DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Zoom Digital esclareça suas dúvidas - REVIEW

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

MensagemEnviada: Dom Jan 25, 2004 10:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Zoom Digital está presente em quase todas as câmeras digitais, desde as de 1 megapixel até as mais modernas. Apesar de sua crescente evolução muitos ainda perguntam: O que é o Zoom digital?
O conceito de zoom digital é na verdade muito simples, mas freqüentemente, o modo que é apresentado, como uma extensão do zoom óptico, cria confusão. Como por exemplo: um zoom óptico 10X se torna um zoom total de 60X para a máquina se a mesma possuir um zoom digital de 6X. Ou seja, em algumas circunstâncias, o zoom digital está sendo comercializado como zoom total da máquina, o que é um perigo para o consumidor mais desinformado, já que o zoom digital é um recurso de software e não atua no comprimento focal da lente.
O zoom óptico é uma lente que pode aproximar o fotógrafo do assunto, como um telescópio.
Um zoom digital é por outro lado é apenas um sistema que recorta a parte central de uma imagem digital de tal modo que corresponde a aproximadamente o campo de visão que uma lente óptica mais longa mostraria.
Vamos partir para o exemplo para esclarecer melhor
Aqui é um simples exemplo. Temos duas fotografia abaixo. A primeira é a foto original tirada com uma câmera de 6 MP (megapixel) que permite imagens do tamanho de 3024 x 2016 pixels e está reduzida (para comodidade da matéria) para 400 x 267 pixels
A segunda é capturada com um zoom óptico que, neste caso, corresponde a 42mm ( 3x) de comprimento focal comprimento. Percebe-se que a imagem continua com a mesma qualidade.

Image
Imagem 1

Image
Imagem 2

Na terceira imagem foi utilizado o zoom digital de 3x na segunda imagem, totalizando um zoom total de 9x. É exatamente isso que o zoom digital faz. Ele recorta a parte central da imagem de tal modo que corresponde a aproximadamente o campo de visão que uma lente óptica mais longa mostraria. Nesta fase, a qualidade de imagem fica diferente da imagem original.

Image

Obviamente, um sistema que permite este tipo de aproximação diretamente com a máquina fotográfica pode ser útil, mas a maioria dos zooms digitais leva o processo a resultados desagradáveis.
Atualmente, existem 2 tipos muito diferentes de zooms digitais. O primeiro tipo interpola a imagem que pretende-se aproximar para o tamanho da imagem real as. O segundo diminui o tamanho da imagem para evitar interpolações.
Esse segundo tipo de zoom digital é mais recentemente, e é conhecido como SMART ZOOM ou "Zoom Inteligente". O Zoom Inteligente é uma evolução do conceito, e se tornou possível graças ao aumento da resolução de imagem de máquinas fotográficas. Hoje em dia, no Brasil já se tornou padrão, para os que já tiveram contato com fotografia digital, equipamentos com no mínimo 3 MP (os que estão querendo iniciar ainda insistem em querer economizar alguns reais e comprar de 2 MP), o que permite utilizar uma resolução sem interpolação.
Funciona assim, por exemplo: suponha que você tenha uma maquina de 3.2 MP com zoom ótico de 3 x e zoom digital de 3x. Ela permite mudar a resolução da imagem, ou seja, de 3.2 MP para 2.0 MP para 1.2 MP e para VGA (640x480). Na resolução máxima (3.2) o zoom digital simplesmente não funciona para evitar o que acontece na Imagem 2 mostrada acima. Se a resolução for diminuída para 2.0 MP o zoom digital pode ser usado em até 0,5X o que resulta em zoom total de 4,5X e assim por diante até a resolução VGA que resultaria em zoom total de 9X.
Ilustrando o exemplo observa-se duas imagens abaixo. Na primeira foi utilizado a resolução máxima de 5 MP (2592 x 1944) e na segunda imagem foi utilizado o zoom digital máximo o que reduziu a imagem para 640 x 480.

Image
Imagem 4

Image
Imagem 5

Notem que com esse recursoa a fotografia capturada foi reduzida a 640 x 480. Mas, quando o Zoom inteligente é usado, a diferença entre o tamanho de imagem selecionado (640 x 480) e o resolução atual do sensor (2592 x 1944), permite capturar uma imagem que parece ter sido feita com uma lente com comprimento focal maior.
Conclusões:
Até a chegada do Zoom Inteligente, o Zoom Digital era provavelmente o maior engano, e francamente, elemento inútil existente em uma máquina fotográfica digital. Como era originalmente implementado, o zoom digital degradava a qualidade da foto. Além disso, utilizou-se da capacidade aparente de uma máquina fotográfica digital para confundir o conhecimento dos consumidores com essa função.
Isto está mudando. A maioria máquinas fotográficas mais novas, com algumas exceções, não são comercializadas com o zoom digital adicionado ao zoom óptico, e outros estão adotando o conceito de Zoom Inteligente.
E esta é uma notícia muito boa.

Artigo traduzido em parte do site MegaPixel.Net
Artigo integral: http://www.megapixel.net/html/articles/article-dzoom.html

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2004 8:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ontem testei esse recurso na A300
Só vai no digital.

Percebí que a partir de 3x em 3.1 mpixel começa a acontecer a degradação, o que obriga na hora da edição da foto colocá-la um pouco menor para que não perca qualidade final como vc disse.

Usei em 5.1 também e perde um pouco de nitidez além dos
Ou seja, melhor usar o zoom de 3x e manter a foto no tamanho original do que um zoom maior e ter degradação.

Usando a 2.0 mpixel o zoom dela vai até 7,5. Mas a qulaidade ficou na mesma, até 3x ficou beleza, acima disso perdeu bastante.

Ainda não testei as resoluções menores.

Abraços

Fabiano Teixeira
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2004 9:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caraca, a diferença de uma foto sem zoom óptico com zoom óptico é grotesco.

Muito bom mesmo. Cada vez mais quero uma P72 pra mim. Cry

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2004 10:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estranho, realmente ha uma queda na qualidade naquela foto com zoom ótico, não deveria ocorrer isso, aqui não ocorre! RollEyes
Ah e outra coisa, independence, eu não sabia que a A300 tinha zoom ótico, tem é? Eh?

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2004 12:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hyper escreveu:
Estranho, realmente ha uma queda na qualidade naquela foto com zoom ótico, não deveria ocorrer isso, aqui não ocorre! RollEyes
Ah e outra coisa, independence, eu não sabia que a A300 tinha zoom ótico, tem é? Eh?

vc está certo, tem não.

eu que lí errado no manuel.
A que tem o ótico de 3x é a A70.

Até 3.0 não degrada, daí pra cima começa a degradar, será que estou mexendo em algo errado então ?

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2004 10:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não independence é que quando passa de 3x você vai utilizar o zoom digital que é o que degrada a imagem.
Acho que ficou a dúvida nesse ponto.

Veja bem no marcador do zoom varia de 0 a 9 certo? Até 3 é o zoom ótico que tem a ver com as lentes. A partir de 3 é o zoom digital que degrada a imagem.

As máquinas da sony e algumas da fuji estão vindo com esse zoom inteligente. Posteriormente postarei umas fotos minhas com esses recursos.

Até 3 não degrada porque é o zoom ótico. Esse sim é muito bom e indispensável hoje em dia, já que o preço dessas cameras cairam muito

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Jan 27, 2004 7:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

volcano escreveu:
Não independence é que quando passa de 3x você vai utilizar o zoom digital que é o que degrada a imagem.
Acho que ficou a dúvida nesse ponto.

Então será que no final das contas a A300 tem zoom ótico até 3x como eu havia dito? eu pensei ter me enganado, se for mais um ponto pra essa câmera.

Talvez isso explique o barulhinho que ela faz quando aciona o zoom, tipo um cliquezinho de relê mas bem baixinho que quase não dá pra ouvir.

Realmente até 3x a foto fica perfeita, apesar que essa aqui eu estava a 40 metros e tirei com zomm de 5.1 e ficou boa, mas usei uma resolução menor. Preciso fazer mais testes com zoom.

Image[/img]

Fernando Alves
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jan 27, 2004 8:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oficialmente a A300 não tem zoom optico que eu saiba, o que provavelmente acontece é que o a interpolação do zoom digital dela deve ser boa!

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Ter Jan 27, 2004 11:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Exatamente isso que o Hyper disse. Ela não tem zoom ótico

Spider[JSLV]
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Fev 02, 2004 12:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na verdade qq quantidade de zoom digital degrada a foto, mesmo que os nossos olhos nao consigam ver. Eu mesmo nem olho a quantidade de zoom digital que a máquina tem, ja que vc pode fazer a mesma coisa num Photoshop da vida.
Zoom óptico não degrada a imagem, já que é uma ampliação feita por lentes...
E Ollemrj, porque vc quer tanto uma P72? Não seria melhor uma camera com mais opções manuais e com lentes não tão escuras como as da linha P** e P* da Sony?

CrazyVoxman
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2005 11:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boa essa explicação principalmente no tocante a esse novo sistema de 'zoom inteligente'
Valeu 'Ranyere Nobrega'
O que seria de mim sem o DigiForum... (rs)
Abarços

Omar Junior
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2005 12:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

reviveram o topico yeah

muito bom

JOTA_ENE
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 2:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Se bem entendi, e como tenho 2 máq. digitais a Nikon 5700 a Canon A 95, devo pôr o zoom digital em "off", para não degradar a imagem? Think

Apenas, e com estas máq., deverei utilizar o zoom óptico?

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 2:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É o ideal varadero.

Alan-ZA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2005 12:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

usa sempre soh o optico e tamanho maximo q sua camera permite... é muito melhor fazer um crop interpolado no ps q usar o zoom digital da maquina... pelo menos na minha a95 é assim, jah na fz20 do omar o zoom digital é melhor, quase se aproxima da qualidade de interpolacao do ps...
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.