DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Lançamento - Olympus SP-590UZ - Zoom ótico 26x

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 11:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju, com relação ao teste que vc fez auterando o f da máquina que é o diafragma vc fez o seguinte lê-se assim f/2.8 ou f/8 isso quer dizer que quanto maior o número menor a abertura do diafragma o que quer dizer que menos luz passa por ele e deixa a foto mais escura isso não interfere na profundidade de campo porque para isso vc teria que auterar o obturador que marca em segundos tipo 1; 1/2;1/4 .... para vc melhorar a profundidade de campos vc teria que optar por uma abertura baixa e baixa velocidade aí vc aumenta a profundidade mas por exemplo onde vc tirou essas fotos as pessoas que estariam passando formariam fantasmas(elas não ficariam congeladas), na camera vc deve ter modos pré configurados tipo paisagem por exemplo que prima pela profundidade é a vantagem da tecnologia digital que traz esses ajustes prontos mas te dá ainda a opção de fazer do seu jeito se assim desejar.
Com relação ao ruído pelo que andei lendo isso é problemas nas compactas pra melhorar de verdade só nas DSLR, isso eu não testei ainda mas lí que se vc fizer um ajuste de AV não sei na sua camera mas na minha vai de -2 até + 2 no caso do escuro vc deverá optar por (-) e o valor na minha camera varia de 0,3 em 0,3 só testando mesmo porque vai depender de cada ambiente vc melhora o ruído não acaba com ele mas tem um ganho.
Quanto a troca da máquina panasonic antes dá uma comparada aqui pra ver se vale a pena o gasto http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=1&ma1=1&mo1=649&p1=4503&ma2=1&mo2=850&p2=6182&ph=6
É isso, continue testando e postando
Abraços

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Set 13, 2009 5:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju,

suas fotos ficaram muito boas, realmente. Gostei particularmente das que você trabalhou com profundidade de campo. A flor com o Cristo ao fundo entrega seu olhar pra fotografia. A penúltima ficou muito legal também. O enquadramentos foram bem adequados pra o seu propósito.

E que panorâmica, hein? você tirou com a câmera na vertical? se não, faça assim da próxima. =D>

Abs

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 7:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valeu pela explicação, eb.

eu achava que com o diafragma mais fechado eu ia conseguir aquela foto que vejo o plano principal com nitidez e o fundo desfocado (como eu consigo nas fotos macro, mas de forma automática). Não achava que a velocidade do obturador tivesse importância.

Um exemplo: caso eu queira tirar uma foto de alguém na praia, mas quero o fundo desfocado, como fazer? Colocar o foco no manual e programar pra poucos metros funciona?

Farei testes depois com essa mudança do AV, mas no modo manual não consigo alterar, correto? Outra dúvida: AV e EV são as mesmas coisas? Think

Olhei o site que vc me indicou. É legal porque dá pra eleger a melhor em cada tipo de foto... numa a Oly, noutra a Pana. Qdo eu me refiro ao fato de a Pana ser melhor, guio-me por vários reviews, mas principalmente pelo site www.photographyblog.com. O conheço há pouco tempo, mas gosto mto do que leio. Parece confiável. Não gosto mto do www.cameralabs.com.

E Leop, muito obrigado pelos comentários. Acho que tirar foto de flor é mesmo mto fácil, não demonstra o olhar fotográfico de alguém (pelo menos as que vi até hj, que são mto normais, o que não tira a beleza da foto). Mas gosto de exercitar meu olhar. E de repente vi aquela flor solta no ar, chamou minha atenção. Qdo procurei algo pra colocar no fundo além do céu, vi o Cristo... foto fácil hehehe. Gostei mto do resultado. Só acho que as cores da flor podiam estar mais evidentes (photoshop... Smile).

Qto à panorâmica, gostei mto também, especificamente porque foi unida na câmera, mas confesso que na hora nem percebi as árvores cortadas, daí nem pensei em fotos verticais Brick wall

Valeu!!!

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 12:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju,

as panorâmicas ficam melhores feitas na vertical. Assim, você tem muito mais área de foto, já que a altura dela ficará maior.

Abs

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 12:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju para esse tipo de foto na praia vai depender se o objeto a ser fotografado está imóvel ou não. Sua câmera possue modos pré-programados que podem ajudar

Se imóvel vc vai poder usar o modo retrato
Se móvel tente o esporte

Quanto ao AV ou EV acho que são a mesma coisa sim.(não tenho certeza)

Aqui na minha câmera em modo auto não consigo ter acesso ao WB nem AV.

Com relação a panorâmica vc ter cortado as árvores não esquenta é assim mesmo a medida em que vc for pegando o jeito primeiro da máquina depois vai aprendendo mais sobre fotografia, vai ficando cada vez mais exigente e vai também prestando mais atenção onde antes passava despercebido por vc, no começo é muita coisa pra gente olhar por exemplo o foco, distancia, enquadramento, ajustes da máquina, regra dos terços etc, etc. Com o tempo acredito que vamos tomar essas decisões de forma mais natural, chegar no lugar onde se quer fotografar olhar pensar o que vai ser fotografado, fazer os ajustes necessários para as fotos e mandar ver de forma quase automática, natural, mas isso vai acontecer quando conhecermos melhor nosso equipamento e vamos conseguir tirar dele o que ele pode oferecer e talvez mais um pouco como vemos muitos colegas daqui do DF fazerem. yeah

Com relação a fotos de flor acho que é um bom exercício principalmente pra vc testar foco composição da imagem, se seus ajustes estão bem feitos e adquados para aquela foto porque vc pode estar fotografando uma flor dentro de casa seus ajustes e composição são um, se esta foto for no jardim do condomínio que é coberto seria outro além de poder aproveitar outras plantas pra compor e se for num parque aberto num dia sem sol ou ensolarado os ajustes mudam completamente pode seu uma foto macro ou supermacro são várias as possibilidades e para cada uma delas vc teria ajustes diferentes.

nuno.aju veja bem essa é a minha opnião e estou igual a vc (menos no equipamento rsrsrs) aprendendo e começando em fotografia uma coisa que um amigo me disse e que estou confirmando na prática é que fotografia se aprende fotografando e observando, procure ver fotos de outros fotógrafos, filmes observe a colocação da câmera, veja no flicker fotos dos companheiros do DF e de outros e vá analisando o que vc faria diferente ou o que vai começar a fazer igual e por aí vai.

Desculpe o longo comentário é que eu falo demais lol lol lol

Abraços

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 1:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju,

EV é o valor de exposição. Quando no "0", significa ser a exposição que a câmera considera correta. Como nem sempre ela acerta, ou você pode querer uma foto mais clara (mais exposta) ou mais escura (menos exposta), você ajusta o valor para mais (+0.3, +0.7, +1) ou para menos. Assim, você estará aumentando ou diminuindo a exposição sem ter que ficar regulando abertura, velocidade, ISO... a câmera fará isso por você, colocando a imagem um pouquinho mais clara ou escura (+ou- 0.3), ou com uma diferença maior (+ou-1). Com o recurso "compensação de exposição" você pode também tirar três fotos seguidas, cada uma com uma exposição diferente, e escolher a que achar melhor. É necessário escolher o intervalo de exposição que terá entre as três fotos, se 0.3, 0.7 ou 1.

Já AV, que eu conheço, é o modo de exposição em que você regula a abertura, o chamado prioridade de abertura, enquanto a câmera escolhe a velocidade correspondente. Na sua câmera, salvo engano, é o "A", logo depois dos modos de cena e antes do V e M.

Abs

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 12:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leop, pesquisei e é isso mesmo o EV muda o brilho da foto, também conhecido por compensação da exposição e eu pensava que AV fosse a mesma coisa Brick wall Brick wall

Vc já decidiu qual câmera comprar? Não sei vc mas eu quanto mais pesquiso pior fica a danada da conta custo x benefício não fecha, quando parece que decedi começa tudo de novo, estava pensando numa UZ, mas o preço estava próximo de uma SLR de entrada e tem o tamanho que talvez seja um encomodo depois acorrem o lançamento de algumas compactas com características e recursos de SLR mas o preço não ajuda e por aí vai.

E nessa quantidade de modelos e informações váriadas ví num outro fórum uma pessoa pedindo informações se valeria a pena comprar uma câmera que estava na promoção por ser a amostra da loja por R$ 287,00 era uma Fujifilm finepix F10 as pessoas opnaram que sim valeria a pena, fui ao flicker dessa câmera e caramba só fotos ótimas.É por essa e por outras que a conta custo x benefício não fecha.

Abraços yeah yeah

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 5:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eb,

já tinha decidido pela SP-590, mas os últimos acontecimentos me fizeram repensar. Até porque, tenho um amigo que iria para NY (USA) no início desse mês e teve que adiar a viagem para outubro. Assim, ainda tenho tempo para decidir.

Li os dois últimos reviews que fizeram dessa Oly e ela foi um tanto criticada. Ainda estou esperando um review definitivo e novas impressões e depoimentos do colega nuno.aju, para formar uma opinião mais sólida dessa câmera. Além disso, o lançamento da nova Samsung e o muito bom desempenho da FZ35 estão me balançando.

Mas, quanto ao segmento, será mesmo uma UZ, disso não tenho dúvida.

Como ainda tenho tempo, vou ficando "na escuta".

Abs

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 5:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eb, gostei das dicas sobre fotos com flor. Não tinha pensado por este ângulo... É mesmo um bom exercício.

Acho que vou começar a postar minhas melhores fotos no fórum... dar minha cara a tapa. Críticas, na verdade. Mas já vi mesmo que só se aprende fotografando e observando. Uma coisa que ainda me impressiona é que temos de fazer muitas fotos para conseguir algumas realmente legais quando avaliamos vários itens (enquadramento, cores, foco, luz, regra dos terços...).

leop, valeu pela explicação. Já conhecia o modo A da câmera, mas não associei ao AV... eu sempre pensava nele como uma parte do P-A-S-M hehehe. Eu gosto de tirar fotos com a variação no EV pra brincar de HDR. Consegui alguns resultados bons.

Quanto à compra da câmera, realmente é um processo complicado. Sâo muitas váriáveis e lançamentos em questão, mas pelo menos para mim, as SLR estão descartadas, pois por mais que a Oly estivesse só um pouco mais barata que uma SLR de entrada, eu jamais conseguiria os 26x de zoom (ou algo próximo) sem gastar alguns salários... e fotografia ainda é um hobby mto no inicio.

O peso e volume das SLR´s e suas lentes também me distanciam um pouco delas.

Sobre as UZ, eu também gostei mto da Canon Sx1 e Sx10, mas elas estavam com um preço acima do que eu podia, afinal foi um amigo quem trouxe e eu não podia ocupar toda a cota dele hehehe. (Lembrei dessas 2 porque vc quer uma com pilhas e os reviews dessas 2 são sempre mto bons).

[]´s!

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 8:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vcs tem uma clara preferência pelas UZ, se entendí é mais pela versatilidade delas certo? Vc pode fazer com o que faria com uma super compacta ou seja vários tipos de foto, com a vantagem de um zoom super poderoso e mais os controles manuais e com relação a qualidade das fotos por exemplo a noite uma SLR não teria uma qualidade maior? Numa SLR ainda tem que entrar na conta um flash e lentes para por exemplo macro, e outras ou a lente do kit dá pra fazer esses tipos de foto?
Vejo muita gente elogiando a Nikon D40 como um ótimo custo x benefício só que agora ela foi descontínuada, então não sei.
Ví uns comentários da FZ35 que me deixou assim Drool Drool

Abraços.

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 9:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem, eu sou suspeito pra falar da FZ35, meu atual sonho de consumo...

Sobre a preferência pelas UZ´s, devo explicar o porque eu quero numa câmera: controles manuais, grande zoom óptico e baixo nível de ruído nas fotos (se possível, com ISO 400 e, melhor ainda, 800). Por isso optei pela TZ5 e pela Oly 590. A TZ5 não é manual mas é compacta e tem muito zoom. A Oly tem o melhor zoom da categoria, controles manuais. Ambas me faltam o ISO 400 e 800 com pouco ruído (a Sp-590 é mlehor que a TZ5 nisso), mas acho que esse "defeito" é pertinente a todas as não SLR, sendo que a FZ35 apresenta o melhor resultado (acredito).

Sobre a qualidade das fotos numa SLR, ela me parece imbatível, porque apresenta melhor ruído, o sensor é diferente... mas é mto cara, tanto a camera em si qto os acessórios (lentes, flash...) e fotografia ainda n~]ao é um hobby tão sério que mereça o investimento.

Mais uma coisa: posso levar qq uma de minhas câmeras para quase todo lugar. A SLR dificulta um pouco pelo peso da câmera e lentes... para mim ainda não vale a pena.

Ah, uma coisa: existem várias lentes e filtros para as UZ´s. No MercadoLivre vc encontra para vários modelos Sony, Pana, Olympus...

Leop
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 12:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nuno.aju,

por falar em ruído, mais um review da SP-590:

http://www.steves-digicams.com/camera-reviews/olympus/sp-590-uz/olympus-sp-590-uz-review.html

e nesse ela se saiu muito bem.

Abs

nuno.aju
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 1:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá galera! Andei meio sumido do fórum, mas por alguns bons motivos... e felizmente (para mim), não poderei ajudar mais sobre a SP-590, pois agora sou um feliz proprietário de uma FZ-35 Smile

Peguei a nova câmera essa semana, então ainda não tenho muita informação sobre ela, mas de fato apresenta menos ruído com ISO 400 (ontem tirei uma foto no automático que ela classificou como ISO 1600 e gostei muito do resultado).

Testei também o modo de filmagem e a qualidade do audio é excelente, assim como do vídeo.

Bem, minha breve participação neste forúm olympus termina... agora vou pro da Panasonic Smile

BobCusp
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Dez 24, 2009 4:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, acabei de me registrar no forum... Comprei uma 590 UZ esta semana nos States... Não manjo nada de fotografia, mas gostaria de aprender! Se alguém quiser que eu faça algum teste com a camera é só pedir, assim eu aprendo tbem(por enquanto estou no modo automático, mas tem muita função que da pra alterar manualmente).

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Dez 26, 2009 7:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia BobCusp, seja bem vindo e se quiser entre no tópico Olympus user club que apesar de estar devagar normalmente aparecem mais participantes.

Uma dica quando sair para fotografar ou mesmo em casa faça uma foto no automático para garantir o registro e depois vai mudando as configurações e testando até conseguir o resultado esperado, visite a primeira pagina desta sala tem vários tutoriais pra quem tá começando e veja fotos muitas fotos um lugar bacana é o flicker lá tem uma opção que eu gosto muito que é o localizador de câmeras onde vc consegue ver fotos feitas com a câmera igual a sua ou com outras câmeras do seu interesse, mas principalmente observe as fotografias veja o que vc faria diferente do que está pronto e pratique bastante porque fotografia se aprende observando, testando e fotografando.

Faça muitas fotos do mesmo objeto usando angulos diferentes, ajustes diferentes até que vc consiga os ajustes e angulos que mais te agradam.

Agora é só clicar e postar.

Se tiver alguma coisa na qual eu possa te ajudar pode contar comigo.

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior