DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entenda o "porque" das lentes da sua digicam!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 1:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Por que na lente da minha maquina tem gravado 6 – 18mm se ela é 3x de zoom o que dá 105mm? Por que é tão complicado borrar o fundo da foto em fotos de pessoas ou objetos meio distantes? por que as lentes das compactas digitais são tão mais claras se comparadas com as lentes mais comuns de maquinas profissionais de filme ou digitais? Para todas essas perguntas existe uma resposta, todas elas com relação ao tamanho do sensor (CCD ou CMOS) que as compactas digitais (que é a classe de câmeras que vai daquela Aiptek xing-ling até as novas cams “prosumer”de 8MP, exceto as profissionais), mas para explicar o porque vamos tentar exemplificar um pouco:

Tire uma foto numa câmera de filme 35mm e revele.
Agora tire a mesma foto numa câmera digital que possua um sensor com cerca de metade do tamanho de um fotograma 35mm comum, mas tire com as mesma lentes da maquina comum. Mande imprimir.
Se após isso você comparar as fotos das duas câmeras verá que a digital saiu com metade do tamanho da analógica, como se você tivesse tirado a mesma foto na analógica só que com zoom de 2x. Isso ocorre simples e puramente devido ao tamanho do sensor em relação a um fotograma de 35mm (cada uma das “poses” de um filme normal), isso é um fenômeno ótico, se vc diminuísse o tamanho da “pose” 35mm em 50% daria o mesmo efeito. Mas ai você me pergunta, e como os fabricantes resolvem esse problema então? Simples, grande angulares “agressivas”, dessa maneira consegue se colocar a “foto inteira” dentro do sensor pequeno. Você já deve ter notado que na lente da sua maquina existe uns números em milímetros mas que nunca são parecidos com 35-105mm (zoom de 3x nesse caso) por exemplo, em geral são bem menores, começando +- em 6mm até uns 17mm dependendo do zoom máximo da câmera, pois essa é a real distancia focal da lente, uma grande angular de 6mm, pode parecer absurdo uma grande angular de 6mm mas é dessas que se encontram nas maquinas populares, mais um exemplo, a Canon G3, essa câmera possui uma lente 7.2 - 28.8mm que equivale à uma 35 – 140mm (fazendo as contas, 35/7.2 = 4.86, logo, o sensor de uma G3 é +- 4.86x menor que um fotograma de filme comum, pra vcs terem uma idéia do quão pequeno são os sensores das digicams normais). A partir disso que vem particularidades que uma compacta digital tem em relação a uma maquina de filme, por exemplo, você já deve ter percebido que é difícil conseguir borrar o fundo quando longe do assunto numa cam compacta? Efeito da grande-angular empregada nelas, é por isso tb que a grande maioria das digitais compactas (entenda-se de sensores pequenos) possuem lente claras tal como f/1.8, 2.0, 2.8, 3.1 enquanto uma poderosa Rebel digital (que possui um sensor grande) geralmente vem acompanhada de lente “escura” de f/4.5, isso acontece porque é muito mais barato construir lentes claras para sensores pequenos do que para sensores grandes das profissionais digitais ou das câmeras analógicas.
O texto pode parecer meio confuso mas é que eu tb sou apenas amador, mas podem perguntar!

Editado pela última vez por Fernando Alves em Seg Dez 27, 2004 2:06 pm, num total de 4 vezes

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 1:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper, pelo que entendi é como se tivesse uma grande angular sobre o CCD para imagem poder caber ali ou é a propria lente que já faz esse trabalho?

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 1:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

broering escreveu:
Hyper, pelo que entendi é como se tivesse uma grande angular sobre o CCD para imagem poder caber ali ou é a propria lente que já faz esse trabalho?

A própria lente.

Eduardo Broering
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 1:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper, relendo novamente o texto deu pra entender legal. Você quem encreveu esse texto ou copiou de algum lugar? Ficou muito bom mesmo... =D>

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 2:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É meu, por isso que não está "aquela Brastemp" RollEyes

mvmpedro
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 3:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper, parabéns cara!! Ficou hyper explicadinho!!! Mr. Green

Eu sempre via os números na lente da minha cam e não entendia, já que quando comprei vi que ela era 38 - 114 mm...agora tá esclarecido!

Abraços,

Vinicius

Black Panter
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 5:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

pra saber o zoom com exatidao é so dividir o maior numero impresso na lente pelo menor. não necessariamente uma 105mm é 3x...ela pode ser 50-105mm o que daria 2x de zoom. o sensor da Rebel não é tao grande assim, comparando com outras:

Canon A60 - 5.3 x 4.0 mm - 2 MP
Rebel - 22.7 x 15.1mm - 6.3 MP
sony f828 - 8.8 x 6.6 mm - 8 MP
canon 1Ds - 35.8 x 23.8 mm (full frame) - 11 MP

como vcs podem ver o sensor da Rebel tem quase a metade de um full-frame, mas mesmo assim tem mais que o dobro de uma sony f828 que tem 2 MP a mais que a Rebel, dai sua otima qualidade de imagem. comparando a A60 tem um sensor pouca coisa menor que uma f828, acho que pelos pixeizinhos ficarem tao espremidos na f828 que causam as aberraçoes cromaticas e o alto nivel de ruido da mesma.

a proposito hyper, belo texto. parabens

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 6:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa Hyper. yeah

Me esclareceu também.

[]s

Eddy
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Mai 08, 2004 3:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper, valeu !!!

O que se poderia fazer para atenuar o absurdo efeito de grande angular da P32 ???

Obrigado.

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Mai 08, 2004 3:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vc diz o efeito nas fotos? Bom, praticamente nada pelo fato de a P-32 usar lentes fixas, de apenas um comprimento focal. Só se ela tivesse zoom ótico mesmo.

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Dom Mai 30, 2004 10:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A que se refere essas medidas em milimetros exatamente??
tipo, o que que existe na lente que tenha esses 35mm ou 50mm ou 100mm?

fngerdes
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2004 1:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acho que faltou só um detalhino, pode até ter no texto e eu não prestei atenção.
É quando vem na máquina assim, vou colocar o da minha.

7.1 - 21.3mm 1:1.8 - 2.6

Nesse caso, os MM ja foram explicados, o primeiro F (1:1.8) também, porem o segundo (2.6) eu não vi no texto, se ja tiver, me desculpem, eu li meio rapidaum...

Bom, então, isso quer dizer que a lente quando a 7.1mm consegue abertura 1.8 e quando a 21.3mm consegue 2.6. E o valor do F vai aumentando conforme vai se aumentando o Zoom...

Quanto mais zoom usamos, menos abertura, menos luz, mais tempo de exposição necessário pra fazer a mesma foto...

[]'s

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2004 1:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É, eu acho q faltei esse detalhe no texto, mas é como vc falou, a segunda abertura é relativa a lente em posição de zoom máximo.

Editado pela última vez por Fernando Alves em Seg Dez 27, 2004 12:25 pm, num total de 1 vez

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2004 4:42 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que ja entendi, é a distancia entre o centro óptico da lente e o senssor (filme, CCD, CMOS etc...)

Agora as coisas estão fazendo sentido para mim, por isso que lentes com distancia focal maior borram mais o fundo, não conseguem converger toda a luz para o ponto exato onde se encontra o senssor

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2004 1:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Até ai tudo bem né, o dose é saber qual é o centro ótico da lente nessas câmera com lentes multifocais de "trocentos" elementos óticos como as das digitais. Mr. Green
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.