DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Envio de fotos para bancos de imagens Stock

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

danielpteixeira
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2010 12:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

opa..
tb andei estudando esse tópico, e mesmo com esse pensamento na cabeça, de que talvez hoje microstock esteja um pouco saturado, resolvi cadastrar algumas imagens..
agora to na angustia da espera pela aprovação.
só ainda não consegui shutterstock e 123rf, porque além de precisar de 10 fotos, o shutter não aceitou minha carteira de motorista neutral
alguém tem uma experiencia recente pra nos motivar?
valeu!

nihues
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 8:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eae pessoal, vamos agitar esse tópico! Li praticamente todo ele!

Como estão as vendas do pessoal mais antigo?

Comecei essa semana nesse negócio, selecionei algumas fotos minhas pra mandar e ver no que dar pra depois começar a fazer fotos especiamente voltadas ao stock, sou amador/hobby por enquanto, mas se começar a engrenar eu penso em devotar um bom tempo com isso, mas a princípio vai ficar como hobby.

Já que eu penso se for pra entrar de cabeça teria que ter no mínimo um estúdio pra fotos de pessoas ou um equipamento bom (acessorios, iluminacao) e ajudante pra fotos externas ficarem realmente boas.

Por enquanto a shutterstock me reprovou hehe Mas na 123RF, Fotolia estou com algumas fotos, na Istockphoto e Dreamstime estou esperando o resultado. A partir de agora vou selecionando minhas fotos mais de acordo com o stock, como as primeiras foram de teste, acho que vou melhorando gradativamente pro enfoque do stock.

Acho que vou colocando primeiro as fotos na 123RF e Fotolia, e as que passarem nelas eu tento mandar pra istock e shutter.

Abraços!

danielpteixeira

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 11:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

parece mais complicado hoje em dia.. a 3 ou 4 anos atrás acho que ainda era possível achar assuntos 'inéditos'..
agora as idéias que tenho parecem existir aos montes..
algo que tenho visto bastante nas revistas, são assuntos referentes a meio ambiente, sustentabilidade, energia, etc..
por enquanto só produzi essa.. não quis colocar fotos diversas.. e sim fotos mais produzidas para esse propósito mesmo..

Image

http://www.dreamstime.com/mobile-cell-phone-in-water-aquarium-rimage13763324-resi2200585

vamos agitar Wink

nihues
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 6:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só pra constar... em 1 semana vendi minha primeira foto hehehe

Achei interessante, ainda mais que não são fotos feitas pra stock, são algumas que tenho aqui que julgo boas para stock, mas nada de super fotos ou específicas para uso em alguma coisa.

Ainda não consegui entrar no shutter nem no istock... ambos me reprovaram, na verdade o istock pediu pra mandar mais 3 fotos de diferentes objetivos, tinha mandado 3 com pessoas, casais. Mandei mais 3 de outros objetivos que tinham sido aprovados nos outros sites e me reprovaram dessa vez :S

Agora no istock tenho que esperar até domingo pra tentar denovo... no shutter mais uns 15 dias =/

stockphotos

MensagemEnviada: Sáb Mai 08, 2010 3:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá amigos,
Estou entrando pela primeira vez neste forum, e observei que há um grande interesse do pessoal sobre o mercado de fotografia stock, mas as informações ainda são um pouco desencontradas !
Participo ativamente deste mercado há 4 anos, e tenho um conhecimento razoável deste trabalho, pois estou em constante contato com agências, diretores de arte e donos de bancos de imagens espalhados pelo mundo.
Logo no início desta discussão, observei que o Elder refere-se sómente a agências do tipo "microstock" ! Na minha opinião, e de muitos outros fotógrafos, trata-se de uma das maiores lendas da internet dizer que alguém ganha muito dinheiro trabalhando com este tipo de agência !
Uma destas "lendas" refere-se a Yuri Arcurs, mas a coisa não é bem assim!
São muitos detalhes prá explicar agora ! Só acreditem, há outras altenativas melhores !
O mais importante para qq um que queira entrar nesta é ter consitência de trabalho, constância, dedicação, criatividade e sobretudo produção, muita produção !!!
Se quiser saber mais, pode perguntar !

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Mai 08, 2010 10:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, bem vindo e obrigado por prontificar-se a participar com suas experiências.
Eu não iniciei ainda, na verdade por ter dúvidas ainda em relação co custo x benefício do microstock, aonde me parece que tem-se que produzir muitas fotos e fotos que vendam muito.
Inclusive já encontrei em sites de informática (aqueles que misturam, dicas, patches, mods, plugins e também os famosos programas piratas) pacotes de imagens "free" que na verdade eram do shutterstock. Ou seja, por mais que em muitos países as pessoas tenham uma consciência ética maior, não tem como saber onde irão parar as imagens.
Pra começar, já que vc comentou sobre o assunto, o que vc poderia dizer sobre a lenda Yuri Arcurs (ou não poderia?)?
yeah

stockphotos

MensagemEnviada: Dom Mai 09, 2010 1:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola ale,
Não sei se é exatamente isto que vc quer saber, mas vamos lá !
Não me pergunte porque, ele resolveu desisitir da sua profissão de psicólogo, prá jogar todas as fichas na produção de fotos stock. Contratou um batalhão de assistentes prá fazer photoshop, keywording, e upload das suas fotos, e se duvidar até a criação e produção dos seus trabalhos(ele só faz o clique). Não lembro bem dos dados que ele declarou uma vez, mas parece que esse exército custa algo em torno de $20K por ano. É claro que ele tem um ganho especial na microstock, mas ainda assim, o número de vendas que precisa ter prá cobrir estes custos é uma fábula ! Inclusive já li uma declaração dele "chorando as pitangas" dizendo que estava com uma coleção que tinha lhe custado muito mais caro do que o preço que ele poderia alcançar vendendo em microstock ! Um detalhe importante, ele é patrocinado pela Hasselblad !
Mas quando se fala de Yuri, os números são impressionantes ! Só prá vc ter uma idéia, só em uma das agências ele tem 20.000 fotos. Esta não é uma micro, o preço mínimo que o Yuri colocou é 5 Euros ! E depois tem uns outros lances em que o preço chega a 200 Euros, mas falamos disso em outra oportunidade !
Gostaria que ficasse bem claro que não tenho nada contra o Yuri (muito pelo contrário) já tive oportunidade, num breve contato com ele no ano passado, de dizer que admiro a sua vivacidade !
Resumindo ale, prá qq outro fotógrafo, que trabalhe fora destes mega padrões, microstock é uma "furada"! O único que ganha neste esquema é o dono da agência ! Pense bem! qq coisa que esteja na casa dos 30 cents aos 60cents ( ou sei lá qual seja o máximo) por foto, não pode fazer ninguém feliz ! Quantas vendas precisa fazer prá ganhar algo decente ?
Quantas fotos precisa ter na agência ? E vc tem idéia do "trampo" que é produzir, e preparar, uma coleção consistente, digamos de 2.000 fotos ?
É isso! não é qq foto que se presta prá stock , e nem qq uma que vai te dar esperanças de estourar em vendas !
Quanto ao teu temor de ver suas fotos por aí, talvez não seja totalmente infundado, mas depende muito prá onde vc envia e de outros mecanismos de proteção. Depois conversamos sobre isto também !
Espero que isso possa ter sido de alguma forma útil na sua tomada de decisão !
Que tipo de fotos(temas) vc produz ? Qual o tamanho da sua coleção ?
abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Mai 09, 2010 2:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, valeu pela resposta.
Então pelo que pude perceber meu pensamento estava de acordo com a realidade, e no caso do Yuri a lenda parece ser então que o pessoal divulga o valor bruto q ele fatura e se bobear tem ai macrostock misturado na conta...

Minhas fotos são das mais variadas áreas, porém acredito que não tenho uma coleção suficientemente consistente por q tenho saído pouco, um pouco talvez por acomodação, mas mais por desorganização mesmo. Agora estou organizando minhas fotos e tentando sair mais, mas não é sempre que se pode e organizar as fotos não é trabalho fácil.
Acho que o tipo que mais faço seria macro (com close up e 50mm invertida), crianças e animais. Paisagens também, só que, como eu disse não tenho me dado muito tempo de sair por aí. De um modo geral fotografo bastante coisas do dia a dia que não se enquadram bem nas classificações.
Tem algumas no flickr (o endereço está na minha assinatura), mas destas pretendo trocar algumas (talvez a maioria) e assumir um estilo ou padrão quando voltar a utiilizar o flickr de fato, afinal, quase 10 anos fotografando não é pouco; sei um monte sobre edição, técnica, etc, e, por isso mesmo, vou ter q mostrar na prática.
Uma coisa que tenho sentido é as limitações do equipamento. Tenho a Fuji S9600 que é ótima em muita coisa, mas já me sinto muito limitado com a velocidade do foco e quando preciso fotografar em condições de pouca luz.

stockphotos

MensagemEnviada: Dom Mai 09, 2010 3:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola ale,
Não é bem por aí, os dados não são falsos ( e nem misturados) mas de qualquer forma acho que vc entendeu que o que o Yuri (ou outra figurinha carimbada)vende não tem a mínima relação com a realidade de "nosotros pobres fotografos" !!!
É! organizar uma coleção não é tarefa fácil ! E, um erro (ou ilusão) que muita gente tem: NENHUMA foto que se preze, seja prá stock ou não, saí pronta da camera para "consumo" ! Sem tratamento, esqueça ! E se for prá stock tem uma porção de trampo prá colocar título (que muitas agencias exigem)descrição. palavras-chave (keywording) sem falar que prá isso ainda precisa ainda dominar um inglês prá lá de razoável! E nunca esquecer de preencher o "file info" com seus dados de copyright !!!
Que bom se tudo isso fosse tão fácil como muita gente pensa !!! Devo ter umas 25.000 imagens na fila de tratamento, e quase toda semana entra mais !!!
Os temas que vc trabalha são interessantes! Macro é bem legal, mas que tipo de macro? flores, insetos, ou o que ? Crianças e animais também são interessantes, mas precisa ver dois pontos: se vc tem releases (autorizações) para usar comercialmente e como são exatamente, tipo retratos, fotos prá book, coisas assim não tem muito valor comercial. Vc disse que fotografa coisas do dia a dia, pois se vc juntar estas coisas às pessoas, ou seja pessoas em ação, realizando tarefas comuns do dia a dia, vc tem um grande material prá stock ! Gostaria de ver algumas destas fotos !
Quanto ao Flickr ! Eu sou meio desconfiado com este tipo de site, em que o pessoal fica expondo suas fotos à cata de comentários ! Principalmente este, onde a Getty anda cercando prá "puxar" material prá microstock ! Olho vivo !!!
O equipamento nunca fez (e nunca fará) o fotógrafo ! Acredito muito mais no contrário ! Porém, luz, principalmente no digital, é muito importante! Use um flash separado da camera e vc vai contornar este seu problema fácilmente, inclusive em macro procure usar diafragmas bem fechados para garantir uma profundidade de campo razoável, e o flash vai te ajudar a conseguir isso !
abs

stockphotos

MensagemEnviada: Dom Mai 09, 2010 4:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos escreveu:
Ola ale,
Não é bem por aí, os dados não são falsos ( e nem misturados) mas de qualquer forma acho que vc entendeu que o que o Yuri (ou outra figurinha carimbada)vende não tem a mínima relação com a realidade de "nosotros pobres fotografos" !!!
É! organizar uma coleção não é tarefa fácil ! E, um erro (ou ilusão) que muita gente tem: NENHUMA foto que se preze, seja prá stock ou não, saí pronta da camera para "consumo" ! Sem tratamento, esqueça ! E se for prá stock tem uma porção de trampo prá colocar título (que muitas agencias exigem)descrição. palavras-chave (keywording) sem falar que prá isso ainda precisa ainda dominar um inglês prá lá de razoável! E nunca esquecer de preencher o "file info" com seus dados de copyright !!!
Que bom se tudo isso fosse tão fácil como muita gente pensa !!! Devo ter umas 25.000 imagens na fila de tratamento, e quase toda semana entra mais !!!
Os temas que vc trabalha são interessantes! Macro é bem legal, mas que tipo de macro? flores, insetos, ou o que ? Crianças e animais também são interessantes, mas precisa ver dois pontos: se vc tem releases (autorizações) para usar comercialmente e como são exatamente, tipo retratos, fotos prá book, coisas assim não tem muito valor comercial. Vc disse que fotografa coisas do dia a dia, pois se vc juntar estas coisas às pessoas, ou seja pessoas em ação, realizando tarefas comuns do dia a dia, vc tem um grande material prá stock ! Gostaria de ver algumas destas fotos !
Quanto ao Flickr ! Eu sou meio desconfiado com este tipo de site, em que o pessoal fica expondo suas fotos à cata de comentários ! Principalmente este, onde a Getty anda cercando prá "puxar" material prá microstock ! Olho vivo !!!
O equipamento nunca fez (e nunca fará) o fotógrafo ! Acredito muito mais no contrário ! Porém, luz, principalmente no digital, é muito importante! Use um flash separado da camera e vc vai contornar este seu problema fácilmente, inclusive em macro procure usar diafragmas bem fechados para garantir uma profundidade de campo razoável, e o flash vai te ajudar a conseguir isso !
abs
Ah! Um detalhe importante que esqueci de comentar ! Você disse velocidade de foco? Não confie tanto em lentes auto-focus! Muitas vezes elas focam no lugar errado! Prá vc ter uma idéia tenho só uma lente auto-focus, que pouco uso, o resto da coleção é todo de foco manual ! Conversamos na sequência
abs Dancing

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Mai 09, 2010 4:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, macro eu faço de tudo: flores sim, por que é um tema fácil de praticar pra quem não tem muito tempo, mas justamente por ser fácil de praticar é que fazer uma foto que se diferencie passa a exigir um olhar mais treinado (nesse caso a luz é o ponto forte). E insetos, adoro ampliar aquilo que é difícil ou impossível observar a olho nu, mas tenho a impressão que este tema é muito mais técnico do que artístico,uma vez q o dominio do equipamento para conseguir "aquela" nitidez conta muito.
Quanto a crianças e animais não faço nada pensando em stock e não tenho autorização, embora em alguns casos seja possível obtê-las. São principalmente retratos, mas rpetendo praticar fotos do tipo book, mas antes de sair arranjando mais fotos preciso resolver a organização das que ja tenho. E depois em junho tem um curso que estou reservando a minha vaga, aí vou praticar bastante.
Dancing

Quanto ao flickr eu o considero o melhor site para troca de referências fotográficas, mas sempre envio as fotos com assinatura/marca d'água e no tamanho padrão de 500 px. Lá é claro que a gente acaba querendo q as fotos sejam vistas e comentadas, de preferência chegando a participar do explorer, que é uma ótima massagem para o ego.
Mr. Green

Equipamento: Bem, sei que não é o principal, principalmente se o objetivo é a foto produzida, planejada (quer seja com objetivos artísticos ou comerciais). Nestes casos os controles que a câmera tem que ter são velocidade, abertura, ISO e foco manual.
Só que para o dia a dia e, principalmente para fotos de eventos (que não é meu objetivo de vida mas penso que vou ter q começar a fazer algum serviço do tipo até poder atingir o nível profissional que eu quero pra trabalhar somente com Identidade Visual aliada à fotografia conceitual publicitária) o autofócus é importante, bem como poder travar o foco e a exposição independentemente. E aí também se faz necessário estabilizador de imagem e/ou boa latitude em ISO alto.
O autofócus da minha câmera é confiável em 99% das vezes. O 1% de quando as condições apertam é mais comum ela não focar do que focar errado, só que quando preciso fazer várias fotos muito rápido a velocidade do foco atrapalha demais, e nesse ponto o foco manual, mesmo numa DSLR seria ainda pior. O que me salva nessas situações é o excelente flash que consegui, um Metz 32CT3. Já para macros precisaria de um flash circular, mas como não fotografo macros profissionalmente vou me virando como posso por enquanto.
yeah

O bate-bola ta bom. Só me pergunto cadê o resto do pessoal que tinha rescussitado o tópico...

stockphotos

MensagemEnviada: Seg Mai 10, 2010 2:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pois é ale ! cadê o resto do pessoal ? daqui a pouco eles aparecem !
Mas voltando ao nosso assunto, desculpe ale, não me entenda mal! mas tô vendo que vc ainda está um pouco confuso em relação a certas técnicas fotográficas. Por exemplo: o foco manual, te permite usar a técnica da distância hiperfocal, que funciona muito melhor do que qq objetiva auto-focus em fotos de coberturas de eventos, só prá citar uma das aplicações ! Vc disse que faz fotos há 10 anos, certamente não faz parte desta geração auto-focus , que nunca viu escalas de distâncias, e de profundidade de foco gravadas nas lentes ! Elas servem exatamente prá vc fazer uso desta técnica. Não vou me alongar mais porque aí estariamos fugindo do objetivo desta discussão ! Na verdade, eu sou fotógrafo há 40 anos e durante 4 ou 5 anos, fui professor dos cursos de fotografia do Senac !
Acho que mais prá frente vamos ter oportunidade de conversar sobre isto !
Como diz o "Jack", vamos por partes !!! :D
Vamos tentar ordenar um pouco as coisas! Macro, sim, é muito mais técnico do que artístico, mas qual é a sua dúvida ? Vc acha que fotografia stock é o que ? Afinal, não é sobre isso que vinhamos conversando até agora ? Então! eu estou tentando descobrir se o que vc faz de fotografia pode ou não servir para esta finalidade, só isso !!! Primeiro vamos conhecer o seu trablho, depois ver qual o seu potencial para a atividade, só depois disso, é que pode pintar alguma indicação de verdade ! Entendeu agora ?
Então por favor, repasse tudo o que vc disse nesta última msg, e tente enfocar as coisas por este novo angulo! Tá legal ?
abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 10, 2010 3:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, então vamos por partes...

O que eu talvez esteja confuso seja em relação a fotografia de eventos (nada a ver com o tema do tópico, mas de certo modo já estamos entrando numa comparação de stock com outras formas de fotografia profissional). Na verdade o que me assusta um pouco em relação a eventos é a agilidade que me parece que muitas vezes a cobertura vai exigir. Na cobertura clássica, ou mesmo que se tenha uma certa liberdade mas sendo um fotógrafo sozinho que tem que cuidar para não perder esse ou aquele momento a velocidade de uma forma geral vai contar muito. Se as pessoas já não tem paciência para esperar um auto-foco demorado e já saem da posição, imagina com foco manual, a menos que eu me torne exclusivamente fotógrafo de eventos e pegue o jeito pra controlar tudo rápido como se fazia antes do autofócus e do AE, mas se esse não é meu objetivo tenho que ter por onde me arranjar. O fato é que já tive experiências em que as pessoas veem a câmera, se impressionam e acham que a foto sai pronta... Ninguém pensa que uma câmera de um porte maior (digamos, profissional, pois é o q parece para os leigos) tem controles manuais que conforme as opções utilizadas pode ser que necessite um tempo maior de configuração.
Sei sobre as escalas sim, pois comecei com uma Paulette Ellectric e uma Canon AE-1, embora tenha fotografado muito mais com as digitais. Só que com a câmera que tenho atualmente o foco manual é controlado por um anel eletrônico, ou seja, preciso de uma DSLR até para ter um foco manual melhor, apesar de que não se fazem mais pentaprismas como antigamente...

Sobre macro não estava me referindo a dúvida alguma e sim tentando responder sobre o tipo de fotos que faço e comentando um pouco sobre minha experiência em cada uma. Não mencionei still pois pouco tenho feito desse estilo realmente.

Sei bem, a primeira vista, o que é fotografia stock, até mesmo por minha área de formação ser o desenho industrial - design gráfico (portanto tenho a visão do comprador) e também por já ter observado bastante este tópico. Já sobre ganhar dinheiro com isso de forma compensatória e ter motivação para continuar é que é a questão.
Sobre a área que acho mais interessante e gostaria de trabalhar quando me tornar realmente bom na fotografia eu estava me referindo a fotos publicitárias conceituais para campanhas institucionais. A Vivo (celulares) usa muito bem isso, para dar um exemplo. O que venho fazendo até agora já é outro assunto. Amanhã com mais tempo e algumas imagens vou organizar este resumo para ver se consigo ser mais claro. Mas já adianto que o portfólio profissional está apenas começando, até agora a maioria das fotos é como amador mesmo.

yeah yeah

stockphotos

MensagemEnviada: Seg Mai 10, 2010 12:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ale,
As vezes, se torna difícil conversar sobre um assunto com honestidade, mas quando você está tentando avaliar um trabalho, seja ele profissional ou amador, eu ainda acho que sinceridade é o melhor caminho... é o que eu chamo de realismo ! É chato, as pessoas nem sempre encaram isso numa boa ! Mas,não adianta ficar tentando contornar, pois dessa forma não se ajuda ninguém!
Voltando um pouquinho ao tema técnicas: Ele está fora da nossa discussão, em parte, pois na verdade importa muito saber até que ponto vc tem ou não domínio sobre o assunto! E pelo que vc disse, ficou muito claro, que neste quesito do foco, lhe falta um bom tanto ! É justamente isso: agilidade que é o que vc ganha com a técnica que eu estava me referindo ! Dominando o assunto vc não precisa ficar focando a camera a todo instante, vc vai trabalhar com certos pontos de pré-foco, e com um pouco de prática, vc vai corrigir as coisas muito rápidamente, sem precisar deixar o pessoal impaciente, esperando que a sua auto-focus "pense", calcule(e ainda calcule mal) prá depois você travar, compor e só então apertar o obturador! Em outras palavras, é o seu cerébro que funciona, e não a camera! É vc no domínio da situação, e não a máquina!
É por essa e por outras, que eu sou bastante contrário ao automatismo total das cameras atuais! Isto não estimula de forma alguma a agilidade mental ! Só faz com que mais e mais pessoas se julguem capazes de certas tarefas sem ter o mínimo conhecimento do como e porque as coisas acontecem! Com certeza isso é culpa dos fabricantes de camera e do consumismo desenfreado, nada mais ! Se vc quer ser um bom profissional, não se deixe envolver por isso !
Realmente, uma DSLR de um certo porte, é o mínimo necessário para qq trabalho profissional de fotografia, seja ele stock ou fotografia conceitual em estúdio (que é a minha especialidade preferida) !
Continue trabalhando ale, sempre perseguindo seus objetivos! É isso que importa ! Não estou encerrando por aqui ! Podemos continuar nosso bate-bola sempre que quiser !
abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 1:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, então eu acho que vou queimar uns filmes só pra exercitar o foco manual já que neste quesito a AE1 é fera, só que periga eu estranhar o pentaprisma quando pegar uma DSLR... hehehehe...
A questão do foco manual, realmente não exercitei muito ele por falta de oportunidade, já que não tinha (e nem tenho) tanta grana assim pra bancar filmes e revelações.
Mas de uma forma geral, no que se refere aos automatismos das câmeras atuais não me parecem tão ruins assim (isso até um certo nível de exigência)... Por exemplo o AE: de nada adianta auto-exposição se não souber a diferença entre spot, multi e average e não souber que tem que mostrar para a câmera onde ela deve medir. Isso também é técnica, só que aplicando por um meio diferente. E creio que com o autofócus deva ser mais ou menos a mesma coisa, a princípio... (veja bem não estou falando só de fotógrafos profissionais com nível top) Mas aí vem a distância hiperfocal que realmente pesa contra o autofócus, e te pergunto: para contorlar a profundidade de campo vc fica tirando o olho do viewfinder e olhando o anel de foco ou consegue ver isso no "espelho"?
Na real não é só com que tipo de fotografia trabalhar que está em jogo e sim, até mesmo, dedicar-me profissionalmente a fotografia ou ficar só como amador e me focar em outra coisa.
Agora cheguei muito tarde no PC, pois hoje foi um dia atípico, mas com certeza vou querer continuar a conversa. Só sei te dizer que sou um cara que 'sabe' muito mas não praticou ainda tudo que 'sabe', ou seja estou na frente de muita gente (em conhecimentos e em prática mesmo), mas atrás de muitos outros...
Que mal lhe pergunte, já que tocamos no assunto: Que câmera + lente vc considera suficiente para fazer um bom trabalho (seja ele stock, conceitual ou eventos)? (Este quesito é excelente poder perguntar pra alguém que realmente não coloca a ferramenta acima da técnica)
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.