DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 IX Campeonato Digifórum: Foto-reportagem

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 10:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

FOGO no CANO escreveu:
O formato imposto que é 640x480px é o de maquinas compactas. Os usuaruios de DSLRs serão prejudicados quanto a composição de suas fotos pois o formato das DSLRs é proporcional a o tamanho de um negativo de 35mm (mesmo não tendo a dimanção) neste caso uma imagem prodizida emuma DSLT terá 720x480px. É uma perda muito grande numa composição não acham?

Fogo no Cano,

existem duas opções:

1 - Usar CROP em 4:3 e deixar a 640x480 caso você realmente ache uma desvantagem

2 - Manter o padrão 3:2 das SLR, e usar uma imagem a 640x427, sinceramente não creio ser uma grande perda algumas linhas em prol de manter um formato mais "wide" ou largo.

Vale notar que os limites são:

A - Fotos paisagem ou horizontais: no máximo 640 pontos na largura e no máximo 480 pontos na altura, ou seja, valores menores em qualquer uma das dimensões são aceitos, principalmente para manter o formato original de cada câmera (tem inclusive algumas com formato 16:9 como possibilidade).

B - Fotos retrato ou verticais: no máximo 480 pontos na largura e no máximo 640 pontos na altura, o restante do testo igual ao item A.

Esses limites são do próprio fórum, então realmente quem optar por 4:3 como formato terá algumas linhas a mais de resolução, mas sinceramente, não é nada que dê vantagem significativa, e se o usuário de SLR decidir usar cada pixel que pode, pode sempre fazer um crop no formato 4:3 desde que mantendo o que pedimos, de retirar no máximo 20% da foto original. yeah

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 10:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Phoenix_Rev escreveu:
Pergunta.... até onde vai o nosso direito de fotografar e escrever algo de alguem ou alguma coisa e postar no campeonato? To com uma idéai por aqui par não sei se simplesmente saio fotografando ou peço permissão para a organização em questão... Think

Phoenix, basicamente eu diria que os direitos são os mesmos de qualquer jornalista, o que é válido ser publicado num jornal, é válido também para o campeonato. Em caso de dúvidas sobre o tema da sua reportagem em questão, mande para mim que eu vou avaliar e se necessário converso com o Menna que é advogado ou procuro outra consultoria.

Vale notar que esses direitos são os mesmos em qualquer campeonato, e não somente esse, que são os direitos de imagem. Quem tira foto de pessoas sem autorização e as publica, sempre há um risco. E claro, não só para os campeonatos, mas também para as fotos publicadas nos seus álbuns e em qualquer lugar na Internet. yeah

Só relembrando, das regras de uso do fórum:

Citação:
10) Cada usuário é responsável pela foto que postar no DigiForum.
Em nenhum momento a administração do Fórum se responsabilizará no tocante a direitos autorais de fotos postadas aqui.

--> b) São proíbidas reproduções de fotos para fins comerciais. As fotos aqui postadas tem caratér meramente ilustrativo.
--> c) É expressamente proíbido a qualquer usuário postar fotos, links de outras fotos de sites, hosts ou albuns que sejam de propriedade de terceiros e tomando para sí o direito de propriedade.
--> d) O usuário que usar de má fé e postar fotos de sua autoria e que não são realmente suas, enganando a comunidade DigiForum, quando descoberto que fraudou ou falsificou incorrerá diretamente para SUSPENSÂO POR TEMPO ILIMITADO E/OU BANIMENTO, conforme decisão da administração.

Sendo portanto responsabilidade do usuário verificar o seu direito de postar qualquer foto aqui, seja nas salas ou campeonatos ou duelos. yeah Sempre que houverem dúvidas, podem me procurar ou a qualquer outro moderador, que dentro do possível, iremos tentar ajudar a sanar qualquer dúvida.

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 11:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O maior problema no direito do uso da imagem são quando as fotos têm nítido caráter pejorativo, aí as probabilidades de êxito numa ação por danos morais e/ou materiais é bem evidente.

Cumpre ressaltar que pessoas públicas, desde que não sejam afrontadas em sua intimidade ou dignidade, por sua natureza, já sujeitam-se a registros jornalísticos, o que os viabiliza.

Quando eu publico fotos de pessoas cuja autorização não disponho eu faço colocando-as mais de longe (sem evidenciar o rosto) ou de costas sem nenhuma possibilidade de identificação, é uma alternativa, mas nunca 100% segura.

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 11:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz Fonseca,
Também destaque-se o uso comercial da imagem de alguém, sem autorização, que também ensejará direitos de ordem econômica ao fotografado.

Robert Marinho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jul 29, 2006 1:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Otima ideia esse assunto ao campeonato.

Não só pelas datas comemorativas em questão, que eu achei muito bem lembradas, mas tb por termos a oportunidade de experimentar uma atividade que não estamos acostumados, a de foto-jornalistas (pelo menos eu e acho ki muita gente tb não).

Bom campeonato a todos os participantes.

Valeu. yeah

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 8:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tá chegando o dia =D>

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 11:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fica uma dúvida:
- Foto de menores de idade devem ter os olhos tarjados ou rosto desfocado, esse tipo de ajuste será permitido?

[ ]s

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 08, 2006 10:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz,

A princípio tudo bem desde que a original não contenha as tarjas ou o efeito de mosaico ou de desfoque, é compreensível o uso nesses casos que é para seguir as leis Brasileiras. yeah

marib
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 12:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Perguntinha:

podemos fazer as fotos e pedir pra outra pessoa fazer o texto jornalístico, ou é obrigatório que o fotógrafo escreva o texto?

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 11:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mari,

O campeonato é disputado pela pessoa, e como o texto faz parte da avaliação que as pessoas farão para votar, o texto deve ser de autoria da pessoa. Claro, isso vai da consciência de cada um e do espírito de disputa justa, já que não temos como provar que foi a pessoal que estava atrás da câmera e deu o clique e provavelmente não teríamos como provar que o texto veio de outra pessoa. Aqui sempre contamos com o espírito esportivo de todos, pois é impossível controlar tudo. yeah

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 20, 2006 5:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aviso a todos que a entrega foi adiada para o dia 25 de agosto, portanto, você tem até a próxima sexta até as 23:59:59 para a entrega das fotos. A razão da extensão do prazo é devido a dificuldade do tema. Vou tentar me desdobrar para manter o prazo da enquete de votação e que vocês possam votar já no dia 26 de agosto.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Dom Ago 20, 2006 5:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa Acabei de mandar a minha Duca yeah

Vamos lá galera, todo mundo correndo atrás da sua foto reportagem.

Só lembrando... foto-reportagem não é só foto de acidente ou imprevistos, etc... é tudo que pode ser relacionado em uma reportagem Wink

Abraços a todos

Toninatto
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 22, 2006 9:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio escreveu:
Opa Acabei de mandar a minha Duca yeah

Vamos lá galera, todo mundo correndo atrás da sua foto reportagem.

Só lembrando... foto-reportagem não é só foto de acidente ou imprevistos, etc... é tudo que pode ser relacionado em uma reportagem Wink

Abraços a todos

Nossa, estive fora e nem tava sabendo do concurso. amos ver se ainda dá tempo de fazer alguma coisa até lá...

Boa sorte a todos.

marib
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 22, 2006 9:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

opa, vou mandar assim que ficar pronta. Dancing

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!