DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entenda o que é abertura de diafragma!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 7:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rfaustini escreveu:
patola, nao tem nao?? Sei la... Chutei um valor qq para a V1 meramente exemplificativo. yeah

Se a abertura for proporcional ao diamentro da lente, as superzoom ganhariam de lavada das compactas. Ja viu o diametro da lente da minha camera se comparada a um A75??

ikcat, isso que vc falou eu sei....

O que eu to questionando é... o F/2.8 é uma valor realmente constante de passagem de luz entre as cameras?? é seguro que um f/2.8 de um A75 passa a mesma quantidade de luz que um f/2.8 de uma G5 (obviamente desconsiderando qualidade das lentes.... pegando apenas o diafragma)?? O que representa realmente o f/2.8 em diametro (quantos cms ou mm de diametro)??

So para esclarecer melhor, me refiro a quantidade de luz que passa no diafragma.

Isso eu nao achei em lugar algum.

Agora entendi...

Elementar faustini. Como o valor de F representa aabertura, acredito que em todas as cameras são o mesmo, já que a abertura da cortina seria a mesma...
O que diferenciaria seria a captação do CCD baseando na config da iso, sei lá!

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 12:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ikcat, concordo em parte.... Com certeza o grande diferencial, tirando as lentes, sao CCD e configuracoes da camera.

Agora, acho que foi o Hinotori que levantou isso uma vez.... a suspeita que mesmo os valores de abertura nao sao iguais. A minha duvida é.... o que o f/2.8 representa na realidade... Eu sei que é o diametro de abertura do diafragma. Mas como quantificar isso. Como descobrir o diametro de abertura em mm ou cm. Essa é a questao... o F é uma variavel?? Uma constante?? Ou o que?? Acho que isso eu nunca saberei... Brick wall

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 12:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pray Pray

Consegui a informacao que eu queria. I Cant Stop

Segue a explicacao abaixo. Happy Guys

Citação:
DIAFRAGMA (passagem da luz): O diafragma situa-se no interior da objetiva e é formado por uma série de lâminas que permitem uma maior ou menor entrada de luz. A escala de abertura (ou escala de diafragmas) que aparece no anel de controle é a seguinte: 1 – 1,4 – 2 – 2,8 – 4 – 5,6 – 8 – 11 – 16 – 22 (Essa numeração pode variar de acordo com a distância focal da objetiva utilizada). Cada valor corresponde a uma posição das lâminas e uma determinada abertura.

Os valores pequenos referem-se a grandes aberturas; os valores altos correspondem a pequenas aberturas e deixam passar menos luz.

O diafragma sempre será representado pela letra f (simbologia), Ex. f/5,6 – f/8, etc.

A abertura relativa ou número-f é um símbolo usado para identificar as diferentes aberturas do diafragma.

O número-f costuma ser um número decimal, pois resulta da divisão entre os dois fatores que intervêm na luminosidade da imagem (distância focal e diâmetro da abertura).

patola
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 12:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

agora sim ele achou o que queria euheheu
t+

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 12:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

patola, interessante q se vc fizer os calculos que ele determina, quanto maior o diametro de abertura, menor sera a captacao de luz...... tem alguma coisa errada... Eu acho qeu o certo nao é dividir a distancia focal pelo diametro, mas sim o diametro pela distancia focal. Senao, quando eu usar o zoom no maximo, a captacao de luz seria maior... Acho que ta errado isso.

Editado pela última vez por rfaustini em Dom Nov 28, 2004 11:11 am, num total de 1 vez

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 12:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alias...

Kd o Hinotori e o Hyper quando a gente precisa deles.... Think eles sao bem entendidos disso. Mr. Green

Editado pela última vez por rfaustini em Seg Nov 29, 2004 10:39 am, num total de 1 vez

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 9:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

boa faustini! yeah

André Martins
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 12:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara vocês estão confundindo um pouco, deixa eu tentar explicar:

O tal F significa o Tamanho total da abertura de uma lente que pode criar uma imagem no sensor. Então, pra começar, um número F de uma compacta será menor do que em uma 35mm porque seu sensor é bem menor e entao a lente terá uma abertura máxima pequena (mesmo no máximo da abertura: f/2.8 por exemplo).

A abertura máxima possivel de uma lente é de F/1.0 (F DIVIDIDO POR 1, ENTAO É IGUAL A F), ou seja, a abertura máxima permitida pelo dispositivo (camera + sensor ou filme) para se formar uma imagem nitida.

Uma abertura de F/2.8 significa que a lente está deixando passar F dividido por 2.8 a quantidade de luz que teoricamente ela poderia deixar passar.

Pode-se perceber então que o tal número F/2.8 não é igual mesmo em cameras compactas, pois se vc tem um sensor maior a sua camera está preparada para receber um número F maior e com isso um F/2.8 dessa camera vai passar mais LUZ do que um F/2.8 de uma camera com um sensor menor.

É por isso que tem um pessoal que fala que uma DSLR (CANON REBEL POR EXEMPLO) em F/8 é mais luminoso que uma A75 em F/2.8, porque o tal numero F é diferente de camera para camera e o F/8 é só uma proporção.

E é por isso também que, em termos de profundidade de campo, uma compacta em abertura máxima de F/2.8 tem quase o mesmo efeito de F/8 por que o número F já é muito pequeno. Bem diferente de uma com sensor de 35m por exemplo.

Será que deu pra entender ou ficou mais confuso ainda?

Um abraço
André

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 6:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

André Martins, agora sim.... Valeu. yeah

Mas como podemos calcular o F??? E essa divisao de diametro de abertura por distancia focal (ou o contrario, que eu acho questionavel... nao sei qual é o certo)?? Existe isso ou nao?? Essa informacao eu achei num tutorial, mas nao sei se ta certa.

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 8:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rfaustini escreveu:
Alias...

Kd o Hinotori e o Hyper quando a gente precisa deles.... Think eles bem entendidos disso. Mr. Green

--------------------------------------------------------------------------------
Huhahua, isso aqui tá muito corrido, nem tinha visto esse tópico ainda.

Bom a explicação é isso que o andré falou mesmo, mas tem como se medir tb em milímetros o quanto o diafragma se abre, esse é um assunto complicado e faz um bom tempo que eu estudei sobre isso, mas se não me engano a medida física sai de "Comprimento Focal por f/x " ou seja, numa lente de 135mm (no padrão 35mm) e abertura f/2.8 ficaria 135/2.8, o que da +- 48.21mm de diâmetro no diafragma, mas ai vc pergunta "mas como cabe uma abertura de quase 5cm na lente da V1 por exemplo?" lembram desse tópico http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=1319&highlight=entenda
Ai esta a resposta!
"Ah, mas e as panasonic com Leica, porque fica constante? simples, o segredo esta naquelas lentes enormes que elas usam, mesmo tendo sensores pequenos"

Bom, é isso, como faz mto tempo que lí sobre esse assunto eu não lembro se é exatamente essa a explicação, mas caso não seja isso podem descer a ducha , afinal to aqui pra aprender tb

rfaustini
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 10:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper, valeu pela explicacao. yeah

Entao, quanto maior a distancia focal, maior seria a abertura efetiva ou medida fisica do diafragma.... Achei que fosse justamente o contrario. Think Mas td bem.... vivendo e aprendendo. Entao, por exemplo, na minha minolta z10 que vai de 6-48mm (ou 36-290mm), teoricamente, eu teria mais passagem de luz em tele do que em wide (para mesma valor de abertura, por exemplo, f/3.4)...

diascristo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 12, 2007 10:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alguém pode me dizer porque essa imagem não está aparecendo em meu browser.

Image

Negro
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2007 12:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aproveitando o debate e o aprendizado...Eu enviei uma dúvida para a revista fotografe e ela ainda não me respondeu. Vamos a dúvida...

Gostaria de saber se o tamanho da abertura de um diafragma ou das lâminas do diafragma seria o resultado ou os números que corresponde na lente. Ou seja, um diafragma com abertura de f8 seria a distância em milímetros das lâminas para o centro da lente (diâmetro) ?

jazz_man
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas5

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 11:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom, eu só queria registrar, mais uma vez, meus agradecimentos a todos vocês que fazem esse forum "funcionar".

Muito Obrigado!

Abraço.

inforsato
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 5:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótimo tópico.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para: