DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Clube Quatro Terços

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 12:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alguém mais se candidata a discutir aqui o sistema Quatro Terços (Olympus, Leica, Panasonic)? Ou existe outro lugar ou forma mais adequado?

digital_target
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 8:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

pelo q andei pesquisando, muita gente nao ve com bons olhos esse tipo de sistema
mas eu tava afinzão de pegar uma E510, por ser barata, pequena, e vir com lentes kit muito boas.
Infelizmente ela sofre com um problema mais cronico do q as cameras minolta/alpha
lentes no brasil nem a pau, nem no paraguai vc acha, já as da sony vc ve entrando no mercado nacional.
No mais, a qualidade olympus, leica e panasonic, é indiscutivel, os motivos q levaram a seguir os 3/4, ninguem sabe direito =x

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 9:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

digital_target escreveu:
pelo que andei pesquisando, muita gente nao ve com bons olhos esse tipo de sistema

Sim, tem gente que é que nem torcedor de time de futebol, tem de defender a Canon e a Nikon como fosse o Corinthians ou o Flamengo…

Citação:
mas eu tava afinzão de pegar uma E510, por ser barata, pequena, e vir com lentes kit muito boas.

Sei de um fotógrafo profissional de revista de primeira linha brasileira que pegou uma E-510 para uma sobrinha, e vai pegar uma E-3 para o fim de ano.

Citação:
Infelizmente ela sofre com um problema mais cronico do que as cameras minolta/alpha
lentes no brasil nem a pau, nem no paraguai vc acha

Nem tanto… acabo de ver uma Panasonic Lumix DMC-L10 na Angel Foto, na 7 de abril, São Paulo. Não perguntei se tem as lentes, mas já que trouxeram a câmera… eles são especializados em Leica.

Além disso a Olympus está com escritório aqui, trazendo as Stylus, deve ser uma questão de tempo… já tem muambeiro trazendo o sistema E.

Citação:
No mais, a qualidade olympus, leica e panasonic, é indiscutivel, os motivos que levaram a seguir os 3/4, ninguem sabe direito =x

Sabe-se sim… manter a tradição de qualidade e consistência da Olympus e da Leica no mundo digital, a um preço acessível.

Arda
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 9:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O problema de maquinas e acessorios no Brasil existe, a solução é comprar na BH. Lá vc acha o que quiser.

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 10:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Arda escreveu:
O problema de maquinas e acessorios no Brasil existe, a solução é comprar na BH. Lá vc acha o que quiser.

Frete + impostos… se não se tem um amigo vindo de lá… e o que passar de US$500 (muitas lentes)…

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 11:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Características de equipamento não podem ser pensadas de forma absoluta, mas sempre em relação aos interesses de quem usa e à forma como elas interferem na linguagem fotográfica.

Vejo dois problemas no formar 4:3. O primeiro é o formato em si, de composição difícil. Ainda assim, sempre é possível cropar, então essa é uma questão maior. Agora, o grande defeito das reflex digitais é o fator de corte. Uma 50mm, que no filme é uma lente multiuso, com ótima qualidade ótica e preço baixo, em uma câmera com fator de corte 1,5 já tem o ângulo de visão equivalente a uma 75mm, o que já restringe muito seu uso. Agora, essas câmeras 4:3 têm fator de corte igual a 2. Ou seja, uma 50mm é equivalente a uma 100mm em filme. Para se ter o ângulo de visão de uma normal, é preciso uma lente de 25mm. Mesmo que se consiga uma boa qualidade ótica (e isso é questionável, pois uma 25mm nunca terá a mesma qualidade de uma 50mm, além de ser muito mais cara), as lentes provavelmente serão mas escuras (alguém já viu uma 24mm f/1.4?) e terão menos possibilidade de usar criativamente a profundidade de campo. Esses são os motivos pelos quais acho esse formato bem problemático.

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rodrigo F. Pereira escreveu:
Características de equipamento não podem ser pensadas de forma absoluta, mas sempre em relação aos interesses de quem usa e à forma como elas interferem na linguagem fotográfica.

Engraçado como você usou isso somente contra, sendo que também tem o ‘a favor’.

Citação:
Vejo dois problemas no formar 4:3. O primeiro é o formato em si, de composição difícil. Ainda assim, sempre é possível cropar, então essa é uma questão maior.

Você quis dizer menor, não?

E não é uma verdade absoluta, depende do estilo, preferências e necessidades de cada um. Por exemplo, médio e grande formatos costumam ser 4:3 ou mesmo 1:1.

Aliás, a razão é aproveitar melhor o círculo de imagem, permitindo melhor relação tamanho/qualidade.

Citação:
Agora, o grande defeito das reflex digitais é o fator de corte. Uma 50mm, que no filme é uma lente multiuso, com ótima qualidade ótica e preço baixo, em uma câmera com fator de corte 1,5 já tem o ângulo de visão equivalente a uma 75mm, o que já restringe muito seu uso. Agora, essas câmeras 4:3 têm fator de corte igual a 2. Ou seja, uma 50mm é equivalente a uma 100mm em filme. Para se ter o ângulo de visão de uma normal, é preciso uma lente de 25mm.

Se você trabalha sobretudo em grande angular (interiores, arquitetura…), sim, óbvio. Mas se você trabalha tele — como parece ser a maioria dos usos, principalmente para não profissionais mas inclusive usos profissionais (retratos, esporte, natureza…) — então o fator de corte é uma vantagem, por exemplo vide http://www.popphoto.com/cameras/4984/extreme-reach-with-the-olympus-e-3.html.

Citação:
Mesmo que se consiga uma boa qualidade ótica (e isso é questionável, pois uma 25mm nunca terá a mesma qualidade de uma 50mm, além de ser muito mais cara)

Por outro lado, as teles serão menores, mais leves, mais baratas e de maior abertura.

Citação:
as lentes provavelmente serão mas escuras (alguém já viu uma 24mm f/1.4?)

Serve 25mm? http://four-thirds.org./en/products/single.html#pana25

Ou que tal f:1,8? http://four-thirds.org./en/products/single.html#sigma24

Citação:
e terão menos possibilidade de usar criativamente a profundidade de campo.

Errado: menos possibilidade de usar desfoque. Temos *mais* profundidade de campo.

Citação:
Esses são os motivos pelos quais acho esse formato bem problemático.

Esse é um problema de engenharia — portanto, será sempre um equilíbro adequado para uns, nem tanto para outros. Por exemplo, o que você quer é uma grande formato, mas que é enorme, caríssima, complexa; ou uma médio formato; ou pelo menos um 24×36mm (35mm), que é muito mais caras que uma Quatro Terços.

Arda
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

leandrod escreveu:
Arda escreveu:

Frete + impostos… se não se tem um amigo vindo de lá… e o que passar de US$500 (muitas lentes)…

É só comprar no modo de frete "Brazil Special" e vc não terá nenhum tipo de problema.

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Arda escreveu:
leandrod escreveu:
Arda escreveu:

É só comprar no modo de frete "Brazil Special" e vc não terá nenhum tipo de problema.

Desculpe a inguinorança, mas o que é isso?

Ah, e lembrei: a B&H não tem tudo. Não tem as Ricoh Caplio GX100 — pelo menos não tinha quando olhei. Não lembro se tem as lentes Leica também.

Arda
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vejo dois problemas no formar 4:3. O primeiro é o formato em si, de composição difícil. Ainda assim, sempre é possível cropar, então essa é uma questão maior. Agora, o grande defeito das reflex digitais é o fator de corte. Uma 50mm, que no filme é uma lente multiuso, com ótima qualidade ótica e preço baixo, em uma câmera com fator de corte 1,5 já tem o ângulo de visão equivalente a uma 75mm, o que já restringe muito seu uso. Agora, essas câmeras 4:3 têm fator de corte igual a 2. Ou seja, uma 50mm é equivalente a uma 100mm em filme. Para se ter o ângulo de visão de uma normal, é preciso uma lente de 25mm. Mesmo que se consiga uma boa qualidade ótica (e isso é questionável, pois uma 25mm nunca terá a mesma qualidade de uma 50mm, além de ser muito mais cara), as lentes provavelmente serão mas escuras (alguém já viu uma 24mm f/1.4?) e terão menos possibilidade de usar criativamente a profundidade de campo. Esses são os motivos pelos quais acho esse formato bem problemático.

Veja, de tudo isso que vc falou, eu acho que o formato é ruim para grande angular, mas é ótimo para tele. O que na minha opinião não tem muito jeito mesmo é o ruído, que por ser um sensor menor, sempre terá mais ruído, mas para quem fotografar predominantemente com muita luz, isso não será problema.

Arda
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

leandrod escreveu:
Arda escreveu:
leandrod escreveu:
Arda escreveu:

Desculpe a inguinorança, mas o que é isso?

Ah, e lembrei: a B&H não tem tudo. Não tem as Ricoh Caplio GX100 — pelo menos não tinha quando olhei. Não lembro se tem as lentes Leica também.

Se vc comprar na BH e escolher o frete "Brazil Special" vc não paga imposto. O frete é mais caro um pouco, mas aquele preço que aparecer ali é o que vc vai pagar. A mercadoria vai direto p/ sua casa.
Bem, eu nunca procurei lentes leica, mas pode ter certeza que não há lugar melhor para comprar esse tipo de coisa. É a maior loja do gênero do mundo.

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Arda escreveu:

Veja, de tudo isso que vc falou, eu acho que o formato é ruim para grande angular, mas é ótimo para tele. O que na minha opinião não tem muito jeito mesmo é o ruído, que por ser um sensor menor, sempre terá mais ruído, mas para quem fotografar predominantemente com muita luz, isso não será problema.

É claro que o formato acaba sendo bom para tele. E o que eu comentei lá na primeira frase da minha mensagem é que isso tem muito a ver com o tipo de fotografia que se faz. Não dá pra dizer simplesmente é bom ou é ruim.

Citação:
Serve 25mm? http://four-thirds.org./en/products/single.html#pana25

Ou que tal f:1,8? http://four-thirds.org./en/products/single.html#sigma24

Pois é, mas custa mais do triplo de uma 50mm 1.4. Fica bem claro que quem não prioriza teles não encontra nenhuma vantagem nos quatro terços.

Conheço os médios formatos, até escrevi sobre isso. O 1:1 realmente é muito valorizado, mas o 6:4,5, que é o mais próximo do 4:3, nem tanto. Mas essa é uma discussão inútil, uma vez que cada um fotografa como prefere.

Veja, leandrod, se você tem esse tipo de câmera, se você a usa e consegue boas fotos, ótimo, é só isso que basta. Não é preciso provar pra ninguém que o sistema é bom. Qualquer sistema pode ser bom se você tem objetivos claros e o equipamento de adequa a eles.

Eu particularmente não compraria pois nela o que é valorizado são aspectos que não casam com o que eu faço. Para fotografar bem em grande angular seria preciso gastar os olhos da cara e ainda não seria possível fazer o que se faz com um corpo de filme de 200 reais e uma lente de 300.

Mas, como você disse, o pessoal gosta mesmo é de tele.

Arda
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 1:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Desculpe a pergunta ignorante, mas as lentes quatro terços "cabem" em qualquer camera quatro terços ? Eu li em algum lugar isso e achei muito legal, mas custo a acreditar nisso. Uma lente Leica cabe nunca Olympus que cabe numa Panasonic ? Ou estou falando besteira ?

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 1:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Arda escreveu:
O que na minha opinião não tem muito jeito mesmo é o ruído, que por ser um sensor menor, sempre terá mais ruído, mas para quem fotografar predominantemente com muita luz, isso não será problema.

Não constam problemas de ruído nas câmeras lançadas em 2007 (Olympus E-3, E-[45]10, Panasonic Lumix DMC-L10). Mesmo as das gerações anteriores já eram bastante boas (Leica Digilux 3, Olympus E-330, E-[45]00.

Podem não ter o mesmo desempenho em ISO 3200 que uma 35mm (que são muito mais caras, grandes e pesadas e precisam de lentes caras para evitar ao menos parcialmente vinhetagem &c), mas são comparáveis às APS-C — que são ligeiramente mais caras, grandes e pesadas, e têm ainda problemas com vinhetagem &c.

Aliás, essa questão é ao menos parcialmente compensada nas teles por dois fatores: ótimas implementações de estabilização de imagem (Leica é a melhor estabilização de lentes, Olympus a melhor de corpo) e grandes aberturas mais fáceis de obter em teles.

Lembrem-se: a tecnologia sempre caminha na direção da miniaturização, tanto por questão de custos quanto de portabilidade. 35mm é o novo médio formato.

leandrod
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 1:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É claro que o formato acaba sendo bom para tele. E o que eu comentei lá na primeira frase da minha mensagem é que isso tem muito a ver com o tipo de fotografia que se faz. Não dá pra dizer simplesmente é bom ou é ruim.

Sim, apenas senti-me obrigado a responder porque (1) você não mencionou ‘o outro lado’ e (2) porque você chamou o formato de problemático sem especificar claramente que era *para o seu uso*.

Citação:
Pois é, mas custa mais do triplo de uma 50mm 1.4. Fica bem claro que quem não prioriza teles não encontra nenhuma vantagem nos quatro terços.

A Leica sim, mas e a Sigma?

E o quanto você economiza no corpo em relação a uma 35mm (não APS-C) digital?

Citação:
Para fotografar bem em grande angular seria preciso gastar os olhos da cara e ainda não seria possível fazer o que se faz com um corpo de filme de 200 reais e uma lente de 300.

Ah, tem horas em que precisa filme… ou médio formato, ou 35mm… mas vamos comparar coisa com coisa: APS-C digital e Quatro Terços.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.