DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Aprenda o quanto vale seu flash interno (Flash Pup-Up)

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18058
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Dom Set 10, 2006 12:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muitas pessoas não dão valor para os flashes internos de suas câmeras. Mas se eles estão alí é por algum motivo e podem ajudar muito em determinadas situações.

Em câmeras DSLRs de entrada e algumas semi-profissionais, os flashs popup existem pelo motivo de os fabricantes saberem que estas câmeras serão usadas em situações diversas de baixa luminosidade e também que seus compradores nem sempre tem recursos para adquirir flashes profissionais ou que só vão comprar flashes pró um bom tempo depois de adquirir as câmeras.

"Mas com o flash pop-up é possível de fazer fotos boas ?"

A resposta é: Sim. Pode-se fazer fotos ótimas com o flash pop-up usando-se um pouco de experiência com a câmera e criatividade.

Este pequeno artigo demonstra o poder do flash popup. Utilizamos uma Nikon D70 e uma D50 para a demonstração.
Nas fotos noturnas, os fotógrafos foram eu e o Claudio Roberto (trolhos) em cima do viaduto do chá em São Paulo numa saída noturna sob Coordenação do professor Fernando da escola Focus. Também estavam presentes o julio Dorini e a Maura Dorini

Utilizamos white balance esquisitos pra situação, "dia ensolarado" e "dia nublado". Isto porque precisavamos "ver" a luz do flash nas fotos então desta forma o flash tornou-se meio azulado facilitando visualizar a luz dele.

Não há beleza nas fotos, o objetivo é justamente mostrar o poder de fogo do flashezinho numa situação noturna. O que você vai fazer com seu flash pop-up vai depender de seu estudo e tentativas, faça testes noturnos também para aprender a configurar corretamente.

Em 1º Lugar deve-se setar a máquina para ISO 1600, assim a alta sensibilidade do sensor aproveita ao máximo a potência do Flash.

"Ops, mas pra que flash então se eu vou usar ISO 1600, dá pra tirar sem flash então"

Bem, é verdade... mas e os pontos de sombra como ficam ? Seria legal preenchê-los com luz para que a foto fique uniforme e harmônica na iluminação. Além de quê usar baixas velocidades nem sempre é fácil e com o auxílio do flash pop-up pode-se aumentar um pouco a velocidade facilitando a foto. ou em ultimo caso pode-se deixar a baixa velocidade e o uso do flash pop-up vai fazer com que o assunto saia menos tremido.

Vejam os exemplos a seguir:

1) Fill Flash

Retratos e arquitetura noturna são possiveis de serem melhorados com o flash pop-up ?

Esta foto sem flash, umaparte da fachada do Shopping Light/São Paulo, foi usado velocidade 1/60s ISO 1600. Se baixasse a velocidade eu poderia melhorar a iluminação nos pontos claros mas nos pontos de sombra não conseguiria e além disso teria mais ruído, principalmente nas áreas sem luz. O mesmo pode ser aplicado para retratos de pessoas em grupos.




Image

Usando agora o flash pop-up da D70, mesma velocidade de 1/60 e ISO 1600 conseguimos preencher a maioria dos pontos sem luz e diminuir o ruído geral da foto.
Apenas lembrando, não há beleza na foto e a cor azulada é intencional para conseguirmos visualizar melhor a ação do flash na exposição.
Reparem nas janelas como ficaram visiveis.




Image

Fora do uso noturno o fill-flash fica ainda mais prático usando o pequeno flash das câmeras.
Esta foto foi tirada de baixo para cima, a distância para as folhas verdes são 3 metros e para a árvore mais acima é de 5 metros. Reparem como o flash preencheu corretamente iluminando a folhagem verde que ficaria muito escura devido ao contra luz do céu. OBS: Foi usado flash manual 1/4 com abertura f/16 ISO 200, desta forma o flash chegou na 1ª folhagem verde mas não na árvore. Neste caso poderia ter setado o flash para 1/2 assim chegaria também na árvore mas provavelmente eu estouraria a folhagem verde.




Image


Um uso criativo de Fill-flash utilizando os pequenos flashes das câmeras pode ser escurecer o fundo.
Nesta foto, setada para F/22 e ISO200, velocidade de sincronismo 1/500 e 1/2mt de distância da flor. A foto foi tirada às 15h da tarde em pleno sol, porém o pequeno flash da câmera possibilitou sumir com o fundo e deixar apenas a flor em evidência. Isso pode ser feito para retratos de pessoas e fica lindo. Basta setar a abertura adequada, levantar o pop-up e CLICK !!



Image

2) Distância e potência

Que distância alcança o Flash pop-up ?

Neste caso vamos remeter ao cálculo de nº guia, que é a medida usada para designar a potência x distância dos flashes.

O nº guia do flash da D50 é 15 com ISO 200 (a D50 e D70 inicia em ISO 200).

Traduzindo, se você fotografar uma pessoa a 1 metro de distância com uma D50 ou D70, em velocidade de sincronismo, usando o flash em modo manual-full precisará utilizar abertura f/15 para ter a foto perfeita sem estouro ou baixa iluminação.

Esquecendo um pouco o recurso TTL, e usando estes dados podemos calcular que o "pequeno" flash da D50 pode alcançar as seguintes distâncias em modo Full:

ISO 200 abertura f/15 >>> 1 metro
ISO 200 abertura f/8 >>> 2 metros
ISO 200 abertura f/4 >>> 3 metros
ISO 200 abertura f/3.6 >>> 3.3 metros
ISO 400 abertura f/3.6 >>> 6.6 metros
ISO 800 abertura f/3.6 >>> 9.9 metros
ISO 1600 abertura f/3.6 >>> 13.2 metros

Com esta tabela vc pode imaginar o que dá pra fazer com este pequeno flash aliado à sensibilidade do sensor da câmera.

Apenas como observação, utilizamos sistema nikon nestes testes, mas a Canon XT tem resultados semelhantes também e outras marcas seguem a mesma linha. Usando dos nºs guias indicados pelos fabricantes podemos calcular as diferenças Wink


Mas será que a luz do flash embutido chega somente nesta distância ? O que acontece com a luz a partir destas distâncias ?


A luz continua se propagando mas a distância entre o assunto e o sensor impossibilita a captação da iluminação adequada, porém ela está lá.
Nos testes abaixo detectamos que a luz do flash pop-up da D50 e D70 é potente o suficiente para alcançar mais de 200 metros.
Para um uso criativo disto ou para testes basta aprendermos a usar a sensibilidade do sensor como aliada ao Flash.

De cima do viaduto do chá fizemos estas fotos com a D50: Reparem nas placas, a 1ª está a 100mts e a 2ª placa ao fundo está a 200mts segundo nossos cálculos.
Fotos By Claudio "Trolhos" Roberto

Velocidade 1/3s ISO 400 sem flash



Image

Mesma velocidade com ISO 400 e flash pop-up.
Cadê o flash ? Ele está lá mas a sensibilidade ajustada não possibilitou ao sensor captá-lo



Image

Já com ISO 800 percebemos a ação do flash.



Image

Com ISO 1600 dobramos a sensibilidade do sensor e trouxemos a luz do flash bem explícita na placa, ou seja, há potência suficiente para atingir mais de 200 metros.



Image

OBS estes ultimos testes comprovam a ação e potência do flash na longa distância mas obviamente não significam que dá pra fazer boas fotos desta maneira, porém os exemplos citados podem ser usados como base para testes e uso criativo dos flashes além de auxílio na relação ISO x Flash.


Enfim, não podem ser desprezados estes pequenos recursos incorporados às câmeras de entrada e que podem muitas vezes "salvar" um evento ou um momento imperdível.

Portanto, quem pensa em entrar no mundo das DSLRs e tem receio de não poder arquirir flashes profissionais não há problemas, dá pra se virar muito bem com os built-in flashes yeah


Abraços a todos


Editado pela última vez por Celso Rogerio em Ter Jan 22, 2008 9:27 am, num total de 3 vezes

tonnybar
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Domingo, 5 de Setembro de 2004
Mensagens: 233
Localização: Freg. do Ó- Sao Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Ter Set 12, 2006 12:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara, parabens pelo post, e a gente vive reclamando dos mesmos. "nois e' que nao sabe tirar proveito dele".

[[]]

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2005
Mensagens: 3210

 


MensagemEnviada: Ter Set 12, 2006 9:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caramba! Não sabia disso não! 200 mttros, caramba!
Parabéns pelo texto e pelos testes, muito bons!

Ricardo Pichler
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005
Mensagens: 1952
Localização: São José dos Campos

 


MensagemEnviada: Sex Set 15, 2006 2:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente matéria!

Douglas Brancaglion
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 26 de Abril de 2006
Mensagens: 1916
Localização: São Paulo - Capital

 


MensagemEnviada: Sex Set 15, 2006 3:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio, excelente Tópico..

Ps.. quem quer comprar meu SB-800 Mr. Green Mr. Green Mr. Green !! Zueira..

Abraços yeah

LEONARDO MARTINS
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Sexta-Feira, 4 de Agosto de 2006
Mensagens: 17
Localização: Rio de Janeiro

 


MensagemEnviada: Sex Set 15, 2006 10:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nossa show de materia . mas aproveitando qual o numero guia da xt 350 D

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18058
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Set 16, 2006 10:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

LEONARDO MARTINS escreveu:
nossa show de materia . mas aproveitando qual o numero guia da xt 350 D


13 a ISO 100 yeah

Azzi
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Sábado, 8 de Mai de 2004
Mensagens: 851
Localização: Do seu ladinho, nega!

 


MensagemEnviada: Sáb Set 16, 2006 11:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente, Celso. Excelente.

Otávio Burin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 29 de Janeiro de 2005
Mensagens: 909
Localização: São Paulo -capital-

 


MensagemEnviada: Qua Set 27, 2006 7:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso, muito bom esse artigo.

Realmente, o flash pop-up ajuda muito, costumo configurar a exposição dele manualmente, dá para obter resultados dos mais variados para quase todos os gostos. yeah

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18058
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Set 27, 2006 10:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado a todos.

Otávio Burin, realmente as pessoas desconhecem o uso do flash popup em modo manual, dá pra fazer muita coisa com ele. O TTL tem momentos que é essencial mas o que se puder aprender a usar flash manual vale mais a pena.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004
Mensagens: 7456
Localização: Recife (PE)

 


MensagemEnviada: Qua Set 27, 2006 10:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom celso

cobucci










Registrado em: Sábado, 25 de Setembro de 2004
Mensagens: 1483
Localização: São Paulo

 


MensagemEnviada: Ter Out 17, 2006 11:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mandou bem Celso, eu sempre desprezei o flash interno da d50, vou repensar isso.

Diogo Sacramento
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas61

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 19 de Julho de 2005
Mensagens: 3252
Localização: São Paulo - Capital - ZN

 


MensagemEnviada: Sáb Out 21, 2006 6:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso,

Muito bom e muito, muito útil esse tópico.

A primeira vez que utilizei o flash interno da D50, antes de comprar o SB600, já tinha pensado: "...caramba, pequeno assim e tão forte...".

A matéria só veio confirmar isso.

abs,

Diogo yeah

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 30 de Outubro de 2004
Mensagens: 2034
Localização: Porto Alegre/RS . Equipamento: Canon EOS T1i

 


MensagemEnviada: Qua Out 25, 2006 11:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente artigo! Mr. Green yeah

Jader Alves
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Terça-Feira, 11 de Julho de 2006
Mensagens: 362
Localização: Bauru / SP

 


MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 4:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boa a " matéria ".
Vou começar a tirar o flash da toca. rs
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher