DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entenda o que é abertura de diafragma!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2004 8:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Neste tópico vou colocar uma matéria sobre Abertura de Diafragma, que acho que vai tirar dúvida de muita gente. Vamos lá:

1. O que é uma abertura de diafragma?

Muito parecida com a íris dos olhos, que controla o tamanho da pupila dependendo da quantidade de luz, toda objetiva possui um diafragma interno, formado por uma série de lâminas metálicas, que abrem e fecham de acordo com a regulagem, originando uma determinada abertura.

Este "buraco" ajustável é um dps grandes responsáveis pela quantidade de luz que o filme recebe. Abrindo ou fechando a abertura do diafragma é possível aumentar ou diminuir a quantidade de luz que alcança a emulsão e, conseqüentemente, define o resultado.

2. Pequenas e grandes aberturas, o que significam?

Pequenas aberturas são aquelas em que o buraco, produzido pelas lâminas do diafragma, é pequeno e grandes aberturas quando o orifício é maior.

Importante: as aberturas menores são as que apresentam os maiores números (f/11, f/16, f/22, etc) e as grandes aberturas são as designadas pelos menores (f/2.8, f/4, f/5.6, etc). Em princípio pode confundir, mas o motivo disso é que cada f/número é, na realidade, uma fração: como 1/8 (velocidade) é menor que 1/4, então f/8 originará um buraco menor do que f/4.

Comentários: Aqui é onde ocorre a maior confusão e muita gente troca as bolas. Leiam com bastante atenção o que foi dito na seção Importante.

3. Como a abertura é controlada?

Em quase todas as câmeras é possível aumentar ou diminuir a abertura de diafragma, permitindo que entre mais ou menos luz pela objetiva. Algumas câmeras monoreflex (SLR) com sistema automático de exposição, ajustam a abertura automaticamente. Já nos modelos de controle manual, é o próprio fotógrafo que seleciona a regulagem mais adequada para o resultado que deseja.

Na maioria dos equipamentos, a seleção é feita por meio de um anel presente na parte de trás da objetiva, próximo ao corpo da câmera. Basta girá-lo até que o número de abertura desejada chegue a marca indicadora. No entanto, já é possível enontrar câmeras mais modernas, que permitem uma regulagem eletrônica com a ajuda de controles digitais - botões ou dials.

Comentários: Pessoal, aqui o exemplo dado fala mais das máquinas profissionais, em que existe este anel do qual foi falado. Nas digitais compactas, a seleção é geralmente feita no display da máquina. Não liguem se acharem que é um pouco antigo esta matéria, porque realmente é antiga. Me refiro ao final deste tópico.

4. Aberturas são sempre designadas por uma estranha série de números e letras. O que significam?

As diferentes aberturas são conhecidas como f/ponto ou f/números que são dispostos em uma série numérica, cuja seqüência padrão é: f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22 e f/32.

Nesta escala, cada número possui uma abertura de diferente tamanho, sendo que à medida que passamos de um número para o próximo, significa que estamos dobrando ou diminuindo pela metade a quantidade de luz que alcança o filme (sensor).

Muitas câmeras oferecem regulagens intermediárias de 1/2 ou 1/3 de ponto, para um ajuste mais afinado da exposição. Só para citar alguns exemplos: f/9.5 entre f/8 e f/11; f/4.5 entre f/4 e f/5.6.

Comentários: hoje em dia, nas digitais, a abertura do diafragma tem bastante destes pontos intermediários, basta darem uma olhada. E geralmente as digitais compactas, costumam ir até f/8.

5. Como a abertura se relaciona com a velocidade de disparo?

Juntamente com a velocidade de disparo (controla o tempo em que a luz pode afetar o filme), a abertura determina a exposição - a quantidade total de luz que atinge a emulsão. Assim, qualquer situação terá uma combinação abertura/velocidade de disparo que deve ser escolhida dependendo do assunto, das circustâncias de iluminação e do resultado desejado.

Vale ressaltar que diferentes combinações permitem que a mesma quantidade de luz chegue ao filme. Por exemplo: uma grande abertura e uma rápida velocidade - 1/1000s a f/4 - fornecem a mesma quantidade de luz do que uma velocidade mais lente e uma pequena abertura - 1/15s a f/32. Entre uma e outra, o fotófrafo deve selecionar a mais adequada ao resultado que espera ter.

Cometários: isto é muito interessante. Mostra que uma foto pode receber a mesma quantidade de luz, de formas diferentes, deixando as duas fotos diferentes uma da outra. Imaginem uma cachoeira. Com a primeira configuração, a água irá ficar "congelada" e com a segunda configuração, irá formar o famoso "véu" de água.

6. Como a abertura pode influenciar a profundidade de campo?

A combinação da abertura com a velocidade de disparo não afeta apenas a quantidade de luz mas, também, o quanto da cena ficará nítido na foto final.

A profundidade de campo, como é conhecida esta área, é a zona de nitidez aparente na frente e atrás do assunto em que a câmera está focalizando. Além da abertura, outros dois fatores podem influenciar a profundidade de campo: a distância focal da objetiva e a distância do motivo.

Na prática, aberturas pequenas (f/16, f/22) geram profundidades de campo extensas, com quase tudo nítido, enquanto grandes aberturas (f/4, f/2.8) fornecem áreas limitadas de nitidez, com apenas uma parte da cena em foco.

Comentários: infelizmente nas compactas digitais não podemos realizar este teste. Mas caso alguém tenha a oportunidade de realizar este teste, façam. Nitidamente vocês irão ver a diferença.

7. E abertura máxima, o que é isso?

Objetivas são geralmente designadas, e valorizadas, de acordo com a sua abertura máxima, ou seja, a abertura mais ampla que apresentam.

Normalmente conhecida na própria nomenclatura - 50mm f/1.4 ou 300mm f/5.6 - a abertura máxima é uma importante medida que indica se uma objetiva é rápida ou não. Em outras palavras, mede a capacidade de captura de luz que ela possui, muito importante para fotógrafos que trabalham em condições precárias de iluminação.

Os modelos zoom, devido à complexibilidade de construção, podem apresentar aberturas máximas variáveis, de acordo com a distância focal selecionada. Assim, uma 100~300mm f/4-5.6, por exemplo, informa que a abertura máxima em 100mm até 180/200mm é f/4, enquanto se estiver de 210mm a 300mm, aproximadamente, é f/5.6.

Comentários: isto é muito importante quando for comprar uma lente ou então uma máquina com lente conjunta. Quanto mais luminosa a lente, melhor de se trabalhar com ela em condições de baixa luz ou até mesmo com luz normal. Fiquem sempre de olho nisto ao comprarem algo.

Aqui termina o tutorial. Espero ter tirado a dúvida de muitos.

Uma foto que talvez ajude a galera.

Image

Matéria retirada de: Fotografe Melhor, Ano 4 - n° 45.
Comentários: Puri.

Editado pela última vez por PurI em Ter Jul 27, 2004 2:51 pm, num total de 1 vez

Armbrust
Mega Participativo
Mega Participativo

Armbrust está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS ARMBRUST!

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2004 3:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valeu Puri!

Me esclareceu algumas duvidas!

[]'s

fabianoalf
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jul 16, 2004 10:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belo tutorial !!!

Tb tinha algumas duvidas Brick wall Brick wall

Valeu Mr. Green

Kayser
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2004 5:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

No trecho: "Quanto mais luminosa a lente, melhor de se trabalhar..."

Como sei que uma lente é mais luminosa do que outra?

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2004 5:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Kayser, luminosa que o texto se refere, é pelo fato de passar mais luz pela lente e não por ela ser mais clara, mais nítida, que isto fique bem claro.

Vais saber se a lente é bem luminosa pelos valores do diafragma dela.

Se for uma lente 100-300mm - f/1.4-2.8 - esta é uma lente bem luminosa, porque vai passar bastante luz. Significa que a lente na posição 100mm, podes usar um diafragma de 1.4, o que é bastante claro. E na posição 300mm vais poder usar um diafragma de 2.8, o que é bastante claro também.

Agora, uma lente 100-300mm - f/5.6-8.0 - é uma lente não muito luminosa. Em 100mm vai trabalhar com diafragma de 5.6, o que já é um pouco escuro para se trabalhar. Em 300mm vai trabalhar a 8.0, o que já dificulta bastante a vida do fotógrafo.

Agora se queres saber se a lente é clara, nítida, aí só fazendo testes mesmo. Geralmente, lentes que têm um conjunto maior de lentes, como uma 100-300mm costumam ser bem mais escuras, menos nítidas que as lentes que usam menos conjuntos de lentes, como uma 50mm vamos supor.

Borges-GO
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2004 5:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem legal essas explicações sobre abertura. No entanto eu tenho uma dúvida quanto a distância focal. Todas as câmeras digitais possuem, em suas especificações, a distância focal e o seu valor equivalente considerando o filme 35 mm. Como é feita essa conversão ? Por exemplo eu tenho uma S1 e vem em suas especificações:
Distância Focal da Lente 5,8mm - 58mm (equivalente a 38mm - 380mm)

Ps: Este foi o tópico que eu achei mais apropriado para realizar esta pergunta.

Fly Angler
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2004 5:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Borges,

A equivalencia de distancia focal é baseado em uma camera de filme. Todos os filmes (slide ou não) tem formato 35mm. Infelizmente pouquíssimas digitais usam um sensor (que é o substituto do filme na digital) de 35mm.

No caso da sua camera o sensor é exatos 6,55 vezes menor que um filme 35mm. Se vc multiplicar qualquer distancia focal da sua camera por esse valor vc terá o equivalente em 35mm. Ou seja, se vc comprasse uma camera 35mm vc precisaria usar lentes 38 - 380mm pra obter o mesmo resultado da sua camera.

Pode parecer bom, afinal vc tem uma distancia focal que nenhuma lente de SLR tem, porém não é bem assim. Quando o sensor é muito pequeno vc perde qualidade na impressão, ganha ruído e artefatos de compressão, etc. Por isso não pode se levar em conta somente o numero de megapixels de uma camera, mas tb o tamanho do sensor. Isso é muito importante principalmente nas DSLR. Tudo tem seu lado negativo.

Nas DSLR profissionais (aquelas que custam em média US$ 5.000 ou mais) vc encontra sensores de 35mm. Nas DSLR consumer (D70, Rebel, etc) os sensores são em média 1.5 vezes menor.

abs

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 9:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou ressuscitar esse topico para nao abrir outro...

Entendo td o que ja foi dito sobre abertura. Mas uma coisa ninguem falou....

O que sigfinica a letra F de f/2.8??? Esse F é uma variavel entre as cameras para determinar o diametro de abertura?? Caso a resposta seja afirmativa, entao um f/2.8 de uma camera poderia passar mais luz do que um f/2.8 de outra camera??

Sei que o diametro externo da objetiva nao tem a ver com a abertura, mas o f/2.8 de uma G5 que tem uma lente grande em diametro externo, é igual a um f/2.8 de uma nikon 3200 que tem um diametro de lente minusculo??

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 11:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rfaustini, pelo que eu saiba abertura é padrão para toda lente. Mesmo ela tendo um diâmetro maior ou menor, a quantidade de luz que irá passar é a mesma. Quanto ao desfoque do fundo, aí pode variar.

Creio que o F seja para se diferenciar de Velocidade, q geralmente se usa 1/30s ou então apenas /30.

Valew ae! Wink

patola
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 11:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

acho que o tamanho é o mesmo
acho que a lente com diametro maior, captaria mais luz, e portanto usando aberturas maiores (2.8) conseguiria um desfoque maior, outros efeitos

o diafragma fica depois da lente
lente - diafragma - ccd

bom, deve ser isso, ja abusando do professor de otica da escola, ele falou que a abertura maior "deve" dar um desfoque na foto por permitir a entrada de mais luz, por isso que pra panoramicas as aberturas devem ser menores pra que nao desfoque... acho que isso justificaria a lente com um diametro maior...

ele nao é fotografo, por isso nao pôde me dar certeza... e eu acho que é isso mesmo
qq coisa me falem

t+

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 5:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hum.... ainda nao sei se f/2.8 é padrao em qq camera.... é igual a historia do ISO. Cada camera digital tem um valor de sensibilidade. Um ISO 50 numa V1 nao é igual ao de um A95....

Bom, so sei que nao dah para testarmos essa diferenca de passagem de luz entre as cameras digitais. So daria se usassemos cameras com filme... Nas digitais teriamos a influencia dos sensores diferentes das cameras.

Pesquisei e ate agora nada me diz o que é esse F.... Talvez seja mesmo para diferenciar do valor de exposicao... mas nao sei. Achei que poderia ser alguma variavel....

Ainda nao estou conformado com isso.. Think

patola
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 5:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

v1 tem iso 50? acho que nao ehehe
mas ISO é diferente mesmo, porque eu acho que eles inicialmente "tentavam imitar" algum filme, agora cada empresa tem seu padrao... eu interpreto o ISO digital como o filme... tem gente que prefere fuji, kodak, agfa.;.. no digital seria canon, nikon, sony...

quanto a abertura acho que pelo menos segue uma proporção...
ja sei
veio um pensamento agora aqui ehehe... a abertura deve ser proporcional ao diametro... ou nao Razz
t+

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 5:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rfaustini escreveu:
Hum.... ainda nao sei se f/2.8 é padrao em qq camera.... é igual a historia do ISO. Cada camera digital tem um valor de sensibilidade. Um ISO 50 numa V1 nao é igual ao de um A95....

Bom, so sei que nao dah para testarmos essa diferenca de passagem de luz entre as cameras digitais. So daria se usassemos cameras com filme... Nas digitais teriamos a influencia dos sensores diferentes das cameras.

Pesquisei e ate agora nada me diz o que é esse F.... Talvez seja mesmo para diferenciar do valor de exposicao... mas nao sei. Achei que poderia ser alguma variavel....

Ainda nao estou conformado com isso.. Think

Faustini, f2.8 é um quase padrão nas compactas, digo porque já vi cameras f3.2 e a g5 e a f717 é f2.0.
Quanto ao iso não tem nada haver.. Não dá pra comprarar.
As lentes as canon captam melhor a luz, mesmo em iso 50. Pensar que a f717 com iso 800 capta mais luz que uma g5 em iso 400 é falta de informação, já que teria que ser feito um teste pra se comprovar isso. Seria o mesmo que achar que a f717 com iso 800 ter mais ruidos que a g5 com iso 400.
A abertura ajuda sim na iluminação da foto, mas não necessariamente duas cameras com abertura f3.2 e iso 100 vão captar luz por igual!

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 6:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

patola, nao tem nao?? Sei la... Chutei um valor qq para a V1 meramente exemplificativo. yeah

Se a abertura for proporcional ao diamentro da lente, as superzoom ganhariam de lavada das compactas. Ja viu o diametro da lente da minha camera se comparada a um A75??

ikcat, isso que vc falou eu sei....

O que eu to questionando é... o F/2.8 é uma valor realmente constante de passagem de luz entre as cameras?? é seguro que um f/2.8 de um A75 passa a mesma quantidade de luz que um f/2.8 de uma G5 (obviamente desconsiderando qualidade das lentes.... pegando apenas o diafragma)?? O que representa realmente o f/2.8 em diametro (quantos cms ou mm de diametro)??

So para esclarecer melhor, me refiro a quantidade de luz que passa no diafragma.

Isso eu nao achei em lugar algum.

patola
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 6:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

acho que sim
na primeira oportunidade eu passo no consultorio da minha mae e pego as objetivas ela e tento verificar isso

ai a gente ve, ja que uma é da nikkor e a outra da vivitar, e sei la eheheh

t+
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem