DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Hinotori] Tecnologia - Não caia nas armadilhas - Monitores

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 11:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom pessoal, é bem comum no nosso dia a dia, ao pesquisarmos sobre qualquer produto, recebermos muita informação na forma de números estratosféricos e siglas irreconhecíveis, termos em outras línguas, e por aí vai... Na nossa inocência, julgamos que mais é melhor, e nem sempre é assim. Com a derrocada dos monitores de tubo e a predominância dos monitores LCD, nós, que também mexemos com fotos, sofremos com números irreais e falta de noção do que procurar em um monitor LCD.

O item de maior importância no monitor LCD é o Painel, seguido pela iluminação e então pelo circuito. Também existem fatores subjetivos que vou colocar, que podem importar a alguns e não importar para outros. Também não vou me aprofundar no assunto que é moroso para o fotógrafo, serei direto no que interessa e no que é importante saber PARA O FOTÓGRAFO. Para jogos, outras coisas são mais importantes. Para filmes, outras...

Painéis

O item mais importante de um monitor, e geralmente, o que se menos dá importância. Que se saiba, os monitores de PCs são basicamente todos do tipo TFT, porém, a forma como o cristal líquido é ordenado e como ele reage é diferente entre as diversas tecnologias. Elas podem ser quebradas em 3 tecnologias, que tem suas variantes:

• TN - A que é mais utilizada, de menor preço, e de piores resultados. Os monitores desse tipo geralmente tem 6 bits de resolução de cor por componente, o que resulta em gradação pobre de cores (pouco mais de 240 mil na realidade, através de um processo chamado dithering os fabricantes declaram fictícios 16.2M de cores). A coisa piora quando tratamos de fotografia preto e branco. Na fotografia preto e branco, na forma digital, o branco é formado pelas três cores básicas totalmente ligadas (Verde, Vermelho e Azul) e o preto pelas três cores básicas totalmente desligadas. Os tons intermediários de cinza são obtidos com as três componentes de cores com o exato mesmo valor (por exemplo, 1/4 do total, 1/2 do total). Por isso, em um monitor com 6 bits de resolução de cor, em imagens preto e branco, temos meros 64 tons diferentes. Não que com 8 bits seja maravilhoso, mas é 4 vezes maior, 256 tons diferentes (que é o que temos efetivamente em todos os computadores, modo máximo de 24 bits de cor, 8 bits para cada componente de cor, quando se fala em 32 bits é uma grande mentira, mas isso é assunto para outro artigo).

Outro problema desse tipo de monitor é o ângulo de visão bem restrito olhando por baixo e relativamente restrito dos lados e por cima (desvia as cores e deixa os detalhes distantes mais escuros), o que também compromete a qualidade das cores em telas grandes (pois em uma tela grande a visão não enxerga toda a tela, então há um certo ângulo para as extremidades da tela).

Por fim, devemos falar que devido ao ângulo de visão restrito, principalmente visualizando por baixo, esse tipo de painel dificilmente pode ser usado rotacionado e em formato retrato (para editar fotos, é muito bom poder girar o monitor e aproveitar toda a tela, com a tela rotacionada o ângulo de visão é péssimo e praticamente inutilizável, qualquer desviozinho e a imagem de um lado ficará totalmente escura com a tela em modo retrato). Também imagine você apresentando um trabalho a seu cliente, que está ao lado, e ele vendo uma imagem com qualidade degradada...

Veja o comportamento das telas TN 6 bits com diversos ângulos de visão (note que essas imagens NÃO VISAM mostrar a capacidade de calibração de cada tipo de painel, e sim a perda da qualidade de imagem conforme se varia o ângulo de visão):

Image

• VA (Derivados são PVA, S-PVA, MVA, S-MVA) - São bons painéis em termos de fidelidade de cor, porém, eles exibem uma certa tendência de deixar a imagem ligeiramente amarelada (e lavada) dependendo do ângulo de visão (mas os ângulos de visão vendo por cima ou por baixo são bem melhores que do TN, porém os laterais são semelhantes e com um efeito diferente), e não apresentam impedimento para serem usados em formato retrato.

O maior problema que geralmente acompanha essa tecnologia é a falta de uniformidade, sendo que uma calibração boa para o centro da tela não deixa as bordas 100%, e vice-versa. Isso se deve ao fato que apesar de no geral a degradação da imagem com a mudança do ângulo de visão não ser grande, se a visão não estiver estritamente paralela a tela (em telas grandes sua visão está paralela ao centro, mas com ligeiro ângulo para as bordas) a imagem naquele ponto dá uma "lavada" e fica mais clara.

A grande maioria é de 8 bits, apesar de existirem modelos isolados de 6 bits de baixíssimo custo (difícil encontrar um modelo VA assim).

Veja o comportamento das telas VA em diversos ângulos, veja principalmente os laterais, a razão de ser praticamente impossível calibrar bem esses monitores para reproduzir bem as cores nos cantos e nos centros (note que essas imagens NÃO VISAM mostrar a capacidade de calibração de cada tipo de painel, e sim a perda da qualidade de imagem conforme se varia o ângulo de visão):

Image

• IPS (Derivados são S-IPS, SA-IPS) - O Santo Graal dos painéis para fotógrafos. Não é a toa que os monitores LaCie, Eizo e Apple (a maioria) usam esse tipo de painel. São os que tem a maior fidelidade de cor, os melhores ângulos de visão, e geralmente vem acompanhados de componentes de alta qualidade (iluminação e circuito). Claro, como nada é perfeito, os monitores com esse tipo de painel são raros e também são mais caros.

Veja o comportamento das telas IPS em diversos ângulos, veja como o comportamento é mais uniforme (note que essas imagens NÃO VISAM mostrar a capacidade de calibração de cada tipo de painel, e sim a perda da qualidade de imagem conforme se varia o ângulo de visão):

Image

P.s.: as imagens com os ângulos de visão foram pegas do forum Xtreme Systems

Iluminação

A importância da iluminação para um monitor LCD já vem a partir do princípio de funcionamento dos mesmos (cujos painéis são formados por milhões de microfiltros na frente do cristal líquido, que controla quanto da luz de fundo irá passar e atingir o filtro e ser visualizada).

Então, seguindo esse conceito, logo se imagina que a luz tem que estar distribuída de forma uniforme por toda a tela, correto? Mas na prática, não é isso que temos.... Veja como é a distribuição da iluminação em um LCD baixo custo típico:

Image

Esse é um monitor mediano, muito melhor:

Image

Finalmente, um monitor profissional, que é quase perfeito:

Image

As imagens foram retiradas do site TomsHardware

Existe um outro conceito na iluminação de fundo que é a existência de lâmpadas HC/WG (High Color / Wide Gamut). São lâmpadas com uma luz que gera cores mais precisas.

Circuito

Por fim, o circuito... Muitos devem pensar que quando se utiliza o monitor na resolução padrão e com conexão digital (DVI ou HDMI), tanta faz o circuito e seu processamento. Isso não é verdade. O circuito irá ativar o painel e seus "micro-filtros", e alguns monitores orientados para baixo custo tem poucas regulagens, não permitindo trabalhar com a temperatura da iluminação ambiente, não permitindo uma boa calibração. Também existem circuitos que internamente, para uma melhor precisão, renderizam com 12 ou 14 bits de resolução por componente de cor, e claro, junto com painéis de boa qualidade, geram excelentes resultados. Outra coisa, monitores costumam usar artifícios para melhorar sua performance em jogos, visualização de vídeos, etc... É muito importante poder desligar esses artifícios, pois eles só atrapalham na fidelidade de cor.

O circuito e o processamento de um monitor não é o mais importante, mas é algo a ser levado em conta também.

Esmiuçando as especificações

Bom, aqui vou quebrar algumas lendas...

• Contraste - quanto mais alto o contraste, melhor o monitor? É o que muitos pensam, mas isso não é verdade... Temos monitores prometendo 1000:1, 2000:1, 3000:1 de contraste... Vamos falar de um excelente monitor profissional, o Eizo L997... Ele tem "apenas" 550:1 de contraste... Você deve estar pensando, ahá! Meu Lsung tem 4000:1, é melhor... Não, ele não é... Primeiro, entenda como o contraste é medido, se coloca a tela toda preta, e mede-se quanta luz o painel emite... Depois se coloca a tela toda branca, e mede-se quanta luz o painel emite... Ou seja, o contraste não diz NADA em relação a fidelidade de cores... Apenas diz quantas vezes o branco é mais claro que o preto. Não diz se esse contraste se mantém por toda uma gama de ajuste de brilho (muitas vezes se consegue taxas fantasiosas de contraste usando um brilho muito alto, inviável para uso no dia a dia), não diz nada se o verde será verde, não diz nada sobre outras cores. Números de contraste muito altos também geralmente vem de um artifício chamado "contraste dinâmico", aonde o monitor sozinho altera o brilho conforme a média da cena é escura, mediana ou clara... Com isso, o preto fica mais preto e o branco mais branco, mas isso traz um monte de imprecisões e é uma praga para os fotógrafos (pois a calibração não vai ser fiel, uma imagem escura ou muito clara e o monitor já não estará com o brilho adequado no qual foi calibrado)... São artifícios para enganar o consumidor. CONTRASTE NÃO INFORMA A QUALIDADE DE UM MONITOR LCD. Exemplo prático? A primeira imagem, por incrível que pareça, tem menos contraste, a segunda tem mais... Qual tem maior qualidade e cores mais fiéis?

A imagem abaixo tem menor contraste:

Image

E a imagem abaixo maior contraste, mas menos qualidade:

Image

P.s.: as imagens de exemplo do contraste vieram do site FiringSquad

• Brilho - Outra armadilha, fabricantes informam telas com brilhos de muitas candelas... Porém, na prática, o usuário vai ter que diminuir o brilho para suportar olhar para o monitor. Para monitores de 19 a 22 polegadas, 200 a 300 candelas são mais que suficientes.

• Super Bright/Glossy/Brilhante - Isso nem é armadilha, um pouco de bom senso e já dá para perceber que telas com filtros glossy/brilhantes são UMA DROGA.... Em um local iluminado, a tela vai refletir tudo e mais um pouco... Além disso, o filtro tira um pouco da precisão das cores, apesar de dar a impressão de cores mais vivas (mas elas são falsas)

• Ângulo de Visão - Vocês sabem o que é considerado para o fabricante dizer o ângulo de visão? O ângulo máximo de visão é quando a imagem oferece um contraste de 5 ou 10:1.... Ou seja, é uma imagem péssima... (contraste máximo declarado não é exatamente importante, pois são números fictícios, mas contraste real sim, e se o branco é só 5 ou 10 vezes mais claro que o preto, a imagem não tem qualquer fidelidade). Por isso, devemos nos basear na tecnologia empregada no painel do monitor, que sendo do tipo VA ou IPS irá ter um bom ângulo de visão real, apesar que monitores do tipo VA (PVA, MVA, S-PVA, S-MVA) irão dar uma ligeira lavada (clareada em tom amarelado) em alguns ângulos.

Outras coisas interessantes...

• Formato de Tela: Isso vai depender muito de cada um... Via de regra, os monitores WIDE (16:9 ou os mais comuns, 16:10) são melhores.... Aí você pode estar pensando: mas eu tiro fotos em 4:3 (compactas) ou 3:2 (SLRs) que são formatos quase quadrados... Sim, mas na hora de editar a imagem, aonde vão aquelas lindas barras de ferramentas? Uma área Wide te dá maior liberdade e mais espaço. Particularmente, eu diria para fugir de monitores 19" e 17" que não são Wide, eles são de formato 5:4, quase quadrados, então não terá espaço útil para colocar ferramentas na tela.

• Pixel ou Dot-Pitch: Em um mesmo tamanho de tela, quanto menor o dot-pitch, melhor. Isso indica pontos mais próximos, gerando uma imagem mais agradável. Também indica uma maior resolução.

• Resolução: Claro, quanto mais, melhor... Porém, resoluções mais altas vão exigir mais memória do seu computador, tanto de vídeo como a memória principal (coisas do Windows e dos Drivers das placas de vídeo). Uma resolução de bom custo benefício hoje em dia é de 1680x1050.

• Ergonomia: Um item quase tão negligenciado pela maioria quanto o tipo do painel. Um bom monitor irá lhe permitir ajustar sua altura, além de dar um bom ajuste de inclinação da tela. Um excelente monitor irá também lhe permitir girar a tela para deixar ela em modo Retrato.

Conclusões

Infelizmente, hoje, comprar um monitor é uma grande loteria. Devemos procurar informações que os fabricantes escondem ou não sentem obrigação de divulgar, como o tipo de painel utilizado, a uniformidade da iluminação de fundo. Uma boa fonte de informação é o site Tomshardware, um dos poucos que fazem testes completos dos monitores, porém, infelizmente eles testam poucos modelos e demoram muito a testar as novidades. Outra boa opção é a comunidade Wide Screen Gaming Forum, apesar de ser uma comunidade de jogadores, é uma comunidade de pessoas que fazem mais do que jogar, então existem excelentes avaliações por lá, além de você encontrar a informação do painel utilizado por muitos monitores.

O usuário rcglaser deu uma excelente dica, o site http://www.tftcentral.co.uk/panelsearch.htm tem informações importantes (inclusive o tipo de painel) de quase todos modelos de LCD existentes! É uma excelente base de dados, obrigado!

A minha recomendação para vocês é, se a fotografia é seu ganha pão, procure um monitor com painel IPS e/ou iluminação especial. Bons monitores desse tipo, com bom custo benefício, são o Dell 2007WFP, 2407WFP ou 2407WFP/HC.... Porém, infelizmente, a Dell fabrica esses monitores tanto com painéis VA como IPS... Cuidado para não comprar o errado. Com custo maior, outra opção são os monitores da Apple da linha Cinema.

Caso seja um hobby, mas levado a sério, um bom monitor VA ou TN de 8 bits também pode suprir as necessidades, basta uma curva de aprendizado para lidar com algumas limitações desse tipo de monitor.

Já os monitores TN 6 bits (opa, eu tenho um!!!! não me levem a mal, mas é a verdade) são inadequados para a fotografia. É impossível de usar? De forma alguma. Minha rosa vai ficar roxa? Não. Porém, a precisão de cor é o grande pecado, e em tamanhos grandes, as bordas da tela mostram um contraste pior. A curva de aprendizado é dolorosa, mas dá para usar para foto sim, só que não é adequado.

Se você tem um CRT (monitor de Tubo) e está satisfeito... Não mude. Mesmo que não esteja totalmente satisfeito, pense 2x antes de se desfazer dele. O pior CRT, bem calibrado, vai estar com uma qualidade boa o suficiente para estar junto aos melhores LCD em qualquer ângulo de visão... Nem vamos falar dos melhores CRT... Mr. Green Novas tecnologias estão chegando, como telas OLED (ainda muito caras para formatos maiores que 7") e iluminação de fundo com LEDs (ainda limitada a pouquíssimos monitores profissionais caríssimos).... Até 2010 ainda vamos ver muitas melhorias nos LCDs, e quem sabe, esse texto estará obsoleto. yeah

Editado pela última vez por Hinotori em Ter Ago 26, 2008 11:01 am, num total de 6 vezes

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 12:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Por exigência estética fui obrigado a substituir meu CRT por um LCD. Tinha um 19" samsung calibrado mas que era um trambolhão. Todo cliente que vinha aqui falava "nossa que monitor enorme" e perguntava porque eu não uso LCD como os outros (afff Brick wall )

Não tendo grana suficiente (também torra tudo em lente e cam vai fazer o quê lol) comprei um LG M228WA-BM 22" Wide que também é TV, em promoção na fastshop por R$ 1000,00 (custava 1500,00 nas lojas) com o sintonizador de tv junto . Achei que iria me arrepender logo de cara pois não achei a informação de que painel é fabricado, mesmo assim comprei o bicho pelo preço.
O Hinotori já havia me dado essas dicas de monitores uma vez.

Mas até que não... depois que calibrei e acertei o brilho estou trabalhando melhor nele do que no samsung. Tem uns macetes mesmo como o Hino falou, não pode olhar muito de lado que o branco vira amarelo. Olhar de cima o monitor fica claro e se olhar de baixo fica escuro. Então, pra tratar foto e mostrar pra cliente, só olhando de frente pra não ter diferença de cores, como o monitor vira de lado isso é fácil de contornar quando tenho que mostrar foto pra cliente. Tratar foto com tela cheia 22" é muito bom, mas eu acho que cansa um pouco a vista pois tem que deslocar mais os olhos. Pra DVD ficou show, jogos também. Estou usando ele em 1680 x 60hz. Não pisca nem treme, o samsung dava umas variadas feias. O que mais facilita é abrir muita janela ao mesmo tempo, por exemplo o Corel e Photoshop trabalhando lado a lado.

Bom, foi um custo benefício e uma saída pra atender à estética do meu escritório com baixo custo, mas ainda preciso de um melhor. Pra quem não tem 2500,00 pra gastar num monitor, esse até que quebra o galho. Depois de 2 meses com ele, me disseram na loja da LG que tem na sta. ifigência, que os painéis desses monitores eram de TFT (???). Fiz uns 15 trabalhos de fotos desde que o comprei, as fotos no papel tem saído muito bem, não teve nenhum problema de cor diferente que fosse anormal. Tá igual quando eu tinha o samsung CRT.

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 10:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa Celso, TFT todos são... Dentro do mundo dos painéis TFT temos os três principais tipos citados acima. Pelo que você descreveu (olhando por baixo ele fica escuro) o seu monitor é do tipo TFT - TN...

Olhando na LG, confirmei essa informação:

http://www.lge.com/products/model/detail/m228wa.jhtml

Clique em Specifications...

Por outro lado, apesar de ser TN, o seu tem painel de 8 bits (declara 16.7 milhões de cores, os de 6 bits sempre declaram menos que 16.7 milhões, geralmente 16.2 milhões), por isso, o maior problema mesmo é o ângulo restrito de visão que você aprendeu a conviver com ele. yeah

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 8:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Duca, valeu. Quando comprei entrei só na LG brazuca, os caras falam praticamente nada aff. Mas até que não me ferrei hehehe.

Mas vê como os caras são... dão ângulo de visão de 170º. Qualquer monitor tem 170º isso é óbvio rsrsrs... um quadro na parede também dá 170º. O que eles tinham que falar é quanto de ângulo tem sem dar variação de cores, que seria o importante.

Rodrigo F. Pereira
Mega Participativo
Mega Participativo

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 10:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, muito esclarecedor. Continuo com meu CRT justamente por não encontrar um monitor LCD com boas especificações e um custo razoável. Como não trabalho com fotografia, acabo sempre achando que a troca não vale a pena. Mas às vezes tento tratar fotos no laptop (que deve ter o pior tipo dos paineis) e há de fato muitos desvios de cor. Parabéns pelo artigo, eu particularmente não sabia de quase nada do que você descreveu.

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 4:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

como saber qual o tipo de painel dos monitores? n'ao consegui encontrar essa informacao n'ao..... tenho interesse nesses modelos aqui:

SAMSUNG 2232BW :

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2415989?paraleat&par=buscap3

E LG L226WT:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/668130

O que acham desses dois monitores para editar fotos?

Podem me ajudar? d'oh!

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 5:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Google é seu melhor amigo nessas horas... O que o fabricante não fala, os donos falam... Mr. Green

Outra opção é ligar para o SAC da Marca e questionar, geralmente eles tem essa informação (pelo menos a LG costuma responder)...

No caso dos dois monitores citados, ambos são do tipo TN de 8 bits... Aliás, está muito difícil achar no Brasil monitores que não sejam TN. d'oh! Os fabricantes só tem trazido os modelos mais baratos (TN). TN é meio complicado, mas dá pra usar após calibrar e ficar bem de frente pra tela. yeah

Pedrão_RJ
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas37

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 11:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, excelente coluna! =D> =D> =D>

Apenas comento que acho uma pequena sacanagem a indústria vender monitores "wide" que são 16:10 em vez de 16:9, sacanagem pra quem acha que vai ver filmes perfeitamente, quando os filmes são 16:9 ou mais largos... Mas isso é sempre assim, como eram as tv planas dos anos 90 que na verdade eram semi-planas... etc.

Agora, discordo um pouquinho de vc quanto à classificar a fotografia 3:2 como 'formato quase quadrado', porque ela é bem diferente do 4:3, e porque o 3:2 encaixa muito bem nos monitores 16:10, ficando com uma borda bem pequena. O 3:2 é lindo, quadrado é o 4:3! Mr.Blue

Essas telas super bright são as que parecem vidro ou espelho? É isso? Sempre achei isso uma ECA... E já viu a quantidade de notebooks que vendem assim?

Hino, comentando mais pelo aspecto da fotografia dos amadores, imagino que talvez pareça estranho (pra amadores) gastar uma pequena fortuna em monitores TOP, se ao compartilhar conteúdo pela internet o padrão atual é mais pobre, as pessoas vão ver tons bem diferentes, talvez eu ficaria frustrado de ver diferenças entre monitor de casa e trabalho, por exemplo.

Imagino que pra um futuro próximo, a graça de ver fotos (em casa, com a família ou com os amigos) é pelo caminho das TVs de LCD 42" ou mais, que por esse tamanho não se comparam com monitores 19 ou 22 (mas e a qualidade?). Por isso, se for possível pra vc, peço encarecidamente que extenda sua valiosa análise de mercado sobre o mundo dos LCDs maiores, neste tópico ou num novo, como achar melhor. Forte abraço.
yeah

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 11:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Imagino que pra um futuro próximo, a graça de ver fotos (em casa, com a família ou com os amigos) é pelo caminho das TVs de LCD 42"...

Também acho que será assim. Já tem TVs com leitores de cartão não?
Logo terá TVs com programinhas multimídia pra apresentar as fotos.

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 12:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse será o assunto de um próximo artigo, sem dúvida... Como apresentar em grande estilo... Esse será um pouco controverso, mas espero que traga bastante informações interessantes... yeah

Leo.Amaral
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 7:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, yeah Fico com meu Philips "veio de guerra". O último durou 10 anos. Será que esse aqui aguenta também? Se bem que na época não tinha filhos... I Cant Stop

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 9:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

acho que vou pegar um Dell 2007WFP, que é S-IPS, 20 polegadas e custa por volta de R$ 1.080,00.. yeah

Ah, usei o google para ler sobre esse monitor! Mr. Green yeah

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 10:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo, é bom questionar o vendedor se é S-IPS ou PVA, a Dell usa os dois tipos de painel nesse monitor (infelizmente).

guaracy
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 2:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O meu é um L1730S e nem achei no site da LG. Quase certo que é TN com 6bit. Bem que eu não conseguia ver toda aquela barrinha que vai do preto ao branco que existe em alguns sites. Se eu vejo os dois últimos quadrados pretos, os dois brancos iniciais se fundem. Acho que é por isso que ninguém gosta das minhas fotos. Brick wall

Acho que vou voltar para o CRT.

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 7:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori escreveu:
Gustavo, é bom questionar o vendedor se é S-IPS ou PVA, a Dell usa os dois tipos de painel nesse monitor (infelizmente).

sim, mandei email para uma vendedora que me indicaram, e estou aguardando resposta.... eu disse que queria apenas S-IPS... depois posto aqui a resposta e o preço do monitor.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.