a marca. yeah Porém no IE eu consegui ver a marca! Smile Vou passar a aplicar essa marca nas minhas fotos! Smile

Um desafio que está lançado agora é descobrir uma forma de tornar essa marca visível na seleção desses navegadores alternativos,como o Opera e o FireFox! Smile

Obrigado pela ajuda e conforme descobrir mais coisas,poste aí! yeah

[ ]s yeah

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 8:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano Sacramento escreveu:
MrBil,

acho que o problema acaba de ser solucionado pelo nosso amigo Gilberto.GSJ:

Palmas pra mim Mr. Green

Brincadeiras à parte, acho que não vai dar muito certo isso de tentar com outros... Essa "grade" a que me refiro é característica do IE, e essa marca d'água é como se "explorasse um bug" dessa característica. Como os outros navegadores fazem diferente (o firefox muda as cores de todos os pixels, e o opera nem muda as cores da imagem), não creio que dê pra fazer algo assim com eles. Mas pode ser que eu esteja errado, também. De qualquer forma, se alguém descobrir, passe pra gente.

Abraço

thiago
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Jul 06, 2006 8:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

poisé. Uso o Firefox e não dá pra ver. tá comprovado então, só o IE vê. yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras