DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Tutorial] Fotos em Sala de Parto / Cesareana - 18/04/07

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Alexandre Freitas
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Set 25, 2008 11:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns ao autor do tutorial. Está muito bom.

Quanto a narrativa do Henkalb, creio que a prática de cartel no ramo da fotografia não seja recente, mas eu não conhecia casos que envolvessem instituições sérias como hospitais, ou que pelo menos deveriam ser.

Imagino o que o Henkalb deva ter sentido, ainda mais sendo médico. Penso que a realização de um parto seja uma prestação de serviço e hajam direitos de consumidor a serem respeitados. A prática de cartel é nociva a qualquer atividade profissional e prejudica o consumidor em seus direitos.

A pesar de ser uma atividade especializada, acredito que a fotografia em uma sala de parto não pode ser negada a quem esteja devidamente habilitado para tal, à menos que seja negada a todo e qualquer paciente. Caso contrário, pode configurar-se venda casada.

Sugiro que a administração deste fórum verifique a legalidade da publicação do nome desse hospital que todos saibam do ocorrido e que se previnam contra transtornos e decepções desse gênero.

thesower20
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 10:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

henkalb escreveu:
pessoal sem querer jogar um balde de agua fria, sou medico e realmente o artigo esta otimo, perfeito, nao acredito que tenha faltado nada a se dizer no que tange a postura que se deve ter dentro de uma sala de parto. Um momento tao especial.

porem quero deixar bem claro que infelizmente as coisas tem se tornado muito comerciais. minha filha nasceu no dia 22 de setembro de 2008 num hospital e maternidade em campinas, no site da maternidade em momento algum se fala que é proibido entrar no centro cirurgico para realizar fotos, nem durante o pre natal foi dito o mesmo, ao chegar no hostpital me foi oferecido um pacote para fazer as fotos que chegavam a valores de 600 reais 12 fotos e um DVD, que apos ver em uma comunidade um cliente reclamava que tinha mais tempo de propaganda do hospital que o proprio parto.

bom sendo eu medico, curtir fotografia como todos aqui, nunca iria imaginar que me seria proibido entrar no centro obstetrico portando material fotografico para fotografar minha esposa e filha, o parto foi no final da tarde, a equipe de foto e filmagem ja havia ido embora do hospital, e perdi este momento importante para mim e minha familianao coloco aqui o nome do hospital, aguardando para isso autorizaçao da moderaçao.

um grande abraço a todos.

Bom dia Henkalb. Na realidade creio que isso está sendo um assalto ao bolso dos pais. Não ha justificativa para se cobrar esse preço por 12 (doze fotos). Entendo o medo de processos que leigos criam ao fotografarem procedimentos médico-hospitalares, mas cercear o acesso de um profissional médico???

Sugiro procurar saber se esta havendo algum processo contra o Hospital ou contra alguma equipe envolvendo fotografia de procedimentos médico-hospitalares (o que esta ficando cada dia mais comum, pois querem arrancar dinheiro dos medicos de qualquer jeito e por qualquer motivo por mais futil que seja). Essa atitude sugere que ha processo em andamento contraq o serviço ou contra alguma equipe.

O ideal seria que cada serviço tivesse sua equipe de fotografia, especialmente com fotografas (pois as gestantes se sentem mais a vontade trabalhando com mulheres que com homens, e alguns maridos também) mas que cobrem um preço justo por um bom trabalho e não um assalto dete tipo.

Quando não ha pessoas estranhas na sala (como acompanhantes ou familiares) e estando a anestesia estabilizada, faço muitas fotos e de vários ângulos, e deixo para a familia escolher as melhores (pois quando ha estranhos posso ser processado). Opino, mas a escolha das fotos e a decisão de copiar todas é da familia. Normalmente não cobro nada pois faço por prazer, mas nao sou contra a cobrança.

DanielaSiqueira
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 1:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tópico antigo e super útil. Uma amiga pediu pra eu fotografar na próxima quinta o parto dela (cesariana). Já li e reli várias vezes as dicas, mas ficou uma dúvida.

Se eu ficar na cabeceira, ao lado da mãe, o pano (campo) não irá me atrapalhar? Da ultima vez q estive num centro cirurgico eu era a paciente, rs, pra mim tampava tudo né!

Outra dúvida, minha camera é a Canon Xsi e tenho a lente do Kit, 18-55mm f/3.5-5.6.
Queria saber se existe uma lente mais indicada ou se com a minha conseguirei bons resultados.

Obrigada,
Daniela Siqueira

Luis Tibana
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas83

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 11, 2010 10:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa iniciativa.
Terei meu segundo pimpolho em 3 meses. Faltou um tutorial desses para o primeiro.

Abraços.

aldemirvs
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 07, 2010 6:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O meu filho chegou a uma semana (29/04) e minha primeira DSLR a duas semanas atrás (comprei com Nelson no dia 22/04 com esse objetivo), como tive um prazo curto para testar, mas tinha uma 50tinha na mão, consegui registrar muita coisa boa (eu acho) e só conheci essas dicas hoje. Mas acho que consegui acertar a metade das dicas, isso pra mim foi ótimo, foi quase um checklist Wink

As fotos estão aqui: http://picasaweb.google.com/aldemir/NascimentoDeArthur

Gostei muito das dicas Wink

Forte abraço;

www.flickr.com/photos/aldemirvs

[Canon Rebel EOS T2i + 50mm 1.8 + Kit Lens 18-55]

renata badany

MensagemEnviada: Ter Mai 18, 2010 10:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótimo!!!!! =D>

Carlos.Montoia
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 25, 2010 4:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Segue algumas fotos feitas no nascimento de minha filha.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Roberto.Hertel
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 01, 2010 11:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

thesower20,

Parabéns pelo ex-ce-len-te tutorial yeah . Ótimo mesmo. E de muita utilidade para quem pretende entrar ou se aperfeiçoar nesse segmento Dancing .

Repito: parabéns! =D>

Roberto Nogueira - Imagens´s

Roberto N. S. Hertel
http://robertonogueiraimagens.wordpress.com

kenji1505A
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 3:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom o tópico! Mesmo tendo mais de 2 anos, continua relevante.

Theo
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 3:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Putz... era o q eu tava precisando... comprei minha Canon para bater fotos da minha noiva e meu filho q vai nascer... com este tópico já matou várias dúvidas...

Nadia-jundiai
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2011 7:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tudo é uma droga de comercio..... se o hospital tem uma equipe fotografica, beleza. Mas para quem ja contratou uma, deveria ser a que escolheu, não acha? Big Mouth

Veiga
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 2:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pena que não li este tópico sete meses atrás quando meu filho nasceu. Mas para o próximo estarei mais preparado.

MarcaoJr
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 8:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apenas para parabenizar um tópico completo com muitas informações pertinentes e interessantes pra quem passar por isso agora.

minha filha nasce nos próximos dias rsr

Obrigado !

arnaldobrp
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2012 4:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente tópico mesmo, momentos importantes como esses, devem sempre ser registrados.

thesower20
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 7:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Abril de 2012 - As portas estão se fechando!:

Prezados colegas de fotografia. Por descuido, esqueci de anotar a senha de acesso ao fórum. Por isso não os respondi, e peco desculpas pelo não atendimento às questões feitas.

Os tempos modernos e a falta de educação de nosso povo tem acarretado a falta de respeito dos pacientes e familiares para com os profissionais médicos. Sempre que algo de errado ocorre ha uma tendência das pessoas insatisfeitas com o resultado, antes de meditar sobre o fato o ocorrido para tentar descobrir as reais causas, tomar o caminho mais fácil, que é achar de forma precipitada, culpados para o problema.

É fato registrado em livro médico, ha algum tempo atrás, um jovem não passou no exame vestibular e a família abriu um processo contra o anestesista por que a Manobra de Clisterer que o colega anestesista fez por ocasião do nascimento do vestibulando (ha muitos anos passados) foi a causa da sua reprovação. Claro que a família não ganhou a causa, mas causou prejuízo financeiro com honorários advocatícios, desperdício de tempo com as audiências e estresse ao anestesista acusado e à sua família, que devem ter sido buscados em Ação reversa por danos morais.

Hoje em dia todo mundo tem um celular que filma e grava voz. Isso tem sido usado de forma mais corriqueira possível do que se imagina. A banalização de processos contra médicos tem acarretado excessos de problemas aos profissionais e hospitais. O abuso foi tanto que o Conselho Federal de Medicina aprovou decisão do colegiado do CRM-PB que proíbe o uso de filmadoras e máquinas fotográficas em sala de parto e cesarianas, tendo valor nacional, conforme abaixo:

RESOLUÇÃO CRM-PB Nº 143/2010

Normatiza o direito da parturiente ter um(a) acompanhante no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, estabelecendo critérios para o uso de equipamentos eletrônicos na sala de parto e dá outras providêncas.

O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, alterada pela Lei nº 11.000/2004, regulamentada pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958, , e seu Regimento Interno:

...
“É DIREITO DA PARTURIENTE TER UM(A) ACOMPANHANTE DE SUA ESCOLHA, SE ASSIM O DESEJAR, NO MOMENTO DO TRABALHO DE PARTO, PARTO E PÓS-PARTO IMEDIATO, DEVENDO O ACOMPANHANTE OBEDECER AOS PROCEDIMENTOS REGULAMENTARES ADOTADOS PELA UNIDADE HOSPITALAR”.

Artigo 3º - O acompanhante deverá ser do gênero feminino, só sendo permitida a presença de acompanhante masculino com a autorização do coordenador da unidade e após serem prestadas informações sobre a preservação da privacidade das outras parturientes.
Parágrafo único. Nos locais onde apenas uma parturiente esteja alojada, não haverá a obrigatoriedade do acompanhante ser do gênero feminino.

Artigo 4º - Fica terminantemente proibido o uso do celular (telefonia móvel), ou qualquer meio de registro de imagem (máquina fotográfica, filmadora) pela paciente e acompanhante nas salas de pré-parto, parto e pós-parto nas quais permaneçam as gestantes e parturientes, salvo se a parturiente e A EQUIPE MÉDICA CONSENTIREM. (negrito, itálico, sublinhado e caixa alta são meus)

Parágrafo único - Caberá ao estabelecimento de saúde coibir uma possível desobediência mediante normatização interna e se necessário comunicando à Comissão de Ética Médica da instituição ou ao Conselho Regional de Medicina. (negrito é meu).

Artigo 5º - Revoguem-se as disposições em contrário.

Artigo 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação

29 de junho de 2010

João Gonçalves de Medeiros Filho - Presidente

Roberto Magliano de Morais - Primeiro Secretário

Walter Fernandes de Azevedo - Segundo Secretário

As portas para o registro por uso de imagem, de tão importante momento na vida de uma família, que é o nascimento de um filho, estão se esvaído, por ignorância de uns, mau uso e ganância de uns poucos que usam da fotografia em sala de cirurgia /parto para de algum modo tentar obter lucro.

Diante do exposto, há uma tendência de que os hospitais privados criem sua própria equipe de profissionais de fotografia, e os públicos proíbam terminantemente tais procedimentos.

Agora, mais do que nunca, O CAMINHO, É O DIÁLOGO COM A EQUIPE MÉDICA, podendo mostrar esse tópico, combinar o que vai ser fotografado, E, DE MANAIRA NENHUMA FUGIR DO COMBINADO, pois como se diz aqui no nordeste “o que é combinado não é caro”, ou finalmente, contratando a equipe fotográfica do serviço e negociando o preço.

Aos colegas que gostam de prestar este diferencial (registro fotográfico) às suas pacientes, sugiro treinar um seu académico, residente ou profissional do bloco cirúrgico, para, com a máquina do próprio profissional, fazer o registro das imagens e posteriormente alguém de sua confiança editar todo o material, fornecendo à família a lembrança do evento, sem material que possa ser mal interpretado ou usado por ignorância ou ma fé.

Aos profissionais que pretendem se especializar, usem esse tópico e outros congéneres, usando o bom senso, não explorando um momento tão sublime na vida familiar, hoje tão degradada, que é o nascimento de um filho.

Boas fotos e que Deus o abençoe...
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior