DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Diferentes configurações do flash

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 3:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Essa exposição tenta ser util para distinguir o uso do flash.
Todos devem ter lido por aí que é melhor tirar fotos sem flash. Acontece que se você selecionar a opção de flash desligado terá que ter um braço muito bom para a foto não sair tremida.
outra opção (que é a correta) é o uso de tripé.

Tirei quatro fotos para exemplificar essa situação.

Todas foram no comôdo mais escuro aqui de casa (luz de 25W), o banheiro de visitas.
foram utilizados 3 modos difentes, que serão descritos antes das fotos.

Primeira foto: Modo noturno com retrato
Configuração do modo: Flash em sincronização lenta.

Image

Segunda Foto: Modo noturno
Configuração do modo: Sem Flash

Image

Terceira foto: Modo automático
Configuração do modo: com flash. Todos os demais automáticos

Image

Terceira foto: Ajuste manual
Configuração do modo: sem flash. Exp +1.7. Iso 400, foco central

Image

Spider[JSLV]
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 4:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não adianta, por mais que vc consiga dispensar o flash usando ISO400 ou EV 1.7+, vai sempre ter que usá-lo em ambientes com pouca luz, tipo uma festa.
Aí eu recomendo usar um EV tipo 0.6+, ISO100 ou 200 (400 dá mto noise, principalmente qdo nao tem luz que preste), flash em slow synchro, e ter uma mão mto boa pra não tremer, porque flash em slow força a cam a usar exposições maiores (1/3s a 1s por exemplo). Se não tiver toda essa habilidade pra não tremer a solução é escolher entre desligar o slow synchro e ter fotos com o fundo mais escuro e aumentar a ISO, correndo o risco de ter fotos com mto noise...
E outra coisa, não tem nenhuma correção de ambiente na P** não? A minha tem pra lampada incandescente (essa função "esfria" as cores, pra nao ficar amarelado ou avermelhado d+ qdo ta em algum lugar com lampada incandescente), 3 niveis de lampadas fluorescentes, 1 de nublado e outro de mto sol... É que eu achei essa ultima foto mto amarelada, tava com lampada incandescente ne?

Editado pela última vez por Spider[JSLV] em Seg Fev 16, 2004 8:07 pm, num total de 1 vez

Fabiano Teixeira
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 4:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A última foto e a que tá sem flash foram as mais reais, na minha opinião.
Belas fotos... =D>

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 5:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tem correção para lampadas sim, esqueçi de citar. No caso da última eu utilizei para incandescente, mas a luz era fluorescente.

Spider[JSLV]
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 6:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Interessante que o efeito deveria ser o contrário, a foto deveria ficar com cores mto frias, mas ficaram mto quentes...

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 6:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Iso 400 só compensa em câmeras mais caras que possuem filtros mais avançados!

Spider[JSLV]
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 7:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper escreveu:
e nas que têm sensores maiores (tamanho físico), porque ae pode usar até ISO800 porque dae a cam tem uma ótima relação sinal/ruído..

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 8:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É o spider é bom mesmo eu digitei ao contrário. tinha luz incadescente e eu coloquei para luz flourescente.
Valeu sider

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2004 10:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Spider[JSLV] escreveu:
Hyper escreveu:
e nas que têm sensores maiores (tamanho físico), porque ae pode usar até ISO800 porque dae a cam tem uma ótima relação sinal/ruído..

Bem lembrado, o ruído eletrostático diminui consideravelmente conforme o tamanho do CCD, alias a qualidade da imagem como um todo aumenta conforme o tamanho individual das foto-células!

Syvolk
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2004 10:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

pÔ GALERA DÁ PARA FALR MAIS EM PORTUGUES EU TO BOIANDO CHEIO DE TÉCNICAS TO PERDIDO.PARECE QUE EU ESTOU NA SALA DE DOUTORADO SEM FAZER NM O 2º GRAU TECNICO EM FOTOGRAFIA.
HEHEHEHEHEHEHEHEEHHEHEHEEHEHHEHEEHHE.
MAIS TÁ BOM TÁ DANDO PARA APRENDER MUITO, VCS VIRAM AS FOTS DO SKOL RIO?

Hyper escreveu:
Spider[JSLV] escreveu:
Hyper escreveu:

Bem lembrado, o ruído eletrostático diminui consideravelmente conforme o tamanho do CCD, alias a qualidade da imagem como um todo aumenta conforme o tamanho individual das foto-células!

Spider[JSLV]
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2004 5:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Syvolk escreveu:
pÔ GALERA DÁ PARA FALR MAIS EM PORTUGUES EU TO BOIANDO CHEIO DE TÉCNICAS TO PERDIDO.PARECE QUE EU ESTOU NA SALA DE DOUTORADO SEM FAZER NM O 2º GRAU TECNICO EM FOTOGRAFIA.

Hyper escreveu:
Spider[JSLV] escreveu:
Hyper escreveu:

Cara, desespera não, tem só 3 semanas que eu tenho minha cam e só um mês mais ou menos que to lendo essas coisas de CCD, tempo de exposição, CMOS, sensor, ISO não sei o que lá e já to entendendo tudo praticamente. É só vc ler MUITO e experimentar MUITo na sua cam q vc vai entender de tudo praticamente...
"o newba de hj é o profissional de amanhã"

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2004 11:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

legal o teste para mostrar pra galera a diferença

mas o uso ou nao de flash é uma questao mt delicada OSmile

eu realmente soh uso flash em lugares indoor, mas depende da ocasiao
se for coisa sem grandes prioridades, como foto de familia, um almoço, um churrasco com o pessoal, nao ha necessidade nenhuma de ficar se preocupando, entao da-lhe flash

mas se for uma foto trabalhada ai ja elimino o flash e vo procurar outras alternativas Razz

valew

fabiowap
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Fev 24, 2004 4:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Syvolk escreveu:

Hyper escreveu:
Spider[JSLV] escreveu:
Hyper escreveu:

Posta Fotos ae do skoll rio, bombouuuuu...

Abraços.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2004 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Volcano, por gentileza atualize os links das fotos no primeiro post. Agora com o indice das dicas e tutoriais nada mais vai se perder e precisamos ter tudo certinho . Mr. Green

Deste tópico também >>> http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=176

(Isto vale para todos os usuários galera !!!)

Grato.

Independence

Fly Angler
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2004 9:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Assim como o Puri, eu tb evito usar o flash em ambientes fechados, a luminosidade fica falsa e feia, com sombras "duras". Claro às vezes não tem como evitar, mas aí geralmente são fotos que eu não uso pra nada mais sério.

Agora eu estou começando a usar bastante o flash em dias de sol, isso mesmo, quando sol está a pino é quando estou usando mais flash. Isso porque nessa hora os contrastes ficam muito fortes (mais de 2 ou 3 stops) e se vc tirar foto de uma pessoa com um jardim atrás por exemplo ou o jardim vai sair bem exposto e a pessoa escura, ou a pessoa bem exposta e o jardim um clarão geral. Sem flash vc tem que escolher.

Aí que eu uso um fill flash. Com o flash nessa situação vc pode expor a foto pro jardim e o flash pra pessoa, ou seja, vc vai pegar os dois bem expostos. O segredo é escolher a fotometria spot e compensar a exposição do flash pro mesmo valor da exposição medida pela camera. Se a camera diz que a pessoa está com por exemplo -2.3 stops, é só colocar a exposição de flash pra esse mesmo valor que não tem erro.

Eu ainda tenho dificuldade em situações com pouca luz, aí eu ainda vou meio na base da tentativa e erro.

abs
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior