DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 DigiCalc: Programa para cálculos de fotografia digital

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 27, 2006 10:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá a todos. Conforme prometido, a Planilha para Cálculos evoluiu e se transformou num programa completo, e aqui está a primeira versão.

Assim como era com a planilha, todos estão livres para se manifestar a respeito do DigiCalc. Mandem suas opiniões, críticas, sugestões e problemas encontrados, que serão corrigidos nas próximas versões.

EDITADO: (13 de setembro de 2006)

Versão atual: 1.1

Change-log da versão 1.1
- Adicionado o cálculo estimativo de quantidade de imagens armazenadas em mídias diversas
- O programa agora só compara e corrige os valores das distâncias focais nas posições Wide e Tele na hora de realizar o cálculo de conversão, ao invés de faze-lo enquanto o usuário altera os valores (o que gerava certos inconvenientes).
- Duplo-clique nas tabelas "Dimensão e Resoluções" e "Proporção (Crop)" agora copiam os valores selecionados para as outras tabelas da aba "Resolução" e realizam os cálculos correspondentes automaticamente. (agradecimentos a Mauro ImagemT, do DigiForum, pela idéia).
- As células das tabelas da aba "Resolução" que começavam vazias quando o programa é iniciado agora iniciam com o valor "0" (zero).

Downloads:

Versão para Windows.
Versão para Linux.

Aviso: a versão para linux só foi testada no meu PC, e tem como dependência o GTK. QUalquer problema, avisem.

===============================================
Editado em 20 de outubro de 2007.

Pequeno guia ao DigiCalc

ABA LENTES

Lentes de câmeras reflex (SLR) analógicas sofrem uma modificação no ângulo de visão quando utilizadas em SLR Digitais, pois os sensores das mesmas são menores que o filme 35mm. Isso faz com que a distância focal da lente (grosseiramente falando: o quanto ela "aproxima" a imagem) seja potencializada.

Nesta aba, Lentes, está o cálculo para se saber a equivalência da distância focal em tais situações.

- Lente: aqui o usuário informa ao programa a distância focal original da lente. Caso seja uma lente zoom, deve-se selecionar a opção "Lente Zoom", para realizar os cálculos com as duas posições (máxima e mínima) da lente.

- Fator de Corte (Crop): informe aqui o fator de corte do sensor da câmera.

- Teleconversor: Caso você possua um teleconversor, pode incluir sua ampliação no cálculo, junto ao Fator de Corte.

- Consulta Rápida: esta tabela mostra as distâncias focais mais comuns já convertidas para o fator de corte e teleconversor selecionados pelo usuário. Sua atualização é automática, ocorrendo sempre que o usuário modifica as opções anteriores.

Após selecionar os valores desejados, é preciso apenas clicar no botão "Calcular" para ter os resultados exibidos. Caso deseje limpar a lista de resultados, basta clicar no botão "Limpar" logo abaixo da mesma.

ABA RESOLUÇÃO

Imagens digitais são formadas por pixels, que são pequenos pontos coloridos. Como uma comparação simples, podemos pensar numa imagem digital como sendo um enorme "papel quadriculado" cujos quadradinhos são preenchidos, cada um com uma cor, para formar a imagem. Como normalmente os pixels são exibidos num tamanho minúsculos, não são visíveis, o que dá a impressão visual de vermos uma imagem completa, não "quadradinhos" isolados.

Em fotografia digital devemos nos preocupar com dois tipos de resolução:

- Resolução da imagem: é a quantidade de pixels que compõem a imagem. Geralmente é medida em megapixels, que significa "milhões de pixels". Seu valor é obtido multiplicando as dimensões da imagem uma pela outra. Exemplo: uma imagem de 3.000 por 2.000 pixels. Multiplicando os valores, temos 6.000.000, ou seja: seis milhões de pixels, que é a mesma coisa que 6 megapixels.

- Resolução de impressão: indica quantos pixels serão impressos numa determinada área de papel. Normalmente são medidos em DPI, que significa Dots Per Inch (pontos por polegada). Imprimir uma imagem em, por exemplo, 200 DPI, significa que no espaço de 1 polegada serão impressos 200 pontinhos para formar a imagem. Naturalmente as dimensões da imagem digital são um limite aqui: se a sua imagem tem 2.000 pixels e você a imprime em 200 DPI, você só terá pixels suficientes para imprimir 10 polegadas de imagem (2.000/200 = 10).

Esta aba reúne alguns cálculos úteis para trabalhar com tais resoluções.

- Impressão

Aqui calcula-se o tamanho que a imagem terá quando impressa em várias resoluções diferentes. Basta informar as dimensões da imagem digital e clique no botão "Calcular". Na tabela correspondente serão exibidos os tamanhos de impressão da imagem indicada em várias resoluções diferentes.

- Dimensões e Resolução

Esta parte é destinada ao redimensionamento e cálculo da quantidade de megapixels de uma imagem. Informe as dimensões da imagem e clique no botão "Calcular" correspondente. Na tabela serão mostrados os tamanhos possíveis para vários redimensionamentos (medidos em porcentagens relativas ao tamanho original), suas dimensões (em pixels) e resolução (em megapixels).

Dica: um duplo-clique em qualquer um dos resultados desta tabela faz com que seus valores sejam automaticamente transferidos para o cálculo de Impressão.

- Proporção (Crop)

Proporção é a relação entre a largura e a altura de uma imagem. Uma proporção de 3:2, por exemplo, significa que, se dividirmos a largura da imagem por 3 e depois multiplicarmos por 2, teremos o valor exato de sua altura.

Este cálculo permite que, tendo um destes valores, o usuário possa calcular o outro. Basta informar o valor conhecido, dizer qual valor se deseja calcular e clicar em "Calcular", que serão apresentados os resultados para as três proporções mais comuns atualmente: 3:2 (fotografia comum), 4:3 (TVs e monitores não-widescreen, assim como várias câmeras compactas) e 16:9 (widescreen).

Exemplo: eu possuo uma imagem com 4.000 pixels de largura. Desejo converter sua proporção para uma das três proporções listadas. Para isso, preciso calcular a altura que tal imagem terá após a conversão. Basta informar o valor conhecido na Referência (meus 4.000 pixels), escolher qual valor eu desejo descobrir (no caso, Altura) e clicar em "Calcular". O programa me informa, então que:
- para que a imagem obedeça o formato 3:2, sua altura deverá ser de 2.667 pixels;
- para que a imagem obedeça o formato 4:3, sua altura deverá ser de 3.000 pixels, e
- para que a imagem obedeça o formato 16:9, sua altura deverá ser de 2.250 pixels.

ABA ARQUIVOS

Aqui é possível calcular quantos arquivos poderão ser gravados em uma mídia de determinado tamanho. Para isso é necessário saber o tamanho do arquivo e da mídia. Apenas informe o tamanho do arquivo, em KBytes, selecione a mídia desejada na lista e clique em "Calcular". Não se esqueça de ler os avisos sobre tal cálculo, no texto apresentado nesta aba.

ABA SOBRE O DIGICALC

Aqui são encontradas informações sobre o programa, sua história e sobre o Digiforum, com um texto que nosso querido amigo Celso Rogério teve a gentileza de ceder para que eu incluísse no programa. Esta foi a forma que encontrei de agradecer tanto ao fórum quanto aos seus membros, pelo apoio que dão a esta iniciativa.

================================================

Abraços a todos.

PS: é impressão minha, ou esse "pequeno guia" não ficou tão pequeno assim?

Editado pela última vez por Gilberto.GSJ em Sáb Out 20, 2007 12:14 pm, num total de 2 vezes

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Jun 27, 2006 10:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pelo empenho Guilberto

Testei e aprovei a versão nova yeah

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 27, 2006 10:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso, obrigado pelo apoio. Smile

cobucci

MensagemEnviada: Qua Jun 28, 2006 9:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu tb gostei. Bem simples e eficaz. Ótima contribuição yeah

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 9:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cobucci, obrigado pela força Wink

Só gostaria de dar um aviso: já estou trabalhando na próxima versão do programa. Acabei de incluir um cálculo que tenta prever a quantidade aproximada de imagens que vão caber em uma determinada mídia (cartão, CD, DVD e HD), com base no tamanho do arquivo que pessoa informar. Não vou lançar agora, quero incluir mais cálculos e modificações antes disso. Então, gostaria que o pessoal que já está usando o programa, e que já usava a planilha, mandasse mais sugestões e críticas.

Abraço a todos.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 10:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilberto.GSJ, uma sugestão pro futuro... não sei se é possivel mas seria muito interessante ela também renomear uma pasta inteira de fotos, em lote, como faz aquele outro soft postado por um colega, o redimenciona.exe (nao consegui achar o link).

Só que aquele soft renomeava com espaços em branco, ficando inviável para web. Teria que renomear usando "_" (underline)

Por ex: Quero dar às minhas fotos o nome de "praia" + 001.jpg... 002.jpg... 003.jpg

Isso se for viável e pro futuro, claro.. não entendo muito de programação hehehehe

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 10:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que foi o Lucas Eduardo qeu postou o redimenciona.exe

Alguém tem o link dele ?

cobucci

MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 10:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilberto.GSJ, eu tenho uma sugestão:
ativar o TAB para que se possa passar de um campo a outro com ele. Tentei aqui e não consegui.
yeah

HenriqueZ
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 8:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não percebi muito bem como e para que funciona.... Anxious

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 9:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilberto.GSJ, =D> =D> =D> =D> =D>

excelente.... muito util

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 12:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio, ótima sugestão, eu vou ver o que posso fazer. O problema é que eu uso FreePascal+Lazarus pra fazer esse programa, e o eles não têm um controle bom pra listagem de pastas (como a lista de pastas do windows explorer), porque esse tipo de controle é MUITO dependente de chamadas específicas ao sistema operacional, então até hoje eles estão tendo problemas pra criar um controle desses que seja multiplataforma. Mas eu vou ver o que posso fazer, acho que sei como contornar. Acho que a própria função pra renomear também depende muito do sistema, mas tenho que ver. Não garanto a função de redimensionamento, porque exige um trabalho pesado com os formatos de imagem (e eu não tenho as especificações técnicas deles, que me permitiriam fazer isso), quanto um algoritmo realmente eficaz pra redimensionamento (que também está meio distante da minha realidade atual). Mas, pelo menos a função de renomear eu garanto que vou tentar.

cobucci, eu bem que tinha tentado, mas não consegui fazer o tab funcionar direito com o Lazarus. Pra isso se usa uma propriedade dos controles (botões, caixas, etc) chamada TabOrder, onde você dá um valor numérico (sequencial) a cada controle, e a tecla tab muda o foco (controle atual) nessa ordem. Não sei porque não deu certo, ainda estou tentando resolver isso também. A coisa faz falta mesmo.

HenriqueZ, o DigiCalc faz a mesma coisa que a minha planilha de cálculos fazia: cálculos específicos de fotografia digital. Exemplo: a parte sobre lentes calcula a "mudança" da distância focal quando se coloca uma lente 35mm numa reflex digital, que acontece graças ao Fator de Corte. Mas esse teu post me deu uma idéia: vou começara trabalhar num manual pro programa, a ser distribuído junto, em formato pdf. Obrigado pela idéia (involuntária).

Igor Coltro, obrigado pela força.

A todos: continuem mandando sugestões e idéias. Eu entrei de cabeça nesse projeto, e vou fazer tudo que puder pra melhora-lo cada vez mais. Obrigado a todos.

Abração.

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 5:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apenas pra dar uma "satisfação" pra vocês:

1. Estou trabalhando na ferramenta pra renomear arquivos, mas estou tendo problemas sérios com ela. Não garanto que chegue a entrar no programa. Depois, existem programas muito bons pra fazer isso e o DigiCalc é focado em cálculos. Mas vou continuar tentando.

2. Sobre o uso da tecla TAB para "pular" entre os controles, acabei de confirmar: o Lazarus tem um bug justamente no TSpinEdit, que é o componente que eu uso no DigiCalc pra entradas de valores numéricos. Pra resolver isso ou eu terei que trocar todos os TSpinEdits por alguma outra coisa (pouco prático, pois eu teria que codificar em cada controle um monte de funções que oTSpinEdit já faz sozinho), ou eu vou ter que esperar corrigirem esse bug no Lazarus. Aposto mais na segunda opção, mas aida assim estou tentando contornar o problema enquanto não consertam esse bug.

3. Não sei se comentei antes (acho que falei só pro Celso Rogério), mas a primeira inclusão que fiz pra versão 1.1 é um cálculo estimativo que tenta prever quantas fotos (arquivos, na verdade) caberão numa mídia a ser selecionada pelo usuário (a lista tem vários tamanhos de cartões, CDs, DVDs e HDs). O usuário só precisa informar o tamanho médio dos arquivos que a câmera vai gerar e escolher a mídia utilizada. Mesmo que esse cálculo não seja 100% preciso (e nem tem como ser), acho que a função vai ajudar um bocado.

4. Ainda não liberei essa versão 1.1 porque eu pretendo fazer mais algumas mudanças, e incluir mais alguma coisa. Na verdade, estou é procurando mais funções pra incluir. Pra isso eu dependo um bocado da colaboração de vocês Wink. Mas a versão 1.1 está bem legal e confiável e, se vocês quiserem, eu libero ela mais cedo, já que o cálculo novo está bem testado e não tem mais o que mexer nele (acredito eu).

Abraços.

Mauro ImagemT
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Ago 19, 2006 9:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilberto.GSJ,
Baixei e experimentei rapidamente o DigiCalc, mas já estou achando muito útil, principalmente porque trabalho com impressões digitais em grandes formatos, e seu programa vai me ajudar bastante nos cálculos de tamanhos de impressão.
Gostaria de dar trêssugestões:
1) Quando preenchemos os pixels horizontais e verticais de "impressão" e "dimensões e resoluções", acho que os números deveriam ser repetidos na outra coluna e vice´versa, pois normalmente estamos calculando várias coisas para uma mesma dupla de valores. Não sei se expliquei direito.
2) Se houvesse uma opção de marcar a relação (3:2 / 4:3 etc...), ao preencher os pixels horizontais, os verticais já apareceriam automaticamente, e vice-versa.
3) Seria útil prá mim um cálculo dos pixels horizontais e verticais, em função de "Megapixels" total da imagem, tamanho desejado de impressão e DPI, até corrigindo opcionalmente em função de uma relação a ser informada (3:2 / 4:3 etc...). Isto para saber as possibilidades de uma câmera, por exemplo.
Tem também um titulozinho ali ao lado onde está escrito "propoção". Não atrapalha em nada, mas é item de revisão.
Valeu !!

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Ago 19, 2006 10:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mauro ImagemT, obrigado pela força e pelas sugestões. Pelo que eu ACHO que entendi, elas são interessantes. Vamos a um pequeno comentário delas:

1) Você quer que, ao preencher os dados de um dos cálculos, o outro lado seja preenchido automaticamente? É isso? É interessante. Mas veja minha sugestão lá embaixo.

2) Essa eu não tenho certeza de que entendi. Você quer que ele deixe escolher entre:
a) digitar com os pixels verticais
b) calcular automaticamente?
É isso? Se for, também é outra coisa interessante de se fazer.

3) Você diz pra eu colocar o cálculo dos Megapixels na tabela de proporção? Na verdade esse cálculo só tá lá na tabela de dimensões "pegando carona", porque ele é bem básico mesmo, só pra dar a noção.

Sobre o "titulozinho", aquilo lá é pra marcar o valor de referência. Mas acho que vou fazer ele alternar o texto ali entre "Largura" (quando você escolher calcular a altura) e "Altura" (quando você escolher calcular a largura). Isso vai tornar a coisa mais fácil de entender.

Lendo tuas sugestões, eu tive uma idéia aqui, e quero tua opinião (e a do resto do pessoal também): o que você(s) acha(m) de eu deixar as tabelas com a organização que elas têm, mas adicionar uma função de, quando o usuário der um duplo-clique num valor de uma tabela, ele re-calcule as outras automaticamente com a resolução escolhida?

Exemplo: você tem uma imagem de 4000 pixels, que quer cortar em 3:2. Você faz o cálculo, vai na linha onde tá o resultado de 3:2 e dá um duplo-clique. Isso vai fazer com que as outras duas tabelas refaçam seus cálculos a partir desse resultado.

Acho que isso vai dar as funcionalidades que você quer sem prejudicar quem gosta da coisa do jeito que tá, né? Fico aguardando tua resposta e também a de todo mundo que tiver alguma sugestão pra dar a respeito disso.

Antes que perguntem: sim, TEM um jeito de colocar TODOS esses cálculos da aba Resolução em uma única tabela, mas ela ia ficar imensa, feia pra caramba e chata de consultar! Fora que ia ficar meio "poluição visual" e com certeza poderia confundir as pessoas com menos experiência, que são o "público-alvo" principal do programa. Por isso, não me peçam pra fazer algo assim. A resposta é não.

Abraços.

Gilberto.GSJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Ago 30, 2006 12:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Primeiro, gostaria de pedir desculpas por ter "desaparecido". Pra encurtar a explicação, tive um problema de saúde bem na hora que ia trabalhar nas sugestões do Mauro ImagemT, e só estou me recuperando agora.

Atualizando: seguindo as sugestões do Mauro ImagemT (ou o que eu acho que entendi delas), eu fiz mais ou menos do modo como eu tinha colocado na resposta anterior. Ficou assim:
- Quando você dá um duplo-clique na tabela de Dimensões e Resoluções, ele copia automaticamente os valores (altura e largura) das células da linha selecionada pra tabela de Impressão e calcula sozinho. Ele também copia o valor da célula exata onde você clicou para a "referência" do cálculo de Proporção (Crop) e calcula automaticamente de acordo com o ajuste prévio (altura ou largura).
- Quando você dá um duplo-clique na tabela Proporção (Crop), o programa copia automaticamente os valores (largura e altura) da linha selecionada para as outras duas tabelas e faz os cálculos de cada uma.

Ainda estou testando tudo pra ver se encontro erros. Até agora o único "problema novo" que achei é o seguinte: quando você dá o duplo-clique nas tabelas, mas NÃO nas células dos resultados, e sim nas células fixas (as com cor azul e/ou letras em negrito), ele pega os valores das células selecionadas, mesmo que estas estejam em outras linhas ou colunas. Isso é uma característica do Lazarus, que não me retorna o valor da linha e da coluna selecionadas no momento do duplo-clique. Vou ver o que dá pra fazer a respeito disso.

Outro problema que ainda acontece é a velha história da tecla TAB não funcionar quando você está digitando os valores. Esse é um bug confirmado do Lazarus que eu não consegui contornar, então teremos que conviver com ele por mais um tempinho (o que muito me incomoda, pra ser sincero, pois tenho o costume de navegar pelo teclado), até que seja corrigido no próprio Lazarus. Estou esperando eles lançarem a próxima versão nova e rezando pra que isso tenho sido resolvido.

Sobre o que tinha sido sugerido tem algum tempo: a função de renomear arquivos em massa. Essa eu realmente vou ficar devendo. Simplesmente não consegui fazer a função de renomear arquivos funcionar, mesmo tendo virado a documentação do Lazarus e do FreePascal pelo avesso, lido de cabeça pra baixo e quase apelado prum xamã. Desculpem por essa.

Uma boa notícia: o cálculo (estimativo) sobre quantos arquivos caberão no cartão de memória parece estar 100%. Somando ele às sugestões do Mauro ImagemT, eu considero que isso é mais que o suficiente para justificar o lançamento da versão 1.1. Só vai depender de vocês: se quiserem sugerir mais alguma coisa, podem fazer. Se não quiserem é só avisar, que eu lanço a nova versão ainda essa semana.

Abraços a todos, e obrigado por toda a compreensão, boa vontade e principalmente pela paciência.

Gilberto.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior