DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Caetano VIdal - Tamanho dos sensores #2] Fator de Corte

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 8:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Raphael Koerich, aqui no forum praticamente só são usadas cameras compactas, APS e algumas FullFrame. Por isso não falei de medio e grande formato.
Mas acho que para quem entendeu é fácil perceber que quando se aumenta o sensor acontece o oposto.

Broering, quanto a sua divida eu não posso ajudar muito, também estou duro Brick wall
Mas é café Mr. Green

Image

Café da fazenda Murycana em Paraty/RJ

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 8:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rokamura, nas câmeras APS o espelho é proporcionalmente menor, então só reflete a imagem que seria aproveitada pelo sensor Portanto vc já enxerga com o corte, o que ta lá é o que vai sair na foto.

rbeims, com certeza! Alias o artigo sobre perspectiva é o que eu estou com mais vontade de escrever. Porque a quantidade de batatada que eu já vi sobre isso na net não se conta nos dedos, e é na minha opinião uma das características mais interessantes de se explorar nas fotos.
Mas acho que esse vai demorar um pouco mais, por 2 motivos. O primeiro é que tem outros mais fundamentais.
E o segundo é que eu quero ilustrar bem, então tenho que esperar minha câmera chegar, porque no momento estou sem.

[]s

yeah

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 9:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio escreveu:
Só aparece pra zuar né.

Eduardo Broering escreveu:
Caetano, eu tenho uma divida, não sei se podes esclarecer...

Pensei que vc ia pedir dinheiro emprestado

Cool

Putz que analfabeto Embarassed

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 10:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá... estou com uma dúvida em relação ao tamanho do sensor e o número de megapixel do sensor.... tipo..... duas cameras de 6megapixel sendo elas com sensores diferentes, um maior tipo APS e um menor tipo 2/3". Me confirme se estou correto, quanto maior o sensor maior o tamanho dos granulos ou pixel ocorrendo menor ruído? é isso? O que mais é afetado pelo fator corte?
Abraço

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 10:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano Vidal, excelente seu tópico.

Fiz uma explanação parecida com a sua e fui contestado arduamente.

Parabéns pela matéria.

Abraços.

eduluizfilho
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 10:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Otimo o artigo... este forum esta de parabens... yeah yeah

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 10:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

shigow, é basicamente isso. Quanto maior os fotodiodos menor a interferência, menor o erro, menor o ruído.

A fator de corte por si só afeta a parte aproveitada do circulo projetado pela objetiva.
A grande questão é:
Isso implica que para vc fazer uma mesma foto com uma mesma lente em uma full frame e em uma APS vc vai ter que estar a distancias diferente.
E ai? E ai que isso implica em outras coisas, como profundidade de campo, perspectiva.
E se usando uma mesma lente vc tem que estar a distancias diferentes muitos acabam trocando de lente para poder fotografar a mesma distancia que fotografavam antes. Alguém que fazia fotos com uma 24-70mm vai querer usar uma 18-50mm quando passar a usar uma câmera APS. E ai? E ai que novamente tem diferenças...

É mais ou menos sobre esses aspectos que eu quero fazer os próximos artigos.
Se alguém tiver algum tema também pode falar, seu eu achar que procede escrever sobre eu coloco aqui na fila Mr. Green

TiagoDegaspari, contestado em que sentido?

[]s
yeah

rbeims
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 10:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

shigow: Que eu saiba é isso sim, quanto maior o sensor maior o tamanho das celulas que captam luz, e por consequencia o sinal que sai do sensor não precisa ser tão amplificado o que reduz o ruído digital.

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2006 11:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valew Caetano e rbeims.... estou esperando o proximo artigo...
abraço

Victor Mine
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas20

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 09, 2006 7:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano..... outra dúvida!!!! em relação aos mp e o tamanho do sensor.... como que funciona por exemplo essa teoria de tamanho das células serem maiores e reduz o ruido digital em uma camera de 10 mp.... tipo.... como é a célula quando a resolução é selecionada a 10 MP e na mesma camera vc reduzir a resolução para 4 ou 6 mp????? o sensor reconhece os pixels juntos quando diminui a resolução???? o ruido diminui consequentemente????

Paulo Mauricio
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Nov 09, 2006 7:43 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

shigow escreveu:
Caetano..... outra dúvida!!!! em relação aos mp e o tamanho do sensor.... como que funciona por exemplo essa teoria de tamanho das células serem maiores e reduz o ruido digital em uma camera de 10 mp.... tipo.... como é a célula quando a resolução é selecionada a 10 MP e na mesma camera vc reduzir a resolução para 4 ou 6 mp????? o sensor reconhece os pixels juntos quando diminui a resolução???? o ruido diminui consequentemente????

Caetano, acho que a dúvida do Shigow é a minha também:
Tenho uma câmera Canon A620 de 7Mp. Ela utiliza o mesmo CCD da câmera Canon A610 de 5Mp. Os adeptos da 610 dizem que a 620 tem mais ruído justamente por causa desta "espichada" de megapixels usando o mesmo sensor.

Pergunto: Se reduzir a resolução das fotos, selecionando minha 620 para 5Mp, ficarei com o mesmo ruído que a 610?

Paulo Mauricio´s

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Nov 09, 2006 8:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Os fotodiodos não mudam de tamanho.
A câmera sempre tira a foto na resolução nativa do sensor.
Se ele tem 7 milhões de fotodiodos vc vai ter uma foto 7MP, sempre!

Quando vc seleciona resoluções menores na câmera o que ela faz é tirar a foto na resolução nativa, só que no processo de interpolação, on invés de utilizar os 7mp ela utiliza somente 4, ou 3, dependendo do que vc escolheu.

No fundo é como vc redimensionasse a foto, da mesma forma que fazemos pelo photoshop.

[]s
yeah

Paulo Mauricio
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Nov 09, 2006 8:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caetano Vidal escreveu:
Os fotodiodos não mudam de tamanho.
A câmera sempre tira a foto na resolução nativa do sensor.
Se ele tem 7 milhões de fotodiodos vc vai ter uma foto 7MP, sempre!

Quando vc seleciona resoluções menores na câmera o que ela faz é tirar a foto na resolução nativa, só que no processo de interpolação, on invés de utilizar os 7mp ela utiliza somente 4, ou 3, dependendo do que vc escolheu.

No fundo é como vc redimensionasse a foto, da mesma forma que fazemos pelo photoshop.

[]s
yeah

Li seu artigo sobre interpolação e achei ótimo.
Mas ainda não consegui entender alguma coisa...
Para mim, interpolação seria uma operação destinada a "criar" dados faltantes a partir de algum algoritmo que utilize informações presentes. Isto explica o artifício de algumas câmeras mais populares dizerem que fotografam com 3Mp quando, na verdade, são de 2Mp. Evidentemente a "criação" de algo que não existia não será uma versão fidedigna da imagem original.

Mas o contrário também é interpolar? Quando reduzimos de 7Mp para 5Mp estamos interpolando? Não estamos simplesmente descartando "as sobras" através de algum processo de cálculo.
Este processo, ao contrário do primeiro, não estaria criando nada, apenas, ajustando.

Volto, pois a perguntar:

No exemplo que dei, das duas câmeras que usam o mesmo sensor mas resoluções máximas diferentes, uma com 7 Mp e outra com 5Mp (existem vários exemplos deste tipo: Sony DSC-W7 X DSCW-5, Canon A620 X A610, etc...), ao selecionarmos 5Mp nas de 7Mp estaremos igualando suas características de ruído? Ou ainda assim, mesmo nas fotos com 5Mp, as mais "capazes" continuarão mais ruidosas?

Paulo Mauricio´s

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Nov 09, 2006 9:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na fotografia se associou interpolar a aumentar foto.
Mas interpolação muito antes da fotografia digital existir, é o processo par se criar uma função matemática com base em dados experimentais.
Nesse caso, esses dados experimentais são os valores registrado pelos pixels e essa função é bidimensional.
É um método utilizado tanto para aumentar quanto para diminuir.

O nível de ruído será o mesmo porque vc não alterou as características físicas do sensor, vc simplesmente fez um resize na saída do arquivo. É praticamente igual vc fazer essa foto em 7MP e depois abrir no photoshop e redimensionar.
Vc não alterou o nível de ruído, vc só redimensionou ele junto com o resto da foto.

[]s
yeah

artimagem
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Nov 09, 2006 11:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

até agora vcs falaram frânces pra mim, então qdo falarem portuga ou ingreis aí eu pergunto...ok..thanks!!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.