DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 É proibido tirar fotos dentro de shopping?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 6:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas pois eu simplesmente não sei aonde criar esse tópico. Então se for para ele ser movido, por favor, movam o tópico para a sala correta. Mr. Green

Será que tem algum advogado forista aqui pra ajudar?

O "caso": final de semana passado eu fui aqui no shopping da minha cidade e tirei algumas fotos. Dentro das Lojas Americanas eles me pediram para parar de tirar fotos pois era contra as "normas" da loja. Depois no estacionamento, um segurança veio me perguntar se eu estava fotografando dentro do shopping, se eram fotos pessoais ou do local também. Como eu não minto eu falei a verdade, que eu tirei fotos pessoais (da minha namorada) e do local também (o que eu também entendo como fotos pessoais). Ele me informou que é contra as normas do Shopping e que eu não poderia mais fotografar. Argumentei um pouco e como eu comecei a me estressar eu deixei pra lá (quando eu perco a calma não é nada agradável de se ver, rs), pois minha namorada morre de medo de eu arrumar confusão.

A dúvida: uma loja ou um shopping pode restringir minhas liberdades individuais como cidadão de tirar fotos? Eu achava que um estabelecimento comercial era considerado um espaço público e que por isso eu poderia tirar fotos. Achava também que talvez, mesmo não sendo um espaço público, que algo na constituição ou nas leis impediriam uma decisão arbitrária dessas.

Abraços

Eduardo Azeredo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 7:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Anotem aí :

Lei 9.610/98
Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

Constiuição Federal
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e
de comunicação, independentemente de censura ou licença;
yeah

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 7:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Movendo para a sala de Fotografia

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 9:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tem que entender que o shopping não é local público. Local público é um parque, ruas, avenidas.... O Shopping é um lugar privado aberto ao público. E como tal, eles podem sim restringir o uso de câmeras, filmadoras, etc...

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 10:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Shopping é privado, com administração privada.

Deve-se pedir autoriação à administração do Shopping para fotos, em qualquer um deles funciona assim.

Uma praça é um logradouro público.... o mercado municipal por exemplo, é público (mesmo assim tem regras pra fotografar lá dentro porque as lojas que lá dentro estão são particulares)

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 11:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Então pontos comerciais não são espaços públicos?

Sierra
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 11:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

carlostakeda escreveu:
Então pontos comerciais não são espaços públicos?

No que entendi, são privados mas de acesso ao público.Acredito que seja necessário a permissão para fotografar, até porque eu lembro de um programa de TV que o advogado pedia "com licença" para entrar com a camera no estabelecimento.

Muitas vezes se pedir permissão é liberado, qdo vc explana que são particulares e sem nenhum fim comercial.

Abraços!!!

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jun 24, 2006 12:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sierra, esse negócio de advogado pedir licença para entrar com uma câmera no estabelecimento me disseram que é porque alguma pessoa gravada pode se incriminar perante as câmeras e parece que é proibido isso por lei. Uma pessoa tem de dar declaração pública para se auto-incriminar, ou então que seja um grampo autorizado por juiz. rs. Bem, é o que me disseram...

Será que tem algum advogado forista aqui que poderia ajudar? rs

Abraços

Sierra
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 9:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sendo assim, ainda resta a dúvida dos limites que temos.Eu pensava que era tranquilo fotografar nos corredores dos shoppings.

ps:Talvez seja proibido mesmo, nunca vi tanta gente tirar fotos apenas dentro dos banheiros de shoppings

Abraços!!!

guedan
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 10:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara eu não tenho experiência em foruns, mas faço direito e estou no 4º periodo....

Concerteza vc é livre pra fazer o que quizer desde que não passe por cima do direitos dos outros...

Segundo um advogado entrar com camera d video na loja, e pra isso pedir licença...
Ele faz isso pra evitar problemas não com as pessoas que estão lah dentro, mas com o dono da loja, que é tratada similarmente ao domicilio...
Imagina se alguem entra na sua casa filmando tudo durante uma festa...
Ele vai pedir permisão só pra vc, porque vc é o dono da casa, c vc autorizar e algum convidado seu não o fizer esse cara q entrou filmando não vai ter problema algum, porque o titular do domicilio permitiu a gravação....

Levando isso em conta, e averiguando-se que o shopping é um lugar privado de acesso liberado ao publico, vc não pode simplesmente sair tirando foto de tudo, a não ser q o pessoal do shopping deixe. É claro que ninguém vai vim t encher a paciencia c vc tirar uma foto das crianças brincando no fliperama, ou da sua namorada experimentando uma roupa, mas c isso acontecer, infelizmente eles vão ter legitimidade para fazê-lo...
Estou na casa de um primo agora, mas assim q chegar em casa eu dô uma olhadinha nos códigos e nas leis pra t dar a informação mais detalhada... yeah

carlostakeda
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 11:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

guedan, nossa, muito interessante sua colocação!!! Tô ansioso para você chegar em casa e ver direitinho no código... rs

guedan
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 2:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aew, voltei...
Como eu tinha imaginado, não existe uma lei que diga qué é proibido fotografar dentro d lojas....
Por isso se usa a analogia e se aplica o principio de proteção a privacidade das pessoas, que só pode ser "rompido" com o concentimento dos individuos....
e por isso, digamos o seguinte...
C vc estiver no meio da praça c pode fazer a foto q vc quiser, é um lugar publico, portanto aberto ao publico (desculpa a repetição), e se alguem estiver querendo privacidade, q vá procuara um lugar que lhe dê essa condição...
A diferença pro shopping, é que, apesar d ser um logar aberto ao publico, é de propiedade particular, e portanto tem suas devidas "regras" de conduta, que, preste atenção, não podem e nem vão contradizer as normas gerais do Estada brasileiro...

Bom o que eu consegui entender desse assunto foi isso... Eu sô estudante, posso tah redondamente enganado, mas lendo meus humildes livros de doutrina, é isso que eu posso te dizer...
yeah

cobucci

MensagemEnviada: Seg Jun 26, 2006 8:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acho ridículo isso, mas é assim mesmo. Tudo bem, os caras têm o direito de querer proteger a marca deles, mas falta um pouco de respeito e de bom senso. Pô, eu não vejo motivos p/ encher o saco de alguém que está passeando e resolve tirar umas fotos da família e do ambiente. É diferente de quando chega toda uma equipe com tripés, super equipamentos e tudo mais. Eu já tive problemas fotografando FORA de um shopping. Vieram uns três seguranças (um de cada vez) perguntar qual era o uso das fotos, dizendo que não era permitido fotografar o shopping, etc. Mas eu estava em via pública. Que encheção!
O 3º segurança que chegou veio perguntando: "Posso ajudar?". Eu respondi: "É claro, você entende de fotografia?". Ele riu e levou numa boa, mas foi bem chata a situação (pra quem é de sampa, eu tava ali na passarela enter o morumbi e o market place).
Ainda bem que eu não tenho nenhum interesse em fotografar shoppings...

E uma pergunta: vc tb se sentem tolhidos em alguns direitos qdo estão fotografando? Em TODO lugar eu tenho visto esse embaço p/ com os fotógrafos. Nos museus, teatros, shoppings, shows, exposições....a fotográfia me parece andar muito restringida. Saco Big Mouth

seymor
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Jun 26, 2006 11:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nunca tive problemas pra fotografar no Iguatemi, ou no Galleria, em Campinas...

E sempre vi gente fotografando no Parque D. Pedro, mas com câmera compacta, alguém no primeiro plano e o shopping ao fundo, ou de peças em exposição pública, nunca de vitrines e fachadas.

Como já disseram, shopping é propriedade privada de acesso público, portanto vale o seu direito à privacidade.

lordchacal
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 11:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

agora não custa nada colocar uma placa dizendo que por algum motivo é proibido fotografar ali.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.