DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografia: Registro ou Arte, qual o seu estilo?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

pauloazevedojunior
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Abr 07, 2007 10:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Achei o texto muito interessante no que tange sobre a discussão de registro ou arte na fotografia. Realmente na minha idéia a fotografia pode ser arte ou apenas um registro, tudo depende da concepção do autor. Abaixo vou citar um texto pertinente sobre o tema.

"O homem sempre tentou reter e fixar movimentos do mundo, começando com desenhos na caverna, passando pela pintura em tela e escultura, e, por fim, chegando a fotografia. Esse é um meio de comunicação de massa, sendo muito popular em nossos dias e nascido na Revolução Industrial.

De acordo com Barthes (1984, p. 21), muitos não a consideram arte, por ser facilmente produzida e reproduzida, mas a sua verdadeira alma está em interpretar a realidade, não apenas copiá-la. Nela há uma série de símbolos organizados pelo artista e o receptor os interpreta e os completa com mais símbolos de seu repertório.

Fazer fotografia não é apenas apertar o disparador. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento único, singular. O fotógrafo recria o mundo externo através da realidade estética.

Em um mundo dominado pela comunicação visual, a fotografia só vem para acrescentar, pode ser ou não arte, tudo depende do contexto, do momento, dos ícones envolvidos na imagem. Cabe ao observador interpretar a imagem, acrescentar a ela seu repertório e sentimento.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração".( Henri Cartier-Bresson 1994) "

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia#Hist.C3.B3ria_da_fotografia

guedes
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 10:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

pode ser um pouco de cada um!

nao acho que teria essa distinção!

pedroguedes´s

Fininho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 10:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia,

Ranyere Nobrega escreveu:
Esta dúvida sempre está nos dois segmentos (artistas e fotógrafos). Muitos artistas rejeitam a idéia que fotografia é arte e muitos fotógrafos acham que toda foto é arte. Mas afinal a fotografia é um registro do instante ou arte?

A discussão pode ir muito além, mas ......

Parabéns pelo seu texto e pelo material apresentado.

Ainda não cheguei nesse patamar, mas acho que o olhar do fotógrafo na captura da imagem é uma arte.

abraços

rahmati
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2008 3:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

[quote="cobucci"]
zairon escreveu:
É claro que o conceito de arte é muito subjetivo mas, ao meu ver, arte é a fuga do senso comum, é uma expressão individual que sensibilize, de algum modo, outros indivíduos.

Acho que o amigo falou bonito, mas eu continuo pensando: A arte verdadeira é a que expressa o que o artista estava sentindo no momento e o sensibiliza ou é a que sensibiliza cada pessoa de um modo diferente e particular?
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.