DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Lançamento - Olympus SP-590UZ - Zoom ótico 26x

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Ago 24, 2009 12:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem galera,

Achei que a melhor forma de disponibilizar as fotos que tirei era colocar todas num arquivo .rar num servidor. Foi o que fiz. Eis o link para o "pacote" com 44 fotos que tirei ontem no final da tarde no aterro do Flamengo:

http://www.easy-share.com/1907471576/Fotos SP-590UZ.rar
(por causa do "espaço" no nome do arquivo, não consigo postar o link como URL)

Um esclarecimento sobre os nomes dos arquivos: tomemos por exemplo o arquivo "F01 1-13 2.8 125":
F01: sequencial
1-13: velocidade do obturador (o windows não aceita / no nome de arquivos)
2.8: abertura do diafragma
125: ISO

Creio que todos já tinham percebido, mas o que abunda, não vicia Smile

Alguns pontos: fiz as fotos em um curto espaço de tempo, e o propósito era somente testar a máquina. Além disso, não me senti mto seguro no aterro, sozinho, àquele horário Razz

Sobre a máquina (lembrando que sou um fotógrafo amador que nunca testou controles manuais): achei a máquina rápida para ligar e tirar a primeira foto.

O ajuste de foco é rápido (tanto qdo dou o zoom óptico máximo como nas fotos em modo macro). Não vi problemas em usar os botões, acho que a usabilidade é bem legal. A máquina também é confortável pra segurar.

O zoom é rápido (ah, todas as fotos com zoom foram tiradas com o zoom no máximo - e a função de ultrapassar os 26x de zoom sem perder qualidade estava ativado, acho q isso funciona porque as fotos estavam com 3MP... Confesso que até tentei mudar para 12MP, mas não consegui. Já xinguei a Olympus nesse ponto, pois achei um absurdo uma máquina de 12MP só tirar fotos no modo manual com 3MP... e já ia colocar isso como ponto negativo. Acabei de descobrir, na verdade, que como esse tal de "fine zoom" estava ativado, ele só permite tirar fotos em 3MP, lógico Smile Mas eu achava q, se eu quisesse aumentar a resolução, a câmera deveria desabilitar esse recurso e pronto! De qq forma, shame on me! Smile

Bem, como era de se esperar, tirar fotos no zoom máximo sem tripé é tarefa árdua, afinal a luz não era das melhores. Qdo eu aumentava a velocidade do disparo, aí sim conseguia fotos sem "fantasmas", mas mais escuras. Acho que isso é absolutamente normal.

Não mexi em configurações de cor.

Fiz uma foto panorâmica combinada na própria câmera. Não gostei. Dá pra ver nitidamente os pontos de junção, porque (parece) ela usa um "gradiente" pra unir as fotos, mas adorei o fato de q ela marca um ponto na tela e, qdo eu giro a câmera, ela vai buscando esse novo ponto e, qdo chega nele, tira a proxima foto automáticamente. Mas as panoramicas que fiz com minha Lumiz TZ5 e unidas com um programa de computador ficaram bem melhores.

Sobre o ISO: vi reviews que diziam que a partir do ISO 200 o nível de ruído era mto alto. Eu não achei. Dá pra usar o 400 mto bem e o 800 de vez em qdo, mas me faltaram fotos em ambientes com menos luz pra confirmar isso.

Uma coisa: as fotos no LCD da câmera não ficam mto bem, é como se o visor não tivesse muita resolução. As fotos de dia ficam perfeitas, mas se estão um pouco mais escuras aparecem manchas e teve uma que fiz aqui em casa que a foto tava uma droga na tela da câmera e legal no monitor. Parece que estou vendo uma foto de 24 bits num monitor que exibe muito menos cores (lembrei das imagens do windows qdo a placa de video está sem driver correto e exibe em 256 cores, só que a câmera não fica tão ruim).

Em tempo: peço desculpas por qq confusão com nomes técnicos (abertura disso, velocidade daquilo...), mas espero que tenham me entendido.

Sobre os vídeos: em algum site vi que no modo vídeo ou ela filmava com zoom ou com áudio. Achei isso absurdo, mas pelo que testei aqui, é verdade. Como se não bastasse, o foco é fixo, ou seja, se eu tô filmando e dou zoom, ficarei sem foco. Pra filmar algo longe, teria de dar zoom antes de inicar a gravação, esperar ela ajustar o foco e só então começar a gravar (sem alterar o zoom, claro). Achei isso decepcionante.

Bem, acho que por enquanto é isso. Caso tenham dúvidas, é só perguntar qe tentarei responder.

Ah, a câmera foi comprada em NY na BH Photo e Video. Custou 350 dólares mais impostos, mas agora está por 330 mais impostos. Uma dica: foi lançada a Panasonic FZ-35, com previsão de chegada nas lojas em setembro. Eu adorei o review da câmera. Se eu pudesse, esperaria, mas não tenho ninguém para me trazer de lá daqui pro final do ano, então fui de Olympus mesmo (confesso q eu ia de Pana FZ-28 por recomendação de um fotógrafo amigo, mas saiu de linha e não tinha mais na BH). Fica a dica.

Abraços!

Editado pela última vez por nuno.aju em Seg Ago 24, 2009 3:25 pm, num total de 2 vezes

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Ago 24, 2009 12:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mais uma coisa: nesse link tem umas fotos que um cara postou. Não tem dados sobre as fotos, apenas as fotos tiradas em 26mm e depois o mesmo cenário com 676m: http://www.tornevall.net/storage/files/1238709600/1238779769_sp590.rar

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 25, 2009 1:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito interessantes suas primeiras impressões, nuno.aju.

Elas confirmam a probabilidade dessa câmera ser a melhor das Megazooms (Nikon P90, Kodak 980 e Pentax X70), como eu esperava.

Gostei também das suas fotos, em especial as de macro, um dos alegados pontos fortes dessa câmera. Também não achei o ruído desastroso em ISO 1600. Achei pena apenas o LCD não ser tão bom, algo difícil de aceitar hoje em dia.

Algumas dúvidas:

É verdade que o protetor da lente vive caindo?

Você está usando qual tipo de cartão? Já foi dito que com o microSD a câmera fica consideravelmente mais rápida.

Gostei muito de saber que ela é rápida pra focar em distâncias variadas, conforme você conta, mas e depois de focada, que você aperta totalmente o botão, ela também é?

Agradeço muito sua atenção e, a respeito da FZ35, sei que ela é a melhor superzoom hoje, mas quero uma câmera com alguns requisitos e, um deles, é a bateria no formato AA. Isso é uma das coisas que me motiva a escolher essa Oly.

Abs yeah

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Ago 25, 2009 10:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leop, fico feliz que minhas informações foram úteis!

Sobre o LCD, vou tentar tirar uma foto dele quando acho que a foto está com uma exibição ruim para vc ver o resultado. Mas essa falta de qualidade não é percebida no optical viewfinder (é esse o nome mesmo?)

Sobre o protetor de lente: acho q ele é de (des)encaixe mto fácil, mas não caiu até agora, talvez com o tempo, o q é puro palpite.

Uso um cartão microSD vagabundinho de 2gb (nem marca tem), e acho o processo de gravação meio demorado, mas é culpa do cartão mesmo (eu já sabia disso), mas não tenho nenhum outro pra estar. A máquina vem com um adaptador, já que os xD card, salvo engano, tem o limite de 2gb.

Sobre essa questão do foco, não sei se entendi direito. Qdo eu dou o zoom máximo, pressiono levemente o botão para ajustar o foco. Como já está com foco, aperto totalmente o botão e a acho rápida sim, mas lembre-se que eu comparo essa velocidade com as que eu uso (tenho uma Lumix TZ5 e acabei de me desfazer de minha Sony T-20).

Por fim, sobre a FZ35, ela preenche todos os meus requisitos (diferentemente de vc, queria uma câmera com bateria, se bem q a grande maioria dos q fotografam mais profissionalmente preferem pilhas). Mas eu queria uma câmera híbrida (foto e vídeo), e a Oly SP-590 me decepcionou no modo vídeo.

É isso. Abração!

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Ago 25, 2009 4:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju, valeu pelos comentários e testes que vc fez já dá pra gente ter uma idéia e com o tempo você vai se acostumando e pegando o jeito da bichinha. O zoom continua me chamando muito a atenção como vc disse que o foco é rapido e o zoom poderoso ela deve ser boa para fotos de pássaros.
Abraços

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 25, 2009 8:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju, não porque você é o primeiro aqui a ter essa câmera, mas seus comentários, devido à sua atenção e disposição, são inéditos e muito importantes de fato para essa comunidade.

Se realmente tiver como você demonstrar o funcionamento do LCD, agradecemos. Minha sugestão é que faça uma filmagem, acredito ser bem melhor que fotos.

O cartão xD, além de limitado a 2GB, é bem mais caro e lento que qualquer microSD. Ou seja, segundo os entendidos, a câmera poderia estar ainda mais lenta com o xD.

Sobre o foco, o que indaguei foi a respeito do lag, o atraso que algumas câmeras tem depois de acionadas para bater a foto. Hoje, muitas câmeras são praticamente instantâneas, mas algumas ainda cochilam depois que se aperta o botão, fazendo você perder o momento. Essa é uma das minhas maiores preocupações, visto que a marca Olympus já foi criticada nesse aspecto.

E, finalmente, câmera híbrida tem um nome: Panasonic. Aliás, gosto muito dessa série TZ, considero a melhor automática que existe. Tanto que comprei para os meus pais a ZS1 (ou TZ6), que tem a lente ainda melhor que a sua, um show de câmera de bolso. Na minha avaliação, você está de parabéns pelas suas escolhas. Com uma TZ5 e uma 590uz, você cobre todas as possibilidades de foto atualmente. Mas, para fotografar e filmar, hoje, é FZ35.

Abs yeah

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Ago 28, 2009 7:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ep e leop, estou em sao paulo (sem a sp-590 hehe) e so volto ao Rio na terca. ai tentarei demonstrar mais coisas da cam.

e leop, realmente as panasonic sao excelentes cameras hibridas, mas nao esperava q a oly fosse tao ruim. gosto dos videos em hd da tz5, so q o som é mto ruim! para filmar um trechinho de show é um problema...

ps: desculpem-me pela falta de acentuacao... o motivo: teclado desconfigurado Smile

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sáb Ago 29, 2009 2:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sem problemas, nuno.aju.

A TZ5, assim como a FZ28, é ótima em filmagens, mas com o som péssimo. Essa foi uma grande evolução da série ZS (TZ6 e TZ7) e da FZ35. Além de maior resolução, agora o som é stereo.

Abs

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 2:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju, não esquenta com acentuação, Leop li em outros forum sobre o problema do som das pana também.Tem gente reclamando muito do modelo SP 565 UZ, vc não gostou do modelo 590, na sala das profissionais ninguém posta faz tempo to ficando assustado com a Olympus. Shocked Shocked Shocked
É isso quando der posta algumas fotos.
Abraços.

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Set 06, 2009 3:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Galera, ontem fui à exposição de orquídeas no Jardim Botânico aqui do Rio só pra fazer umas fotos com a SP590. Dessa vez fui mais inteligente e tirei fotos em 12mp hehehe.

Segue link com 12 fotos (das 100 que tirei). Não tem tratamento algum. Diferentemente das outras, não coloquei as informações de EXIF porque descobri que vários programas exibem isso. Antes eu achava que era uma informação contida na câmera hehehe. Vergonhoso... Brick wall

http://www.easy-share.com/1907654359/SP590_Orquídeas.rar

Gostei do resultado. Acho que a qualidade das fotos é ótima, e uma coisa que eu não tinha comentado é que as pilhas duram muito! Até agora já tirei umas 200 fotos (flash só em umas 10, pra testar) e o sinal de bateria continua no máximo!

Um ponto: as primeiras 5 fotos (até a foto final 131) eu tirei somente para demonstrar o zoom da câmera, não tive nenhum outro intuito. Nas outras, quis fazer uma foto bonita. Sem querer abusar, mas o que acharam das fotos? Ficaram legais? Enquadramento, essas coisas?

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Set 06, 2009 5:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A autonomia da câmera é muito boa mesmo, nuno.aju.

Essa é uma das vantagens da bateria no formato AA. Enquanto elas evoluem, você pode colocar na sua câmera. Daqui uns tempos, quando tiver baterias mais potentes e duráveis, você pode colocar na 590 e aumentar sua autonomia. Se fosse bateria proprietária, poderia ficar preso nela enquanto tiver a câmera.

E o flash, além de gastar muita bateria, tira a naturalidade da imagem.

Vou baixar as fotos e depois comento.

Abs

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 8:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju, ví as fotos e gostei achei que mesmo testando zoom da primeira vez que vc postou, das primeiras fotos para essas o avanço foi grande vc já está pegando o jeito da máquina isso ela algum tempo mesmo, lugar difícil de fotografar porque árvores muito altas pra enquadrar isso náo deve ter sido fácil, achei algumas fotos claras e outras um pouco escuras talvez seja o caso de ajustes de wb ou av mude isso como forma de teste gostei bastante da panoramica, experimenta fazer uma panoramica com a camera na vertical daí vc ganha um pouco mais de altura nas fotos é certo que vai perder na largura mas se essa for igual a minha ela junta até 10 fotos.O caminho é esse. =D> =D>
Vc parece mais contente com a máquina, isso é verdade?
Abraços

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 9:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valeu pelos comentários, eb!

em relação as fotos que ora estavam claras, ora escuras, acho que deve-se ao fato de as fotos terem sido tiradas, em maioria, no modo manual, porque eu queria comparar diferentes valores de f/. Só consigo mudar entre 2.8 e 8, e não vi grandes diferenças a não ser na claridade. Achei que também teria alguma variação na profundidade de campo, mas não ocorreu (ou não percebi).

Não fiz nenhuma mudança no wb, deixei no automático mesmo... vou no modo manual por partes hehehe.

Eu fiz uma panorâmica vertical, mas para unir no PC (e ainda não as juntei). Na câmera, acho que ela só junta 3 fotos, que foi o que fiz na que postei.

Estou sim feliz com a câmera, gosto do resultado, mas confesso que não gostei mto do ruído com o ISO400... até mesmo com a exibição ajustada ao monitor (ou seja, menos de 100% - não achei outra forma de explicar) dá pra perceber ruído n'algumas fotos.

Quero fazer um teste dela num show. As que faço com a TZ5 não ficam assim boas... pendem mais pro razoável. Fui ao Canecão na semana passada (Roberta Sá), mas só levei a TZ5 por questões de tamanho.

Continuo achando-a rápida para tirar a foto e para focalizar o objeto. O zoom também é rápido. Os controles são super fáceis.

Sinceridade, queria mesmo a FZ35, mas não tem ninguém pra trazer de NYC pra mim!

Até já pensei em tentar vendê-la e comprar uma FZ35 no ML... ó dúvida cruel!

Outra coisa que ainda não consegui fazer foi configurá-la para tirar 3 fotos sequenciais mudando somente o EV, como eu faço na TZ5 para brincar de HDR, mas acho que isso deve ter, só que eu ainda não achei.

É isso... continuo devendo o vídeo. Sobre o LCD, não me pergunte porque, mas as minhas reclamações de falta de qualidade foram por água abaixo nessa segunda "seção" de fotos Smile

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 8:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju, vc usa pra fazer panoramica o programa da Olympus ou o PS? Sei pelo que vc está passando quando diz que quer a FZ35, mas tenta pelo menos enquanto ela não vem esquecer um pouco dela e tirar o melhor da SP590, porque usando poucos recursos dela vc já melhou muito a qualidade das fotos e com certeza ainda tem muito a explorar acho que com o tempo e testes vc passe até a gostar dela, e o que ela não faz os programas de pós-produção fazem pelo jeito vc está com um maquinão em mãos. yeah
Abraços

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 6:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá eb! A panorâmica que eu postei foi unida na própria câmera. Quando eu junto no PC, eu uso um programa que veio com a TZ5 (acho), o Arcsoft Panorama Maker 4, porque eu acho o resultado desse programa excelente.

Ontem dei mais uma lida (dessa vez com mais atenção) no manual da SP590 e vi o quanto de recurso ela tem que eu não sabia... e inclusive achei como tirar 3 ou 5 fotos automaticamente com a variação no EV para eu poder brincar de HDR (acho o máximo!!!).

Sobre a comparação com a FZ35, ela ganha por apresentar menos ruído com ISO maiores e no vídeo em HD com som estéreo.

Às vezes eu penso que seria melhor trocar não a SP590, e sim a TZ5 pela TZ7(ou ZS3) que tem uma melhora exatamente na questão do vídeo, e aí eu ficaria com a Oly para fotos e a TZ7 para fotos e vídeos em qq lugar (pelo tamanho).

É... isso mesmo. Eu sou um saco! Quero tudo hehehe.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.