DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Ranyere Nobrega]DOF em compactas e prossumers

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 8:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Para os que ainda não sabem, DOF significa Depth Of Field, ou profundidade de campo em bom Português. Traduzindo novamente, pode ser considerado como a profundidade da cena que está em foco aceitável.

De fato, a profundidade de campo é a área da imagem que aparece em foco desde o primeiro plano até o background. É determinado por uma combinação pelo tamanho da abertura e do comprimento focal da lente. Uma pequena abertura resulta em uma grande profundidade de campo.

Ao controlar o DOF o fotógrafo consegue compor uma imagem de um modo fácil. Limitar a profundidade de campo da imagem permite centralizar a atenção de quem está “lendo (1)” a foto no assunto principal, além de permitir limpar o background da imagem, se o mesmo for muito contrastante com o assunto principal.

É uma paixão indiscutível nos fotógrafos, principalmente para retratos e macros. Em fotos de paisagem não faz muito sentido utilizar esta técnica.
Podemos dizer de modo resumido que a abertura focal é o inverso do f-stop. Então quanto maior o f-stop, menor a abertura focal e maior o DOF. Observem a figura abaixo para entender melhor.

Image
F-Stop e abertura focal

Na era digital essa definição tem que ser estendida. O DOF não mais depende apenas da abertura e do comprimento focal da lente. Quer dizer, ainda depende sim, mas a grande diferença está no tamanho dos sensores da máquina o que “modifica” o comprimento focal da lente. Por exemplo, uma Samsung S630 possui comprimento focal de 5,8 – 17,4 mm. Em uma SLR seria um sonho ter uma lente desse comprimento focal por um preço tão baixo.

Surge então o conceito de comprimento focal equivalente, que depende justamente do tamanho do sensor, então a S630 passa a ser 35-100 mm. O ajuste é feito pelo fator de crop. (Mais informações podem ser obtidas Aqui

Não vou entrar em mais detalhes sobre o assunto, quem tiver interesse pode pesquisar um pouco no fórum.

O objetivo aqui é tentar usar o sistema das compactas para produzir DOF. Nas DSLR é extremamente fácil fazer. Vejam essas duas fotos abaixo.

Image
Nikon D70 com tubo de extensão de 55mm

Image
Nikon D70 150 mm

Image
Nikon D70 com lente 70-300mm

Mas nas compactas não é tão fácil. Muitos usuários de compactas e prossumers tentam fazer essas fotos e não conseguem por causa da limitação do sensor versus comprimento focal. Então o que fazer? Comprar uma DSLR?

A resposta é não. Você pode começar a brincar com o DOF nas compactas também. Não precisa comprar uma DSLR para ter o DOF, qualquer camera permite o DOF, ainda que seja imperceptível em algumas. A DSLR irá lhe possibilitar um controle maior do DOF.
Veja os exemplos abaixo de diferentes máquinas compactas.

Image
Panasonic L3

Image
Olympus C-5060

Image
Fuji S9000

Então como fazer? Tente se aproximar o máximo que puder do assunto a ser fotografado. Use o zoom que tiver e se possível pode tentar habilitar o modo macro. Simples, não? Usando o zoom no máximo você aumentará o comprimento focal, aproximando-se do assunto principal, o segundo se desfoca e ao usar o modo macro (na maioria das máquinas compactas e prossumers) é possível se aproximar mais ainda do assunto, uma vez que a distância para o foco diminui quando se utiliza esse modo.

Tentem fazer isso e vejam os resultados.

Até a próxima.

Diogo Sacramento
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas61

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 12:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rany,

Muito bem efeito o artigo e de fácil entendimento o que é muito importante pra pessoal que está menos acostumado e começando a clicar.

Parabéns !

Abs,

Diogo yeah

Monkey_@@
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 6:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere Nobrega, bacana a explicação! yeah

Para aqueles que possuem compactas e prosumers da Canon, vale conferir o CHDK e sua função avançada de cálculo do DOF que mostra na tela, em tempo real, os seguintes valores: Subject Distance, Near Limit, Far Limit, Hyperfocal Distance e Depth of Field. Eu uso e posso dizer: funciona e é muito show!!! =D>

Confira AQUI!

Leo Terra
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 11:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tem um post que fizemos a muuuuito tempo que mostra que a diferença das prossumers para as DSLR existe mas é plenamente suportável e até mesmo contornável com as grandes aberturas fornecidas por extas câmeras (diferente das compactas onde a diferença é significativa)...
Quem tiver interesse visite: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=446.0

ericsilverm
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 5:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom Rany, parabéns!! =D>

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 9:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mais um exemplo pra enriquecer o tópico

http://img74.photobucket.com/albums/v225/Hyperfusion/duelo.jpg
Canon G3 - 140mm (Equiv.) e f/3

yeah

Aba
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 10:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Quem vir as minhas fotos que estão nesse forum foram todas feitas com uma Canon A430 e as de DOF curto consegui graças a esse tutorial []s e parabens. yeah

thiagose
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 7:46 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu uso muito as funções macro e supermacro da câmera para conseguir esse efeito.

pr.costa
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 10:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito legal amigo!!! Parabéns pelas dicas... yeah

idezioJr
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 2:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere, parabéns pelo artigo. Um verdadeiro presente! Idézio

Fininho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 11:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia,

Ranyere Nobrega - muito boa a explicação e a dica.

Eu tenho atualmente uma câmera de cada, uma compacta, uma prossumer e uma dslr que comprei recentemente.
tirava várias fotinhos, fui gostando mais ainda com a s5100, mas agora com a dslr a coisa mudou completamente, passei a fazer minhas fotos.

Tenho lido vários topicos e as aulas da oficina e vou começar a fazer os exercícios.

Onde eu quero chegar é que aundo comecei a fotografar com a dslr eu tomei um susto , referente a essa profundidade que é muito mais apurada e significativa, gostei demais.

Parabéns pelo tópico.

abraços

Karac
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 12:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eu tb comprei uma prosumer e ainda tenho q estudar muuuuuuuuito

carla wie
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2008 8:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

parabéns pelo artigo
Mas tenho uma dúvida
O que é dof curto?
Qual a melhor lente para se usar?

Gustavo_RJ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2008 9:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pelo tópico, que de fato ajuda muito, mas fiquei com uma dúvida.

a sua dica é que nos aproximemos do assunto, colocar zoom máximo e se possível modo macro on, até aí entendi direitinho. A pergunta é: e se estivermos um pouco longe do assunto? como fazer? quero dizer, se não pudermos chegar perto, se não tivermos como nos deslocarmos? eu semana passada tirei algumas fotos e queria o efeito do DOF, mas o assunto estava a uns 5 ou 6 metros de distância e eu não podia ir até lá...
Você tem alguma dica p/ essa situação?
Abraços,
Gustavo Henrique

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2008 10:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo_RJ, para essa situação não tem jeito, o dof não vai ficar muito bom, a não ser que use uma camera com um sensor maior.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.