DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Artigo / Tutorial] HDR - High Dynamic Range

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 9:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Juliano, vc esqueceu de dizer que tem que deixar marcada na primeira tela a opção do programa tentar alinhar automaticamente a foto (isso é óbvio, mas para que seu tutorial fique mais completo e preciso).

Mais um ponto, não sei se isso realmente importa, mas o melhor resultado foi quando no Browse eu coloquei para abrir primeiro a foto sub, depois a normal e depois a sobre exposta. Think

Outra coisa que faltou que o ajuste de tone e mapping, pelo menos nas minhas fotos a partir do RAW só foram possíveis usando o histograma, na última opção: LOCAL ADAPTATION o resto dizia que não havia informação suficiente. yeah

Consegui fazer o HDR agora, mas não ficou com aquele tom de arte, apenas uma foto + - equalizada Smile
O local que achei que ficou bem mais bonito na HDR, foi o lago ao fundo yeah

Image

Editado pela última vez por Luiz Fonseca em Qua Jul 05, 2006 9:52 am, num total de 5 vezes

.::NOTRE::.
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 9:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom esse tutorial!!!

Eu mesmo nem sabia do que tratava!!!

Já vou tentar fazer alguma coisa aqui!!!!

yeah =D> Dancing

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 1:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fala Luiz,

vamos as considerações e alteraçãoes! Mr. Green

Citação:
Tentei, a partir de diversas fotos em .NEF (RAW), criar 3 imagens uma normal, sub e sobre e o PS CS2 diz que não há nas imagens Dynamic Range suficiente. E olha que as imagens ficaram bem diferentes.

- Aí veio a grande idéia. Olhar o EXIF das fotos criadas a partir do RAW... Acontece que todos trazem as mesmas informações, apesar das alterações de exposições, então deduzi que o PS CS2 lê o exif das fotos.

- O que eu fiz foi abri-las individualmente no PS CS2 e dar um save for web (para tirar o exif delas).

- Aí deu para para prepará-las para o HDR, o PS CS2 aceitou. TODAVIA, como nem tudo são flores, o PS C2 após o primeiro processamento, me pede para eu colocar a exposição, abertura, ISO de cada uma das fotos para que ele possa "raciocinar" em cima desses valores.

- Tentei calcular + - para cada uma o tempo de exposição, a fim de dar a diferença nas exposições, concluí o HDR, mas como pode ser que eu não tenha prática ainda, ficou horrível a imagem

Como não possuo camera com RAW e nem dispunha de alguma foto neste formato,tive que deixar em aberto,de certa forma.Andei trocando umas idéias com o Thiago Chaves sobre essa alteração de exposição do RAW,uma vez que ela não modifica o EXIF,se o PS CS2 a aceitaria. De certa forma,aceita,mas contanto que se faça o que voce disse! yeah Porém,quando voce é obrigado a colocar os valores das exposições,a coisa complica um pouco,pois variando os valores de formas diferentes,chega-se a resultados diferentes.Eu variei aqui com as tres imagens que voce forneceu aí em cima e não cheguei a nenhum resultado satisfatório. Think Cry

Se voce me permite,estou adicionando esse passo-a-passo lá em cima! yeah

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 2:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
uliano, vc esqueceu de dizer que tem que deixar marcada na primeira tela a opção do programa tentar alinhar automaticamente a foto (isso é óbvio, mas para que seu tutorial fique mais completo e preciso).

Adicionado já! yeah

Citação:
Outra coisa que faltou que o ajuste de tone e mapping, pelo menos nas minhas fotos a partir do RAW só foram possíveis usando o histograma, na última opção: LOCAL ADAPTATION o resto dizia que não havia informação suficiente.

Relmente esse é o único ajuste que é permitido fazer manualmente,mesmo com as fotos em jpeg. Os outros,quando permitidos,são pouco eficientes na maioria dos casos,pois são automáticos! yeah

Valeu pelaajuda Luiz! yeah Se descobrir mais alguma coisa,posta ae pra dar um up no artigo! Smile

.::NOTRE::.,

valeu! yeah

[ ]s yeah

Maickel
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 4:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
vc esqueceu de dizer que tem que deixar marcada na primeira tela a opção do programa tentar alinhar automaticamente a foto (isso é óbvio, mas para que seu tutorial fique mais completo e preciso).

Discordo um pouquinho. Algumas vezes, utilizando essa opção, a foto acaba ficando mais tremida de que sem utilizar essa opção, pois o programa nem sempre consegue alinhar de forma eficiente. Recomendo, mesmo sendo um pouco trabalhoso, alinhar as fotos no PS ou no GIMP. É só colocar duas das fotos em camadas diferentes e colocar a camada de cima com uns 50% de transparência; assim, será possível ver as duas fotos, um sobre a outra. Aí é só alinhar. Só fica difícil quando é necessário rotacionar alguma das fotos.

Mais uma coisa: o resultado pode ficar melhor no photomatix se utilizar 4 ou 5 fotos ao invés de 3 (ex: -2, -1, 0, +1 e +2 EV). Às vezes o resultado é tão semelhante que não vale a pena. Fiz poucos testes pra poder dizer como ou qual é a melhor forma, mas eu acho que, se a situação permitir tirar 5 fotos, é sempre bom tirar, pois as opções de criação aumentam.

Abraços

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 5:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Maickel,

concordo quando voce diz que marcando essa opção,algumas fotos saem tremidas! yeah Foi uma das primeiras tentativas que eu fiz que saiu assim e depois disso,nunca mais marquei essa opção,tanto no PM quanto no PS. Mr. Green E vou continuar não marcando pois os resultados obtidos assim me agradam bastante! yeah

Agora,sobre o uso de mais fotos como 5,7,9,etc...tambem fiz alguns testes e posso dizer que dependendo da foto,não faz muita diferença.Na maioria que faço,uso 3 ou 5 e os melhores resultados consigo com esse parâmetros! yeah

Mas é o que digo: Cada um faz de um jeito e estilo,porém,não é toda foto que dá um bom HDR! Mr. Green

[ ]s yeah

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 8:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acabei de fazer um HDR no Photomatix com as 3 fotos da motoca Dancing

Desaturei um pouco o canal vermelho no PS CS2, pois estava muito forte.

O resultado foi mais "artístico" do que no PS yeah

Image

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 8:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O que é esse Photomatix? Serve só para HDR? Onde acho? Mr. Green

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 05, 2006 9:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz,

ficou bom! Smile A cor do lagoa ficou bem bacana! yeah

Gustavo_bl,

o Photomatix é um programa para fazer o HDR. Smile Acesse:

www.hdrsoft.com

[ ]s yeah

filipecoser
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Jul 06, 2006 2:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:

Filipe,

voce está usando fotos diferentes,com exposições diferentes? Ou tá modificando a exposição de uma única foto,via PS?

Se estiver usando,por exemplo, três fotos geradas apartir do modo BKT,a posiçao da cam não pode mover nenhum milímetro na hora da captura,senão a foto sai tremida...é esse o caso?

Sim Juliano, foi isso mesmo, eu fiz as fotos com o modo BKT, e na mão, entao foi por isso que saiu tremida, blz agora, vou tentar fazer uma com o tripé e depois eu te aviso, abraço.
yeah

filipecoser
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 9:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Image

Juliano Sacramento,

Olha aí o que deu...o que vc achou???

yeah

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 11:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

filipecoser,
Não sou o Juliano heheheh, mas achei que ficou SHOW =D>

filipecoser
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 11:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz Fonseca,

Valeu Luiz, sua opinião será sempre bem vinda, abraço.

yeah

Datinho
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 11:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostava de saber a diferença entre HDR e aumentar a latitude da foto. Think

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 12:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Datinho,
Opa,

O HDR na verdade é uma imagem com uma latituda mais ampla do que uma máquina numa simples foto pode retornar. Pois numa imagem HDR estão concentradas porções úteis de diversas fotos com diversas exposições.

O problema que muitos confundem o conceito de HDR com o tratamento posterior através do tone mapping, que deixa as fotos com aspecto de pinturas/desenhos.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.