DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Ranyere Nobrega #5]Sucateamento de Cartão de Memória?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 10:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sucateamento de Cartão de Memória? Não para os próximos dias.

Os preços dos cartões de memórias tem diminuido assim como a capacidade de armazenamento tem aumentado.
Então muitas vezes os cartões mais antigos acabam ficando sucateados. Temos em nossas mochilas cartões de 256 mb que nem usamos mais, mas fica lá guardado para um dia... quem sabe... em uma emergência...

Algumas cameras compactas estão colocando memória interna já para evitar este tipo de armazenamento insatisfatório. Lembro-me ainda da época que comprei algumas prossumers que vinham com "incríveis" 16 mb para armazenar fotos de 5, 6 9 MP. Parece brincadeira, mas todos aqui sabem que é verdade.

Agora é possível comprar cartões de 2GB, 4Gb ou até mais com preços muito acessíveis. Com o tempo poderão tornar-se sucatas? Acredito que sim, mas deverá demorar mais do que os de 16, 128 mb, etc.

Tenho duas sugestões que eu mesmo adoto. E nenhuma está ligado com Camera Digital.

Backup emergencial e Readyboost

1. Backup emergencial - a maioria dos notebooks de hoje já contam com leitores de cartão de memória, multifuncionais também, e para os desktop que não tem, adquirir um leitor externo está cada vez mais barato. Para quem veio da gerãção dos cartões perfurados, fitas cassetes e disquetes 5 1/4 como eu, sabem o quanto é pratico armazenar dados, principalmente importantes.
Então por quê não usar o seu cartão SD, XD para um backup emergencial de informações importantes que você não pode perder. Então o cartão passa a ser uma ferramenta interessante para backup que você poderá deixar sempre acoplada no seu computador (assim como era as fitas datas, mas muito mais espaçosas). Mesmo o de 128 MB funcionará como diversos disquetes (alguém aqui usa ainda?).

2.Radyboost - Logo quando recebi o dvd do windows vista fiquei curioso para saber se poderia aumentar a memória RAM do meu notebook sem precisá-lo abrir. Fui em busca de informações e me deparei com diversos reviews criticando o sistema.
Na verdade parece-me que a microsoft divulgou nota errada, ou a imprensa. Não se trata de aumento de memória física, mas sim de melhoria na memória Cache do sistema operacional, aquela que o sistema utiliza para "gravar" informações quando não há mais memória RAM disponível (geralmente).

Fiz alguns testes e há um fato interessante. No desktop não senti muito a diferença, no meu notebook senti um pouco mais, já no notebook da empresa senti uma boa diferença. Então fui procurar saber o que estava acontecendo.

Descobri, o desktop de casa tem um hd Sata2, no meu notebook um sata 5200 e no do trabalho um PATA 4200, ou seja, quanto mais lento o notebook, mais demorado o acesso a memória cache do sistema operacional.

Image

Então a lógica é clara, a velocidade da porta USB será maior desde que o cartão de memória permita. com isto eu tive um ganho no boot e na execução de alguns aplicativos de sensoriamento remoto que utilizam de imagens muito grandes no trabalho. Até mesmo o photoshop passou a executar filtros mais rápidos.

Dificil quantificar o quanto melhorou, não é este meu objetivo aqui, mas apenas dar uma sugestão para não sucatear memórias.

Detalhe, não são todas as memórias e pen drivers que funcionam, mas é possível enganar o windows para que possa testar o sistema. Então entra outro detalhe, se o cartão for muito lento, melhor não fazer, irá prejudicar o sistema.

Conclusão: será interessante usar este recurso principalmente em notebooks com discos lentos, principalmente porque os preços têm diminuido consideravelmente.

[quote]Para quem quiser testar e o dispositivo não funcionar
http://blog.tiensivu.com/aaron/archives/852-Vista-ReadyBoost-force-ReadyBoost-to-work-on-slower-media.html

Mais informações sobre readyboost e como habilitá-lo podem ser obtidas com o google ou
http://pt.wikipedia.org/wiki/Readyboost

cobucci

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 8:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nova coluna no ar yeah

Thiago Ruiz
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 10:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

=)))
boa ideia... para fazem com o memory stick que veio com minha p72, pois nela, quando vou usa-la, uso o de 128 que comprei depois(pra ela(3.1mp) da pra muita coisa) mas pra minha A100 é so o duo de 4 gigas msm...
=P
quanto a leitores externos de cartoes, achei uns BEM baratinhos no mercado livre, que ainda sao pen drive:
http://lista.mercadolivre.com.br/pen-drive-leitor-cartao
pensando seriamente em comprar, inclusive pra usar meu MS para aumentar a memória desse pendrive...
Smile
estou interessado

Daniel Brunod
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 5:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom o artigo! Já estou vendo possibilidades para meus pendrives e cartões antigos.

Gostaria de acrescentar aqui o http://www.eboostr.com/ que faz exatamente a mesma coisa que o Readyboost mas para Windows XP.

Testei e funciona!

Vitor C.
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas18

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 8:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótimo artigo! Gostaria de contribuir com minha experiência pessoal.

Um cartão CompactFlash da Sandisk Ultra II de 2gb custa hoje U$ 19,00 dolares no Amazon.com. Com importação e tudo mais custará em torno de uns R$ 80 reais. Lembro que quando lançaram estes cartões custavam mais de R$ 200,00.

O ponto é o seguinte: para mim, um cartão de 2gb é o ideal por motivos práticos. Vamos comparar 4 cartões de 2gb e 1 de 8gb (que custa uns 20% mais caro que 4 cartões de 2gb no Amazon.com).
1) ele é mais barato se comparado aos mais potentes -- tanto é que sai mais em conta ter 4 cartões de 2gb do que 1 de 8gb.
2) é mais interessante ter vários cartões "menores" do que um gigante: se der problemas em um dos meus cartões de 2gb, tudo bem, eu ainda tenho outros três para fazer o serviço, mas se der problema no único cartão de 8gb que eu tenha, ai já era...
3) minha câmera, de 12.8 mp, se fotografado sempre em RAW, tenho 120 fotos por cartão. Isso é foto pra caramba! Sendo pé no chão: meu trabalho possibilita, e por isso posso desfrutar, a troca de cartões durante o trabalho: com quatro cartões de 2gb, a 120 fotos por cartão, totalizando 500 fotos, é mais interessante do que 1 de 8gb, totalizando o mesmo número de fotos, mas que além de ser mais caro, tem riscos maiores.

Então, no meu caso, junto o preço baixo dos cartões de 2gb com a praticidade do meu trabalho fotográfico e a vantagem de se ter vários cartões de 2gb ao invés de 1 de 8gb, e tudo fica bem!

yeah

mausl
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 9:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Daniel Brunod escreveu:
Muito bom o artigo! Já estou vendo possibilidades para meus pendrives e cartões antigos.

Gostaria de acrescentar aqui o http://www.eboostr.com/ que faz exatamente a mesma coisa que o Readyboost mas para Windows XP.

Testei e funciona!

Uso e aprovo!

guedes
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 10:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom! vou testar nesse momento!

pedroguedes´s

Lee
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas50

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 12:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vitor Chaves escreveu:
Ótimo artigo! Gostaria de contribuir com minha experiência pessoal.

Um cartão CompactFlash da Sandisk Ultra II de 2gb custa hoje U$ 19,00 dolares no Amazon.com. Com importação e tudo mais custará em torno de uns R$ 80 reais. Lembro que quando lançaram estes cartões custavam mais de R$ 200,00.

O ponto é o seguinte: para mim, um cartão de 2gb é o ideal por motivos práticos. Vamos comparar 4 cartões de 2gb e 1 de 8gb (que custa uns 20% mais caro que 4 cartões de 2gb no Amazon.com).
1) ele é mais barato se comparado aos mais potentes -- tanto é que sai mais em conta ter 4 cartões de 2gb do que 1 de 8gb.
2) é mais interessante ter vários cartões "menores" do que um gigante: se der problemas em um dos meus cartões de 2gb, tudo bem, eu ainda tenho outros três para fazer o serviço, mas se der problema no único cartão de 8gb que eu tenha, ai já era...
3) minha câmera, de 12.8 mp, se fotografado sempre em RAW, tenho 120 fotos por cartão. Isso é foto pra caramba! Sendo pé no chão: meu trabalho possibilita, e por isso posso desfrutar, a troca de cartões durante o trabalho: com quatro cartões de 2gb, a 120 fotos por cartão, totalizando 500 fotos, é mais interessante do que 1 de 8gb, totalizando o mesmo número de fotos, mas que além de ser mais caro, tem riscos maiores.

Então, no meu caso, junto o preço baixo dos cartões de 2gb com a praticidade do meu trabalho fotográfico e a vantagem de se ter vários cartões de 2gb ao invés de 1 de 8gb, e tudo fica bem!

yeah

FAÇO A MESMA COISA,JA VI UM AMIGO SE REVOLTAR POR ESTAR USANDO UM DE 8GB..E PERDER TODO O TRABALHO...MAIS DE 200 FOTOS PERDIDAS..NÃO SOBROU NADA..ELE TENTOU ATE AQUELAS LOJAS DE RECUPERAÇÃO MAS NÃO DEU..AGORA ELE TAMBEM SÓ USA DE 2GB NO MAXIMO
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.