DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografia: Registro ou Arte, qual o seu estilo?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

MensagemEnviada: Ter Out 17, 2006 7:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esta dúvida sempre está nos dois segmentos (artistas e fotógrafos). Muitos artistas rejeitam a idéia que fotografia é arte e muitos fotógrafos acham que toda foto é arte. Mas afinal a fotografia é um registro do instante ou arte?

A discussão pode ir muito além, mas não dá pra apenas dividir (ou definir) os segmentos e dizer que é arte ou apenas registro. Na verdade a divisão do segmento pode estar no estilo do fotógrafo e também na necessidade do fotógrafo, além de outros fatores que podem ser até a relação profissional/cliente (como um texto comentado por Atena Pintores de Parede ou não).

Tenho alguns amigos e parentes que ao olharem minhas fotos dizem: “Nossa que foto linda, porque você não trabalha com isto?” Confesso que já pensei muito e em muitas destas vezes fico balanceado, mas eu esbarro nos dois segmentos...

Comprei a minha primeira câmera digital com o objetivo de registrar fotos da minha filha, e comprei justamente em um período que culminava com o nascimento dela. O objetivo era economizar com filmes e ter mais registros dos momentos dela. Então, eu tinha a idéia que foto era registro. Apesar de não ter conhecimento em fotografia, em meu interior sentia que estava faltando algo nas fotos. Dentro da minha curiosidade comecei a buscar informações de como melhorar os meus registros (nestas buscas conheci o Digiforum...) e descobri que precisava enxergar um pouco de Artes.

Mas minha formação acadêmica na área de exatas não me deixava abrir os olhos para as Artes. Os meus conceitos eram lógicos e não abstratos, eu pensava com a calculadora e não com os olhos, eu enxergava números e não a luz. Por outro lado, como cientista, também era cabeça dura e insisti na arte.

Frases como a de Henri Cartier Bresson não saiam da minha mente:
Fotografar é, num mesmo instante e numa fração de segundo, reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam este fato. É colocar na mesma mira a cabeça, o olho e a emoção. No que me concerne, fotografar é um meio de compreender, que não pode se separar dos outros meios de expressão visual. É uma forma de gritar, de se liberar e não de provar ou de afirmar sua própria originalidade.

É uma forma de viver.

E o texto do livro de Giulio Carlo Argan me deu uma nova luz na divisão dos segmentos:
"A hipótese de que a fotografia reproduz a realidade como ela é e a pintura a reproduz como se a vê é insustentável: a objetiva fotográfica reproduz, pelo menos na primeira fase de seu desenvolvimento técnico, o funcionamento do olho humano. Também é insustentável que a objetiva seja um olho imparcial, e o olho humano um olho influenciado pelos sentimentos ou gostos da pessoa; o fotógrafo também manifesta suas inclinações estéticas e psicológicas na escolha dos temas, na disposição e iluminação dos objetos, nos enquadramentos, no enfoque. Desde meados do séc. XIX, existem personalidades fotográficas (por exemplo, Nadar) da mesma forma que existem personalidades artísticas. Não há sentido em perguntar se "fazem arte" ou não; não há qualquer dificuldade em admitir que os procedimentos fotográficos pertencem à ordem estética(...) Afirma-se freqüentemente que a fotografia deu aos pintores a experiência de uma imagem destituída de traços lineares, formada apenas por manchas claras e escuras; a fotografia, portanto, estaria na origem da pintura 'de manchas', isto é, de toda a pintura de orientação realista do século XIX." (Arte Moderna - Argan, Giulio Carlo)

Ainda tenho muito para estudar, mas mudei tão brutalmente o meu conceito que hoje não consigo tirar fotos apenas de Registro, sempre quero que tenha algo mais na foto, seja uma luz especial (adoro fotos depois de 16:30 hs) ou seja algo em especial na cena. Não consigo pedir para alguém fazer pose, prefiro procurar uma luz e um enquadramento diferente e que a pose venha espontaneamente; não consigo fazer uma viagem tirar diversas fotos dos momentos familiares dessa foto, prefiro procurar pontos turísticos, acordar às 5 da manhã e pegar os primeiros raios do sol para ter uma luz diferente.

E quando penso em trabalhar profissionalmente com fotografia tenho receio de cair na situação que a Atena citou (link acima), na qual a fotografia Arte não é bem entendida.
Mas hoje eu sei que fotografia tem dois segmentos, ou melhor, três. Pode ser Arte ou Registro, mas também pode ser Arte e Registro.

Parece que meu estilo já está sendo definido, talvez a necessidade faça eu ir atrás de outro segmento como Arte e Registro, mas afinal não seria a Fotografia a arte de registrar o momento?

Editado pela última vez por Ranyere Nobrega em Ter Out 17, 2006 8:18 pm, num total de 3 vezes

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Qua Out 18, 2006 10:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom texto, Ranyere. Toda fotografia é um registro de alguma coisa, em última instância. Talvez o dilema que você colocou entre registro e arte pode ser visto também da seguinte maneira:

A foto de registro é aquela em que o assunto domina, ou seja, a finalidade é captar e mostrar um determinado momento. Já na foto autoral o que predomina é o olhar do fotógrafo, que contém suas experiências, suas concepções, seu ponto de vista.

Toda foto sempre terá um mínimo de registro ou um mínimo de criação por parte do autor. A questão aí é se pende pra um ou outro lado.

Agora, já acho que pra foto ser Arte (com A maiúsculo), ela precisa de outros aspectos que podem se sobrepor tanto a foto de registro ou a autoral. A foto de registro pode ser Arte, a foto autoral pode ser Arte, bem como podem não ser.

Juliano Sacramento
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 18, 2006 11:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rany,

excelente o texto! Smile Pena eu estar em provas na facool e não ter tempo pra comentar aqui! Mas assim que acabar esse período,vou passar mais tempo aqui nessa parte do Digi,que por sinal veio com tudo! Smile

[ ]s yeah

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 18, 2006 4:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também achei o texto excelente, não sabia que o Ranyere também se dava a esses pensamentos filosóficos e gostei muito da forma como explanou suas dúvidas e conclusões.
Arte e Registro seria o ideal, pelo menos na minha opinião... Senão daqui a pouco tem robô melhor que nós pra fazer só registro...

Otávio Burin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 18, 2006 6:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom o texto Ranyere ,

Um fato interessante, foi no início, quando os artistas não aceitavam a fotografia como arte, mas em pouco tempo, a situação inverteu-se, ao invés de a fotografia querer ser arte, a arte começou a querer tornar-se fotografia, pois como havia uma nova maneira de captar a "realidade" (no pensamento da época), a arte pode explorar a abstração e experimentar novas formas de expressão, tudo isso devido ao olhar fotográfico, fora que muitos artistas, iniciaram a exposição de seus trabalhos, em ateliês de fotógrafos.

Um exemplo da influencia dessa nova maneira de olhar, está nesse quadro do artista Giacomo Balla, do futurismo.

http://stephan.barron.free.fr/art_video/images/futuristes_balla.jpg

Um outro exemplo, é do dadaista Marcel Duchamp, que realizava estudos fotográficos (geralmente, multiplas exposições no negativo) para depois utilizar em suas pinturas.

toxaska
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Out 19, 2006 12:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Editado pela moderação por infringir a 7ª regra do fórum.

Citação:
7) Não colocar mensagens cujo conteúdo não é condizente com o tema do forum (Excessão feita à sala escura, hardware info e Software info).

B) É proibido qualquer forma de Spam no DigiForum, seja nos posts, seja via MPs. Mensagens de propaganda com conteúdo do tipo "fique rico..." ou "trabalhe em casa..." e afins serão editadas e o usuário banidos imediatamente.
Diga não ao Spam, denuncie por MP a algum moderador ou admin.

zairon
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 8:46 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

serah que se voce usar uma escultura ou parte de arquitetura pra fazer uma foto é Arte? voce nao estaria usando a obra de outra pessoa? sei que existem elementos na fotografia que podem captar um olhar diferente da obra, como usar uma profundidade de campo reduzida ou aplicar um efeito especial.. mas, estaria fazendo algo que realmente pode ser definido como Arte? O que realmente seria arte na fotografia?

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 9:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

zairon escreveu:
serah que se voce usar uma escultura ou parte de arquitetura pra fazer uma foto é Arte? voce nao estaria usando a obra de outra pessoa? sei que existem elementos na fotografia que podem captar um olhar diferente da obra, como usar uma profundidade de campo reduzida ou aplicar um efeito especial.. mas, estaria fazendo algo que realmente pode ser definido como Arte? O que realmente seria arte na fotografia?

Zairon, você levantou um ponto muito interessante. Eu não acho que simplesmente fotografar arte (pinturas, esculturas, arquitetura) faça da foto arte. Pelo contrário, a "força" daquilo que é fotografado faz com que o toque pessoal do fotógrafo precise ser tão forte quanto para transparecer na foto. E isso requer uma composição elaborada, ou um conceito por trás da foto.

Algumas vezes faço fotos de arquitetura, pois gosto de fazer alguns recortes de acordo com as formas e a luz. Mas na minha cabeça sei que não estou fazendo nada de especial, apenas registrando algo que pode ser considerado arte.

É muito irônico, no entanto, que a maior parte das obras de arte que conhecemos são fotografias, não é verdade? Quantos de nós já viu a Mona Lisa ao vivo? Mas certamente todos já viram uma foto dela.

cobucci

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 9:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

zairon escreveu:

Bom, eu acho que a arte na fotografia existe quando a visão do fotógrafo se sobrepõe ao assunto fotografado. Se vc fizer um registro de uma estátua, por exemplo, enquadrando ela direitinho, da forma como todos a vêem, pra mim, isso não é arte. Agora, se em sua fotografia você conseguir colocar a sua forma de encarar aquela obra, fazendo algo que não a reproduza objetivamente, isso pode ser arte. É claro que o conceito de arte é muito subjetivo mas, ao meu ver, arte é a fuga do senso comum, é uma expressão individual que sensibilize, de algum modo, outros indivíduos. Por isso acho que a fotografia objetiva de uma obra de arte não é arte, é reprodução da arte. O que causou a tal sensibilização foi a obra original, e não a fotografia.

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 12:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Teve uma foto que eu vi naquele curso em cd-rom da National Geographic que ilustra isso: é uma foto da estátua de Davi (se não me falha a memória)..., só que o fotógrafo deixou a câmera em longa exposição e todos os transeuntes pareciam rastros ao redor da imagem, gerando um resultado genial e completamente diferente do mero registrar aquela obra-de-arte.

Jorge P.
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 12:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns ao Ranyere pelas colocações no seu texto. Coincidência ou não, hoje pela manhã no Bom Dia Brasil teve uma reportagem sobre Annie Leibovitz, que tem 30 anos de profissão. Ele tirou fotos jornalísticas e mais artísticas.
É impressionante a sensibilidade para dar emoção a uma foto.
Cenas simples, feitas em preto e branco, ganham uma dramaticidade fantástica.
Para quem não viu http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalismo/BDBR/0,,AA1318148-3682-561785,00.html
Sou suspeito porque gosto da foto artística, sem desprezar a jornalística. Acredito que esta reportagem muito esclarece.

bruno lins
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 1:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

quando um pintor faz uma caricatura e um fotografo faz uma foto 3x4.
quando um pintor pinta uma paisagem e o fotografo fotografa uma paisagem. é a mesma coisa e usamos os mesmos material o cerebro os dedos e a geometria, a tinta da um charme a mas, sepia tambem, o brilho da tinta da um charme a longa exposição tambem. agora imagina so se tivese pintor-jornalistico nas ruas mostrando a realidade dos fatos diariamente. nos iamos falar que todo pintor não é artista. a maquina fotografica é o nosso picel e o sais de prata é a nossa tinta.
espero que não tenha viajado muito,hehehehehehehe.
abraços
bruno lins

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

MensagemEnviada: Seg Out 23, 2006 6:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

obrigado a todos os comentários e fico feliz de terem entendido o objetivo da coluna

chisaimai
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 9:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Li duas vezes o texto e não consegui separar "as duas formas de fotografia". Para mim fotografia é fotografia, você não fala "agora vou tirar uma foto artística", ela simplismente acontece, é quando você consegue O ângulo e não é a luz que mancha o papel e sim o sentimento do momento.
Céus, filosofei XD

evilgrunge
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 11:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tenho pensado em fotografia ultimamente mais como arte que como registro... Quem der uma olhada no meu humilde blog vai perceber.

Como nosso colega escreveu, o pensamento lógico, que por enquanto ainda me domina, me impede de ter sucesso na parte artística (a despeito da opinião dos menos exigentes). Sou uma pessoa que sempre observa mais o detalhe, um grão em um monte de areia, mas é incapaz de ver o todo. Tenho procurado mudar isso através da fotografia. "Através das objetivas!".

Acredito na dualidade Arte/Registro, embora não seja propenso ao Registro.
Muitos daqueles que são dados ao registro procuram, ultimamente, explicitar problemas sociais ou mostrar a "realidade cruel, nua e crua". Não gosto dessa tendência. Comparo isso com as pessoas metidas a politizadas, mas que não tem nada além de senso comum. Que esperneiam por aí com palavras de ordem ou rimas misturadas a palavras de baixo calão que acabam por marginalizar e tornar mal vistos movimentos que são sérios.

Acredito no papel social da fotografia. Só acho que ela deveria ser usada com mais responsabilidade quando usada para registro. Pois, como foi sabiamente dito aqui, a fotografia é totalmente parcial. È como você fotografo vê e, portanto, mostra.

Mas quem sou eu além de um novato... Abraços a todos!!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.