DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografar de novo com filme (com fotos)

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Sáb Mar 25, 2006 5:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ou pelo menos, usando o filme junto com o digital.

Faz algum tempo que estou fotografando com uma Nikon CP8700, uma câmera que considero ótima, pela qualidade das fotos e pelas possibilidades de ajustes. Ela é lenta, mas tudo bem: eu não tenho pressa.

Mas perdebi que tenho fotografado cada vez menos, em número de fotos, não em tempo fotografando. Tenho pensado cada vez mais antes de tirar uma foto. E ainda assim, não estou contente, acho que alguma coisa está faltando.

Ao mesmo tempo, vejo que a preocupação de muitas pessoas é sempre com fotos perfeitas, mais qualidade de imagem, fotos perfeitas. Menos preocupação com o conteúdo do que com a forma. Uma foto com ruído é vista como sacrilégio. E existe essa coisa de sempre se querer o melhor equipamento, o mais moderno, que tem cada vez mais funções que nem se usa e, quando se usa, se faz menos por conta própria.

Acho que pra mim (para o meu aprendizado, meu gosto, não quero dizer que isso deveria ser uma verdade) falta algo em relação à fotografia, e acredito que preciso experimentar o que é colocar um filme P&B numa K1000 ou outra máquina totalmente mecânica e sair para fotografar. Usar um equipamento que não faça absolutamente nada por mim além de medir a luz. Já imagino que vai ser frustrante para quem está acostumado com as facilidades do digital. Mas espero que eu aprenda alguma coisa com isso. Quem sabe algum dia eu ainda não esteja revelando manualmente num laboratório "caseiro".

Estive na 7 de abril vendo alguns preços, e é provável que no próximo encontro eu esteja com uma câmera de filme. Não vou abandonar a facilidade do digital, certamente. Mas espero que essa nova experiência traga algo de novo. E na hora de postar as fotos aqui... Bom, negativo escaneado não deixa de ser fotografia digital, não? Mr. Green

Bom, depois do "desabafo", gostaria de saber a opinião dos amigos do fórum. O que acham?

Editado pela última vez por Rodrigo F. Pereira em Seg Abr 10, 2006 8:52 pm, num total de 1 vez

Otávio Burin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Mar 25, 2006 10:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acho uma ótima alternativa, é sempre bom experimentar coisas novas, eu ja fotografei pb com Kodak Tri-X e revelei no lab da facul, gostei bastante. Usei uma nikon ou pentax, não lembro ao certo, a maquina era totalmente manual, gostei bastante, a unica coisa q pesou foi o preço, paguei uns 16 reais em um filme rebobinado e algo em torno de 40 reais no papel.

A melhor parte é quando vc está fazendo as ampliações, o tempo dentro do lab parece parar, quando vc vai ver vc está lá faz horas Mr. Green

Outra coisa q eu gosto muito de fazer com papel fotográfico são os fotogramas (meu avatar é um), mas não é algo q eu faça com freqüencia devido ao preço do papel.

Quanto a busca por imagens perfeitas, tb penso assim, muitas pessoas querem a imagem com a estética perfeita, mas no fundo ela é bem vazia, vc acaba fazendo um cartão postal, sendo q vc possui uma ferramente para pode expressar e passar algo através da imagem.

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Dom Mar 26, 2006 12:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Otávio, dei uma olhada nos preços na 7 de abril e acho que dá pra achar filmes bons da Kodak ou Ilford por menos que isso.

Agora, gostaria de saber quanto a experiência com o filme e com a revelação contribuiu para o seu olhar, para a forma como você fotografa, e se isso se estendeu ao digital. Suas fotos são muito boas, o quanto disso você acha que se deve a essas outras experimentações?

Otávio Burin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Mar 26, 2006 2:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

RFPereira, muito obrigado, tb gosto bastante do estilo e dos temas das suas fotos yeah

De certa forma ajudaram sim, a primeira vez q utilizei realmente uma reflex foi quando utilizei essa Pentax manual, e eu gostei muito, na época eu tinha uma A85, e claro, só fotografava pelo lcd, quando utilizei essa reflex e utilizei o viewfinder dela, senti uma interação muito maior do q fotografando pelo lcd, claro, acho q isso pode variar de pessoa para pessoa.

Bom, ja quanto a revelação, eu aprendi q certos acidentes acabam por melhorar a coisa toda ao invés de estragar. Uma vez eu fui sensibilizar a imagem, porem enquanto acertava o tempo eu esqueci de deixar o filtro vermelho no lugar q devia, nisso liguei a luz para ajustar a imagem no papel e percebi q estava sem o filtro, nisso puxei o papel na hora, o resultado foi uma foto com a silueta da minha mão e umas coisas estranhas, mas foi um resultado bem legal.

Mas a minha maior influência são os livros de fotógrafos q estou sempre lendo (não pego livros tecnicos e afins, sem desprezar, o mais importante para a minha pessoa agora são livros de fotógrafos q contenham ensaios e fale sobre sua poética, biografia e etc), alem dos livros tb sou muito grato por professores e verdadeiros mestres q me ajudaram e continuam ajudando.

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 11:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É isso aí Otávio..... considero vc um grande exemplo de dedicação e amor a arte da fotografia!!!!! parabens por essa busca constante no aprendizado tendo como prioridade a arte e realmente oque importa nisso tudo: O olhar !!!! =D> =D> =D> =D> =D>

Abs,

henriquesp
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 11:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse lance do conteudo x forma é bem interessante.
Vale pra todas as formas de arte, nao soh fotografia.
Mas o q sempre acontece é, pra vc poder ousar, tem q jah ter mostrado q é capaz de fazer bonito "sob as regras".

Veja Saramago, por exemplo, se alguem escrevesse do jeito dele em uma redacao de vestibular, tirava zero. Mas ele, um escritor de renome, faz o q bem entende e ganha Nobel. porque o pessoal para de analisar a forma e passa ao conteudo.

Em tempos (pós-pós-)modernos, a forma tem cada vez mais importancia. Uma pena.

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 3:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

henriquesp, nao se trata de ousar (num primeiro moment0) e sim de saber oq está fazendo... mtos disparam suas cameras sem parar e uma ou outra foto se salvam com uma estética razoavel. mas na verdade nao sabem nem mesmo dizer o motivo de considerar aquela foto boa ou melhor, a estética boa... Tenho acompanhado o Otavio a algum tempo e vejo que ele busca fotografar com fundamentos não apenas técnicos ( fotometria, compensaçoes..bla bla bla) mas principalmente os artisticos... e isso, só conhecendo o trabalho de outros artistas das mais diversas areas (pintores, escultores, fotografos, escritores) é assim q se foma o "estilo" de um artista: com base e influência no que ja foi produzido por outros (isso nao tem nada a ver com cópia ou plágio).
Nao existe um estilo "ao acaso" ou o tal do "saiu sem querer" tudo é fruto da nossa vivência e cultura, mesmo que nao esteja explicito na imagem. E percebo que o Otavio tem isso bem claro pela forma que conduz a sua (digamos) "busca pelo estilo próprio" ora acertando ora errando o importante é q ele está no caminho certo !!!

acho q ficou meio fora do topico.. I'm sorry ! yeah

Voltando ao tópico Acho que todo mundo que gosta de fotografia deveria ter uma camera de pelicula totalmente mecânica... nao necessariamente para fotografar o tempo todo... mas como forma de acompanhar a sua propria evoluçao.
A digital é uma maravilha mas muitos acabam se enganando. A foto nao ficou mto boa mas vai la no photoshop e da uma acertada e ela fica legal... isso acaba virando um vicio (se nao houver uma auto-critica SÉRIA) e com o tempo isso vira automático e a pessoa nao tem mais noção de que tá errando !!!
Se tem uma de filme tb... faz algumas fotinhos, manda o filme revelar.. pega as fotos no papel e ve que a coisa nao ta tao boa assim !!! muitos pegam pela primeira vez uma camera de pelicula e ao ver o resultado se decepcionam por completo... claro... nao houve a ajudinha do santo photoshop !!! " Tá bom Mauricio mas o photoshop taí pra facilitar nossa vida... " Concordo !!!!!!!!!! Facilitar ponto. nao para fazer oque na verdade nós deveriamos ter feito (PENSAR !!!!) muitos hj disparam o botao e depois (com a foto aberta no photoshop) vão PENSAR no que fazer para deixar aquela foto legal.
Enquanto que, até onde eu sei, o caminho é inverso... primeiro PENSAMOS como fazer para a foto sair legal, depois apertamos o botão (e depois se houver necessidade de alguma correçao no PS que seja feita sem nenhuma dor no coração e com a conciência tranquila "fiz tudo o q tava ao meu alcance")

Que tal pensarmos mais???????? Think Think

Abs,

henriquesp
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 3:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mauricio,

com outras palavras, vc falou exatamente o q eu havia tentado defender no topico em q se discutia a manipulacao digital. Alem de querer, o fotografo tem q saber fazer aquela foto. Nao basta imaginar tal cena se ele nao tem competencia pra faze-la. Nem adianta ter a competencia se ele nao tem a sensibilidade pra imagina-la. O fotografo é uma eterna dualidade artista x tecnico, e apenas o equilibrio de ambos resulta em excelentes fotos. Ao menos é a minha opiniao.

Aqui o link pro topico: http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=16650.
Coincidencia ou nao, ele tb foi iniciado pelo RFPereira.
Engraçado q aqui a conclusao chegada foi diferente da de lá (ao menos na minha concepçao).

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 6:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caímos na discussão do Photoshop de novo, né? Smile Eu uso o programa como um elemento a mais de criação, e não para corrigir foto. Fotografo no manual, adoro fotometrar, enquadrar, pensar a foto e, como disse acima, tenho fotografado cada vez menos. Quando erro, sei disso no momento em que tiro a foto, ou até antes, quando percebo que não vou conseguir obter aquilo que imaginei. Mas não acredito que o PS possa salvar uma foto ruim, como disse o seymor no outro tópico. Uso muito o PS para conversão em P&B, pois geralmente antes de fotografar já sei se vou querer um céu mais escuro, vermelhos mais clars ou não, esse tipo de coisa. Ele me ajuda a realizar aquilo que visualizei antes de pressionar o disparador.

Agora, em relação ao filme, concordo em gênero, número e grau com o Mauricio Po. Imagino que o filme seja muito mais frustrante e que eu vá cometer muito mais erros, mas imagino que erros e a experiência de usar uma câmera sem nenhum automatismo possam me ajudar a desenvolver uma visão mais completa da fotografia — talvez seja a obrigação de pensar mais como o Mauricio colocou. Ou talvez não, pode não fazer diferença nenhuma. Mas é algo que quero experimentar, como um exercício, ao menos.

Otávio Burin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 8:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mauricio, obrigado Smile , seus comentários sempre são muito bem vindos! Lembro de quando mostrei minhas fotos para vc e de suas dicas e incentivos, com certeza foram boas influências e são! yeah

E é isso q o Mauricio falou, quando vc fotografa com filmes, a tendência é vc pensar mais sobre o instante da foto, e claro, vc não sabe se a foto saiu mesmo, pode acontecer por algum motivo de suas fotos não sairem, por exemplo, uma amiga foi fotografar só q o filme não rodou, e nisso vc fica pensando sobre o que ela fotografou mas não foi registrado, o q pode não acontecer com a digital, ja q vc tem uma grande quantidade de fotos disponíveis. Como disse anteriormente, eu recomendo. yeah

Preto
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 8:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apenas uma opinião...

Fotografar em pelicula faz parte da formação do fotógrafo, pois todo conceito/magia da fotografia vem da captura da imagem em pelicula, eu particularmente ainda nao tive essa oportunidade mas estou providenciando...

Fico me imaginando num laboratório vendo a imagem se formar no papel... nossa... deve ser muito emocionante...

Claro que muita gente não tem porque utilizar filme ao invéz de digital, mas eu acho importante e todos deveriam experimentar para se auto-avaliar, pois clicar olhar apagar, clicar olhar apagar pode se tornar um vicio sim

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 12:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom, acabei de comprar minha novíssima câmera de 35 anos de idade...

Image

seymor
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 12:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

RFPereira escreveu:
Bom, acabei de comprar minha novíssima câmera de 35 anos de idade...

Show de bola! Parabéns pela aquisição! E mande as fotos depois! =D>

Otávio Burin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 6:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

RFPereira, quanto vc pagou? (se quiser pode ser mp) to pensando em uma maquina nesse estilo, mas a verba anda baixa...

Agora compra uns filmes pb e manda bala Smile , quando vc ja tiver domado ela, experimentar usar cromos para a luz do dia só q em ambientes com outros tipos de luzes, tem um fotógrafo chamado Luiz Braga q faz isso, as fotos dele possuem cores lindas. yeah

Boas fotos com a câmera!
Mr. Green

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 7:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Otávio, paguei mais barato porque comprei direto com a tia da minha noiva, que é fotógrafa profissional e tinha uma dessas sobrando (ela tinha duas do mesmo modelo). Mas andei dando uma pesquisada na 7 de Abril e lá você encontra corpos desse estilo por cerca de R$ 500, geralmente os Nikon são um pouco mais caros — queria uma FM2, mas só o corpo era R$ 850, sem chances. Vi uma Minolta desse tipo muito bem conservada, já com a lente de 50mm 1.7 (se não me engano), por R$ 400 na loja do Pretti, que fica no subsolo daquela galeria quase na esquina com a Conselheiro. Eles também tinham uma Pentax K1000 zerada na caixa por 600 e uma usada, mas ainda made in Japan por 500 (as duas com as respectivas lentes).

Já comecei com os PB, estou com um Tri-X, comprei dois Proimage para fotos mais rotineiras e também um Provia para algumas fotos melhores que tenho em mente. Vamos ver o que vai sair, se der certo, quem sabe não arrisco um cromo... rs. Se nos encontramos no próximo passeio do fórum/clube você me dá uams dicas Mr. Green
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.