DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 IX Campeonato Digifórum: Foto-reportagem

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

9º Campeonato DigiForum de Fotografia Digital

Tema: "Foto-reportagem"

Definição do tema: Foto-reportagem é a cobertura de determinado fato através de foto e texto que acompanha a mesma. Nesse caso, o competidor está assumindo tanto o papel de fotógrafo como de repórter. O ideal é que seja avaliado o conjunto, foto e reportagem. A escolha do tema da foto e da reportagem é totalmente livre, portanto, tendo como principais pontos de avaliação:

- O casamento texto-foto. É importante que a foto represente bem a reportagem. Por exemplo, uma reportagem sobre a alegria das crianças ao receberem os presentes doados por uma determinada organização, se a foto retratar uma criança triste, estará incoerente, porém, se o texto estiver falando sobre a decepção de não haver brinquedos suficientes para todas as crianças, a foto estará dentro do tema da reportagem.

- A qualidade da foto no geral, como exposição, enquadramento, técnicas utilizadas para a foto.

- A qualidade do texto no geral. Uma reportagem com problemas de redação, falta de clareza, erros de gramática e/ou ortografia podem contar negativamente.

- Nem sempre a escolha é feita pela qualidade técnica da fotografia, muitas vezes o impacto acontece de modo subjetivo, ou seja, conceitos não técnicos e sim por gostos pessoais. Cada foto e texto podem causar reações diversas em cada um, a idéia é buscar conjuntos que a fotografia causa impacto e se destaca e tem uma linguagem/ conteúdo próprio, e ao mesmo tempo a foto tenha relação com o texto, a foto completando o texto e a foto sendo completada pelo texto. Uma análise interessante que recomendamos para leitura:

http://www.unicap.br/gtpsmid/artigos/geraldo.pdf

A análise em si ocorre a partir da pagína 7. yeah

- Foto-reportagem não quer dizer fotografia de rua, fotografia de momento ou de algo inesperado. Uma foto posada pode ser utilizada na cobertura de um casamento, evento, etc... Assim como uma foto de algo inesperado nas ruas também pode resultar numa bela foto-reportagem. Novamente, a escolha do tema da reportagem pode fazer a diferença, e isso vai do "tato jornalístico" de cada concorrente.

- Será obrigatório que a foto seja tirada a partir da data de divulgação do campeonato, fotos anteriores a essa data não são válidas, a idéia é correr atrás da reportagem.

Categorias:

• Única, com Photoshop, todas as câmeras digitais (PS permitido para ajustes básicos, que são ajustes relativos à tonalidade, nitidez, brilho, cores... Qualquer forma de montagem não é aceita, inclusive o efeito cut-out e HDR. CROP será aceito nesse campeonato desde que o CROP não exceda 20% da área original da foto)

Prazo limite para envio de fotos: 19/08/2006 até 23:59h (nossa homenagem ao dia mundial da fotografia)

IMPORTANTE - NOVO PRAZO

Devido à dificuldade do tema, fica adiada a entrega para o dia 25/08/2006 até as 23:59 para permitir que mais usuários possam competir. yeah

Votação

26/08/2006 a 02/09/2006 (Término no dia do repórter fotográfico Dancing )

Envio de fotos:

Apenas uma foto-reportagem poderá ser inscrita por usuário.
Enviar a foto original e não editada em JPG e a foto editada já no tamanho de 640 de largura com no máximo 480 de altura (fotos horizontais) ou 640 de altura com no máximo 480 de largura (fotos verticais) e o texto da reportagem para o e-mail:

Fotos fora do formato JPG não serão aceitas. O texto poderá conter BBCode (código de formatação do fórum), exceto o BBCode de tamanho de fonte. As fotos serão posteriormente editadas pela administração do campeonato para:

1 - Remover o EXIF da foto
2 - Manter as fotos com tamanho até 200K

Portanto, recomendamos a todos que desejam que a foto publicada seja exatamente a foto enviada, que a foto editada que nos seja enviada tenha tamanho máximo de 200K, caso contrário, será aumentada a compactação JPEG para que fique dentro desse limite. Também recomendamos que o usuário use a opção Salvar para a Web do Photoshop para que a foto editada seja salva sem o EXIF, caso contrário, iremos ter que re-compactar a foto ao salvarmos a foto removendo seu EXIF.

Participação:

É necessário ter um mínimo de 20 posts no fórum para poder participar do 9º campeonato.

Premiação:

O vencedor terá seu nome incluído no tópico "Hall da Fama" na sala de campeonatos e receberá também um avatar especial até o próximo campeonato.

Regras:

Inscrição por e-mail:

1)
Só é permitido o envio de uma foto-reportagem por usuário (quer dizer, foto tratada com dimensão de 640 de largura e no máximo 480 de altura para fotos horizontais ou com dimensão de 640 de altura e no máximo 480 de largura para fotos verticais + arquivo original direto da câmera/cartão em formato JPEG + texto da reportagem). Não há limite de tamanho de texto, porém, vale ressaltar, textos muito pequenos irão trazer o sentimento de falta de empenho, enquanto textos muito grandes não são lidos pela grande maioria das pessoas que tem preguiça de ler textos grandes na Internet. Como base de um bom tamanho, recomendo ler algumas matérias do Estadão Online:

http://www.agestado.com.br

2)
Redimensionar para 640 de largura (fotos horizontais) ou de altura (fotos verticais) na foto editada, de preferência salvar utilizando o modo Salvar para Web para apagar o Exif e observar o tamanho final do arquivo mantendo ele até o limite de 200K. Fotos editadas que tiverem mais de 200K ou o Exif serão re-compactadas pela administração do campeonato.

3)
Enviar também a foto original com exif original - sem tratamentos e sem redimensionamento, direto da câmera ou do cartão.
Caso a foto original não seja enviada a foto com tratamento será desclassificada. No caso de usuários que tiram a foto em formato RAW, o arquivo original é o arquivo RAW convertido para JPEG sem alterar qualquer parâmetro no programa de conversão RAW -> JPEG de sua própria câmera, não é aceita conversão RAW -> JPEG do Photoshop para efeito do arquivo original.

4)
No corpo do e-mail enviar: nome de usuário usado no fórum, nome completo e o texto de sua reportagem. Exemplo:

E-Mail de inscrição escreveu:

De: Oduvaldo Pavan Junior (nospam@china.edu)
Assunto: Inscrição no Campeonato
Anexos: Original.JPG; Editada.JPG

Olá, segue minha inscrição para o campeonato.

Usuário: Hinotori
Nome: Oduvaldo Pavan Junior

Limpando a casa

Hoje foi dia de limpeza, é impressionante o que uma vassoura pode fazer. Confira o flagra da poeira indo embora.

Formato do campeonato:

5)
O tema é livre, desde que a foto combine com o tema da reportagem, fotos que forem julgadas como fora do tema da reportagem serão desclassificadas.

6)
IMPORTANTE: As votações serão anônimas (autores só serão revelados no final do campeonato) e serão conferidas com a nova ferramenta de fiscalização de enquetes.
Usuários criados somente para votar e usuários antigos que votam sem ter nenhum post no forum serão fiscalizados. Caso confirmemos fraude por parte de algum usuário, a foto em questão será imediatamente desclassificada e o usuário criador de usuários fantasmas ou detentor de usuários antigos já criados para fins de fraude será punido com BANIMENTO do forum (incluindo seus nº IPs)

7)
IMPORTANTE: A foto deverá ter sido tirada a partir da data de divulgação desse duelo (18/07/2006). Fotos anteriores a essa data serão desclassificadas. Também é essencial que essa foto e a reportagem não sejam publicados em qualquer lugar até o final da votação, pois se assim for feito a foto-reportagem não mais será anônima e será desclassificada caso seja descoberto.

8)
É expressamente proibida a propaganda de sua foto-reportagem dentro do fórum, seja por mensagens privadas ou por tópicos ou através de sua assinatura. É permitida a propaganda da enquete do campeonato na sua assinatura, desde que seja uma mensagem neutra apenas convidando as pessoas a votarem no campeonato. Não temos controle do mundo externo ao fórum, porém, caso seja denunciado e confirmado o pedido de votos através de meios externos (mensageiros como MSN/ICQ/Skype, e-mail, etc...), a foto-reportagem será desclassificada. Solicitamos a todos a compreensão e o espírito de competição justa.

O Tópico ficará aberto para tira-dúvidas.
Flames, Floods e ataques à administração/moderação serão tratados conforme as regras do Fórum.
Posts inuteis e comentários indesejáveis serão deletados pois este tópico não é para sugestões e/ou reclamações mas sim TIRA-DÚVIDAS.

[]s a todos e boa sorte no campeonato. yeah

Editado pela última vez por Hinotori em Dom Ago 20, 2006 5:05 pm, num total de 1 vez

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 10:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Nono Campeonato Digifórum está homenageando duas datas importantes relacionadas à fotografia:

- 19 de Agosto, dia mundial da fotografia Dancing
    - 02 de Setembro, dia do repórter fotográfico Dancing

O tema, Foto Reportagem, e a data de fechamento da votação do campeonato (no dia do repórter fotográfico) são as nossas homenagens aos foto-repórteres.

Nossa homenagem ao dia mundial da fotografia está na data limite de entrega dos trabalhos, pois nós como bons Brasileiros, na grande maioria, vamos entregar no último dia do prazo, então o pessoal estará trabalhando a fundo em suas fotos para comemorar esse dia.

É isso aí galera, vamos botar a mão na massa e comemorar com grande estilo essas duas datas importantes para a fotografia. Dancing

raphaluna
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 11:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

No email q foi enviado, diz q são no mínimo 20 post "úteis", como seria a classificação de posts "úteis". Lógico q eu tenho noção q um post tipo : Oi.. só p/ contar como um post é um post inútil...

abçs...

Douglas Brancaglion
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 11:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz Fonseca, demoro!!!! e Grande evento!!!

Abraços yeah

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 11:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Desculpe, postei sem ter lido o tópico de número 8. Podem apagar meu tópico anterior. Anxious

Mas tenho uma dúvida:

- Disseram que não pode o .RAW ser convertido via PS para .JPEG, mas por programas de edição próprios para RAW sim. Todavia não dará pra saber se foi mexido algo, como Highlight Recovrey, levels, nitidez.

Mesmo assim será válido o .RAW convertido?

danielpara
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 11:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que a conversão Photoshop/Raw deveria ser permitida sim, visto que o Photoshop já está sendo permitido para ajustes básicos. Que mania de perseguição com o coitado do photoshop. Not talking

Phoenix_Rev
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pelo ue eu me lembre a conversão RAW ja foi aceita no concurso passado... yeah

tiovinter
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou participar!
Sexta-feira a noite seremos eu, minha mãe (auxilia demais hahaha) e minha "menina" Sony Wink

Abraços e parabens pelo projeto!

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, as regras estão para serem esclarecidas para quem tem dúvida, não se preoucupem.

O programa RAW do Fabricante e seus recursos são considerados recursos da câmera, como nos outros campeonatos, portanto as funções disponíveis nas câmeras e no programa de conversão RAW do Fabricante são liberados para uso. Não há excessões, os recursos das câmeras estão aí para serem usados como cada um bem entender.

Portanto, para quem usa o RAW, o JPEG convertido pelo programa do fabricante da câmera é utilizado para validar o arquivo original como vindo da sua câmera, não há perseguição alguma com o Photoshop.

Você pode fazer sua edição normal no Photoshop e inclusive na versão editada, converter o arquivo RAW com o Photoshop, apenas a versão original pedimos que usem o RAW do Fabricante.

Se ainda houver alguma dúvida a respeito do RAW ou de qualquer outro assunto das regras, estou a disposição para esclarecer. yeah

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

raphaluna escreveu:
No email que foi enviado, diz que são no mínimo 20 post "úteis", como seria a classificação de posts "úteis". Lógico que eu tenho noção que um post tipo : Oi.. só p/ contar como um post é um post inútil...

abçs...

Oi Rapha,

Posts úteis no sentido de não ser flood. Dúvidas, discussões, comentários de duelos ou na sala foto crítica, tudo desde que seja escrito e com conteúdo (como você mesmo falou, nada de eu também, foto ok, etc...). No e-mail essa indicação é para evitar que as pessoas façam flood para alcançar 20 posts e sejam punidas por flood. yeah

danielpara
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hino, como eu farei p/ concorrer? Eu não possuo Windows no meu computador (uso linux) e os programas do Fabricante (Canon no meu caso) não estão disponiveis para o meu sistema operacional e só fotografo com raw e realizo a conversão com um software chamado UFRaw. yeah

tiovinter
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem, então ótimo.
Vou fotografar em RAW e depois dou um jeito.
Agora que as dúvidas começam a ser esclarecidas, podemos começar a correr atraz do assunto! yeah

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

danielpara escreveu:
Hino, como eu farei p/ concorrer? Eu não possuo Windows no meu computador (uso linux) e os programas do Fabricante (Canon no meu caso) não estão disponiveis para o meu sistema operacional e só fotografo com raw e realizo a conversão com um software chamado UFRaw. yeah

Daniel, te mandei uma MP sobre isso. yeah

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori escreveu:

Se ainda houver alguma dúvida a respeito do RAW ou de qualquer outro assunto das regras, estou a disposição para esclarecer. yeah

Uma dúvida que pode parecer ser boba, mas só para evitar qualquer problema futuro:

- Vc disse programa de conversão RAW do fabricante. Todavia eu uso o Bibble (programa de terceiro) tem problema? Tem muita gente que usa o Capture One Pro (de terceiro também).

[ ]s

tiovinter
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 12:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz Fonseca escreveu:
Hinotori escreveu:

Uma dúvida que pode parecer ser boba, mas só para evitar qualquer problema futuro:

- Vc disse programa de conversão RAW do fabricante. Todavia eu uso o Bibble (programa de terceiro) tem problema? Tem muita gente que usa o Capture One Pro (de terceiro também).

[ ]s

Assim como eu.
Uso o Capture One para fazer as conversões.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.