DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Rollei IR 400 alguem com experien

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Malicky
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2009 2:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alguem tem experiencia com este tipo de filme?

Tenho de usar um filtro de qtos nm o filme me diz que ele é up 820nm...

um SC72 da fuji nao resolve sera , para dar aquele efeito de branco no verde e preto no azul?? pois ele corta a luz ate 720nm se eu usar muito acima vou ter uma luz de ficar cegoe levara horas pra fazer uma foto

Ae se eu medir a luz por ISO 12 em f8-11 meda dara uma faixa de 1/30 num dia de luz boa
Agora nao sei qto deixar o ISO na maquina..ele so tera importacia na hora de revelaR?
pois a maquina esta em manual

Sei dizer que este trem é cabuloso...

Algum ae para dar um luz infra vermelha

segue ums testes mas fiz a medica tudo errada
Usei filtro de gelatinha SC72 da fuji

Image

Image

Image

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

paulo magoo está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS PAULO MAGOO!

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 7:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

segundo uma FM de 1997, a radiação vermelha se encontra nos 700-1200nm, e usando um filtro Hoya R72, se teras bons resultados, os motivos que mais se beneficiam dos efeitos IR ,são irradiadores ricos, as pessoas e as folhagens, que ficam mais brancos do que são e os irradiadores pobres, céu e água,ficam mais escuros, yeah

Pantaleão
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 7:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

caramba R74 Shocked
eu fiquei com medo de comprar um 64 porque achei escuro demais
acabei arrumando um R1 ,mas no meu caso é pra usar com um ilford SFX que não é infravermelho real ,chega apenas a 740nm
agora , não sei se um filtro tão claro vai dar algum efeito legal

o iso baixo na camera creio que seja pra compensar a sub-exposição causada pelo filtro escuro mesmo
mas tb tem a técnica do iso da camera diferente da sensibilidade nativa do filme, que é feito pensando em puxar ou rebaixar a revelação,o que seria como compensar a exposição depois do clic ,um fotoxop analógico hehe
eu li que se puxar um filme de slide o contraste aumenta ,mas não conheço quase nada dessa técnica

porém, vc sabe algum lugar que faz esse tipo de revelação aí em nagano ?
eu ouvi dizer que em sakae /nagoya tem ,mas é só uma vez por mês ,deve demorar e não é barato não

Malicky, tem algumas respostas pra sua pergunta sobre esse filme aqui
http://photo.net/black-and-white-photo-film-processing-forum/00PHm8

[]

Malicky
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 8:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vale as dicas ae...tem um lab especializado nesta revelacao em Ueno/ tokyo eu mando..nao e tao carro nao
puxar o filme em Ir acho nao ser uma boa segundo um tiuzinho aqui me falow...
agora nao encontro mais ele pra trocar idea

Luthier
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 1:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma alternativa em filme IR é o Ilford SFX 200, vende na Consigo Rua conselheiro Crispiniano, SP. Vai preparado para gastar uns 40,00 cada rolo de 36. Não se trata do "verdadeiro infra-vermelho" (inexistente no Brasil) mas com filtro vermelho dá um efeito quase igual.

fcsergio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 1:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Segundo as especificacções do filme da Agfa (Rollei), vc pode usar tanto um filtro vermelho (R2) como IR de 720 nm (R72) e a revelação é idêntica a qualquer filme PB de 400 ASA.
Um dado importante sobre o fator de correção ou compensação:

*The official datasheet suggests an EI of 25 ISO for this film with a opaque 720nm IR filter (88A). The practical examples shown on the website, along with my own observations would indicate a much lower index. An ordinary 25A red filter gives you an EI of 25 and the 720nm IR filter -> EI 4 would be about right. Generous bracketing is a good idea! I tested the 400 ISO claim without filtration and for N development, it was spot on. [submitted by Chris Woodhouse ARPS]

Ou seja, para o fitro vermelho é +4 e para o filtro IR de 720nm pode chegar a +6 ou mais.

http://www.digitaltruth.com/products/rollei_infrared.php

http://www.digitaltruth.com/products/rollei_tech/Rollei_Infrared.pdf

AAlloneron
Usuário Removido
Usuário Removido

MensagemEnviada: Dom Ago 04, 2013 11:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

SPAM
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para: