DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Envio de fotos para bancos de imagens Stock

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

stockphotos
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 12:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É isso aí, ale !!! gostei de ver ! vc tá absolutamente certo se não tiver conhecimento técnico, de nada adianta o automatismo, porque é você que aponta o caminho para a camera, e se vc aponta o caminho errado, é aí que ela erra !!! Brilhante !!! Parabéns !!! Isso vale para tudo, desde a exposição até o foco !
Quanto à distância hiperfocal, primeiro deixa eu corrigir um termo errado que usei antes: onde vc lê escala de profundidade de foco (naquela resposta anterior) por favor leia profundidade [b]de campo[/b] . Bem, fazer uma descrição completa da técnica neste espaço, acho um pouco complicado, mas só posso te dizer que não é isto que vc está dizendo. Eu não tenho que ficar controlando no pentaprsma, ou no espelho, e nem preciso apertar aquele botão de preview (aí eu iria me embanar, principalmente se iluminação for baixa). Distância hiperfocal, são pontos em que vc coloca o foco, e sabe de antemão que vc vai ter coberto desde 1/3 daquela distância até infinito. Por exemplo, vamos dizer que para uma dada objetiva, diafragmada a f8 (só exemplo), se vc focar em 6 m, vai ter uma área coberta pelo foco entre 2m e infinito. Entenda, este foco é perfeito em 6m, e depois vai gradativamente tornando-se "aceitável" à medida que se afasta tanto numa direção quanto na outra (prá frente e prá trás). Isso envolve o chamado circulo de confusão. Resumindo, na prática, você olha a cena, e com seus olhos e seu cérebro calcula a distância, pré foca em mais ou menos 1/3 do máximo, aponta a camera, compõe, e faz o clic, tudo muito rápido. Uma outra maneira de chamar esta técnica é enfoque por zonas. Ela foi largamente usada por fotógrafos de jornal quando focar ainda era mais difícil do que com uma SLR.
A rigor, ela envolve cálculos óticos, para determinar qual sejam estas distâncias, para dada objetiva e dado diafragma. Existe um programinha para fazer esse cálculo, se vc quiser depois te passo. Mas acho, que não precisa chegar à tanto. Na prática é que entra aquela escala de profundidade de campo gravada na lente. Observe que ela tem o mesmo n°f, nos dois lados do ponto central de foco. Experimente colocar o foco em alguns pontos, e faça a leitura ali. Para o lado esquerdo deve estar o máximo e para direita o mínimo. Dentro desta zona vc tem a sua faixa de foco. Consegui explicar ? Pode parecer complicado, à princípio, mas como disse antes, com a prática, isso torna-se tão automático que vc nem sente, quando vê já está fazendo, tudo muito rápido e mais confiável do que qq auto-focus. Depois que vc entende bem a técnica, até com a auto-focus é possível aplicá-la, o duro é que aquelas escalas (distância e profundidade) desapareceram das lentes, por vários motivos, um deles é que hoje o pessoal usa muito zoom, e cada distância focal tem uma escala diferente. Verifique numa zoom mais antiga, e vc vai ver uma grande linha curva no corpo da lente que aponta em uma extremidade para uma escala de profundidade e na outra para o anel de focalização.
Que papo longo ! Daqui a pouco o pessoal me chuta daqui por excesso de uso do espaço. :stop: abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 2:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, sim,,sim!

Eu entendi no contexto o q vc quis dizer com profundidade de foco... (profundidade de campo, exatamente o q tinha entendido).

Eu também já sabia o q era distância hiperfocal, inclusive tinha dado mais uma lida a respeito depois q vc falou. A questão é na prática como vc controla ela? No olho mesmo? Eu não sabia que tinha o programinha e, na real, acho meio impraticável ter que ficar olhando num software antes de fotografar, e decorar uma tabela para cada lente então nem se fala... Eu me referia a olhar justamente naquela escala que vem na lente (agora q vc disse me dei conta que realmente não tenho visto aquelas escalas em lentes zoons atuais)... A pergunta era se vc tinha que olhar na escala da lente ou se tinha como ver no viewfinder...

Mas, e sobre um equipo suficiente pra começar? Uma câmera + 1 primeira lente + 2 ou 3 lentes pra adquirir a seguir?

Na real acho q a minha prosumer da conta de muita coisa, só que o negócio pra ela é saber usar o auto-foco direito, ou seja, já tenho uma backup, que pelo preço q ta alendo não vale a pena se desfazer já q vou preisar de camera backup mesmo...

stockphotos

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 3:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É ale, é no olho mesmo, e na prática! É o que se poderia chamar de "ginástica" mental ! Isso evita a preguiça mental causada pelo excesso de confiança em automatismos, que é justamente o que sou contra, por ser o maior malefício dos atuais sistemas ! Nada mais do que a ilusão criada pelo marketing: com este modelo "XGYi" vc pode tudo! Não precisa saber nada, basta apertar este botão aqui! e deixe o resto por conta da camera! Vc fará fotos iguais a estas ( e aí mostra aquelas fotos feitas por altos profissionais armados até os dentes tanto técnica quanto instrumentalmente! KKK !
Não encare as coisas tão ao pé da letra! Eu também sempre tive essa mania de ir muito fundo qd quero saber alguma coisa! Distância hiperfocal não é um bicho de 7 cabeças ! Não precisa de tabelas de cálculo, só guarde, a informação principal, quanto mais fechado o diafragma, maior o campo abrangido pelo foco, e observe que nem sempre de um lado estará o infinito, mas, normalmente, do outro estará aproximadamente 1/3 da distância focada. Donde vc pode deduzir que se tiver uma fila de pessoas, ou objetos, colocados, o primeiro a 2 m de vc e o ultimo a 10m, se eu fixar o o foco em cerca de 6m, vou pegar todos incluidos na minha zona de foco, basta conferir na escala de profundidade, de acordo com o diafragma que estarei usando, é claro !
Aí entra também a sua interpretação mental da situação! Ah! se eu não puder usar aquele diafragma ideal ! Se for digital, aumente o ISO, se for filme, aproxime mais o flash (ai entra outra lei fisica: a dos inversos dos quadrados). Nos dois casos, se não for com flash, baixe a velocidade, claro aí precisa do tripé! E por aí vai, ale! Eu digo, e repito, sem conhecimento técnico não dá prá esperar muita coisa !
Quanto ao que vc me perguntou de equipamento acho difícil responder apontado este ou aquele modelo! Eu resumiria no seguinte, uma SLR com lentes cambiáveis, no caso da digital, algo na faixa dos 10MP. Nunca com lentes de kit. Prefiro, um milhão de vezes, trabalhar com uma velha objetiva de distância focal fixa, e foco manual, do que com uma zoom destas de kit. As distâncias focais que vc precisa? aí vai do tipo de trabalho que pretenda fazer. Acho bom ter pelo menos uma G.A. e uma Tele. Se for fazer fotos de eventos, sociais ou esportivos, uma zoom é imprescendível, mas aí o bicho pega! Prepare a grana !!!
Espero que isto ajude! abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 5:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É nesse raciocínio de usar a abertura pra controlar a profundidade de campo que me acostumei com o modo A, só que sempre fazendo a opção de onde medir e como medir, é claro (e as vezes tendo que mexer na compensação). Mas confesso que tem momentos que dá uma preguiça e não presto tanto a atenção na profundidade de campo... heheheheh! É que na real não estou me dando tempo pra exercitar porQ comecei a trabalhar num projeto de webdesign q tá me tomando muito tempo, mas logo coloco tudo em dia e resolvo isso. Mesmo que seja pra ficar só de amador to mesmo a fim de dar um upgrade na pecinha que fica atrás do visor.

Na real, no que se refere a fotos de eventos ninguém vai de saída pegar grandes eventos, portanto começar com uma lente de kit parece ser suficiente além de inevitável. A 18-55 IS USM da canom é muitíssimo bem recomendada pela ótica, mas na construção obviamente a gente paga o preço.
Mas acredito que uma zoom 24-70 (A Sigma tem uma se não me engano da linha EX que deve ser o melhor custo x benefício), uma 50mm e uma macro pra começar já dá. No caso de Canon talvez possa usar um adaptador para lentes FD e comprar lentes que funcionem em ambas as câmeras, mas não sei bem qual é o problema que falam sobre a interferência do adaptador na ótica.

Uma coisa que ia comentar sobre autofoco, mas agora já entendi bem a tua posição mas vou comentar assim mesmo... Sei que muitos dos profissionais renomados usam o auto-foco. Por exemplo, lembro nitidamente que, num intervalo do workshop (há uns dois anos atrás), perguntei para o Clício porQ ele havia trocado o sistema Nikon para Canon e ele respondeu que havia trocado devido a velocidade do foco. Aí fico pensando nessa questão Canon x Nikon em relação ao uso do foco manual...

Só uma coisa tenho certeza nisso tudo: "equipamento bom é aquele que não atrapalha", mas dá pra considerar também que naquilo que o equipamento puder ajudar a controlar de forma mais rápida e precisa a tecnologia estará sendo benéfica. Veja os estabilizadores de imagem, por exemplo, a utilidade que tem...
O jeito é esperar o curso pra ter oportunidade de testar equipamentos diferentes. Aquele que ficar confortável de usar normalmente é o melhor, não é mesmo...

E, logo logo voltaremos ao assunto das fotos stock pra não fugir muito do tópico, hehehehe

stockphotos

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 5:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tá certo ale ! aquela pecinha que fica atrás do visor é a mais importante de qq equipamento. Tem dois pts fundamentais, aquele que fica logo atrás do visor, e aquele que fica um pouquinho acima, que prá mim, é ainda mais importante e que não pode desligar nunca ! hehehe !
Não entendi bem a posição do Clicio, mas acho que ele deve saber do que está falando. Afinal de Canon eu não entendo nada! Sou Nikon ! E taí uma vantagem sobre a Canon,que vc acabou de me falar que eu nem sabia ! A baioneta da Nikon é a mesma desde a criação da Nikon F, em 1959 ! Não há o menor problema em usar velhas lentes nos corpos atuais, o único senão é em relação aos comandos de diafragma Ai e AiS, mas também descobri recentemente, que nem todas as digitais da Nikon tem este problema, algumas aceitam até as velhas F , como é o caso da minha D40x.
Só prá encerrar, a minha lente preferida é uma Micro Nikkor 55mm, 2.8 !
Mas vamos parar por aqui ! E vamos voltar ao assunto fotografia stock ! Um outro dia, num outro post, quem sabe possamos discutir equipamentos e técnicas ! abs
PS: Cadê o resto do povo???

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mai 12, 2010 12:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, é, parece que com o adaptador para lentes FD não se consegue focar no infinito. Mas com lentes M42 o foco manual pode ser completamente usado, pois o adaptador não tem ótica. Só que a câmera de filme que tenho é FD, então vou me informar melhor sobre essa possibilidade e qual o real inconveniente. De qq forma com Canon e lentes velhas não tem estabilização, já que Canon só possui estabilizador nas lentes e não no corpo. Mas acho Pentax muito ruidosa e as Sony parecem ser feitar para amador inexperiente (muita perfumaria).
Mas vc não consegue usar auto-foco por que a câmera (D40X) não tem motor de foco então (coisa que D80/D90 já tem) ou as lentes q vc usa são bem antigas mesmo.
Buenas, sem muito tempo vou deixar o assunto stock pra outro dia... Hehehehe!
Até mais.

stockphotos

MensagemEnviada: Qua Mai 12, 2010 1:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

é ale! são lentes antigas, mas nem tanto. Do jeito que vc está falando parecem sucatas !!! KKK. Meu objetivo é justamente usar o foco manual, além de aproveitar a alta qualidade ótica e a robustez de construção que vc só encontra nestas lentes mais antigas. Senti uma enorme mudança na qualidade do meu trabalho depois que passei a usar estas lentes, podes crer!!! Quanto a estabilizador, eu não me preocupo muito com isso, porque a maior parte do meu trabalho é feita em estúdio, e além de ter uma coluna reforçada, só disparo a camera por controle remoto (sempre tive o hábito de usar um cabo propulsor). Se saio do estúdio, já é hábito levar um tripé (as vezes monopé) e o controle remoto, é claro!!!
Mas, escuta aqui! vc tá sózinho aí tchê? cadê o resto do pessoal ? foi prá roça ??? Tô ficando impressionado !!! Anxious

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mai 13, 2010 2:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Blz stock, eu não quis dizer que as tuas lentes são sucatas. Só estava questionando se caso vc quisesse não poderia usar motor de foco da câmera pra dar auto-foco nelas.

Quanto ao estabilizador acho realmente importante fora do estúdio, ou mesmo em externas que se deseje usar só luz natural. E vc começou no tempo que não tinha nada dessas facilidades, então era se adaptar ou se adaptar, não é mesmo? Hj em dia é tanta gente saturando o mercado (em várias áreas) que pra o cara começar já tem q sair mostrando serviço e o povo cada vez mais achando que é só apertar o botão. Só que quem só aperta o botão não vai conseguir se destacar e vai permanecer num nível mediano, bem abaixo do próprio potencial.
Sobre a questão auto-foco Canon x Nikon, é consenso entre muitos q a escolha da Canon de abandonar o sistema antigo de lentes e começar tudo do zero se revelou acertada com o passar do tempo, já que desenvolveu um sistema de auto-foco superior. E, até pouco tempo atrás o que não me agradava nas Nikon era o CCD, mas parece q estão realmente deixando ele pra trás, e a ergonomia das Nikon me agrada mais, a princípio.

Agora falando de stock fotos, voltando naquela tua pergunta de antes: Acho que as fotos que eu tenho feito até agora, por serem realmente descompromissadas não serão uma grande resposta ao poder ou não trabalhar com stock. Se pensar sobre a perspectiva do tipo de fotos que eu gostaria de fazer, é bem possível que eu me enquadre sim, num primeiro momento nesse ramo, uma vez que além de um conhecimento razoavelmente adiantado em fotografia tenho a visão de designer sobre quando e onde precisar e como usar uma foto de banco de imagens. O problema é que (não só pelo meu inglês razoávelzinho, mais pra ruim do que pra bom) não sei se aguentaria a rotina de tagging e controle do negócio, além de que inicialmente seria difícil ter um só ajudante, quanto menos uma equipe.. E pagar modelos tb sem saber se vai vender.
Me parece que stockfotos parece ser um trabalho meio massante, no qual pouco se convive com as pessoas (clientes) e de ganho incerto. Tenho a impressão de que até mesmo o sumiço do pessoal daqui do tópico é um sinal disso... O cara começar achando legal, que vai ganhar uma grana pelo menos pra tirar o gasto com o hobby, mas a medida q da uma descansadinha as vendas já caem e a motivação se vai. Não sei se é bem isso, mas se mais alguém do tópico tiver por aí só lendo e quiser participar seria uma opinião muito bem vinda.
Numa outra oportunidade vou procurar as fotos q fiz para a disciplina de fotografia publicitária e mais umas outras e posto aqui pra te dar uma noção do que tenho feito de mais próximo ao estilo stock.
Abração yeah

stockphotos

MensagemEnviada: Sex Mai 14, 2010 2:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

essa agora foi ótima ! demorei um bocado prá escrever uma resposta, com muitas informações interessantes pro pessoal, e na hora de postar, meu login expirou, ou coisa parecida !!! Obrigado Digiforum !
Agora já ficou tarde, e estou cansado, quem sabe amanhã !

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 14, 2010 3:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, seguido me assusto com coisas desse tipo, mas clicando no botão voltar do navegador na maioria das vezes consigo usar um Ctrl+C pra não perder o q foi digitado. Não é sempre, mas as vezes dá. Aí é só atualizar o login e colar o texto de volta.
Boa sorte aí com a memória e criatividade pra inventar de novo sem perda de tempo o q não lembrar!! Pray

stockphotos

MensagemEnviada: Sex Mai 14, 2010 12:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não é a primeira vez que isso acontece. Outras vezes fiz o que vc falou e funcionou, desta vez nem isso! Deve ser um bug do sistema, que o pessoal precisava verificar! Mas deixa prá lá !
Falei um monte de coisas interessantes: A importância do Inglês, dei uma dica enorme sobre um auxiliar de keywording, mas que se não souber inglês, não adianta.... contas no Pay-Pal, como e porque...
compras na BH e E-bay... Uma coisa que muita gente não sabe: Imposto de Renda nos E.U.A, formulários que devem ser preenchidos... e por aí afora !
Eu teria muita coisa mais prá contar, sobre a minha própria trajetória neste mercado, mas tô achando que é muita ingenuidade minha achar que vou encontrar alguém realmente interessado pelo assunto aqui neste forum !
Quem sabe um dia eu me disponha a contar como comecei do nada, e hoje sou um dos destaques de uma agência !
abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 14, 2010 5:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, acho q este assunto mereceria um ou uma série de artigos, mas na sala de artigos do fórum. Não num simples tópico praticamente abandonado no qual só tem nós dois participando. Lá sim, o pessoal acompanha as novidades (novos artigos) e pode se interessar pelo assunto. Quem sabe até conseguir atrair a atenção de algum dos antigos participantes deste tópico.
Q mal lhe pergunte, qual é o(s) site(s) q vc trabalha? Qria conhecer o teuu portfólio.

stockphotos

MensagemEnviada: Sex Mai 14, 2010 8:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi ale,

Não sei até que ponto isto seria interessante, ou me ajudaria a cumprir os meus objetivos. Justamente por isso é que ainda não revelei exatamente quem sou ou o que estou me propondo a fazer ! Acho que tudo tem a sua hora e momento exato ! Por enquanto prefiro ficar na minha, só pesquisando o terreno, e vendo onde piso, nada mais ! Desculpe, nada a ver com vc! Até nos tornamos de certa forma amigos ! O que acho engraçado ale, é que vc se parece muito com um grande amigo meu, que foi meu primeiro sócio. Vc tem até o mesmo jeito de abordar os assuntos, parece até que tem o mesmo tipo de idéias. O Chico qd cismava com alguma coisa, não falava em outra coisa, tipo vc falando em estabilizador ! E tem algo mais engraçado ainda, é que vc tem o mesmo tipo físico ! Tem hora que eu olho prá tua foto e parece que estou vendo o Chico !!! Acho legal !
grande abraço

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Mai 15, 2010 12:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

stockphotos, blz! Seja lá quem vc for é uma honra ter mais um amigo, heheheheheh!
Já tinha sacado esta possibilidade de vc preferir não mostrar o portfólio, nem q seja por enquanto. Mas me fale uma coisa do Chico afinal... Ele tomou jeito ou vc acha q eu também não tenho concerto??? Hehehehe!
Sobre o estabilizador ou qq outro assunto abordado só posso te dizer q talvez eu faça uma certa questão de ter certeza q fui bem entendido no q quis dizer.
E, opss, será q o cara ta cheio de planos... Qdo for aprontar alguma me avise (ou convide se achar q mereço...) Hehehehehe!
yeah

stockphotos

MensagemEnviada: Sáb Mai 15, 2010 3:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado ! Prá mim tb é uma honra ! Que bom que vc entendeu sobre a minha reserva. A idéia é mesmo esta:pelo menos por enquanto !
Quanto ao Chico, he!he!he! agora vc vai ficar cabrero! Ele já se foi !!!
É isso mesmo, caputz !!! Infelizmente,ele teve alguns probleminhas, que acabaram levando ele antes do esperado! Neste aspecto, tenho certeza absoluta, que nada a ver com vc !!! E também não é uma questão de ter ou não concerto, só achei engraçado o seu jeito ser parecido com o dele, e citei aquele assunto do estabilizador, talvez por ser o primeiro que me ocorreu, ou talvez porque senti uma certa obstinação sua, insistir em se apoiar na idéia como uma tábua de salvação, tipo as idéias que o Chico tinha, de vez em quando. Era ele saber de alguma novidade, ficava fisurado, e por um longo tempo não falava de outra coisa. Ficava meio parado no tempo e no espaço, por isso às vezes discutiamos, eu dava umas chacoalhadas nele, e no fim tudo acabava em pizza !!! Nos divertiamos à bessa! Era muito legal ! Grande cara!!! Fomos amigos desde a infância !
Quem está cheio de planos? Eu? Não, e nem tô afim de aprontar nada !
Convites?bom isto já é outra história ! Você parece ter sacado que a idéia é esta: convidar o pessoal para trabalhar em stock ! Elementar meu caro Watson ! Cool
Mas isto só poderá acontecer qd encontrar o pessoal certo !
Tá meio complicado continuar esse nosso papo porque 1° vai acabar acontecendo que nem da outra vez, 2° eu não tenho tanto tempo assim !!!
Preciso descansar que amanhã vou ter um dia cheio no estúdio !
até mais ale !
PS: se eu encontrar uma foto do Chico, vou tentar postar aqui prá vc ver que não é exagero meu achar vc meio parecido com ele !!!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.